Como usar o Analytics do Instagram Stories
O Instagram Stories foi lançado em agosto de 2016 e trouxe uma abordagem totalmente nova para o conteúdo no Instagram com fotos, Boomerangs e vídeos que desaparecem em até 24 horas após serem postados.
As histórias aparecem na parte superior do feed do aplicativo do Instagram, tornando-as uma maneira perfeita de manter sua marca em destaque, independentemente do que o algoritmo do Instagram esteja fazendo no momento. Além disso, como sua natureza de curto prazo leva a um conteúdo mais improvisado e com curadoria menos precisa, eles são uma ótima fonte de conteúdo que pode ser executado paralelamente à mensagem da marca da sua grade, ao mesmo tempo em que traz uma perspectiva única.
O Instagram reconheceu claramente todos os casos de uso criativo que as pessoas criaram com o Stories e continua a criar recursos como o Stories Highlights, que permite salvar um grupo de Stories em seu perfil permanentemente.
Com essa mistura de conteúdo exclusivo orientado a FOMO, você provavelmente já sabe que os Stories são um canal importante a ser abordado como parte de sua estratégia do Instagram . A pergunta que você pode estar fazendo agora é como você pode acompanhar o desempenho de suas histórias e identificar com o que as pessoas estão se envolvendo, para que você possa continuar otimizando sua abordagem.
Continue lendo para descobrir quais são os tipos exclusivos de métricas para histórias e o que elas significam para sua marca. Também mostraremos como você pode facilmente relatar sobre eles usando o Sprout .
Compreendendo as métricas das histórias
As histórias não têm curtidas, comentários e salvamentos como as postagens do Instagram. Em vez disso, eles oferecem seu próprio conjunto de maneiras de interagir:
- Toques para frente: o número de vezes que um espectador tocou no lado direito da tela para ir para a próxima história.
- Toques para trás: o número de vezes que um espectador tocou no lado esquerdo da tela para assistir novamente à história anterior.
- Saídas: o número de vezes que um visualizador desliza para baixo para parar de assistir às histórias e voltar ao feed principal.
- Respostas: o número de vezes que um espectador desliza para cima e responde a uma história. O recurso de resposta inicia uma conversa de mensagem direta entre você e o visualizador.
As histórias também vêm com seu próprio alcance e impressões diários exclusivos, permitindo que você entenda o quão amplamente suas histórias estão sendo vistas.
Usando os dados do Stories para construir uma estratégia vencedora
Seu público está consumindo Stories?
A primeira pergunta que você deve fazer é se o seu público está ou não interessado em assistir aos Stories. Embora sejam altamente visíveis no Instagram, certamente também são mais adequados para certos tipos de marcas e tópicos do que outros. De qualquer forma, você pode ter uma ideia de como seu público está motivado para consumir histórias analisando seu alcance.
Você pode encontrar essa métrica no Sprout em nível de mensagem no relatório de mensagens enviadas ou em nível de perfil em seu relatório de perfil do Instagram. Esta última visualização é uma ótima maneira de ter uma ideia geral se seu público está interessado em Histórias
Se você é novo no Instagram Stories, procure o alcance diário único para aumentar. Isso significa que pode haver oportunidade de crescimento em sua estratégia de história.
Quais histórias estão repercutindo mais com seu público?
Depois de validar que as histórias são uma área em que você deseja investir esforços de marketing, convém refinar sua estratégia de conteúdo. Observar as impressões e interações das histórias ajudará você a identificar o que está funcionando melhor. Analise suas principais histórias para ver se há conceitos, cópia ou material criativo que todos têm em comum. Você pode ver dados em nível de mensagem em seu Instagram Insights ou em seu relatório de mensagens enviadas do Sprout para comparar o que está funcionando.
Em seguida, observe as interações para ter uma ideia de como seu público está motivado a se envolver com seu conteúdo. Uma vez que as interações para Stories são bastante únicas em comparação com o feed padrão do Instagram, ou mesmo outras plataformas sociais, você deve considerar as diferentes implicações que cada ação pode ter.
Por que o público do Instagram Stories responde?
Os toques para trás não indicam necessariamente um negativo – na verdade, eles geralmente mostram que seu conteúdo era tão interessante que o público queria uma segunda olhada.
Embora isso possa parecer que não há muito o que mudar, há alguns tópicos que você pode aprender com os toques de volta, e eles se concentram principalmente em ter consciência de quanto seu público pode absorver durante o curto período de exibição de uma história:
- Se você colocou muito texto em um quadro específico de sua história e está recebendo muitos toques de volta, convém espaçar esse conteúdo em várias imagens para que as pessoas tenham mais tempo de leitura.
- Se você postou um vídeo e não ficou claro que precisava de som, as pessoas podem estar tocando de volta para reiniciar.
- Considere sinalizar que o som deve ser ativado com um adesivo ou emoji no quadro que leva ao vídeo ou oferecer uma opção como legenda ou um CTA que resume o takeaway sem som.
- Se você incluiu um elemento clicável como uma enquete, certifique-se de não colocá-lo muito à esquerda para não causar retornos acidentais.
- Você também deseja que as enquetes sejam extremamente óbvias quando forem apresentadas – não inclua muito texto introdutório no mesmo slide para que os leitores tenham que descobrir qual é a enquete com uma leitura e, em seguida, toque novamente para realmente voto.
- Mais uma vez, leve até um quadro que apresenta apenas a enquete, espaçando como você usa o texto em várias imagens em sua história.
E as respostas do Story, avança e sai?
Depois de sentir o que seu público gostou o suficiente para tocar novamente, observe as respostas, que podem ser consideradas o tipo de interação mais poderoso. Os usuários que respondem à sua história são apaixonados o suficiente para investir tempo redigindo um comentário. Use as respostas como fonte de influenciadores e oportunidades de co-marketing.
Para ver o que não está funcionando em suas histórias , dê uma olhada em toques para frente e saídas. Os toques para frente tendem a indicar que seu público deseja pular seu conteúdo por algum motivo. Isso pode ocorrer porque uma imagem não ressoa com eles ou um vídeo é muito longo. As saídas são a maior forma de feedback negativo – esses usuários decidiram abandonar completamente o Stories e retornar ao grid. Embora algumas pessoas possam estar saindo apenas porque terminaram no momento, veja os Stories com um grande número de saídas e avalie o que elas têm em comum e tente minimizar esses recursos.
Como os Stories estão impactando o engajamento do seu post?
Sempre que estiver experimentando algo novo nas redes sociais, você deve ficar de olho em como isso está impactando outras áreas de sua estratégia social. No caso do Instagram Stories, avalie como a criação do Stories está impactando no engajamento das suas postagens. Se você achar que seus engajamentos de postagem estão diminuindo, mas as interações de suas histórias não estão aumentando proporcionalmente, convém voltar alguns esforços para sua estratégia de postagem.
Como os Stories estão impactando o crescimento do seu público?
Assim como no engajamento, você deve avaliar o impacto das histórias no tamanho e no crescimento de seu público. Você vê um número maior de seguidores perdidos nos dias em que publica stories? Se você vir mais seguidores conquistados, isso pode significar que mais pessoas do seu público-alvo adotaram o Stories e você pode querer investir mais recursos.