Estratégia de marketing de dropshipping: 12 dicas incrivelmente eficazes para aumentar suas vendas
O comércio eletrônico é enorme, com um total esperado de US$ 4,8 trilhões este ano. Em uma indústria em expansão, o dropshipping é uma das maneiras mais atraentes para novas empresas entrarem no comércio eletrônico.
Embora haja muito potencial para construir um negócio de dropshipping de sucesso, também é incrivelmente competitivo. Se você deseja ter uma loja on-line próspera, há muito mais do que apenas ter um ótimo produto.
Você precisa ter um forte plano de marketing de dropshipping .
Na verdade, como você não é responsável pelo atendimento e produção do produto, o dropshipping é basicamente uma questão de marketing.
Siga nosso guia abaixo para tudo o que você precisa saber sobre o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de dropshipping vencedora. Acerte essas táticas e você conseguirá alcançar mais clientes e vender mais que a concorrência.
O que é Dropshipping?
Dropshipping refere-se a um método de atendimento no comércio eletrônico , em que a loja on-line não possui ou possui nenhum produto. Em vez disso, uma loja dropshipping usa um fornecedor terceirizado para seus produtos e os entrega diretamente ao cliente a cada compra.
Este é um modelo de negócios atraente para muitos, porque você não precisa manter estoque ou comprar nenhum estoque antecipadamente. Ao contrário das formas tradicionais de varejo, as empresas de dropshipping não possuem nenhum de seus estoques. O dropshipping também permite que você teste produtos com facilidade e é relativamente simples iniciar um negócio de dropshipping sem muito capital.
Por que o marketing de dropshipping é tão importante?
Você precisa ter uma ótima estratégia de marketing para que sua loja dropshipping seja bem-sucedida. Isso ocorre porque você provavelmente não é a única pessoa que vende seus produtos online, então você precisa destacar sua loja. O marketing ajudará os clientes a confiar em sua empresa, o que também pode ser complicado para lojas de dropshipping que vendem produtos de outras pessoas.
Se você entrar no dropshipping, não estará diretamente envolvido nos produtos ou no atendimento. Isso significa que o marketing de sua empresa é a única coisa sobre a qual você tem controle total para ajudá-lo a expandir sua loja.
1. Adicione avaliações e avaliações de clientes ao seu site
Um dos maiores desafios que qualquer empresa de dropshipping enfrenta é construir a confiança de seu público. Os clientes costumam ficar céticos quando encontram uma nova loja dropshipping e precisam ter certeza da qualidade dos produtos antes de tomar a decisão de compra. É por isso que comentários e depoimentos claramente visíveis são tão importantes.
As avaliações ajudam os clientes a criar confiança, e ter avaliações positivas disponíveis torna muito mais fácil para os clientes tomarem a decisão de compra rapidamente.
Se você está apenas começando sua loja dropshipping, sempre pode tirar fotos do feedback do cliente da loja do seu fornecedor e publicá-lo em seu site. Isso é algo que muitos donos de lojas dropshipping da Aliexpress fazem. Depois de gerar algumas ótimas avaliações próprias, você pode substituir esse instantâneo por sua própria seção de avaliações.
2. Concentre-se em clientes de retargeting
98% dos visitantes do seu site de dropshipping não farão uma compra na primeira visita. Em vez de apenas esperar vendas dos 2% restantes e concentrar seus esforços de marketing em obter novo tráfego, você deve redirecionar todos os visitantes que estiveram em seu site.
O redirecionamento é quando você exibe anúncios relevantes e conteúdo de marketing para visitantes que estiveram em seu site, mas não realizaram nenhuma ação. Esses anúncios aparecem em outros sites depois que os visitantes saem de sua loja. Depois que os visitantes forem redirecionados, eles devem ter uma chance 70% maior de se tornarem clientes em seu site.
O retargeting de dropshipping bem-sucedido precisa usar anúncios gráficos cuidadosamente criados. Esses anúncios gráficos devem ter um título/gancho de redirecionamento claro que atraia o cliente. Isso pode incluir algo como “Ainda está interessado em me comprar?” com uma imagem do produto que o visitante estava olhando.
3. Concentre-se no Marketing de Conteúdo SEO
O blog é uma das melhores estratégias de marketing para qualquer negócio de dropshipping valer a pena. Claro, leva um pouco de tempo e esforço, mas também oferece excelente ROI . O blog é uma tática de marketing de baixo custo e, quando as postagens do seu blog começarem a classificar, você poderá enviar muito mais tráfego para sua loja dropshipping.
