10 coisas acionáveis que você pode fazer com o Semrush para aumentar seu tráfego
Existem várias maneiras de usar o Semrush para impulsionar seus esforços de SEO e marketing de conteúdo. A plataforma está repleta de ferramentas e recursos para otimizar sua estratégia geral de marketing. Dito isso, novos usuários podem se sentir sobrecarregados e achar difícil descobrir por onde começar com o Semrush.
Para esse fim, aqui estão 10 maneiras práticas de usar o Semrush para direcionar tráfego para seu site e melhorar as classificações de pesquisa.
Observação importante: você precisará de uma assinatura ativa do Semrush para colocar essas 10 táticas acionáveis em ação. Se você não tiver uma conta Semrush existente, recomendo que você se inscreva para uma avaliação gratuita de 1 mês do Semrush PRO clicando no link abaixo. Depois de registrar sua conta, você terá acesso total a todas as ferramentas Semrush incluídas no plano PRO.
1. Encontre palavras-chave de cauda longa (com alto potencial de tráfego)
Aqui está o segredo do sucesso de SEO: pesquisa de palavras-chave. Encontrar as palavras-chave mais lucrativas para o seu site é a base de uma estratégia robusta de SEO.
Se você opera em um nicho com forte concorrência, será difícil dominar os resultados de pesquisa se sua estratégia de conteúdo for construída em torno de palavras-chave de alto volume e alta concorrência. Se você está apenas começando, um site com maior autoridade de domínio quase sempre irá usurpar você nas classificações de pesquisa.
Como tal, você deve sempre começar com palavras-chave de baixa concorrência com alto potencial de tráfego.
É aqui que uma ferramenta como a Keyword Magic Tool da Semrush pode ser imensamente útil.
A Keyword Magic Tool é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave fácil de usar que fornece todas as palavras-chave necessárias para criar uma campanha eficaz de SEO ou PPC. Com esta ferramenta, você pode gerar toneladas de palavras-chave de cauda longa para suas palavras-chave iniciais.
Para usar esta ferramenta, faça o login no seu painel Semrush e siga esta sequência:
Análise de palavras-chave > Ferramenta mágica de palavras-chave
Digite a(s) palavra(s)-chave inicial e clique em ‘ Pesquisar’. A partir de sua palavra-chave semente, a ferramenta gerará uma lista de palavras-chave relacionadas. Para cada uma dessas palavras-chave, a ferramenta mostrará as principais métricas, como volume, dificuldade da palavra-chave (KD), CPC e concorrência.
Mas, como estamos procurando palavras-chave de cauda longa com baixo volume de pesquisa, mas alto potencial de tráfego, precisaremos restringir nossa lista de palavras-chave a algumas selecionadas.
No lado esquerdo da página de resultados, você encontrará grupos de palavras-chave para suas palavras-chave iniciais. Esses grupos podem ajudá-lo a encontrar combinações de cauda longa com exatamente as mesmas palavras-chave que as pessoas estão procurando.
Você pode selecionar qualquer um desses grupos para encontrar palavras-chave de cauda longa em cada grupo. Essas palavras-chave terão volume de pesquisa baixo a médio, mas menos concorrência, o que significa que é mais fácil para você superar seus concorrentes.
Depois de identificar as palavras-chave que deseja incluir em sua campanha, você pode adicioná-las diretamente ao Analisador de palavras-chave para obter informações mais detalhadas sobre as palavras-chave.
Relacionado: Como usar o Semrush para pesquisa de palavras-chave: o guia definitivo
2. Identifique oportunidades de conteúdo encontrando as páginas de melhor desempenho do seu concorrente
A análise da concorrência é um dos elementos mais importantes de uma campanha de marketing bem-sucedida. Armado com insights competitivos, você pode melhorar e desenvolver sua própria estratégia de marketing.
A Semrush possui inúmeras ferramentas e recursos para obter insights dos sites de seus concorrentes. Primeiro, vamos identificar as páginas de melhor desempenho do seu principal concorrente — essas são as páginas que estão gerando o maior tráfego de pesquisa para o seu concorrente.
