5 sinais de que você precisa reformular sua campanha de Facebook Ads

Há muitos conselhos on-line sobre o que fazer se suas campanhas de anúncios do Facebook não estiverem funcionando, mas se você é novo na execução de campanhas publicitárias para sua pequena empresa, a verdadeira questão pode ser: como você sabe se seus anúncios do Facebook não estão funcionando? Existem alguns sinais indicadores de que é hora de fazer alguns ajustes em sua campanha, ou até mesmo descartá-la completamente e começar do zero. Leia mais para saber o que procurar.

Curso de Meta Ads (Facebook e Instagram Ads)

1. Seu orçamento diário não é usado

Todos nós gostamos de economizar um pouco de dinheiro, mas quando se trata de gastos com anúncios no Facebook, você deve gastar a maior parte ou todo o orçamento alocado todos os dias. Se você gasta menos rotineiramente – a regra geral é menos de 70% do seu orçamento diário – há algo errado. 

Infelizmente, você pode nem perceber que isso está acontecendo se não estiver de olho em suas campanhas de anúncios no Facebook e, especialmente, pode não perceber se tiver um orçamento vitalício versus um orçamento diário. Um orçamento diário é mais direto no sentido de que seu gasto diário será limitado ao nível definido por você. Para orçamentos vitalícios, você terá que fazer as contas e dividir seu orçamento total pelo número de dias e, em seguida, comparar esse número com seu gasto médio diário. Se você está tendo problemas para decidir qual orçamento é ideal para você, confira nosso artigo sobre o assunto.

As causas potenciais de ficar consistentemente abaixo do orçamento incluem:

  • Seus lances estão definidos como manuais em vez de automáticos e são muito baixos.
  • Uma ou mais métricas de diagnóstico de relevância do anúncio estão classificadas abaixo da média.
  • Problemas de cobrança, especialmente se houver um limite para novos métodos de pagamento.
  • Seu limite de cobrança está muito baixo.
  • Você atingiu o limite de gastos em sua conta e perdeu a notificação.
  • Seus anúncios não podem atingir a meta de otimização.
  • Seu criativo não está funcionando para gerar engajamento.

2. Diminuição do alcance do anúncio

Sempre há algumas flutuações de um dia para o outro nos anúncios do Facebook, então o que você deve procurar são padrões. Flutuações em uma base de curto prazo não são algo para se preocupar. No entanto, se você observar suas análises semana a semana ou mês a mês e perceber que o alcance do anúncio caiu, talvez seja hora de diagnosticar o problema.

Você vai querer examinar as porcas e parafusos de sua campanha. 

Os públicos que você usa em suas opções de segmentação geralmente determinam o alcance potencial de seus conjuntos de anúncios. Em alguns casos (se você estiver atuando em um nicho muito específico, por exemplo), seu público-alvo pode ser muito pequeno. 

Ao configurar a segmentação para seus conjuntos de anúncios, preste atenção à ferramenta no painel à direita. Ele informará a definição de seu público e se o segmento que você está tentando segmentar é muito restrito para exibir anúncios. Se o medidor for mais ou menos assim, o tamanho do seu público provavelmente é muito pequeno. Tente expandi-lo removendo algumas opções de “Público restrito” ou segmentando um segmento mais amplo.

definição de público de anúncios do facebook

Quando sua empresa está em um nicho específico, as opções de prospecção padrão do Facebook, como interesse e segmentação demográfica, podem não ser suficientes. Você sabia que, se sua lista de clientes tiver pelo menos 100 pessoas, você pode importá-la para o Facebook e deixar que o algoritmo faça o trabalho pesado para você? Este é um recurso poderoso e recomendamos experimentá-lo a todos. Se sua empresa está em um nicho em que a prospecção baseada em interesses é insuficiente, a correspondência algorítmica e o público semelhante são seus melhores amigos. 

Se você não estiver em um nicho altamente focado e tiver segmentado suas campanhas em conjuntos de anúncios direcionados a públicos separados, há uma chance de haver um alto grau de sobreposição de público, o que está prejudicando o alcance de seus anúncios. A sobreposição de público ocorre quando os diferentes públicos-alvo que você está segmentando com seus anúncios têm muitas das mesmas pessoas na mesma coorte. Isso diminui a quantidade de alcance que seus anúncios podem gerar e pode levar a outras consequências não intencionais, como fadiga do anúncio, taxas de cliques reduzidas e medições de qualidade do anúncio reduzidas. 

Idealmente, você deseja minimizar a sobreposição o máximo possível. Em determinados nichos, muitos de seus clientes em potencial compartilham as mesmas tendências que os agrupam nos mesmos públicos. Use seu bom senso e tente minimizar a sobreposição sempre que possível, mas não perca a cabeça por causa disso. Para verificar se seus públicos se sobrepõem, você pode usar a ferramenta útil do Facebook .