Além de poder oferecer conteúdo inspirador para ajudar seu público-alvo a fazer uma compra, o marketing de conteúdo do blog ajuda nos resultados da otimização de mecanismos de busca ( SEO ). Isso é essencial porque ter bons resultados de SEO significa mais tráfego gratuito para o seu negócio de dropshipping, o que significa mais vendas.
Para começar a blogar, você precisará escrever postagens úteis, perspicazes e interessantes que seu público-alvo desejará ler. Então você pode usar suas postagens para enviar mais tráfego para sua loja dropshipping.
Um bom conteúdo de blog deve incluir coisas como guias, postagens de resumo e qualquer coisa que seus clientes em potencial estejam interessados em ler. Por exemplo, se você administra uma empresa de dropshipping que vende produtos de surf, pode escrever uma postagem no blog sobre como configurar uma prancha de surf ou um guia com os truques de surf mais legais.
Como você otimiza seu blog de dropshipping para SEO?
Para ganhar os resultados da pesquisa, você precisará saber quais palavras-chave são mais importantes para sua estratégia de dropshipping. Você precisa ter certeza de escrever cada postagem de blog segmentando palavras-chave que seu público-alvo está pesquisando no Google. Você deve estar se perguntando como fazer isso, certo?
Existem muitas ferramentas excelentes de SEO disponíveis para ajudá-lo na pesquisa de palavras-chave. Estes incluem Ahrefs , Moz , Ubersuggest e Google Keyword Planner , para citar alguns.
Diferentes ferramentas têm seus próprios processos de pesquisa de palavras-chave, mas todas seguem a mesma ideia geral. Você digita uma palavra-chave relacionada ao seu negócio, como “equipamento de surf” ou “equipamento de surf”. Você pode acessar uma lista de palavras-chave relacionadas a essa palavra-chave. Escolha palavras-chave com alto volume de pesquisa que correspondam ao seu negócio de dropshipping e incorpore-as ao seu site.
Uma boa estratégia para o marketing de dropshipping é usar palavras-chave de cauda longa. Por exemplo, em vez de focar apenas em “equipamento de surf”, você pode incluir “melhor equipamento de surf para iniciantes”. Essas palavras-chave são mais específicas e têm maior probabilidade de ser o que seus clientes-alvo estão digitando.
Certifique-se de escolher palavras-chave com a intenção correta do usuário. Isso significa que suas palavras-chave devem ser coisas que os clientes em potencial pesquisarão (portanto, não segmente “aulas de surf” se você não as oferecer).
Algumas outras estratégias importantes de SEO para impulsionar sua loja dropshipping incluem obter backlinks , otimizar seus meta títulos e descrições ) e garantir que seu site dropshipping seja rápido e ofereça uma boa experiência ao usuário. Você também precisa garantir que as descrições de seus produtos sejam otimizadas para as palavras-chave corretas.
4. Utilize o marketing por e-mail
O marketing por e-mail é outra estratégia de marketing de dropshipping altamente eficaz que oferece um ótimo retorno sobre o investimento. O marketing por e-mail deve formar uma parte importante de qualquer estratégia de marketing de loja online, pois pode ser usado para:
- reter clientes
- Inspirar novos clientes a fazer uma compra
- Destaque ofertas especiais e promoções
- Transforme carrinhos abandonados em vendas (mais sobre isso depois)
- E mais!
Comece enviando um boletim informativo regular por e-mail. Você pode configurar formulários , pop- ups e outras táticas de geração de leads para atrair assinantes. Esses assinantes de e-mail agora entrarão nos primeiros estágios do seu funil de compras.
Você pode usar seu boletim informativo para enviar o conteúdo regular do seu blog, atualizações de notícias, bem como quaisquer ofertas e promoções especiais que você esteja realizando.
Uma boa tática é enviar imediatamente uma oferta de boas-vindas aos novos assinantes. Essa é uma das maneiras mais rápidas de fazer com que eles se tornem clientes. Com a ferramenta de marketing por e-mail certa , você também pode criar listas de e-mail personalizadas com base nas ações anteriores de seus clientes. Isso permite que você envie atualizações relevantes e ofertas especiais para os clientes certos.
Por exemplo, se você vendeu roupas de banho para clientes no verão, pode enviar a eles uma oferta especial de roupas de inverno relevantes quando as estações mudarem. Se alguém comprou uma prancha de surf na sua loja dropshipping, você pode fazer uma promoção nos acessórios para pranchas de surf que vende.
Todas essas comunicações por e-mail podem ser automatizadas . Isso ajuda você a executar estratégias de marketing de dropshipping bem-sucedidas no piloto automático, economizando muito tempo.
5. Desenvolva uma estratégia clara de marketing de mídia social
O marketing de mídia social pode ser uma das maneiras mais eficazes de promover sua loja dropshipping. No entanto, a mídia social também é um espaço altamente competitivo e você precisa criar sua estratégia de marketing de mídia social com sabedoria.
