5 dicas para uma melhor segmentação de anúncios: Facebook e Google
A segmentação de anúncios ajuda você a encontrar clientes ou, mais precisamente, ajuda os clientes a encontrar você. Anúncios direcionados são maneiras eficazes de usar seu orçamento de marketing, porque você não está apenas colocando um anúncio e esperando que a pessoa certa o encontre.
Anúncios direcionados são úteis, mas configurar seus anúncios de forma eficaz pode ser um pouco complicado.
Escrevemos um guia rápido para prepará-lo para o uso de anúncios direcionados:
- Que tipos de anúncios direcionados você deve usar
- Que tipos de público você pode criar com a segmentação de anúncios
- 5 dicas para aproveitar ao máximo seus anúncios segmentados
O guia para pequenas empresas para ser encontrado no Google
Encontre novos clientes que estão procurando o que você vende online.
Que tipos de anúncios direcionados os varejistas devem usar?
Há muitas maneiras pelas quais os varejistas podem se promover online. Quase todos os sites de mídia social e mecanismos de pesquisa permitem que você defina dados demográficos direcionados para seus anúncios.
Com tantas opções, pode ser difícil saber onde focar. Você quer colocar anúncios de pesquisa do Google? Anúncios no Instagram? Promova seus tweets ou pinos do Pinterest? E o Bing?
Para tornar a carga de trabalho mais gerenciável, tente se concentrar em um ou dois tipos de anúncios direcionados primeiro. Recomendamos começar com anúncios gráficos do Google e anúncios do Facebook .
Com um alcance de mais de 94% dos usuários da Internet nos EUA , a Rede de Display do Google é a melhor maneira de alcançar nichos de público. Com os anúncios gráficos do Google, os varejistas podem colocar anúncios visuais em uma rede de sites e aplicativos na Internet. Se você usar anúncios gráficos responsivos, eles ajustarão automaticamente a aparência para se adequar ao site em que estão sendo exibidos, causando menos atrito para o visualizador.
O Facebook, por sua vez, é o site de mídia social mais popular. 2,9 bilhões de pessoas fazem logon mensalmente. Concedido, você não alcançará todos os 2,9 bilhões com cada anúncio; o tamanho sugerido do público-alvo do Facebook está entre 1.000 e 50.000. Ainda assim, com tantas pessoas acessando o site, você tem a chance de ficar realmente granular com a segmentação de seus anúncios.
O uso de anúncios gráficos do Google e anúncios do Facebook garante que os varejistas tenham a cobertura mais ampla possível antes de expandir para outras plataformas. É um lugar eficiente para começar a otimizar anúncios e aprender sobre públicos de anúncios.
Que tipos de público posso criar com a segmentação de anúncios?
A segmentação de anúncios consiste em criar um público-alvo com maior probabilidade de querer seus produtos. Você pode criar audiências com base na localização, interesses, hábitos, comportamento e muito mais.
Você poderia, por exemplo, executar uma campanha publicitária no Facebook visando fãs de um determinado programa de culinária com mais de 35 anos que estão em seu estado nas semanas que antecedem o Dia de Ação de Graças para chamar a atenção de chefs domésticos que adorariam sua nova linha de utensílios de cozinha. Ou você pode segmentar seus anúncios gráficos do Google para mulheres que já interagiram com sua empresa antes, para que elas já tenham afinidade com você e com os sapatos de salto alto confortáveis, mas estilosos, que você vende.
Afinal, a segmentação de anúncios é muito mais do que está na superfície.
Ao criar seu público, considere:
- Dados demográficos: idade, sexo, educação, cargo e muito mais. Os fatos básicos sobre uma pessoa. Eles são úteis, mas devem ser usados em combinação com outras segmentações.
- Interesses e afinidades: é aqui que você começa a encontrar as especificações realmente suculentas. Podem ser hobbies, filmes e shows, tipos de produtos – na verdade, qualquer coisa pela qual uma pessoa seja apaixonada. É assim que você pode encontrar clientes em potencial com maior probabilidade de se interessar pelo seu produto.
- Locais: não adianta encontrar o cliente perfeito se ele estiver em algum lugar muito longe para visitá-lo ou se estiver em um país para o qual você não envia.
