Google Ads x Facebook Ads: por que você precisa de ambos para uma abordagem de funil completo
Desde que tiveram a opção, as empresas se perguntam: qual plataforma de publicidade online é o melhor investimento, Google Ads ou Facebook Ads?
A resposta: que tal os dois?Melhore seu gerenciamento e desempenho de PPC
A verdade é que um não é necessariamente “melhor” que o outro. O Google e o Facebook têm a capacidade de alcançar usuários em diferentes estágios ao longo do funil de vendas. Ambos oferecem vastas redes de colocação de anúncios; a capacidade de alcançar clientes em potencial com base em interesse, dados demográficos e localização; e excelentes recursos de redirecionamento e segmentação baseada em público. Mas cada um deles também possui recursos exclusivos e poderosos.
Em meus sete anos como redator de PPC social e profissional de marketing de conteúdo, descobri que muitas estratégias de marketing digital bem-sucedidas incorporam ambas as plataformas. Aqui, vou orientá-lo sobre os anúncios do Google e do Facebook – como cada um deles funciona e como se encaixam em uma abordagem de funil completo.
Como funciona o Google Ads?
Lembra quando o Google Ads era apenas anúncios baseados em texto em suas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa? Ele agora inclui anúncios baseados em imagem na maior rede de anúncios gráficos do mundo e publicidade em vídeo no YouTube. Mas a força do Google Ads vai além do tamanho. Inclui:
- A capacidade de alcançar clientes em potencial que estão prontos para comprar (por meio de pesquisa baseada em palavras-chave ou campanhas de compras).
- Anúncios gráficos baseados em imagens com recursos avançados de redirecionamento e personalização.
Pesquisa do Google e anúncios do Shopping
Os anúncios da Pesquisa Google e do Shopping aparecem nos resultados de pesquisa com base nas palavras-chave inseridas por clientes em potencial. Eles funcionam se você estiver exibindo um anúncio simples baseado em texto ou se quiser apresentar imagens de seus produtos.
Esses anúncios segmentam usuários que estão pesquisando produtos ou serviços como o seu agora . Apresentar sua marca a um usuário que está pesquisando – e provavelmente tem uma alta intenção de compra – aumenta as chances de você conseguir uma venda que aconteceria em outro lugar. Este é um benefício significativo exclusivo para anúncios baseados em pesquisa.
Ao criar sua campanha de pesquisa ou do Shopping, você será solicitado a selecionar palavras-chave relevantes (e não relevantes) para sua empresa. Você também pode segmentar clientes em potencial por localização e aproveitar o Google Maps para tráfego de pedestres, o que torna o maior mecanismo de pesquisa do mundo altamente eficaz para qualquer empresa.
Você pode ver os anúncios de pesquisa e do Shopping aqui:
Rede de Display do Google
Você também pode alcançar clientes em potencial por meio de campanhas baseadas em imagens na Rede de Display do Google. A rede é uma coleção de mais de dois milhões de sites em todo o mundo (incluindo plataformas do Google como YouTube e Gmail) onde seus anúncios serão exibidos. Os anúncios podem ser otimizados por palavra-chave, interesses e dados demográficos e podem ser redirecionados com base no comportamento de navegação do usuário.
O redirecionamento é quando um par de botas em que você clicou ontem aparece em um anúncio em um site de receitas que você visita hoje. Pode ser uma ótima maneira de lembrar os usuários de que você está lá.
(Não estamos nos aprofundando na publicidade do YouTube aqui, mas lembre-se de que ela também faz parte do sistema Google Ads — fará parte da abordagem descrita abaixo.)
Como funcionam os anúncios do Facebook?
Os anúncios do Facebook oferecem acesso a um tesouro de dados de consumidores altamente detalhados. Isso o torna uma plataforma ideal para campanhas de topo de funil focadas em impulsionar a intenção de compra que pode nunca ter existido. A força dos anúncios do Facebook inclui:
- Opções de segmentação altamente refinadas e específicas, incluindo interesse, comportamento, dados demográficos e localização.
- Uma rede expansiva, incluindo Instagram, WhatsApp, Messenger e Audience Network.
- Recursos de redirecionamento que permitem uploads de uma lista de clientes, redirecionamento com base na atividade em seu site e redirecionamento em torno da atividade na plataforma.
Desde que foi lançado oficialmente em 2007, o Facebook se diferenciou ao permitir que as empresas façam ” parte da conversa “. Tudo começou com postagens promovidas de páginas de negócios e se desenvolveu em uma plataforma poderosa que permite executar várias campanhas para alcançar diferentes tipos de clientes em diferentes estágios ao mesmo tempo.
Ao olhar para os anúncios do Facebook e do Google, há uma diferença muito clara: ao contrário dos anúncios de pesquisa baseados em texto do Google, os anúncios do Facebook são postagens sociais pagas. Isso significa que você deve incluir uma cópia compacta (pense em dispositivos móveis), imagens que chamem a atenção e uma frase de chamariz específica. Dependendo do seu objetivo, você tem algumas opções:
- Você está interessado em aumentar o conhecimento da marca? Você pode alcançar novos clientes segmentando públicos semelhantes (usuários que têm as mesmas características de sua lista de clientes atual) e enviá-los ao seu site para saber mais.