3. A taxa de cliques diminuiu repentinamente

Se você nunca consegue uma taxa de cliques decente, sabe que seu anúncio no Facebook tem um problema desde o início – nesses casos, sua cópia e criativo geralmente são os culpados. Uma CTR alta reflete o interesse e a capacidade de resposta do público ao seu anúncio. 

Ao analisar possíveis problemas com a taxa de cliques, faça a si mesmo esta pergunta difícil: meus anúncios são chatos? Se a resposta for sim, provavelmente é a culpa e deve ser a área a ser revisada. 

Alguns setores não são os mais divertidos, mas isso não significa que seus anúncios devam ser desinteressantes. Lembre-se de que o interesse é subjetivo e, se você estiver segmentando o público certo, encontrará pessoas interessadas em qualquer setor em que esteja. Depois disso, tudo se resume à maneira como você cria seu anúncio e ao quanto ele é atraente.

Recomendamos tornar seus anúncios do Facebook menos voltados para vendas e mais focados em contar uma história, pelo menos na parte superior do funil. Como humanos, subconscientemente nos treinamos para ignorar anúncios barulhentos e desagradáveis ​​que pressionam para vender algo. Claro, não há como contornar sua oferta e parte de seu anúncio focada em conversão – você não ganharia dinheiro sem isso! Essa parte, no entanto, pode ser salva para redirecionar clientes em potencial já familiarizados com quem você é e o que faz. 

Quando você estiver procurando primeiro capturar a atenção de alguém, faça o seu melhor para fazer o anúncio parecer parte do feed orgânico de notícias do cliente em potencial e contar uma história interessante. Certifique-se de estar constantemente testando A/B seu criativo de anúncio e mantendo-o atualizado. Por seus esforços, você será recompensado com uma probabilidade menor de ser vítima do AdBlock pré-instalado no cérebro. 

No entanto, se suas campanhas tiveram um bom desempenho em um ponto e, em seguida, sua CTR despencou, é hora de dar uma olhada em sua campanha.

Navegue até os anúncios que deseja analisar e dê uma olhada em sua métrica de frequência (talvez seja necessário ajustar suas colunas visíveis para vê-lo). A métrica de frequência informa com que frequência os clientes em potencial veem seu anúncio. Se o número for um, isso significa que o cliente em potencial médio vê seu anúncio uma vez. Se a frequência do seu anúncio for superior a 2-4, é provável que você esteja com algum cansaço do anúncio. 

A fadiga do anúncio acontece quando as mesmas pessoas em seu público estão recebendo seu anúncio com muita frequência. Eles provavelmente vão parar de responder, podem deixar comentários negativos ou até mesmo denunciá-lo como spam/optar por ocultá-lo, o que prejudica sua métrica de qualidade do anúncio. 

Uma vez que sua frequência fica muito alta, os custos começam a subir e os KPIs começam a cair. Felizmente, existem algumas maneiras de controlar a frequência de seus anúncios. Infelizmente, o Facebook não permite que você defina um limite rígido para campanhas não voltadas para Alcance e Frequência, mas existem algumas maneiras de gerenciar sua frequência de anúncio. 

Por exemplo, você pode executar campanhas mais curtas e garantir que seu orçamento seja adequado ao público. O elemento mais importante, no entanto, é trocar consistentemente seu criativo. Não exiba o mesmo anúncio para o mesmo público por seis meses — experimente novas opções criativas e execute testes A/B consistentemente. Se você fizer isso, mesmo que sua frequência seja um pouco alta, pelo menos os clientes em potencial verão novos criativos de você, reduzindo a probabilidade de fadiga.

Às vezes, proprietários de pequenas empresas têm problemas para fazer alterações em anúncios e grupos de anúncios que começaram a apresentar baixo desempenho recentemente porque tiveram sucesso em determinado momento, mas lembre-se de que as métricas não mentem. Seu marketing digital é um investimento e você não quer continuar segurando um ativo com baixo desempenho com base na noção de que já foi bem. Não deixe que o viés do custo irrecuperável o impeça de fazer edições que ajudarão sua campanha a longo prazo!

Para referência, aqui estão algumas CTRs de referência do setor. Uma regra geral é que, se você está superando as médias do setor, está no caminho certo. Por outro lado, se você estiver com baixo desempenho, talvez seja hora de fazer algumas alterações.

4. Os cliques não estão gerando exibições de página

Talvez seu CTR seja ótimo – mas todos esses visitantes estão desaparecendo no éter. Há algo errado aqui, mas não é o seu anúncio. Em vez disso, seu site pode precisar de uma revisão.

Os cliques que não chegam ao seu site provavelmente significam que ele não está carregando ou está carregando lentamente. A maioria das pessoas não tem paciência para esperar mais do que alguns segundos para que uma página carregue. Na verdade, as estatísticas do setor nos dizem que a melhor prática é manter a velocidade de carregamento da página abaixo de três segundos, sendo que o valor ideal é de 1 a 2 segundos. 

