O melhor guia para usar Stories do Facebook para negócios
Nem é preciso dizer que o cenário da mídia social evolui rapidamente. Antes que percebamos, novas tendências surgem junto com as hashtags que as acompanham e novos tópicos tomam conta de nossas conversas. Da mesma forma, novos recursos de mídia social logo se tornam algo sem o qual “não podemos viver”.
O mesmo vale para as histórias do Facebook, que foram lançadas em 2016 e se transformaram em um recurso vital. Para os profissionais de marketing social que desejam entrar em ação, trata-se de se adaptar às últimas mudanças e implementar os recursos mais recentes em sua estratégia de marketing .
Portanto, se você planeja usar o Facebook Stories para marketing, este guia detalhado explica o que é o recurso, por que você deve usá-lo e como usar o Facebook Stories para negócios.
O que são histórias do Facebook?
O stories do Facebook é um recurso que permite compartilhar conteúdos (sejam eles fotos, vídeos ou até animações) que desaparecem após 24 horas.
As histórias do Facebook de seus amigos e páginas seguidas aparecem na parte superior do seu feed de notícias. Isso se aplica tanto à versão web quanto ao aplicativo do Facebook.
Por que as histórias do Facebook são importantes para o seu negócio
Então, por que usar histórias do Facebook para negócios? Qual é o benefício?
Sabemos que o algoritmo do Facebook pode ser um pouco complicado para obter alcance orgânico. Mas a boa notícia é que as histórias são exibidas com destaque no topo de cada feed de notícias, onde as pessoas provavelmente notam.
O recurso teve uma adoção significativa nos últimos anos. Cerca de 500 milhões de pessoas agora usam histórias do Facebook todos os dias, o que significa que ele tem o potencial de ajudar você a alcançar um grande público com as estratégias certas.
Como criar conteúdo de histórias no Facebook
Embora você possa criar uma história a partir do aplicativo de desktop, bem como do Facebook Messenger, o aplicativo móvel regular do Facebook oferece as opções mais robustas.
E como você está interessado em usar histórias do Facebook para negócios, selecione o botão “+” que aparece na foto do perfil da sua página do Facebook e escolha “Criar história”. Isso abrirá várias opções para criar o conteúdo da sua história no Facebook.
Etapa 1. Escolha o tipo de conteúdo da história do Facebook que você deseja criar
Ao criar uma história no Facebook, você terá a opção de escolher entre diferentes tipos de formatos de conteúdo ou também pode optar por carregar uma foto ou vídeo existente de sua galeria.
O Facebook oferece vários formatos e ferramentas diferentes para o conteúdo de suas histórias:
- Galeria – para compartilhar fotos ou vídeos existentes em seu telefone.
- Boomerang – para tirar uma série de fotos e transformá-las em uma animação.
- Texto – para criar uma história baseada em texto.
- Layout – para postar várias fotos em diferentes grades ou configurações de colagem.
- Superzoom – para ampliar um assunto.
- Enquete – para realizar enquetes do visualizador entre duas opções.
As opções da linha superior e o ícone azul da câmera no canto inferior direito fornecem dois pontos de acesso para esses diferentes formatos de história. No entanto, ao clicar no ícone azul da câmera, você também pode tirar fotos ou gravar vídeos, bumerangues ou vídeos ao vivo no Facebook .
Duração do vídeo da história do Facebook
Cada vídeo da história do Facebook pode durar até 20 segundos. Se você não tem certeza do que pode encaixar nesse curto período de tempo, confira nossas dicas sobre como criar vídeos para redes sociais para começar.
Etapa 2. Seja criativo com seu conteúdo
Agora vem a parte divertida – personalizar sua história no Facebook. O Facebook oferece muitas ferramentas criativas para fazer suas histórias se destacarem. Assim, você pode brincar com essas opções antes de terminar de criar sua história. Encontre esses complementos divertidos na coluna da direita depois de selecionar um arquivo de imagem ou tirar uma nova foto ou gravar um vídeo.
- Adesivos exibe uma biblioteca de adesivos divertidos que você pode selecionar para incluir em suas histórias, tanto animadas quanto estáticas. Você pode adicionar música e GIFs à sua história, compartilhar um evento, realizar enquetes, fazer perguntas, marcar pessoas e produtos, compartilhar sua localização e muito mais.
- O texto pode ser adicionado à sua história como uma legenda oculta ou para fornecer contexto adicional. Existem muitas opções para personalizar o texto com diferentes fontes, cores, estilos e planos de fundo.
- Desenhe ou aplique efeitos às suas histórias também para uma adição mais caprichosa. Desenhe à mão livre ou use efeitos abstratos como sobreposição.
- Adicione efeitos animados para criar sua história, como pular, deslizar, aumentar ou diminuir o zoom.
Etapa 3. Adicionar links e botões personalizados
O que separa as histórias do Facebook em perfis versus páginas é a capacidade de compartilhar links. Portanto, para aqueles que usam histórias do Facebook para negócios, existem vários links e botões que são cruciais para o marketing.
Ao tocar no ícone do link na barra lateral direita, você pode escolher entre alguns botões de chamada para ação e personalizá-los para os espectadores interagirem. Incentive as pessoas a reservar agora, ligar, obter direções, fazer compras e muito mais.
Etapa 4. Compartilhe sua história
Quando estiver satisfeito com sua criação, toque em “Compartilhar agora”. E é isso – você criou e compartilhou sua história no Facebook.
Práticas recomendadas sobre como usar histórias do Facebook
Embora saber o básico possa ser ótimo, não é suficiente se você quiser ficar à frente da concorrência. Para aproveitar ao máximo seus esforços de histórias no Facebook, siga estas práticas recomendadas:
1. Crie conteúdo empolgante e sensível ao tempo
O “fator de urgência” é o que torna as histórias um recurso tão popular por causa de sua disponibilidade 24 horas por dia. Aproveite isso para criar conteúdo sensível ao tempo que pode gerar entusiasmo e urgência.
Considere promover uma venda de 24 horas com um código, compartilhar ofertas antecipadas, fazer com que as pessoas se inscrevam em um evento e muito mais.
2. Torne-o interativo e acionável
Como as histórias podem atrair um grande público, crie oportunidades de engajamento usando ferramentas interativas como enquetes e adesivos de votação. Veja como o PopSugar Fitness usa uma enquete em sua história abaixo:
Faça perguntas ao seu público ou dê a eles instruções para interagir. Não se esqueça de que, se estiver criando uma história para uma página do Facebook, você pode adicionar links e botões personalizados para gerar mais engajamento.
3. Compartilhe conteúdo de terceiros em suas histórias
Para diversificar sua estratégia de conteúdo do Facebook, compartilhe conteúdo relevante de terceiros que seu público possa gostar. Compartilhe uma postagem em suas histórias clicando no botão “Compartilhar” ao lado de uma postagem.
4. Acompanhe o desempenho de suas histórias
Sempre fique de olho no desempenho de suas postagens de histórias no Facebook. O que parece estar chamando mais atenção? Com quais tipos de postagens as pessoas desejam se envolver? Eles caem em um determinado ponto se você postar muitas histórias? Quais horários de postagem parecem gerar mais visualizações?
Observe todos esses detalhes para ajustar e aprimorar sua estratégia de histórias no Facebook para um impacto maior. Para uma visão de 360 graus do seu desempenho no Facebook, combine essas informações com seu relatório completo do Facebook no Sprout Social . Use esses dados para ver como sua página está se saindo em termos de impressões, engajamento, crescimento de fãs e assim por diante.