O que é marketing digital: os 3 componentes básicos

Muitos profissionais de marketing lutam para entender as complexidades do marketing digital – e não é de admirar o porquê. Especialistas na área tendem a operar como se seu público fosse digitalmente fluente. Eles dirão termos de nicho sem explicação, deixando os profissionais de marketing coçando a cabeça ou fingindo compreensão.

Você nunca deve ter medo de perguntar “como”, “o quê” ou “por que” quando se trata de marketing digital. Para ajudá-lo a aprender o básico, elaboramos um roteiro que lhe dará uma visão panorâmica dessa paisagem complexa.

Em seu nível mais alto, o marketing digital possui três componentes principais: geração de leads, captura de leads e nutrição de leads.

Curso de Marketing Digital para Iniciantes 2.0

Fase 1: geração de leads

O primeiro passo para o marketing digital é conceber e executar uma estratégia de geração de leads que atraia as pessoas certas para mais perto de sua marca. Trata-se de escolher mensagens, segmentação e táticas ideais para falar com seu público. De SEO a anúncios sociais, há muitas maneiras de fazer isso.

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

SEO é a otimização do seu site para ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa (como o Google). Uma boa classificação de pesquisa permite que sua marca obtenha mais exposição e gere mais tráfego orgânico.

Existem muitos fatores que afetam o SEO, principalmente relacionados à maneira como seu site é escrito e codificado. Elementos como mensagens, velocidade da página, backlinks, UX e capacidade de resposta afetam sua classificação de pesquisa.

Marketing de busca (SEM)

Captura de tela da pesquisa do Google por "entrega de pizza em Boston"

SEM é o uso de publicidade paga para ganhar mais visibilidade nos motores de busca. Se você já viu resultados de mecanismos de pesquisa que dizem “anúncio” ao lado deles, você testemunhou o SEM.

Os profissionais de marketing fazem lances em palavras-chave que são mais lucrativas para seus negócios, permitindo que seu site e conteúdo apareçam mais nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Por natureza, os resultados do SEM não são orgânicos, mas os resultados acontecem muito mais rapidamente do que com o SEO.

redes sociais pagas

Social pago é o uso de publicidade paga para atingir seu público-alvo nas mídias sociais. Plataformas como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram oferecem opções robustas de anúncios, permitindo que você alcance públicos hiperespecíficos com conteúdo e ofertas de marca.

Fase 2: Captura de leads

Depois de atrair o público certo para o seu conteúdo, você deve garantir que sua presença digital seja otimizada para gerar conversões. Afinal, o tráfego que você produziu na fase de Geração de Leads não significa nada se esses usuários não converterem.

Local na rede Internet

Um site de classe mundial é a chave para gerar conversões. Mensagens impecáveis, design impecável, UX estratégico e código forte se unem para tornar seu site uma máquina de marketing. Depois que os usuários acessam seu site, eles devem saber exatamente quem você é e o que precisam fazer a seguir. Dessa forma, seu site funciona como um funil de marketing, conduzindo os visitantes diretamente à conversão.

Páginas de destino

As páginas de destino são uma extensão do seu site; são páginas autônomas frequentemente utilizadas em campanhas. Seu valor reside na capacidade de levar os usuários a realizar ações muito específicas, como reivindicar uma oferta ou baixar um e-book. As páginas de destino ajudam os usuários a se concentrar na oferta em questão, em vez de se perderem nas páginas do seu site.

Formulários

Os formulários são indiscutivelmente a parte mais importante de qualquer site ou página de destino. Eles são exatamente o que parecem – formulários digitais onde os usuários podem preencher suas informações pessoais, como nome, número de telefone ou endereço de e-mail. Os usuários fornecem esses dados em troca de ofertas ou mais informações. É assim que os visitantes se convertem em leads.

Fase 3: nutrição de leads

Então, você alvejou as pessoas certas e elas se converteram em leads. Agora é sua vez de brilhar. A fase de Nutrição de Leads consiste em fornecer a seus leads suados conteúdo relevante e perspicaz para aproximá-los de sua marca e persuadi-los a comprar.

Pilha MarTech

Seu MarTech Stack é a coleção de tecnologias de marketing que você usa para atrair, converter e nutrir leads com eficiência. Seu CRM, plataforma de automação de marketing, plataforma de análise da web e plataforma de marketing por e-mail são algumas das ferramentas que você encontrará em um MarTech Stack. Esses sistemas trabalham juntos para ajudá-lo a cultivar leads de maneira eficaz em todos os canais digitais.

Promova Campanhas

As campanhas de criação são conjuntos de e-mails que saem automaticamente quando os usuários realizam ações específicas ou atingem determinados marcos. Essas campanhas enviam conteúdo relevante aos clientes em potencial no momento certo para gerar engajamento e compras.

Ilustração de laptop com e-mail aberto na tela, cercado por envelopes

Personalização

A personalização é a aplicação dos dados do usuário para personalizar a experiência digital de cada indivíduo. Pode ser tão simples quanto incluir o nome de um lead em um e-mail ou tão complexo quanto oferecer uma experiência única no site com base nos interesses do usuário. Seu MarTech Stack o ajudará a empregar uma personalização eficaz, armazenando e aproveitando os dados do usuário.

Embora o marketing digital seja um processo complexo, esperamos que este roteiro ajude você a fazer as perguntas certas e obter uma compreensão mais profunda do cenário digital. Armado com esse conhecimento, você será capaz de conduzir sua marca para o sucesso digital.

Facebook Comments Box