7 dicas e truques da SEMrush para DOMINAR sua concorrência
O SEMrush é uma das ferramentas de SEO nº 1 do mundo e, neste guia, mostraremos como usar o SEMrush para dominar seus concorrentes…
#1) Encontre TODAS as palavras-chave que você precisará (Keyword Magic)
No coração de qualquer bom blog ou site está uma sólida estratégia de pesquisa de palavras-chave. Sem ele, você está simplesmente adivinhando. E adivinhação e SEO NÃO são uma boa combinação. O SEMrush tem um dos melhores localizadores de palavras-chave que já usei. Chama-se Keyword Magic.
Dentro desta seção da ferramenta, você pode encontrar palavras-chave e frases de palavras-chave novas e extremamente lucrativas. Tudo o que você precisa fazer é digitar uma consulta, pode ser uma única frase e começar a criar sua estratégia de palavras-chave a partir daí. E a ferramenta é à prova de idiotas, tornando-a ideal para iniciantes em SEO.
Depois de inserir a palavra-chave ou assunto desejado, a ferramenta Keyword Magic da SEMrush obterá TODOS os dados necessários para começar, incluindo volume, dificuldade da palavra-chave (KD), concorrência (Com.), número de resultados atuais e recursos SERP .
A ferramenta Keyword Magic da SEMrush pode dividir a frase nos seguintes tipos de consulta:
- Correspondência ampla – qualquer variação de sua palavra-chave em qualquer ordem
- Correspondência de frase – frase de palavra-chave exata em várias ordens
- Correspondência exata – palavra-chave ou frase exata
- Relacionado – uma lista de palavras-chave semelhantes à sua palavra-chave
A partir daqui, você pode tomar uma decisão com base em todos os critérios. Eu gosto de buscar palavras-chave com alto volume e baixa dificuldade de palavras-chave (KD). Fazer isso produzirá os resultados mais rápidos e lucrativos ao desenvolver novos conteúdos.
# 2) Verifique o que sua concorrência está classificando (também conhecido como conteúdo principal)
Se você administra um blog ou um site para viver, PRECISA saber o que sua concorrência está fazendo. Se não o fizer, estará simplesmente deixando dinheiro (e classificações) na mesa. Com o SEMrush, espionar seus concorrentes nunca foi tão fácil – você está a apenas um clique de distância de todos os detalhes que você precisa sobre seus concorrentes em seu nicho.
A maneira que eu gosto de acessar dados sobre meus concorrentes é dentro dos principais concorrentes orgânicos, que você pode encontrar em Visão geral do domínio. Dentro da visão geral do domínio, você obterá uma tonelada de estatísticas sobre seu site (ou seus concorrentes), bem como uma visão geral de sua (sua) principal concorrência.
A partir daqui, você pode detalhar cada um dos sites concorrentes e descobrir para o que eles estão classificados, como estão classificados e quais são as palavras-chave de melhor desempenho. Você pode então realizar uma análise de lacunas de palavras-chave entre você e eles para encontrar lacunas em sua estratégia de conteúdo.
Depois de saber onde estão as lacunas, você pode começar a preenchê-las e começar a preenchê-las. Essa ferramenta é excelente para dados instantâneos e, na minha opinião, é muito superior à solução da Ahrefs, que geralmente extrai dados falsos e/ou imprecisos. Nenhuma outra ferramenta oferece dados e configurações tão robustos quanto o SEMrush . Nesse contexto, é a opção nº 1 por uma margem considerável.
Nº 3) Obtenha uma visão geral completa das campanhas sociais (e depois as automatize)
Dentro da SEMrush, você pode conceder acesso a todos os seus canais de mídia social – Facebook, Twitter , Instagram. Por aqui, você pode visualizar as interações com suas postagens, quando é o melhor momento para postar seu conteúdo (com base em quando a maioria de seus seguidores está online e até mesmo automatizar a programação de postagens com semanas e meses de antecedência.
Você pode até instalar um add-on do Chrome chamado SEMrush Social Media Poster que permitirá que você publique imagens e artigos de dentro do seu navegador – tudo o que você precisa fazer é clicar no ícone (geralmente fica dentro de imagens exibidas no corpo da cópia das postagens ). Esse recurso e o complemento do Chrome são excelentes para controlar melhor suas mídias sociais.
Resumindo: se você está com pouco tempo, mas precisa controlar sua saída de mídia social, o SEMrush tem exatamente as ferramentas de que você precisa para automatizar, analisar e melhorar seu desempenho de mídia social.
# 4) Ele mostra como criar uma postagem de SEO perfeitamente otimizada
Para iniciantes em SEO, o modelo de conteúdo de SEO da SEMrush é uma DÁDIVA absoluta. Como funciona é simples: você insere a palavra-chave ou frase sobre a qual sua postagem será, clica em criar modelo e o SEMrush mostra exatamente como estruturar sua postagem para tração máxima dentro do Google.