Selecione Visão geral do domínio no menu suspenso e insira o domínio do seu concorrente. Na página de resultados, clique em Pesquisa orgânica e navegue até Páginas . Aqui você encontrará as páginas de melhor desempenho do seu concorrente e a porcentagem de tráfego orgânico que cada página gera.
Aqui está a página de melhor desempenho de Neil Patel — ela gera a maior porcentagem de tráfego orgânico para seu blog:
Depois de encontrar uma página que deseja segmentar, você pode clicar no número da palavra-chave para revelar o número total de palavras-chave para as quais a página classifica nos 100 principais resultados de pesquisa do Google.
Encontrar as páginas de melhor desempenho de seus concorrentes pode ser um exercício realmente útil para elaborar sua própria estratégia de conteúdo. Você pode pegar ideias de palavras-chave que já funcionaram para seus concorrentes e começar a estruturar seu conteúdo de uma maneira muito melhor do que seus concorrentes. Ao fazer isso, você também atrairá mais backlinks do que seus concorrentes, o que eventualmente permitirá que você os ultrapasse nos resultados de pesquisa.
3. Acompanhe as classificações de palavras-chave do seu site nas SERPs
Uma maneira de ficar sempre no topo nas SERPs é rastrear as posições do mecanismo de pesquisa para suas palavras-chave mais importantes.
No Semrush, você pode rastrear suas palavras-chave alvo com a ferramenta Position Tracking. Essa ferramenta permite adicionar todas as palavras-chave para as quais você deseja classificar e rastrear suas posições para essas palavras-chave em qualquer local em vários dispositivos.
Essa ferramenta permite adicionar uma lista de palavras-chave para as quais você deseja classificar e acompanhar seu progresso de classificação diário/semanal para qualquer local em vários dispositivos.
Para começar a rastrear suas palavras-chave, siga esta sequência:
Projeto > Rastreamento de posição > Configurar
Adicione sua localização, selecione o dispositivo (desktop, celular ou tablet), adicione os domínios de seus concorrentes e, finalmente, adicione uma lista de palavras-chave para as quais deseja classificar. Não se preocupe se perder algumas palavras-chave. Você sempre pode adicioná-los mais tarde.
O relatório Rastreamento de posição mostra três métricas principais para cada uma das palavras-chave adicionadas: posições, tráfego estimado e visibilidade.
4. Recupere seus backlinks perdidos
Imagine colocar todo esse esforço e trabalho duro para obter backlinks de alta autoridade e depois fazê-los desaparecer sem aviso prévio. Pode ser realmente frustrante. Felizmente, com uma ferramenta como Semrush, você pode recuperar seus backlinks perdidos.
Para encontrar seus backlinks perdidos, visite:
Análise de Domínio > Backlinks > Digite seu domínio
Na página de resultados, vá para a guia Backlinks para obter uma visão detalhada do seu perfil de link. A partir daqui, selecione backlinks “Perdidos” do seu perfil e adicione o filtro “Seguir” e classifique por Pontuação de confiança em ordem decrescente. Dessa forma, você encontrará backlinks perdidos de domínios confiáveis, também conhecidos como de alta autoridade.
Faça uma campanha de divulgação para alcançar os proprietários de cada um desses domínios e tente recuperar seus backlinks.
Use qualquer uma dessas 5 ferramentas de divulgação de blog para executar sua campanha de divulgação.
5. Identifique seus principais concorrentes orgânicos
Para superar sua concorrência nos resultados de pesquisa, você precisa descobrir quem está enfrentando. Esses são domínios concorrentes que compartilham o espaço do mecanismo de pesquisa com seu domínio para todas as palavras-chave importantes em seu nicho.
Para identificar seus concorrentes orgânicos, siga esta sequência:
Análise de Domínio > Pesquisa Orgânica > Insira seu domínio
Neste exemplo, digitei ‘backlinko.com’ como o domínio e encontrei estes resultados:
Clique na guia Concorrentes para ver uma lista de domínios contra os quais seu site está competindo nos 20 principais resultados de pesquisa orgânica do Google. Os domínios serão classificados por nível de competição, que é baseado na análise do número de palavras-chave que dois domínios compartilham em comum.