De acordo com um estudo recente, 40% dos consumidores não esperam mais de três segundos para que uma página da Web seja renderizada antes de abandonar o site, e 67% dos consumidores citam tempos de carregamento lentos como o principal motivo pelo qual abandonariam uma compra online. 

Você pode ver a velocidade média de carregamento da página realizando uma auditoria do Google Lighthouse. Para fazer isso, abra as ferramentas do desenvolvedor no menu de configurações do Google Chrome, expanda a barra de navegação, abra o Lighthouse e gere um relatório para desktop e celular. 

Além de informar a quantidade de tempo que sua página leva para carregar, o Lighthouse também informa onde estão os problemas de velocidade da página. Certifique-se de salvar esses relatórios para usar como referência quando você apresentar o problema ao seu desenvolvedor ou quando você mesmo implementar as alterações. 

Se o seu site não está carregando, você provavelmente tem um problema com sua hospedagem, enquanto um site de carregamento lento pode ser o seu host ou o design do seu site. Para alguém sem experiência em tecnologia, tudo isso pode parecer um pouco avassalador. Nesse caso, nossa equipe de desenvolvedores pode auditar seu site, diagnosticar o problema e corrigi-lo o mais rápido possível para que seus anúncios comecem a gerar resultados.

5. Você não está obtendo o tipo de engajamento que deseja

Você configurou uma campanha de anúncios do Facebook para levar as pessoas a se inscreverem em sua lista de e-mails, seus gastos com anúncios e segmentação estão no ponto, mas nada está acontecendo. Se as pessoas estão visualizando seu anúncio ou mesmo clicando em seu site, por que sua lista de assinantes não está crescendo?

Primeiro, certifique-se de que o objetivo da campanha configurado no Gerenciador de Anúncios seja compatível com sua meta. No exemplo acima, se você definiu o conhecimento da marca como seu objetivo, o algoritmo de publicidade do Facebook não está exibindo seu anúncio para o público certo. Para obter inscrições para uma lista de e-mail, você deve definir seu objetivo para conversões (se seu formulário de lead estiver em seu site) ou geração de leads (se você quiser usar os formulários de lead integrados do Facebook). 

O objetivo da campanha é um recurso que você poderá escolher sempre que começar a criar sua campanha. Pense na ação que você deseja que seu anúncio leve as pessoas a realizar, pois você não poderá alterar isso depois que seus anúncios forem ao ar. O menu de objetivos da campanha se parece com isso:

O algoritmo do Facebook coleta bilhões de sinais todos os dias e usa aprendizado de máquina para agregá-los em extensos perfis de prospects. A partir desses perfis, surgem grupos de pessoas (públicos) com maior probabilidade de realizar ações específicas desejadas. Ao contrário do que alguns profissionais de marketing podem fazer você acreditar, o algoritmo é mais inteligente do que eles. Um profissional saberá direcionar e alavancar a inteligência artificial do Facebook para produzir os melhores resultados possíveis para o seu negócio e, com um pouco de prática, você também consegue.

Outro problema potencial é sua página de destino . Isso também deve ser congruente com o objetivo e a cópia do anúncio. Se você pede às pessoas para se inscreverem em seu boletim informativo, mas as envia para sua página inicial e elas precisam rolar até o final para inserir o endereço de e-mail, você está jogando dinheiro fora em seu anúncio. 

Quanto mais atrito houver entre seu anúncio e seu objetivo, menor será a probabilidade de seu anúncio produzir uma conversão. Deve haver o mínimo possível de etapas adicionais entre seu anúncio e a ação que você deseja, visto que cada clique adicional ou segundo gasto na rolagem fará com que as pessoas desistam.

Resumo

Esperamos que algumas dessas dicas ajudem você a entender o funcionamento interno da sua conta de anúncios do Facebook e de onde podem surgir alguns problemas em potencial. Ao criar uma nova campanha, lembre-se destas etapas:

  • Tenha um objetivo claro (“essas são minhas metas e os resultados que quero alcançar com o Facebook Ads este mês”)
  • Comunique claramente sua proposta de valor (um bom teste decisivo é pedir a um amigo ou familiar para lhe dizer sobre o que é o anúncio; se eles não puderem, seu público também não, e não, eles não clicarão para saber mais se você é intencionalmente misterioso)
  • Use a meta apropriada do Facebook (um anúncio com uma meta de reconhecimento não fará muito por suas conversões e vice-versa)
  • Use o formato de anúncio do Facebook apropriado (pense no comportamento do consumidor — em quais seções da rede do Facebook meus clientes em potencial provavelmente passarão mais tempo?)
  • Otimize para todos os dispositivos (certifique-se de que sua página de destino seja compatível com dispositivos móveis se você estiver segmentando telefones celulares, compatível com computadores se estiver segmentando computadores etc.)
Facebook Comments Box