Quão eficaz é a Rede de Display do Google e vale a pena?
No mundo da publicidade online, não é surpresa que o Google esteja entre os melhores dos melhores. Eles têm tanta saturação de mercado, tanto reconhecimento de nome e tanta confiança que todo mundo que é alguém (e que se encaixa em suas regras) os usa. Isso também não é apenas publicidade de pesquisa; O Google tem o poder de sua enorme Rede de Display por trás deles. Então, o que é e vale a pena usar? Ou está muito saturado para valer a pena?
O que é a Rede de Display do Google?
O principal produto de anúncios do Google oferece posicionamento na pesquisa na web do Google, e é basicamente isso. Se você deseja obter seu conteúdo em outras propriedades de propriedade do Google, como YouTube ou Gmail, ou deseja obter uma fatia dos anúncios gráficos que vê em sites em toda a web, precisa usar a Rede de Display do Google.
A Rede de Display do Google foi originalmente lançada em 2003 como um produto complementar ao Google AdWords, mas ambos foram lançados no cabeçalho geral do Google Ads.
A Rede de Display do Google inclui anúncios em vídeo do YouTube , bem como anúncios em propriedades do Google, como o Gmail . Também inclui qualquer site que use o lado do Google AdSense do Google Ads, ou seja, a capacidade de ganhar dinheiro com os anúncios gráficos do Google. Segundo o Google , isso inclui mais de 2.000.000 de sites na web e, segundo a Comscore, atingem mais de 90% dos internautas. Isso é muito! A internet tem muitos usuários , caso você não saiba.
Se você se lembra da DoubleClick, a antiga rede de anúncios fundada em 1996 e usada para uma grande parte dos anúncios online, também fazia parte da Rede de Display do Google. Digo “era” porque não é mais um produto independente. Em 2018, o Google a fundiu com o restante de sua Rede de Display para se tornar apenas mais uma parte da plataforma geral de marketing do Google.
A Rede de Display do Google em geral é incrivelmente massiva , e isso é bom e ruim. É bom porque significa que você pode acessar tudo, desde um pequeno blog de pequeno porte com 10 leitores até grandes marcas globais por meio da mesma rede. É ruim porque, com tanto disponível, pode ser muito fácil desperdiçar muito dinheiro antes de sua estratégia de marketing ser ajustada para ser eficaz.
Os benefícios da Rede de Display do Google
Há muitos benefícios em usar a Rede de Display do Google, embora alguns deles sejam mais óbvios do que outros, e alguns são tão óbvios que você geralmente não pensa neles como benefícios.
Em primeiro lugar, a Rede de Display é enorme . Você tem acesso a milhões de sites onde seu anúncio pode ser exibido, e muitos desses sites podem ter centenas ou milhares de páginas que recebem tráfego regularmente. Há uma quantidade incrível de visualizações em potencial por aí.
Você também tem acesso a uma tonelada de posições de publicidade móvel. Entre as várias redes de anúncios que o Google comprou ou criou ao longo dos anos estão as redes de anúncios móveis que atingem milhões de aplicativos, variando de poucos ou nenhum usuário até alguns dos aplicativos mais populares nas lojas de aplicativos. Isso também não se limita aos aplicativos Android! Qualquer desenvolvedor de um aplicativo em qualquer plataforma, desde que não tenha sido colocado na lista negra por algum motivo, pode adicionar anúncios do Google a seu aplicativo.
Outro benefício é que as pessoas tendem a confiar no Google , talvez até mais do que deveriam. É fácil para o Google fazer com que as pessoas criem anúncios em seus sites, e é mais provável que as pessoas queiram clicar em um anúncio do Google porque sabem que o Google não permitirá que algum malware horrível entre em sua rede. Bem, geralmente. Mais sobre isso mais tarde.
O Google colhe uma tonelada de informações pessoais sobre as pessoas e rastreia uma tonelada dessas informações, portanto, perde apenas para o Facebook em termos de opções de segmentação precisas para seus anúncios. Isso significa que você pode segmentar anúncios com base em :
- Tópico, que é semelhante à segmentação por palavra-chave, mas tende a ter pacotes de palavras-chave semelhantes e relacionadas, em vez de depender de você para configurar suas próprias listas de palavras-chave.
- Interesse, que se baseia fortemente nos dados do usuário e nos tipos de conteúdo que esses usuários individuais tendem a visualizar.
- Colocação, que é exatamente o que você pensa que é.
- Contextual, que é uma segmentação baseada em palavras-chave com otimização em evolução.
- Dados demográficos, que são sua lista usual de idade, sexo, renda, educação, status parental e outras informações.
E você pode sobrepô-los, para ter diferentes seleções de segmentação para diferentes categorias simultaneamente. Isso permite que você seja muito restrito e preciso com sua segmentação, enquanto potencialmente alcança milhões de pessoas que se encaixam nessa definição. É muito, e é seriamente impressionante.