No exemplo acima, o popular blog de SEO de Brian Dean está competindo com algumas das principais marcas de SEO.
Você também pode exportar a lista de concorrentes clicando no botão de exportação no canto superior direito da lista de concorrentes.
6. Identifique e corrija erros críticos de SEO que estão prejudicando suas classificações de pesquisa
A ferramenta Site Audit da Semrush é uma ferramenta poderosa. Ele não apenas ajudará você a identificar problemas técnicos de SEO em seu site, mas também destacará as etapas e recomendações para corrigir esses erros críticos imediatamente.
Para executar uma auditoria de site, faça login no painel Semrush e navegue até:
Projetos > Adicionar novo projeto > Insira seu domínio
Em seguida, clique no botão Configurar em Auditoria do site para abrir uma nova janela de configurações. Insira todos os detalhes aqui e clique em Iniciar auditoria do site .
Aguarde alguns segundos enquanto o Semrush rastreia seu site e gera um relatório sobre todos os erros no site que você precisa corrigir para obter uma pontuação de integridade mais alta.
A pontuação total de integridade do site é baseada na proporção de problemas encontrados em relação ao número de verificações realizadas.
Os problemas técnicos em seu site são organizados em 3 categorias:
- Erros (mostrados em vermelho) – Esses são os problemas de maior gravidade e, portanto, devem ser corrigidos imediatamente. Esses erros podem ser links quebrados em seu site , erros de mapa do site, erros de robots.txt , problemas de conteúdo duplicado etc.
- Avisos (mostrados em laranja) – Esses problemas são de gravidade média. Os exemplos incluem título duplicado e tags H1, imagens que não contêm atributos alt, links internos que contêm atributos nofollow, meta descrições ausentes, etc.
- Avisos (mostrados em azul) – Estes são problemas menores. Os exemplos incluem links externos que contêm atributos nofollow, páginas bloqueadas para rastreamento, páginas órfãs em sitemaps, etc.
Abaixo dos erros, avisos e avisos, você verá os três principais problemas da sua auditoria. Clique em qualquer um desses problemas para ver a lista apresentada na guia Problemas do relatório. Na guia Problemas, você verá uma explicação detalhada de todos os problemas e as etapas necessárias para corrigi-los.
Os erros terão um impacto maior em sua pontuação de integridade total do que os avisos, mas ambos devem ser resolvidos para melhorar a integridade do seu site. Portanto, execute uma auditoria do site toda semana e corrija quaisquer problemas quando eles ocorrerem. Uma pontuação de integridade de 85% ou mais deve indicar que não há problemas técnicos de SEO em seu site.
7. Descubra as estratégias de anúncios de seus concorrentes
A maioria das pessoas usa o Semrush para obter insights de SEO. Mas também é uma ferramenta de publicidade incrivelmente poderosa. Deixe-me revelar uma ferramenta frequentemente negligenciada no Semrush – a ferramenta Display Advertising.
Essa ferramenta fornece dados sobre o uso de anúncios gráficos on-line por um domínio, permitindo que você estude os anúncios gráficos de seus principais concorrentes colocados por meio da Rede de Display do Google (GDN).
Para acessar esta ferramenta, siga esta sequência:
Análise de domínio > Publicidade gráfica
Insira o domínio do seu concorrente e clique em Explorar agora.
A SEMrush retornará com um relatório de exibição de publicidade que oferecerá a você uma prévia dos bastidores das estratégias da GDN do seu concorrente.
Aqui estão algumas das coisas que você precisa analisar neste relatório:
- Segmentação de público-alvo: sexo, idade, etc.
- Principais interesses do público: tecnologia, mídia e entretenimento, esportes e fitness, etc.
- Editores: principais sites que publicam os anúncios gráficos do anunciante
- Tipos de anúncio: imagem, HTML, texto.
- Anúncios gráficos por países: um detalhamento dos países onde os anúncios gráficos estão sendo exibidos
- Anúncios gráficos por dispositivo: computador, celular, tablet etc.