Comece escolhendo os melhores canais para o seu negócio de dropshipping e concentre-se neles. É melhor começar pequeno, concentrar-se em dois ou três canais e dar a esses canais a atenção que merecem. Para dropshipping, plataformas visuais como Pinterest e Instagram funcionam bem para destacar seus produtos.
Crie objetivos claros de mídia social e escolha as plataformas que melhor suportam isso. Postar conteúdo de vídeo curto nas mídias sociais, como Instagram Reels ou vídeos do TikTok , é uma excelente maneira de mostrar seus produtos em ação. Você também deve tentar reunir o máximo possível de conteúdo gerado pelo usuário e prova social. Isso ajudará sua marca de dropshipping a criar mais credibilidade e confiança. Trabalhar com embaixadores ou influenciadores da marca pode ser uma boa maneira de fazer isso acontecer.
6. Faça um Sorteio
Devido ao modelo de negócios de dropshipping de não ter estoque disponível, muitos vendedores não consideram brindes. No entanto, um sorteio bem organizado pode ajudá-lo a atrair muito mais clientes em potencial e tráfego para sua loja.
Existem muitos tipos diferentes de promoções sociais que você pode executar. Isso inclui coisas como concursos de fotos, concursos de hashtag, sorteios e muito mais. Com o tipo certo de concurso, você pode aumentar o tráfego para sua loja, aumentar o engajamento social ou seguidores, promover um produto específico, gerar uma lista maior de marketing por e-mail, aumentar o reconhecimento da marca e muito mais.
Para executar uma oferta bem-sucedida, você precisará escolher um prêmio adequado. Este deve ser um dos produtos mais vendidos que você oferece para ajudá-lo a atrair o número suficiente de participantes certos. Depois que o concurso terminar, você poderá enviar um código de desconto a todos os participantes. Isso provavelmente resultará em muitas conversões.
Para obter uma oferta de dropshipping bem-sucedida, você precisará certificar-se de usar a ferramenta de promoções sociais correta .
7. Encontre suas comunidades relevantes on-line e junte-se a elas
Se você deseja alcançar seus clientes, precisa saber onde eles estão. Uma das melhores maneiras de fazer isso é ingressar em comunidades online onde seus clientes existem e se conectar com eles. As lojas dropshipping geralmente se concentram em um nicho específico, portanto, ingressar em comunidades relevantes ajudará você a encontrar seus clientes exatos.
Alguns ótimos lugares para procurar seriam Reddit , Quora , grupos do Facebook ou eventos regulares de networking. São excelentes espaços para tirar dúvidas do seu público, divulgar sua marca e criar autoridade dentro do seu nicho.
Para comercializar sua loja dropshipping nessas plataformas, alcance seu público-alvo e responda a quaisquer perguntas que possam ter relacionadas ao seu nicho de dropshipping. Você pode usar sua resposta para vincular estrategicamente ao seu site. Apenas lembre-se de não ser excessivamente promocional aqui. Essas plataformas são mais eficazes quando você oferece valor genuíno ao seu público. Tente construir confiança e estabelecer autoridade dentro do seu nicho.
Por que sua loja online precisa de um nicho?
Praticamente qualquer loja online dropshipping é focada em um nicho . Ter um nicho muito claro ajuda você a construir um público e encontrar seus clientes exatos. Se você mirar muito, será complicado desenvolver uma estratégia de marketing clara que atraia os clientes em potencial certos. Ter um nicho bem definido também facilita o desenvolvimento de produtos melhores que possam interessar ao seu público.
Ao montar sua loja dropshipping e plano de marketing, tente tornar seu nicho o mais específico possível. Isso tornará muito mais fácil para sua empresa segmentar e atrair clientes. Mesmo que seja um nicho pequeno, você prefere ter uma participação maior em um mercado pequeno do que nenhuma participação em um mercado enorme.
8. Considere o marketing de vídeo
84% dos consumidores são convencidos a comprar um produto depois de assistir ao vídeo de uma marca. O marketing de vídeo é uma das formas mais poderosas de atrair a atenção do seu público e fazer com que mais pessoas se interessem pelo que você vende. Isso é particularmente relevante quando se trata de produtos físicos.
Você pode usar o vídeo para mostrar como seus produtos de dropshipping podem ser usados na vida real. Publique vídeos dos produtos em uso, crie vídeos de instruções e use vídeos para oferecer uma impressão mais realista da aparência real do produto. Isso ajudará a envolver seu público e criar confiança.
