4 principais configurações da GDN para verificar se há gastos com anúncios mais inteligentes
Uma das reclamações mais comuns que ouço sobre a Rede de Display do Google (GDN) é que ela é um devorador de dinheiro.
E isso pode ser verdade às vezes!
Mas então, o mesmo pode ser dito de qualquer outra rede de anúncios – se não for abordado com cuidado.
Portanto, não há necessidade de evitar a GDN por excesso de cautela.
Mas você deve manter o controle das configurações da conta que podem aumentar o gasto do seu orçamento se você não for cuidadoso.
Quais configurações você precisa prestar muita atenção?
Neste artigo, destacarei quatro configurações nas quais você deve ficar de olho para controlar seus gastos com anúncios da GDN.
1. Segmentação automatizada
A configuração de segmentação automatizada tem nos causado todos os tipos de problemas recentemente.
Quando o Google começou a lançar sua nova interface de usuário, também começou a inscrever automaticamente as campanhas da GDN na segmentação automática.
A segmentação automatizada está disponível em dois tipos: conservadora e agressiva.
As campanhas da Rede de Display são inscritas automaticamente na segmentação conservadora, com exceção das campanhas de promoção de aplicativos para Android (que têm como padrão a segmentação agressiva).
Com base no nome, você pode pensar que a segmentação conservadora é exatamente isso – conservadora.
Mas descobrimos por experiência que nem sempre é esse o caso.
Fomos avisados pelo Google de que essa mudança estava chegando. Por isso, estamos de olho nas nossas contas.
Mesmo assim, fomos surpreendidos por um aumento significativo no tráfego de uma das contas de nossos clientes.
Aqui está a atividade que vimos nos últimos 30 dias:
Como você pode ver neste gráfico, vimos um grande aumento nos cliques quando o Google inscreveu automaticamente a conta na segmentação automática na configuração “conservadora”.
Assim que invertemos a configuração, os números de cliques voltaram a cair.
Então, por que estávamos recebendo tantos cliques?
Fizemos algumas escavações.
Descobrimos que o anúncio estava gerando milhares de impressões na configuração de segmentação automatizada.
Como resultado, passamos de cerca de cinco cliques por dia para 40 cliques por dia!
Mais alarmante, descobrimos que o anúncio estava impressionando em sites de namoro – mas o anúncio (e as páginas que estávamos segmentando para esta campanha de remarketing) é para um dispositivo médico de ultrassom!
A princípio, me perguntei se havia cometido algum tipo de erro ao configurar a campanha. Afinal, posicionamentos estranhos não são inéditos no remarketing.
Mas não, a única mudança foi que o Google inscreveu a campanha na segmentação automática, com “conservador” como configuração.
O que é surpreendente, porque quando você lê sobre segmentação automatizada conservadora em remarketing na ajuda do Google Ads, a descrição parece bastante razoável:
Remarketing. Se sua lista de remarketing for para pessoas que visitam sites de viagens sobre o Japão, a segmentação conservadora pode se estender a pessoas que visitam sites sobre destinos turísticos de Tóquio. A segmentação agressiva pode ir além, se os dados permitirem — ela pode se expandir independentemente da segmentação manual com base nas conversões previstas.
Mas isso ainda nos deixa imaginando o que o equipamento de ultrassom tem a ver com o Match.com.
Como alterar suas configurações de segmentação
Desnecessário dizer que nos movemos rapidamente para alterar essa configuração. Acontece que não foi fácil de encontrar!
Para desativar esse recurso, você precisa ir para o nível do grupo de anúncios.
Aqui estão as instruções do Google :
Alterar as configurações de segmentação automática
- Clique em Exibir campanhas no painel de navegação.
- Encontre sua campanha e clique nela.
- Clique no grupo de anúncios para o qual deseja ajustar a segmentação.
- Clique em Configurações no menu da página.
- Clique em Editar segmentação do grupo de anúncios.
- Em “Segmentação automatizada”, selecione uma das três opções:
- Sem segmentação automática: você terá que segmentar seus anúncios manualmente.
- Automação conservadora: concentra a segmentação em contextos estreitamente relacionados ao seu grupo de anúncios e ajuda você a permanecer abaixo do custo por cliente atual. Pode ser usado com remarketing.
- Automação agressiva: aplica mais variação à sua segmentação para alcançar mais clientes e pode ser usada com remarketing.
Obviamente, para desativar a segmentação automatizada, você escolheria “sem segmentação automatizada”.
Como o Google está lançando lentamente esse recurso, capturar essas mudanças é um desafio.
Basicamente, você precisa auditar suas contas continuamente para detectar a inscrição automática assim que ela ocorrer – e antes de obter muitos cliques.