Você também pode, por meio da Rede de Display do Google, escolher sites específicos nos quais deseja anunciar, em vez de apenas categorias amplas ou nichos. Digamos que você pagou algum dinheiro para publicar anúncios em uma revista impressa; você pode usar a Rede de Display do Google para segmentar o site dessa revista e colocar seus anúncios lá também, desde que o site da revista use anúncios do Google. É uma ótima maneira de adicionar consistência às suas campanhas publicitárias.
Se você é um anunciante mais ativo, também pode deixar o Google fazer muito do trabalho braçal para você. Eles têm algoritmos e aprendizado de máquina para fazer posicionamentos automáticos, que podem executar e otimizar seus anúncios para um efeito decente. Nem sempre são as melhores escolhas possíveis em todos os momentos, mas ainda é muito bom.
Outro benefício que gosto de mencionar é que o Google possui um sistema de remarketing extremamente eficaz . Quando as pessoas veem seus anúncios e clicam neles para visitar seu site, mesmo que não comprem nada, elas são adicionadas a uma lista de remarketing. Você pode usar essa lista para segmentar essas pessoas específicas com anúncios mais tarde na linha. Alguém que visitou seu site verá seus anúncios em outros sites, mesmo que você nunca tenha visto esses sites e eles não tenham nada a ver com você. Isso lembra a esses usuários que eles tinham interesse em você e podem voltar para converter mais tarde, quando chegar a hora.
Um benefício final que posso mencionar é que é muito fácil começar a usar os anúncios do Google. Você não precisa garantir $ 3.000 em gastos mensais ou ter um site com mais de um milhão de visualizações ou qualquer coisa para fazer parte da rede. É por isso que é tão grande; a barreira à entrada é muito baixa.
As desvantagens da Rede de Display do Google
A primeira e principal desvantagem da Rede de Display é que ela é enorme. Isso se manifesta como um problema de algumas maneiras diferentes.
Uma dessas maneiras é que, apesar de muitas proteções algorítmicas, o Google não pode policiar cada anúncio que passa por seu sistema. Houve inúmeras instâncias de anúncios maliciosos sendo exibidos em sites por horas ou dias antes de serem resolvidos. Isso é um problema para os proprietários de sites, e alguns proprietários de sites optam por usar outras redes de anúncios em vez do Google para não terem que lidar com isso.
Outro problema é que, em muitos casos, a concorrência pode ser muito acirrada . Algumas das palavras-chave e canais de segmentação mais competitivos são extremamente caros e podem acabar cobrando US$ 10 ou mais por clique. Algumas das palavras- chave mais caras do Google custam US$ 30 ou mais! Isso também se aplica a canais premium em sites específicos. Se a Forbes estivesse exibindo anúncios do Google, você acha que seria fácil conseguir uma colocação? Eu duvido.ZZZSeu blog está gerando negócios para você? Se não,
vamos consertar isso.
Criamos conteúdo de blog que converte – não apenas para nós, mas também para nossos clientes.
Nós escolhemos tópicos de blog como fundos de hedge escolhem ações. Em seguida, criamos artigos 10 vezes melhores para ganhar o primeiro lugar.
O marketing de conteúdo tem dois ingredientes – conteúdo e marketing. Conquistamos nossa faixa-preta em ambos.Se você administra um negócio baseado na Internet e deseja crescer, agende uma ligação para falar com nosso fundador:
Além do problema da concorrência, você também precisa se preocupar com as taxas de conversão . Alguns segmentos da Rede de Display do Google são de conversão muito baixa, porque segmentam pessoas que provavelmente não têm dinheiro para gastar ou porque são apenas interrupções. Por exemplo, existem milhões de aplicativos móveis com anúncios neles, e o usuário médio ignora esses anúncios o máximo possível.
É como a cegueira de banner . O que é, não por acaso, outra desvantagem dos anúncios do Google. Você definitivamente já viu anúncios do Google, e ver anúncios do Google significa apenas que você já está acostumado com eles. Eles realmente não mudam muito de site para site, em termos de formato e posicionamento, então eles são fortemente vítimas de cegueira de banner.
Provavelmente, o maior problema com a Rede de Display do Google tem a ver com a concorrência sem escrúpulos mais do que qualquer coisa. Semelhante ao SEO negativo, existem pessoas por aí que oferecem cliques de bot ou redes de freelancers usando VPNs para parecerem espectadores legítimos. Essas pessoas clicarão nos anúncios sob demanda, mas, como não são pagas para comprar, nunca convertem.