- Eventos da vida: se você estiver colocando um anúncio gráfico do Google, poderá segmentar usuários que foram identificados como passando por determinados eventos da vida, como se mudar ou se formar na faculdade.
- Comportamento: no Facebook, isso significa segmentar o público com base no comportamento do consumidor, como anunciar creme para as mãos para pessoas que já compraram produtos de beleza. Para o Google, isso significa segmentar segmentos de mercado – pessoas cujo comportamento sinaliza que estão prontas para comprar em breve.
- Clientes existentes: uma das partes mais difíceis da jornada de vendas é convencer alguém a comprar pela primeira vez. Depois de superar esse obstáculo, é mais fácil convencer os clientes a voltar. Segmentar pessoas que interagiram com sua empresa de alguma forma ajuda você a obter a fidelidade do cliente.
5 dicas para aproveitar ao máximo os anúncios direcionados
Não basta configurá-lo e esquecê-lo – adote uma abordagem cuidadosa para seus anúncios direcionados e não se esqueça de ajustá-los sempre que necessário.
Aqui estão algumas dicas.
1. Tenha um objetivo claramente definido
Por que você deseja exibir seus anúncios? Você está procurando mais vendas durante uma determinada temporada? Você está chamando a atenção dos compradores de férias? Lançar um novo produto? Abrindo um novo local?
Cada um desses objetivos precisa de uma abordagem diferente para ser eficaz.
Digamos que sua meta seja mais conversões em seu site de comércio eletrônico durante uma liquidação em junho. Em vez de apenas colocar um anúncio para clientes prontos para comprar, você pode usar sua meta para restringir a segmentação do anúncio:
- O dia 1º de julho é conhecido como Dia da Mudança em Quebec, porque milhares de pessoas em toda a província se mudam para uma nova casa ao mesmo tempo. Sua venda de junho pode chamar a atenção de quebequenses que precisam de um acordo em algo para seu novo local, por isso seria uma boa ideia segmentar pessoas localizadas em Quebec no Facebook e garantir que seus anúncios gráficos do Google sejam definidos para segmentar pessoas em um evento de vida “mover-se em breve”.
- Junho também é um mês comum para cerimônias de formatura da faculdade. Você deve ter certeza de que seus anúncios gráficos estão segmentando pessoas em um evento de “formatura da faculdade”, porque elas podem apreciar sua venda. Você também deseja segmentar doadores de presentes na cidade para a cerimônia, portanto, para seus anúncios no Facebook, você pode criar um público de pessoas de 45 anos ou mais (para pegar pais ou parentes mais velhos) em cidades com um grande número de estudantes universitários.
Podemos ver que, ao ser específico em seu objetivo, você pode identificar mais públicos-alvo. Vale a pena dedicar um minuto para definir exatamente o que você deseja de uma determinada campanha publicitária além de simplesmente mais vendas.
2. Direcione os compradores diretamente
É importante lembrar que nem sempre seu comprador é seu consumidor.
Embora seu público-alvo habitual possa ser aquele que gosta de seu produto, às vezes o produto é comprado como presente por um pai, cônjuge ou amigo. Durante as festas de fim de ano, ocasiões tradicionais para presentear e grandes eventos sazonais (como casamentos ou volta às aulas), convém garantir que pelo menos alguns de seus anúncios sejam endereçados a um comprador que não seja o usuário final de um produto .
Isso significa que o pacote completo – a cópia do anúncio e outros recursos criativos , bem como seu público-alvo – deve se concentrar em influenciar o comprador. Seus anúncios devem comunicar que seu produto seria o presente perfeito para seu público-alvo habitual. Veja nosso exemplo de pós-graduação acima; selecionamos cuidadosamente um público com maior probabilidade de dar presentes, além de nosso público de graduados universitários.
Sua segmentação no Facebook pode ser bem direta aqui. Em janeiro e fevereiro, se você deseja anunciar anéis de noivado, flores e chocolates para parceiros em busca de presentes, pode usar o comportamento de compra anterior para identificar os doadores de presentes especificamente interessados no que você tem para vender.