- Você está interessado em vender mercadorias ou um serviço? Você pode segmentar usuários que têm interesse em ser pais com uma promoção de venda de roupas infantis ou pode segmentar usuários em sua área que reclamaram de seu mecânico de automóveis (bem como de seus amigos) e oferecer-lhes um cupom para seus serviços.
As fortes e diversas opções de segmentação na plataforma do Facebook o tornam uma ótima opção para uma abordagem de funil completo. Aqui está um exemplo:
Esta empresa estava me direcionando com anúncios em vídeo por algumas semanas. Finalmente cliquei em um por curiosidade, olhei o preço, pensei “de jeito nenhum” e cliquei. Hoje, um código de cupom apareceu com o anúncio acima.
Os anúncios do Facebook permitem que você cultive a demanda alcançando continuamente novas pessoas e dizendo: “Ei, não se esqueça de que estamos aqui”. Isso gera vendas que nunca teriam acontecido de outra forma porque eles ainda não estavam procurando por você . É uma ferramenta incrivelmente poderosa.
Anúncios do Facebook x Google Ads: por que você precisa de ambos para uma abordagem de funil completo
Um funil de vendas digital aborda todas as etapas da jornada de um comprador : descoberta, consideração, compra e engajamento. O objetivo é empurrar os usuários ainda mais para as próximas etapas do processo de compra.
Como o Google Ads e os anúncios do Facebook têm pontos fortes diferentes, usar ambos para criar uma experiência de funil completo que se conectará com os usuários em vários pontos de contato é a melhor estratégia. Veja como fazer isso.
Estágio 1: Descoberta
O objetivo da fase de descoberta é apresentar sua marca a novos clientes.
Você pode usar os anúncios do Google e do Facebook das seguintes maneiras:
- Capture a intenção com a Pesquisa Google e os anúncios do Shopping.
- Use anúncios em vídeo do YouTube (incluindo anúncios bumper ultracurtos e não puláveis) para começar a aumentar o conhecimento da marca.
- Execute anúncios do Facebook usando um público semelhante de seus públicos existentes de alto valor, o que o colocará na frente de usuários semelhantes aos clientes existentes.
- Execute anúncios em vídeo no Facebook, para que você possa redirecionar os usuários que assistiram a pelo menos 50% do vídeo com anúncios futuros.
Seus anúncios devem ser projetados para provocar uma ação inicial – a exibição de um vídeo, um clique em um site ou um formulário preenchido. Isso permitirá que você redirecione os usuários no próximo estágio.
Etapa 2: consideração
Durante o estágio de consideração, os usuários estão decidindo se compram ou não. Eles geralmente estão pesquisando diferentes opções e podem estar decidindo se devem fazer a compra.
Nesta fase, você pode querer fazer o seguinte:
- Teste novos anúncios para usuários em seu público-alvo que não interagiram com você da última vez. Apresentar uma variedade de anúncios ou usar os anúncios de carrossel do Facebook, que exibem várias imagens, aumenta a probabilidade de verem algo de que gostem.
- Use o Facebook e a Rede de Display do Google para redirecionar fortemente os usuários que clicaram em seu link ou realizaram qualquer outra ação em seu site, como se inscrever em uma lista de e-mail.
- Use depoimentos e anúncios de conteúdo gerados pelo usuário para criar confiança e aumentar a intenção.
- Mantenha seus anúncios da Pesquisa Google e do Shopping em exibição. Eles ainda estão pesquisando e você não quer que eles encontrem concorrentes.
Etapa 3: compra
Agora é hora de ir duro para a compra. Veja como:
- Redirecione o público na Rede de Display do Google, incluindo posicionamento do Gmail, e em todo o sistema do Facebook com ofertas de alto valor, levando-os à conversão.
- Teste testes gratuitos, brindes de produtos, frete grátis e códigos de desconto.
Estágio 4: Engajamento e retenção
Depois que um usuário se torna um cliente, sua jornada está longe de terminar. O objetivo é fazer com que esses clientes voltem, aumentando a relação entre custo por aquisição e valor vitalício.
Aqui estão algumas estratégias de marketing de retenção usando anúncios do Google e do Facebook:
- Mantenha a venda cruzada mostrando aos clientes recentes acessórios ou novos produtos para gerar compras adicionais.
- Segmentar usuários cuja última compra, como sabão em pó, pode estar acabando. Lembre-os de que em breve precisarão de mais e ofereça um desconto na assinatura.
- Segmente os clientes sazonais do ano passado com os novos produtos deste ano ou as próximas vendas sazonais.
- Entre em contato com os clientes antigos e ofereça um ótimo desconto para trazê-los de volta.
Os anúncios do Facebook e os anúncios do Google são duas ferramentas completamente separadas com alguns recursos sobrepostos. Quando usados juntos, você pode obter uma forte abordagem de funil completo que permitirá atrair, converter e reter mais clientes.
Certifique-se de começar com metas e objetivos claros , bem como o orçamento para apoiá-los. Em seguida, teste as campanhas para determinar quais campanhas você precisa, onde e como otimizá-las adequadamente.