6 dicas para turbinar o desempenho da Rede de Display do Google
A Rede de Display do Google (GDN) continua a ser a maior rede de anúncios contextuais da Internet.
É também uma maneira econômica de entrar no mercado para conscientização e reengajamento.
Provavelmente, seu público-alvo pode ser encontrado na GDN.
As opções de segmentação são infinitas. Desde alcançar um público totalmente novo com esforços de conscientização até redirecionar seus clientes existentes, a Rede de Display do Google é um local eficaz para encontrar os resultados que você procura.
Com a mudança inevitável para a automação no Google Ads , é importante entender as alavancas e os mecanismos que você pode manipular para alcançar o desempenho ideal.
Nesta postagem, você encontrará seis dicas que o ajudarão a se inclinar para a automação enquanto mantém o controle de suas campanhas.
1. Campanhas de remarketing
Uma oportunidade óbvia, mas esta é de longe a maior oportunidade: se você algum dia verá algum tipo de retorno na rede de display, provavelmente o verá no remarketing .
O remarketing permite que você deposite um cookie por meio do navegador dos visitantes do seu site.
Você poderá exibir anúncios segmentados para esses visitantes do site sempre que visitarem outros sites também na Rede de Display do Google.
Pode parecer um pouco assustador, mas funciona porque as pessoas que veem seus anúncios já estão familiarizadas com sua marca.
Além disso, foi comprovado que o remarketing oferece CPAs mais baixos, por isso é uma ótima opção para anunciantes que operam com um orçamento menor.
Veja como configurar uma campanha de remarketing básica para segmentar usuários que já visitaram seu website:
1. Configure o remarketing e adicione uma tag de remarketing a todas as páginas do seu website.
2. Configure listas de remarketing usando a guia de públicos-alvo na biblioteca compartilhada do Google Ads :
Captura de tela do autor, março de 2022
3. Dentro de alguns dias, sua lista de “Todos os visitantes” começará a ser preenchida. Você pode monitorar isso por meio da guia de públicos-alvo no AdWords, conforme descrito acima.
4. Quando a lista escolhida tiver pelo menos 100 visitantes em 30 dias , você estará pronto para iniciar o remarketing.
Para configurar uma nova campanha, clique em +Campanha e selecione o objetivo da campanha. Para habilitar todos os recursos, selecione “Criar uma campanha sem orientação de meta:
Captura de tela do autor, março de 2022
5. Selecione seu tipo de campanha para “Apenas na Rede de Display”:
Captura de tela do autor, março de 2022
6. Escolha um local de destino , idioma , estratégia de lances , orçamento e nome da campanha .
7. Clique em Salvar e continuar .
8. Nomeie seu primeiro grupo de anúncios, defina seu lance de CPC padrão (se aplicável). Clique em Como eles interagiram com sua empresa” em ‘Segmentos de público’:
Captura de tela do autor, março de 2022
9. No menu suspenso ‘Selecionar uma categoria’, escolha entre uma variedade de segmentos, incluindo visitantes do site, usuários de aplicativos, listas de clientes e muito mais:
Captura de tela do autor, março de 2022
10. Escolha uma das listas de remarketing que você criou anteriormente na guia Públicos-alvo. Neste exemplo, segmentaremos “todos os visitantes do site”:
Captura de tela do autor, março de 2022
11. Clique em Salvar e continuar se quiser criar seus anúncios ou Ignorar criação de anúncio se quiser fazer isso mais tarde.
12. Depois que seus anúncios forem criados, eles poderão ser veiculados a todos os visitantes anteriores do site sempre que estiverem navegando em sites na GDN.
Há muitas postagens úteis sobre como otimizar campanhas de remarketing , incluindo como configurar o limite de frequência apropriado e como monitorar o desempenho.
2. Segmentar públicos semelhantes
O recurso Segmentos semelhantes no Google Ads tenta encontrar pessoas com interesses e hábitos de navegação semelhantes aos seus públicos de remarketing.
Se você já configurou o remarketing, recomendo segmentar segmentos semelhantes em seus próprios grupos de anúncios para ver se você pode melhorar o desempenho.
Para segmentar públicos-alvo semelhantes, configure uma nova campanha da Rede de Display e selecione a opção ‘ Semelhantes às listas de remarketing ‘ nas configurações de segmentação da Rede de Display:
Captura de tela do autor, março de 2022
Públicos-alvo semelhantes permitem que você aumente o alcance de campanhas de remarketing existentes para direcionar novos usuários para seu site com hábitos de navegação semelhantes aos dos visitantes anteriores do site.
Dica profissional: eu sempre recomendaria segmentar listas de remarketing e públicos-alvo semelhantes em campanhas separadas para monitorar o desempenho relativo, em vez de agrupá-los em uma única campanha.
Segmentos semelhantes geralmente têm um pool de público muito maior do que suas listas de remarketing.