A segmentação de anúncios gráficos do Google pode usar a segmentação contextual para atrair compradores e doadores de presentes. Isso significa que você seleciona palavras-chave relevantes para a intenção de compra específica, como ideias de presentes de fim de ano, flores perto de mim, material de volta às aulas, e o Google colocará seus anúncios automaticamente na Rede de Display para alcançar as pessoas certas.
3. Crie públicos personalizados
Lançar uma rede mais ampla nem sempre levará a melhores resultados, especialmente se você estiver em um setor altamente competitivo. Ser mais específico colocará seus anúncios na frente das pessoas certas no momento certo.
Digamos que você seja um comprador que vê um anúncio de uma nova chaleira. Você gostou da aparência e estava procurando por novas chaleiras no dia anterior, então está com vontade de comprar. Você clica no anúncio, faz um pedido para retirada na calçada e volta para casa no dia seguinte com sua nova chaleira.
E então você vê um anúncio da mesma chaleira.
É provável que você continue comprando? Provavelmente não – você já tem sua chaleira. Mas é muito mais provável que você compre chá, canecas e líquido descalcificador para sua nova chaleira.
Para capturar essa energia, um varejista usaria públicos personalizados para a segmentação de anúncios no Facebook. Pegue as pessoas que já converteram de seus anúncios, crie um público personalizado com todas essas pessoas e exclua-as dos conjuntos de anúncios dos quais converteram. Inclua-os em outros conjuntos de anúncios mais relevantes para manter a jornada de compra.
4. Orçamento para seus anúncios direcionados de forma eficaz
Você pode criar públicos-alvo de pessoas que interagiram com sua empresa de alguma forma por meio do Facebook e do Google. Você pode ficar tentado a colocar a maior parte de seu orçamento lá – afinal, geralmente é mais fácil manter um cliente do que ganhá-lo.
No entanto, se você não se concentrar em trazer novos negócios para você, seu público de retargeting não crescerá e você verá menos ROI.
Tente uma divisão de orçamento mais voltada para novas conversões do que para redirecionamento – uma divisão de 75/25 seria um bom ponto de partida.
5. Teste, meça e melhore
Um grande benefício de ter vários anúncios é que você pode usar diferentes criativos e táticas de segmentação de anúncios para testar quais são mais eficazes na conversão de seu público. Quando você sabe quais estão se saindo melhor do que outros, pode ajustar sua estratégia para maximizar os resultados de sua campanha.
Felizmente, tanto o Google quanto o Facebook facilitam o rastreamento e a otimização de uma campanha.
Para seus anúncios gráficos do Google, você pode usar a página Insights para verificar as tendências relevantes para seus negócios e anúncios. O Google fornecerá previsões de demanda para prever o interesse futuro, insights do público para que você possa ver quem está convertendo em seus anúncios e muito mais. Com essas informações, você pode ajustar proativamente sua segmentação de público para atrair os olhos de compradores mais engajados.
O Insights in Meta Business Suite é uma maneira relativamente nova de verificar o desempenho do direcionamento de anúncios do Facebook, bem como de quaisquer anúncios do Instagram que você colocar. Você pode usá-lo para verificar o desempenho do seu anúncio e verificar as tendências e ver os dados demográficos das pessoas que curtem sua página no Facebook. Usando essas informações, você pode ver onde precisa ajustar seus orçamentos e ajustar seu público.
Aproveite ao máximo seus anúncios direcionados
Os anúncios direcionados colocam seus produtos na frente das pessoas certas no momento certo, ajudando você a fazer conversões com mais eficiência. Os algoritmos por trás da segmentação do Google e do Facebook ficam cada vez mais sofisticados, permitindo que você alcance um público cada vez mais personalizado.
Mas se você não tem uma loja online, qualquer crescimento potencial de desempenho do anúncio é interrompido. Você só pode anunciar com eficiência para clientes em sua área imediata e, eventualmente, verá retornos decrescentes.
Para realmente alcançar o maior número de pessoas prontas e dispostas a comprar, você precisa de uma loja de comércio eletrônico. E você precisa de um que facilite sua vida em vez de tomar mais horas do seu dia.