O que é Dropshipping? Tudo o que você precisa saber
O dropshipping é um modelo de negócios de varejo online em que o varejista não precisa manter estoque dos itens que está vendendo. Se você adora vender, mas fica desanimado com a ideia de manter e pagar por uma loja, depósito e outras despesas gerais, o dropshipping pode ser a solução para você.
Neste artigo, falaremos sobre o que é dropshipping, como funciona, suas vantagens e limitações.
O que é Dropshipping?
Dropshipping é um modelo de negócios usado principalmente por varejistas de comércio eletrônico que não estocam o estoque. É um método de atendimento em que um varejista recebe pedidos de produtos listados na fachada da loja, que são encaminhados ao fornecedor para envio.
Esta é uma situação vantajosa para varejistas e fornecedores, pois eles podem se concentrar apenas no processo de negócios em que são especialistas – os varejistas podem cultivar relacionamentos com clientes e os fornecedores manter estoque e enviar produtos. Dropshipping é usado globalmente por atacadistas e fabricantes para vender seus produtos.
Dropshipping é ótimo para novos empreendedores
O dropshipping é um ótimo modelo de negócio para empreendedores que são bons em vendas porque não precisam se preocupar em manter estoque ou lidar com remessas. Eles só precisam escolher o fornecedor certo com os processos certos para enviar os pedidos. E então eles podem voltar a se concentrar em:
- Criando uma loja online incrível
- Encontrar produtos populares para listar em sua loja
- Gerando toneladas de tráfego para a loja
- Converter os visitantes em clientes e, em seguida, repetir os clientes
Como funciona o dropshipping?
O processo de dropshipping consiste em quatro etapas simples:
- O cliente faz um pedido ao varejista.
- O varejista processa o pedido e o encaminha ao fornecedor.
- O fornecedor atende o pedido em seu depósito.
- O fornecedor envia o pedido ao cliente.
Se o cliente estiver satisfeito com o produto que recebe, está tudo bem. O varejista deve usar o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para cultivar o relacionamento e incentivar pedidos futuros.
No entanto, surgem complicações quando o cliente não está satisfeito com o produto e deseja devolvê-lo. Chegaremos a isso daqui a pouco, enquanto discutimos as limitações do dropshipping.
Prós e Contras do Dropshipping
Todo modelo de negócio tem suas vantagens e desvantagens. Vamos mergulhar nos prós e contras do dropshipping para ver se ele se adapta ao seu modelo de negócios.
Vantagens do Dropshipping
- Custos iniciais mais baixos. Como uma empresa de dropshipping, você não precisa investir muito para alugar uma loja, estocar estoque ou pagar funcionários. Tudo o que você precisa é de uma frente de loja online onde você possa direcionar os clientes e vender seus produtos. Esta loja online pode ser seu próprio site ou em plataformas populares de comércio eletrônico , como Amazon, Shopify ou Squarespace.
- Fácil de começar. Administrar um negócio de comércio eletrônico se torna muito mais fácil quando você não precisa adquirir, manter e fornecer produtos. Você pode configurar uma loja online em apenas 15 minutos. A configuração dos processos em segundo plano, como aceitar pedidos, processar pedidos, encaminhar ao fornecedor e aceitar e efetuar pagamentos, pode levar mais alguns dias. Mas quando você compara com o início de uma loja física de varejo, é muito mais fácil iniciar as operações de dropshipping.
- Sem gerenciamento de estoque. Com o dropshipping, você não precisa se preocupar em manter estoque, lidar com remessas e devoluções, etc.
- Flexibilidade nas operações comerciais. Como suas operações completas estão online, você pode configurá-las de qualquer lugar. Tudo o que você precisa é de um laptop e uma boa conexão com a Internet.
- Flexibilidade na oferta de produtos. Como você não está mantendo o estoque sozinho, é muito mais fácil diversificar para outros produtos dependendo da demanda.
- Escalabilidade. Como a única coisa que você está fazendo é anunciar e aceitar pedidos, escalar as operações é muito mais fácil. Tudo o que você precisa é de uma plataforma robusta que possa lidar com o tráfego e aceitar pedidos. É o fornecedor que precisa se preocupar com o manuseio de remessas e devoluções, portanto, escolha um fornecedor que possa escalar rapidamente à medida que sua empresa cresce.
Limitações do Dropshipping
Muitos dos fatores que tornam o dropshipping uma proposta comercial lucrativa também têm desvantagens. Certifique-se de considerar isso antes de se comprometer com uma configuração de dropshipping.
- Alta competição. Devido às barreiras de entrada mais baixas, a concorrência é muito alta no negócio de dropshipping. Dezenas de empresas podem estar oferecendo o mesmo produto que você. O produto não pode ser um fator de diferenciação, então você precisa focar em coisas como a experiência do cliente para se destacar.
- Menos controle sobre estoque e remessa. Como é o fornecedor o responsável por manter o estoque e enviar os produtos, você não tem muito controle sobre a disponibilidade do produto ou sua qualidade.
- Margens baixas. Como há uma forte concorrência no mercado, as margens são muito baixas para empresas de dropshipping. Você precisa operar em volumes para obter um bom lucro.
- Personalizações limitadas. Como você não é o responsável pelo envio de produtos aos clientes, você não está em posição de personalizar produtos ou fornecer serviços de valor agregado para melhorar a experiência do cliente.
- Suporte ao cliente desafiador. Como mencionado anteriormente, tudo está bem quando o cliente está satisfeito com o produto recebido. Porém, no momento em que precisam devolver ou trocar o produto, fica difícil coordenar a devolução com o fornecedor de forma que deixe o cliente satisfeito.
O Dropshipping é ideal para você?
Um negócio de dropshipping é fácil de iniciar e operar. No entanto, você precisa refletir sobre muitas coisas para decidir se o dropshipping é ideal para você:
- Você tem a mentalidade certa para iniciar um negócio de varejo?
- Você está disposto a dedicar o tempo necessário para o sucesso?
- Já testou sua ideia de negócio?
- Você tem os recursos e as habilidades necessárias para administrar um negócio online?
- Você está pronto para aprender à medida que avança e otimizar seus negócios de acordo?