2. Segmentação por local
Na GDN, você tem algumas opções quando se trata de segmentação por local . Do Google:
As opções de localização permitem incluir ou excluir pessoas com base em:
- onde eles provavelmente estarão fisicamente localizados
- os lugares em que demonstraram interesse.
Por padrão, a segmentação por local inclui locais físicos e locais de interesse, mas os anunciantes avançados podem usar essas opções para limitar sua segmentação a qualquer um deles.
Por exemplo, digamos que você esteja vendendo um passeio panorâmico de helicóptero em Las Vegas. Você pode optar por segmentar seus anúncios para pessoas localizadas fisicamente em Las Vegas ou pessoas localizadas em outro lugar, mas que demonstraram interesse em Las Vegas (ou ambos).
Se sua análise de vendas mostrar que a maioria das pessoas se inscreve para esses passeios depois de chegar à cidade (e não com antecedência), faria sentido limitar sua segmentação a “pessoas na minha região”.
No entanto, a configuração padrão na GDN segmenta de forma mais ampla “pessoas na minha localização ou interessadas na minha localização”.
Muitas vezes, manteremos essa configuração mais ampla para campanhas da Rede de Pesquisa. Mas na GDN, geralmente vamos mais restritos e mudamos para apenas “pessoas na minha localização”.
Caso contrário, geralmente obtemos um aumento nos cliques sem um aumento correspondente nas conversões.
3. Segmentação por dispositivo
Você pode ter um bom motivo para anunciar em aplicativos e dispositivos móveis. Se você fizer isso, então, por favor, continue fazendo isso.
Mas muitas vezes omitimos esses dispositivos ou ajustamos os lances para baixo na GDN porque não vimos um bom desempenho aqui.
Não sabemos ao certo por que esse é o caso. Pode ser porque muitos de nossos clientes estão vendendo business to business e o processo de vendas é mais complexo.
Ninguém vai comprar um software corporativo complicado e caro em um dispositivo móvel, por exemplo.
Também achamos que os anúncios gráficos em dispositivos móveis estão frequentemente sujeitos a um grande número de “cliques acidentais” — quando uma pessoa clica acidentalmente em um anúncio quando tudo o que ela realmente queria fazer era rolar a página para baixo. (Isso acontece comigo o tempo todo!)
Portanto, ao não segmentar propositalmente aplicativos ou dispositivos móveis na GDN, você pode economizar algum orçamento.
4. Exclusões de categoria de conteúdo e site
As exclusões de categorias de conteúdo e site não são novidade, mas são importantes o suficiente para serem mencionadas.
Assim que você configurar uma conta GDN, vá para “exclusões de categoria de site” nas configurações e exclua todos os sites (ou categorias de site) onde você não deseja que seus anúncios sejam exibidos.
Veja o que o Google diz sobre exclusões de conteúdo :
As configurações de exclusão de conteúdo permitem que você desative a exibição de seus anúncios ao lado de determinadas categorias de sites, vídeos e aplicativos para celular que podem não ser apropriados para sua marca ou atender às suas metas de publicidade.
As categorias incluem coisas como tragédia e conflito, palavrões e conteúdo sexualmente sugestivo.
Você também pode fazer upload de listas de sites que deseja excluir especificamente. Fizemos isso para alguns clientes que desejam garantir que seu conteúdo não seja exibido em sites que contradigam seus valores fundamentais.
Felizmente, essa tarefa se tornou muito mais fácil recentemente.
Agora, você pode definir essas exclusões no nível da conta (e não apenas no nível da campanha), o que é incrível:
Sobre exclusões de conteúdo no nível da conta
As exclusões de conteúdo no nível da conta permitem que você defina exclusões que se aplicam a toda a sua conta. Isso significa que você pode definir exclusões de conteúdo uma vez nas configurações de sua conta e elas serão aplicadas a todas as campanhas (existentes e novas) em sua conta.
Observação: o controle das exclusões de conteúdo no nível da conta só está disponível na nova experiência do Google Ads
Ao excluir esses sites, você ajuda a reduzir seus gastos com anúncios.
Além disso, se seus anúncios forem exibidos em um site que contradiz o que sua empresa representa, as chances de conversão desse anúncio são mínimas.
Use suas configurações da GDN para manter o controle de seu orçamento
Embora todas as configurações de rede de anúncios sejam importantes, essas quatro são particularmente cruciais para reduzir o gasto com anúncios na GDN.
Uma configuração mal colocada pode resultar em muitos cliques rapidamente!
Portanto, fique de olho nas configurações descritas acima – e continue monitorando os recursos on-line do setor, como o Search Engine Journal, para identificar novos à medida que surgirem.