Instagram Reels vs. TikTok: Qual é a melhor plataforma de vídeo curto?
Tentando decidir entre Instagram Reels vs. TikTok?
Você não está sozinho – as marcas estão apostando no conteúdo de vídeo de tamanho reduzido agora.
Alimento para reflexão: impressionantes 89% dos profissionais de marketing planejam aumentar (ou manter) seu investimento em vídeos curtos em 2022.
Isso porque os vídeos curtos são a maneira perfeita de aumentar o reconhecimento da marca e educar os clientes sem perder a atenção.
Mas o conteúdo no Reels e no TikTok é totalmente diferente de praticamente qualquer outra coisa que você precisa nas redes sociais. Se você ainda não “entendeu”, podemos ajudar!
Neste guia, detalharemos essas duas plataformas sociais dominantes de formato curto, incluindo semelhanças, diferenças e práticas recomendadas para ambas.
O que é o TikTok, afinal?
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o TikTok está crescendo como o centro de vídeos curtos nas mídias sociais.
Marca registrada do TikTok? Vídeos em loop alto que você compartilha com seus amigos.
A plataforma é famosa por conteúdo de vídeo improvisado que não se leva muito a sério. Ao contrário de outras redes sociais em que os vídeos podem ser meticulosamente editados, o conteúdo não polido e orgânico tende a ter um melhor desempenho no TikTok.
Aqui está um rápido resumo dos tipos de vídeos que são populares no TikTok:
- desafios de hashtag
- Esquetes e memes
- Vitrines de produtos, análises e recomendações
- Como fazer e tutoriais
- vídeos explicativos
Embora a reputação do TikTok seja tudo menos comercial, a plataforma está atraindo o interesse de marcas com razão . Postagens e recomendações centradas no produto dominam a plataforma.
Isso sinaliza uma enorme janela de oportunidade para profissionais de marketing e anunciantes. De fato, 84% dos profissionais de marketing estão aumentando seus gastos com o TikTok.
As boas notícias? Todos os tipos de conteúdo acima são um jogo totalmente justo para as marcas. A ênfase do TikTok na comunidade e no compartilhamento permite que as marcas façam conexões com os clientes, ao mesmo tempo em que exibem os produtos em ação.
Por exemplo, marcas como Yours Skincare construíram uma presença orgânica e de anúncios no TikTok que se concentra em dicas de cuidados com a pele, vitrines de produtos e vídeos explicativos detalhando os ingredientes dos produtos de beleza.
Juntamente com edições rápidas, narrações e música no aplicativo, esses vídeos combinam perfeitamente o valor do entretenimento com a educação. Isso não apenas permite que as marcas exibam o que estão vendendo, mas também permite que a voz de sua marca brilhe.
Se você ainda está tentando entender a plataforma, confira nosso guia rápido do TikTok .
O que são rolos do Instagram?
Lançado em 2020, o Reels representa a resposta do Instagram ao TikTok re: vídeo de formato curto.
É daí que vem a narrativa “Reels vs. TikTok”. O Reels compartilha muitos dos mesmos recursos e funções do TikTok, e é por isso que as duas plataformas são frequentemente consideradas intercambiáveis quando se trata de conteúdo de vídeo.
Estatísticas recentes do Instagram revelam que os Reels estão entre os recursos mais populares da plataforma. Juntamente com Stories, carrosséis e vídeos ainda mais longos, o lançamento do Reels permite que as marcas no Instagram cubram todas as suas bases quando se trata de conteúdo visual.
Enquanto o TikTok se baseia fortemente nas tendências, os vídeos em Reels tendem a se assemelhar a um conteúdo de vídeo mais “tradicional” que é simplesmente estilizado para se ajustar ao formato vertical.
Nos primeiros dias do Reels, muitas marcas simplesmente publicavam conteúdo diretamente do TikTok. Isso mudou rapidamente quando o Instagram anunciou que seu algoritmo iria despriorizar o conteúdo contendo a marca d’água TikTok. Isso não apenas reduziu a postagem cruzada direta, mas também encorajou as marcas a reimaginar o que deveriam fazer com os Reels em geral.
Popular entre as marcas de comércio eletrônico, os rolos são normalmente usados para :
- Mostre os produtos em ação
- Destaque colaboradores e influenciadores
- Anúncios de hype up (lançamentos e quedas de produtos, por exemplo)
Confira a guia Bobinas do Stitch Fix , para referência. Observe a combinação de conteúdo aparentemente “orgânico” versus os vídeos mais tradicionais com texto estilizado e cenários.
Os vídeos em si não são tão diferentes do que você pode ver no TikTok em termos de visual e música (embora sejam indiscutivelmente um pouco mais polidos).
Pense no Reels como uma extensão de sua presença existente no Instagram, onde sua marca pode ser descoberta além do seu feed por meio da pesquisa nativa do Instagram ou da guia Reels em qualquer perfil.
É aqui que o TikTok difere, pois a descoberta de conteúdo ocorre principalmente por meio da página “Para você” (FYP).