Então, o que acaba acontecendo é que um de seus concorrentes percebe que você está pagando por anúncios que estão aumentando a concorrência e, portanto, seus custos, e levando o tráfego que eles desejam. Então, eles pagam uma dessas redes obscuras para clicar em seus anúncios várias vezes. Você tem que pagar pelos cliques – que o Google não está filtrando porque parecem legítimos – mas você não obtém nenhuma conversão deles.
A intenção é drenar seu orçamento e tirar você do espaço, e pode ser extremamente eficaz em muitos casos. Não há muito que você possa fazer sobre isso, exceto talvez entrar em contato com o Google sobre fraude de cliques, com registros mostrando um aumento incomum no tráfego sem aumento nas conversões e nenhuma alteração em seus anúncios. Mesmo assim, não há garantia de que o Google poderá fazer algo a respeito de uma maneira que o ajude.
A fraude de cliques também acontece no sentido mais tradicional, em que os proprietários de sites executam os mesmos tipos de bots em seus próprios anúncios. Seu objetivo é ganhar sua comissão sobre os cliques, embora isso seja mais fácil de rastrear e prevenir do lado do Google. Definitivamente, é motivo para um editor ser banido, no mínimo.
A Rede de Display do Google é eficaz?
Deixando de lado a fraude de cliques, a Rede de Display do Google é eficaz e vale a pena usá-la? Eu diria que sim.
Claro, a fraude de cliques é um problema. A fraude de cliques será um problema em praticamente todas as redes de publicidade. Em qualquer lugar onde os editores possam ser pagos por anúncios que recebem cliques, as pessoas tentarão enganar os cliques. O Google, pelo menos, tem uma detecção bastante sofisticada, então as redes de bots que vendem a capacidade de enganar o Google são correspondentemente mais caras, fazendo com que valha menos a pena.
E isso é realmente apenas um problema de uma plataforma perfeitamente boa. Se você, como anunciante, perceber que está ocorrendo um aumento no tráfego sem conversões, geralmente poderá rastrear o site que está referindo todos esses cliques e colocá-lo na lista negra nas configurações do anúncio. Existem ferramentas para ajudá-lo a gerenciar seus anúncios para evitar isso também.
Enquanto isso, os anúncios do Google tendem a ser bastante baratos simplesmente devido ao grande número de editores por aí. Realmente não importa se uma conversão veio de um pequeno blog com 100 leitores ou de um gigantesco site com milhões de acessos diários. Uma conversão é uma conversão, certo?
A variedade de ferramentas que o Google disponibiliza para você, além da maneira como a Rede de Display do Google e sua rede de pesquisa se conectam, além da maneira como tudo se vincula ao Google Analytics, o torna uma ferramenta muito integrada. Também é muito fácil de usar e está extremamente bem documentado em toda a Internet. Qualquer dúvida que você possa ter pode ser respondida em algum lugar on-line e, caso contrário, a central de ajuda do Google é ótima e o suporte é receptivo.
Como acontece com todas as redes de anúncios, no entanto, é como você as usa que realmente importa. Você pode usar a Rede de Display do Google para ganhar muito dinheiro ou pode usá-la de uma maneira que lhe custa muito dinheiro e o bane.
Dicas para usar a Rede de Display do Google
Não sou de forma alguma uma expectativa de primeira linha com a Rede de Display do Google, mas sei uma ou duas coisas. Aqui estão algumas dicas, em nenhuma ordem específica.
Primeiro, considere fazer uma pesquisa restrita e exibir anúncios apenas em sites específicos e relevantes. Uma das piores coisas com a publicidade online é a pouca relevância que existe entre o conteúdo de um site e o conteúdo de um anúncio. Se estou em um site sobre cuidados com o gramado, não quero ver anúncios sobre videogames.
Da mesma forma, certifique-se de manter um controle estreito sobre sua segmentação demográfica . Todo esse trabalho que você gasta criando personas de compradores e configurando resumos demográficos é importante, não se engane. Lembre-se de que ter cinco campanhas restritas segmentando 1.000 pessoas cada uma é melhor do que uma campanha ampla segmentando 5.000 pessoas. Seu objetivo é otimizar as conversões, não obter o alcance mais amplo.
Você também deve se lembrar de que a Rede de Display do Google provavelmente será uma das muitas estratégias de publicidade complementares. A publicidade gráfica (em geral) não será tão boa quanto algumas outras formas de marketing, incluindo divulgação social e direta. Vale a pena usar, mas não será sua única via de marketing, nem de longe.
E, é claro, você deve ficar de olho nas métricas diariamente para garantir que não está se tornando alvo de fraude de cliques. Definir limites de gastos pode ajudar a proteger seu orçamento e garantir que você esteja obtendo retornos reais é um requisito.
Você tem dicas para fazer bom uso da Rede de Display do Google? Ou você teve uma experiência ruim com ele e prefere avisar as pessoas? De qualquer forma, deixe-os nos comentários, adoraria ouvir de você.