Você pode usar esses dados para selecionar os melhores tipos/formatos de anúncios, dispositivos e locais para segmentar e editores para abordar.
Agora passamos para o componente mais importante em seus anúncios gráficos — o criativo do anúncio. Se quiser alguma inspiração para criar seu criativo, você pode ver os diferentes anúncios que seus concorrentes estão usando e identificar aqueles que trazem mais tráfego para eles.
Vá para a guia Anúncios e classifique a lista de anúncios por ‘vezes vistos’ para obter os mais eficazes no topo. Para este exemplo, posso ver que a HubSpot usa principalmente anúncios de texto na GDN, portanto, preciso filtrar a lista selecionando “Texto” se quiser replicar sua estratégia de exibição de publicidade.
8. Identifique novas oportunidades de criação de links
Com a ferramenta Semrush Backlink Gap , você pode analisar os perfis de backlink de até cinco concorrentes. Esses dados podem ser usados para identificar oportunidades inexploradas de criação de links.
Para acessar a Backlink Gap Tool, siga esta sequência:
Gap Analysis > Backlink Gap > Insira seu domínio + 4 dos domínios de seus principais concorrentes
Depois de inserir os domínios de seus concorrentes, pressione o botão verde e permita que o Semrush preencha os dados para você.
A ferramenta Backlink Gap retornará com um gráfico e uma tabela descrevendo a comparação entre os perfis de backlink dos cinco domínios. Você pode dar uma olhada rápida em qual concorrente está construindo os backlinks mais novos com o gráfico de tendências na parte superior.
Abaixo do gráfico, você verá uma lista completa de domínios de referência para todos os 5 domínios.
Agora chegamos ao aspecto mais interessante desta ferramenta – para ver as oportunidades de backlink que estamos perdendo. Isso significa que precisamos procurar domínios de referência dos quais seus concorrentes tenham links, mas seu domínio não.
Para obter esses dados, selecione seu domínio no menu suspenso acima da tabela. Esses sites podem ser seus próximos alvos de criação de links, pois estão vinculados aos sites da concorrência, mas não aos seus.
O SEO basicamente se resume a uma coisa – quantos links de autoridade você tem apontando para o seu domínio. Com a ferramenta Backlink Gap da Semrush, você pode garantir que está um passo à frente de todos os seus principais concorrentes.
9. Identifique backlinks tóxicos e rejeite-os
Além de adquirir novos backlinks, você precisa rejeitar backlinks que estão fazendo mais mal do que bem ao seu site. Para fazer isso, você precisará enviar um arquivo de texto contendo os domínios tóxicos para a Ferramenta de rejeição de links do Google .
O relatório Disavow na ferramenta Backlink Audit da Semrush ajudará você a preparar um arquivo com todos os backlinks tóxicos que deseja remover do seu site.
O Backlink Audit é uma ferramenta de projeto, portanto, para acessá-lo, selecione um de seus projetos e clique em Configurar em Backlink Audit. Selecione Domínio raiz nas opções e clique em Iniciar auditoria de backlink .
O Semrush gerará seu perfil geral de links (domínios de referência, backlinks analisados etc.), que também incluirá a pontuação tóxica geral de seu domínio. Role para baixo para obter uma opção para conectar seu Google Search Console para obter mais backlinks para sua campanha de Backlink Audit.
Vá para a guia Auditoria na página de resultados para percorrer seus links e envie aqueles que deseja rejeitar para a guia de rejeição usando a função “Excluir – Rejeitar”.
Observação: se você ainda não tiver um arquivo de rejeição, poderá criar um exportando todos os links movidos para a guia Rejeitar. Se você conectou sua conta Semrush ao Google Search Console, pode importar todas as listas de rejeição da ferramenta de rejeição do Google com um clique.
Revise todos os backlinks tóxicos antes de rejeitá-los. Além disso, verifique se você está rejeitando os links no nível do domínio, e não no nível do URL.
Assim que sua lista de rejeição estiver pronta, clique no botão de exportação para baixar um arquivo .txt formatado corretamente de sua lista de rejeição.