Para saber mais, confira nosso detalhamento de como o Instagram Reels funciona .
Instagram Reels vs. TikTok: comparando recursos e características
A batalha de Reels vs. TikTok parece um confronto equilibrado, considerando que ambas as plataformas incentivam o conteúdo de vídeo de formato curto.
Dito isto, eles estão longe de ser os mesmos.
Vamos dar um mergulho mais profundo nas semelhanças e diferenças compartilhadas por ambas as redes.
Reels vs. TikTok: como eles são semelhantes
Não há como negar as semelhanças entre as plataformas. Afinal, o Reels foi resultado direto da crescente popularidade do TikTok.
Muitas vezes, você verá as mesmas peças de conteúdo se sobrepondo em contas de marca com diferenças sutis em termos de criativos, legendas e hashtags. Veja abaixo o conteúdo da marca Arctic Fox Hair Color :
Além do que já discutimos, aqui está um rápido resumo do que o Reels e o TikTok têm em comum:
- Ambas as plataformas são centradas em vídeos curtos. Mais uma vez, tanto o Reels quanto o TikTok são locais privilegiados para vídeos divertidos e improvisados. Sem dúvida, não há lugar melhor para ver as marcas exercitarem sua criatividade. Gritos e recomendações de produtos são um jogo justo, desde que tudo o que você postar seja carregado com valor de entretenimento.
- Acesso a uma biblioteca de sons. Ambas as plataformas permitem que os usuários anexem perfeitamente efeitos sonoros, música e trechos de áudio a qualquer parte do conteúdo. De memes e áudios originais ao que está rolando no rádio e além, o acesso a bibliotecas de som incentiva as marcas a fazerem seus vídeos “altos”.
- Filtros e efeitos visuais. A estética é importante para as marcas nas redes sociais. Efeitos visuais e filtros tornam seus vídeos “pop” e permitem que você coloque sua marca registrada em qualquer coisa que postar.
- Publicidades. Surpresa, surpresa: o vídeo de formato curto está se tornando uma avenida cada vez mais popular para anúncios. Embora os anúncios do TikTok ainda sejam relativamente novos, eles estão se tornando um elemento básico das campanhas de marketing de influenciadores, à medida que os criadores exibem suas últimas compras.
- Oportunidades para as contas interagirem. Por meio da opção “Collab” do Reels e do “Duet” do TikTok, as contas podem interagir lado a lado e criar peças de conteúdo totalmente novas juntas.
Carretéis vs. TikTok: como eles são diferentes
Vamos repetir: TikTok e Reels não são idênticos! Aqui estão as principais diferenças que os profissionais de marketing devem saber:
- Duração do vídeo. Tanto o TikTok quanto o Reels expandiram a duração de seus vídeos desde o lançamento. O TikTok começou com uploads de 15, 30 e 60 segundos, mas agora permite vídeos de até 10 minutos. O Instagram Reels também oferece três durações de vídeo de 15, 30 e 60 segundos. Mesmo com essas opções expandidas, os dados dizem que a criação de vídeos mais curtos é ideal para ambas as plataformas.
- Opções de música e som. Os usuários do TikTok têm uma seleção mais ampla de materiais de áudio, enquanto as contas comerciais do Instagram não podem usar músicas com direitos autorais. Dito isso, atualizações recentes no Reels incluirão novos recursos de conversão de texto em fala e efeitos de voz .
- Público. Embora ambas as plataformas sejam populares entre o público mais jovem, a demografia da mídia social aponta para a popularidade do TikTok entre a Geração Z e os adolescentes.
- Disponibilidade. Se você já está no Instagram, já tem acesso aos Reels (que estão disponíveis para acesso em 50 países ). Por outro lado, o TikTok foi banido em algumas regiões devido às leis de censura e enfrentou algum escrutínio devido a questões de privacidade.
- Análise. A análise do TikTok rastreia o perfil geral e o desempenho individual do vídeo. Isso inclui métricas gerais, como tempo total de reprodução, tempo médio de exibição e geolocalização. Embora os usuários do Instagram também tenham que confiar nas análises gerais do Instagram, a plataforma lançou dados específicos do Reels para obter insights específicos. Isso abrange métricas como reproduções, interações, alcance, “curtidas”, comentários e salvamentos.
- Oportunidades de publicidade. Ambas as plataformas estão lançando novos recursos de anúncios e com razão. Dito isso, o TikTok coloca uma ênfase muito maior em anúncios e campanhas baseados em criadores em comparação com os anúncios de compra mais tradicionais do Instagram via Reels.
Não consegue escolher entre Reels vs. TikTok? Por que não ambos?
Tanto o rápido crescimento do TikTok quanto a popularidade dos Reels sinalizam a importância do avanço do vídeo de formato curto.
Embora a concorrência seja acirrada em setores como moda e beleza, há muitas oportunidades quando se trata de vídeos curtos de marca.
Independentemente de você se limitar a uma plataforma ou optar por ambas, você precisa pensar em como vincular suas campanhas de vídeo social às metas comerciais reais.