Seu vídeo pode ser compartilhado em seus canais de mídia social, postado em sua conta do YouTube ou usado em campanhas publicitárias. Você pode até fazer com que outros criadores de conteúdo desembalem ou revisem seus produtos por meio de vídeos. Isso ajudará você a gerar algumas provas sociais importantes .
9. Atraia mais clientes com publicidade paga
Conseguir muito tráfego orgânico é difícil. A publicidade paga pode fazer uma enorme diferença no marketing e nas vendas de dropshipping. Os anúncios não apenas tornam seus produtos mais visíveis, mas também permitem que você atinja um público muito específico de clientes em potencial.
A publicidade paga nas mídias sociais oferece algumas das melhores possibilidades para atingir seu público-alvo exato. Você pode exibir anúncios do Facebook, anúncios do Instagram e anúncios do TikTok perfeitamente personalizados para seu público, metas e orçamento. Você pode escolher os interesses, local, idade e muito mais do seu público para garantir que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas certas.
Uma ótima estratégia de anúncio para dropshipping é veicular anúncios com um código de desconto. Isso dá ao seu público mais motivos para visitar sua loja e fazer uma compra. Direcionar anúncios para sua lista de contatos também é uma boa estratégia porque é mais fácil vender para seus assinantes que já demonstraram interesse em seu negócio.
10. Use upselling e cross-marketing para aumentar suas vendas
O custo de aquisição de novos clientes e geração de novas vendas é muito maior do que o upselling para clientes existentes. Também há uma chance muito maior de vender para pessoas que já confiam em sua marca do que para um público completamente novo.
Upselling e cross-marketing permitem que você aproveite ao máximo cada transação de dropshipping. Esses processos incentivam as compras por impulso, o que pode aumentar muito sua receita.
Para fazer vendas adicionais ou vendas cruzadas para sua loja dropshipping, você deve oferecer produtos recomendados aos clientes antes que eles façam o check-out. Por exemplo, se um cliente adicionar uma TV ao carrinho, tenha um sistema de som surround e suporte para TV como produtos recomendados. Você também pode oferecer uma seção “clientes que compraram este produto também gostam…” para fazer com que seus clientes comprem mais. O cliente já tomou a decisão de compra, então há uma boa chance dele ficar feliz em aumentar sua compra.
11. Saiba como recuperar carrinhos abandonados
Ser capaz de transformar carrinhos abandonados em vendas fará uma grande diferença em sua receita de dropshipping.
Muitos fatores diferentes podem fazer com que os clientes abandonem seus carrinhos. Isso pode incluir coisas como ter muitas etapas durante o processo de checkout, não oferecer informações suficientes ou ter custos de entrega muito altos. Otimizar o processo de checkout com etapas curtas e fáceis e oferecer claramente todas as informações que seus clientes precisam fará uma grande diferença.
Outra estratégia útil é fazer uso de notificações de carrinho abandonado . Coisas como notificações push, e-mails automatizados de carrinho abandonado ou notificações por SMS podem ajudá-lo a recuperar carrinhos e fazer mais vendas.
Quando um cliente chega até a página de checkout, ele é um comprador interessado. Isso significa que o envio de notificações relevantes de carrinho abandonado pode ser incrivelmente eficaz para fazer com que o cliente retorne e conclua a venda.
12. Certifique-se de que seus clientes voltem para mais
O dropshipping ainda é um negócio no qual muitos consumidores não confiam totalmente. A melhor coisa que você pode fazer para melhorar sua reputação e aumentar sua loja dropshipping é oferecer uma excelente experiência ao cliente. Isso resultará em mais referências, melhor marketing boca a boca e mais clientes existentes voltando para mais compras.
Existem muitas maneiras diferentes de você conseguir isso. Em primeiro lugar, certifique-se de que o atendimento seja o mais rápido e eficiente possível. Tente enviar os produtos o mais rápido possível e ofereça uma taxa de entrega que deixe seus clientes satisfeitos. Depois que o produto for entregue, faça o acompanhamento com os clientes, solicitando uma avaliação ou feedback.
O dropshipping bem-sucedido requer um bom fornecedor. Se você não está trabalhando com alguém que não oferece produtos de alta qualidade e entregas rápidas, seu negócio de dropshipping terá dificuldade para decolar.
Conclusão
O modelo de dropshipping pode parecer uma maneira realmente simples de entrar no comércio eletrônico. No entanto, obter o dropshipping da maneira certa requer muita dedicação e as táticas de marketing certas. Existem tantas empresas de dropshipping que falham porque não conseguem comercializar suas lojas adequadamente.
Se você deseja entrar no mercado de comércio eletrônico em rápido crescimento sem ter que manter nenhum estoque, o dropshipping é para você. Siga as táticas de marketing listadas acima e você estará no caminho certo para preparar seu negócio de dropshipping para o sucesso.