Como funciona o modelo de conteúdo de SEO da SEMrush? Simples:
- Insira a palavra-chave/frase + Clique em Criar modelo de SEO
- SEMrush analisa os 10 principais resultados da primeira página do Google
- Terceiro, o modelo é definido com tudo o que você precisa seguir
Dentro do guia SEO Content Template, você obterá uma lista dos 10 principais sites de classificação, palavras-chave semânticas para incluir em sua cópia, o número de backlinks necessários para classificar, pontuações de legibilidade e o tamanho exato que sua postagem precisa ter.
Nº 5) Monitore milhares de suas palavras-chave (rastreamento de posição)
O Google Analytics é ótimo para acompanhar o progresso do seu site em tempo real e no dia a dia. Também é brilhante para mineração de dados históricos, mas às vezes você só quer ver o que está acontecendo com TODAS as suas palavras-chave classificadas em um só lugar. E é aqui que o Rastreamento de Posição do SEMush entra em ação.
Você pode inserir milhares de palavras-chave, obtê-las no Google Search Console e monitorar o desempenho delas diariamente. Se estiverem em alta, ótimo. Nada para fazer. Mas se eles estão para baixo, você precisa descobrir o porquê. E esta ferramenta é a maneira mais fácil de gerenciar todos os seus rankings em um só lugar.
Você obtém pontuações de visibilidade (feitas em uma porcentagem), distribuição de classificações (em que página você está no Google), dispositivos e locais e se você está ou não incluído nos snippets em destaque do Google. Ele ainda informa a posição média do seu site, com base em todo o seu portfólio de palavras-chave.
E se isso não bastasse, você pode adicionar o domínio de um concorrente à mistura e ver como você se compara a eles em um nível micro e macro. O nível de detalhes e as informações acionáveis contidas no rastreamento de posição são fenomenais. Nenhuma outra ferramenta, nem mesmo o Google Search Console, oferece ferramentas tão abrangentes para monitorar e analisar suas palavras-chave classificadas.
Nº 6) Descubra por que outros sites estão superando você (lacunas de palavras-chave)
Mencionei isso anteriormente, mas como uma das ferramentas nº 1 do SEMrush, certamente merece uma explicação mais detalhada. As lacunas de palavras-chave são a razão pela qual seus concorrentes estão se saindo melhor do que; eles têm mais palavras-chave classificadas no Google e, portanto, têm mais visibilidade e mais tráfego.
Usando a ferramenta Lacunas de palavras-chave, você pode comparar rapidamente até quatro domínios com seu próprio domínio e descobrir como e onde eles estão superando você em relação às palavras-chave. Depois de fazer isso, você pode exportar os dados para um arquivo CSV ou uma planilha e começar a trabalhar nas lacunas, preenchendo-as. E alguns meses depois, com um pouco de esforço, essas lacunas terão diminuído e seu site será mais competitivo no Google, o que significa mais tráfego e mais dinheiro.
#7) A SEMrush tem a melhor ferramenta de criação de links
A SEMrush se orgulha de ser uma das melhores ferramentas para análise e aquisição de backlinks. A esse respeito, é muito parecido com o Ahrefs – uma ferramenta muito boa para informações de backlink. Mas o que eu prefiro na maneira de fazer as coisas do SEMrush são TODOS os recursos que ele coloca à sua disposição.
Dentro da seção Link Building, você encontrará várias opções:
- Análise de backlinks
- Auditoria de backlinks
- Ferramenta de criação de links
- Análise em massa
O mais útil para quem quer aumentar o número de backlinks apontando para o seu site é a Link Building Tool. Porque? Simples: ele fornece uma lista de clientes em potencial que quase certamente terão um link para o seu site, caso você decida entrar em contato com eles.
Você pode usar essa ferramenta para isolar sites em potencial para backlinks. Dentro do feed de dados de clientes em potencial, que é baseado em seu nicho específico, você encontrará dados sobre a autoridade de domínio dos sites, relevância do domínio e integridade do domínio – você deseja que todos eles sejam bons e altos.
E se você não quiser enviar e-mails manualmente para essas pessoas, você pode adicionar uma caixa de correio ao SEMrush, configurar uma mensagem automática e permitir que o SEMrush envie e-mails para clientes em potencial 24 horas por dia, ganhando potencialmente milhares de novos backlinks para o seu site.
Preços da SEMrush e por que você provavelmente deveria investir…
Os pontos acima apenas arranham a superfície do que você pode fazer com o SEMrush. Como uma ferramenta para melhorar o SEO do seu site e as classificações gerais no Google, nada mais chega perto do SEMrush – é praticamente uma liga própria. Por isso é utilizado pelas maiores mídias e entidades editoriais do planeta. Você pode conferir as análises do SEMrush aqui para obter uma visão geral mais ampla de seus recursos.
SEMrush oferece uma variedade de pacotes; pessoalmente, uso o de $ 99 por mês, pois me dá tudo o que preciso – e muito mais. Sei que $ 99 por mês parece muito dinheiro, mas você não pode encarar isso como uma saída; SEMrush é um investimento no crescimento do seu site. Com ele, você encontrará lacunas de conteúdo lucrativo, lacunas em seu SEO e novas palavras-chave que você pode usar para gerar milhares de dólares em receita adicional.
Resumindo: se você leva a sério seu site, blog ou loja de comércio eletrônico e não está usando o SEMrush… basicamente está deixando dinheiro, palavras-chave e classificações na mesa.