3. Concentre-se nos canais
De todas as opções de segmentação disponíveis para anunciantes na Rede de Display do Google, a melhor forma de obter controle granular sobre onde seus anúncios estão sendo veiculados é usando canais gerenciados .
Se você usa métodos de segmentação como interesses ou tópicos, o Google basicamente adivinha quais sites são relevantes, o que significa que há o risco de seus anúncios serem veiculados em sites irrelevantes.
Ao segmentar canais, você pode selecionar exatamente em quais sites deseja que seus anúncios sejam exibidos, portanto, é uma opção segura para anunciantes que estão começando a se dedicar à publicidade gráfica.
Para configurar a segmentação por canal, navegue até as configurações de segmentação de sua campanha na Rede de Display e escolha ‘ Posicionamentos ‘ no menu suspenso Segmentação de anúncios :
Captura de tela do autor, março de 2022
Você pode escolher canais específicos da lista pesquisando palavras-chave ou sites específicos:
Captura de tela do autor, março de 2022
Se você tiver uma lista de canais (sites) de alto desempenho, poderá começar a separá-los em grupos de anúncios individuais.
Em seguida, você pode gerenciar seus lances com mais eficiência nos canais que estão fornecendo o melhor retorno.
4. Fique atento aos aplicativos móveis
Você está usando segmentação por palavra-chave, tópico ou interesse?
Já faz algum tempo desde que você monitorou as veiculações em que seus anúncios estão sendo exibidos?
Nesse caso, é provável que os jogos para celular estejam desperdiçando uma grande parte do seu orçamento. Esse é um problema que apareceu principalmente devido ao fato de as crianças usarem os aplicativos móveis de seus pais, o que geralmente leva a anúncios sendo clicados acidentalmente.
Como verificar se os jogos para celular estão consumindo uma fatia de seu orçamento de exibição: navegue até sua campanha de rede de exibição, clique na guia Canais da campanha (em “Conteúdo” no lado esquerdo) e clique em “Ver onde Seus anúncios apareceram” :
Captura de tela do autor, março de 2022
Você pode excluir aplicativos móveis como um todo ou no nível da categoria. Dicas sobre como excluir podem ser encontradas aqui .
5. Público-alvo no mercado
Os públicos-alvo no mercado são pessoas que o Google determinou como mais interessadas no que você tem a oferecer com base em seu comportamento e atividade de navegação.
Esse público é composto por usuários que pesquisam e comparam ativamente produtos e serviços que correspondem aos que você oferece.
Para ver se os públicos-alvo no mercado são um método de segmentação bem-sucedido para você, configure uma campanha por meio da guia ‘ Interesses e remarketing ‘.
Selecione Públicos-alvo no mercado no menu suspenso antes de verificar o tipo de público que deseja segmentar:
Captura de tela do autor, março de 2022
A partir daí, você encontrará muitas categorias e subcategorias diferentes de públicos-alvo no mercado:
Captura de tela do autor, março de 2022
Dica profissional: para obter uma reflexão verdadeira sobre se esse método de segmentação pode funcionar para sua empresa, certifique-se de dividir sua segmentação de público-alvo no mercado em uma campanha separada.
Em seguida, preste muita atenção ao relatório de canais para refinar ainda mais o desempenho ao longo do tempo.
6. Use anúncios gráficos responsivos
Longe vão os dias de confiar em testes de imagem estática para entender o que mais ressoa com os usuários.
Na verdade, os anúncios gráficos responsivos agora são o tipo de anúncio padrão para esta campanha. Eles também estão sendo exibidos com mais frequência do que os anúncios estáticos devido ao inventário disponível.
Os anúncios gráficos responsivos usam uma combinação de títulos, descrições, imagens e vídeos (se aplicável) que você escolher para sua campanha.
O Google então mistura e combina com base no inventário de anúncios disponível para mostrar o anúncio mais relevante possível para cada usuário.
Veja um exemplo de como criar um anúncio gráfico responsivo na interface do Google Ads:
Captura de tela do autor, março de 2022
A interface será atualizada em tempo real conforme você adiciona seus ativos. O Google também avaliará a força do seu anúncio com base na variedade e quantidade de recursos fornecidos.
A interface também mostrará exemplos de seus anúncios simulados em diferentes propriedades do Google, como sites, aplicativos e Gmail.
Conclusão
A Rede de Display é uma mina de ouro de oportunidades – se você usá-la da maneira certa.
A confiança do Google na automação pode melhorar ou prejudicar o desempenho da campanha .
Ao escolher as alavancas certas para obter as configurações de sua campanha e selecionar os públicos mais relevantes, você terá mais controle sobre o desempenho da campanha.
É sempre uma boa ideia verificar novamente as configurações ao configurar uma campanha, bem como manter-se atualizado sobre quaisquer alterações do setor que possam afetar suas campanhas.