Se você não integrou sua conta Semrush ao Google Search Console, precisará enviar manualmente seu arquivo de rejeição ao Google. Para fazer isso, clique neste link e selecione a propriedade da qual deseja rejeitar os links.
O Google irá lembrá-lo de que este é um recurso avançado e que você precisa proceder com cautela. Assim que tiver certeza absoluta de que o arquivo de rejeição contém apenas links tóxicos de sites com spam, carregue o arquivo nesta janela e selecione enviar.
É uma prática recomendada de SEO revisar seus backlinks uma vez por mês e rejeitar links que prejudicam o SEO do seu site.
10. Otimize seu conteúdo existente
O SEO Content Template é uma ferramenta altamente subutilizada dentro da Semrush. Essa ferramenta pode ajudá-lo a criar conteúdo compatível com SEO, fornecendo um modelo de recomendações com base em suas palavras-chave de destino. Essas recomendações são baseadas em informações das 10 principais páginas de classificação do Google para suas palavras-chave de destino.
Para começar, selecione SEO Content Template no menu de navegação à esquerda. Selecione suas configurações de destino (país, idioma, tipo de dispositivo), insira a(s) palavra-chave(s) que deseja classificar e clique em Criar modelo de SEO .
O Semrush gerará um modelo de recomendações de SEO para o seu conteúdo.
Estes incluem sugestões sobre:
- Palavras semanticamente relacionadas – palavras ou frases que estão conceitualmente relacionadas entre si.
- Backlinks – domínios de referência para direcionar backlinks.
- Legibilidade – a facilidade com que um leitor pode entender seu conteúdo.
- Comprimento do texto – número ideal de palavras em seu conteúdo.
Siga estas sugestões para estruturar seu conteúdo de uma forma que supere seus 10 principais rivais nas SERPs do Google. Use palavras-chave semanticamente relacionadas para fornecer mais contexto ao seu tópico, para que possam ter um desempenho melhor nas SERPs.
A lista sugerida de backlinks são domínios que você precisa segmentar para backlinks. Esses são os backlinks adquiridos por seus 10 principais rivais nas SERPs do Google para suas palavras-chave de destino e, se você deseja superá-los nos resultados da pesquisa, precisa obter o máximo possível de backlinks da lista de domínios listados aqui.
A pontuação de legibilidade do seu conteúdo é uma medida da facilidade de leitura do seu conteúdo. Quanto maior a pontuação (mais fácil de ler), mais acessível ele fica para o seu público-alvo e mais chances ele tem de ter um bom desempenho nos resultados de busca.
Use o tamanho do texto sugerido para ter uma ideia de quanto tempo sua postagem no blog deve ter. Na maioria dos casos, o Google prefere conteúdo de formato longo, ou seja, conteúdo aprofundado que cobre um tópico de forma abrangente. Para saber mais sobre o comprimento de texto ideal para o seu artigo, confira esta postagem no blog .
Role a página de recomendações para ver seus 10 principais artigos rivais nas SERPs do Google para suas palavras-chave de destino.
Clique em Mostrar mais abaixo de cada artigo para ver o texto completo. Você também pode ver as palavras-chave alvo usadas no conteúdo de seus concorrentes. Essas palavras-chave de destino são destacadas em laranja.
Role mais para baixo para ver as recomendações básicas para suas palavras-chave de destino.
Estas sugestões são baseadas em:
- Título da página – o comprimento ideal do título e o uso de palavras-chave de destino.
- Meta descrição – comprimento ideal
- H1 – uso de palavras-chave de destino e sua frequência
- Texto – uso de palavras-chave de destino e sua frequência
Siga estas recomendações principais e básicas para otimizar seu conteúdo existente e ter uma chance melhor de superar sua concorrência nos resultados de pesquisa.
Com o plano Pro, você pode gerar modelos de SEO para até 30 palavras-chave por dia.
Para você
Agora que você sabe como fazer o melhor uso de sua assinatura Semrush , é hora de começar a otimizar seu site.
Perdi algum dos seus truques favoritos do Semrush? Deixe-me saber na seção de comentários.