12 dicas de especialistas para usar os anúncios do Google Shopping para aumentar as vendas

Se o seu negócio de comércio eletrônico não tiver anúncios do Google Shopping, você está perdendo um grande investimento na Internet. De acordo com Merkle , 60% de todos os cliques em anúncios de pesquisa do Google no terceiro trimestre de 2020 vieram de anúncios do Google Shopping.

Então, como você consegue uma parcela desses cliques?

Curso de Google Shopping e Merchant Center

Como qualquer plataforma do Google, os anúncios do Google Shopping exigem um pouco de autodidata, dedicação e experimentação para serem aproveitados. Uma pequena ajuda de especialistas em publicidade online certamente também não faz mal.

É aí que entramos. Explicaremos os fundamentos dos anúncios do Google Shopping e ofereceremos 12 dicas de 20 profissionais de marketing digital.

O que são anúncios do Google Shopping?

Um anúncio do Google Shopping é um anúncio que usa informações de seu Merchant Center para exibir informações sobre um de seus produtos na parte superior de uma página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google (SERP). Ao contrário do Google Ads, os anúncios do Google Shopping têm imagens e são exibidos com base nos dados do produto em vez de palavras-chave.

Exemplo de anúncios do Google Shopping

Como você pode ver no exemplo acima de anúncios do Google Shopping, cada um deles inclui estes componentes:

  • Imagem do produto
  • Título do produto
  • Preço do produto
  • Nome da loja
  • Elementos extras, como pontuação média de avaliação e promoções aplicáveis

Como aparecem no topo da SERP, os anúncios do Google Shopping podem tornar seu produto a primeira coisa que os clientes em potencial veem durante uma pesquisa – você só precisa saber como otimizá-los.

Como faço para criar anúncios do Google Shopping?

Para criar um anúncio do Google Shopping, você precisa configurar um feed de dados do Merchant Center e conectar sua conta do Google Ads para fazer uma campanha do Shopping com base nesses dados.

De acordo com o guia de anúncios do Google Shopping da Central de Ajuda , você pode configurar seus anúncios de compras ao se inscrever pela primeira vez no Merchant Center ou acessar Crescimento>Gerenciar programas no menu de navegação à esquerda. O processo envolve quatro a seis etapas:

  1. Adicione os produtos que deseja anunciar a um feed no Merchant Center
  2. (Nos EUA) Adicione suas informações fiscais
  3. Configure seu serviço de frete no Merchant Center
  4. Verifique e reivindique o site da sua loja
  5. Vincule sua conta do Google Ads para transferência de dados
  6. (Opcional) Adicione promoções para exibir em seus anúncios

As páginas Sobre na Ajuda do Google Merchant Center oferecem tutoriais de anúncios do Google Shopping e links para tópicos de ajuda relevantes para orientá-lo em todas as etapas de configuração e lances. Você pode até obter uma certificação de anúncios do Google Shopping se levar seu conhecimento a sério.

Depois de criar anúncios do Google Shopping, você definirá lances para eles usando lances de custo por clique (CPC) e custo máximo por engajamento (CPE). Em outras palavras, o Google cobrará de você com base no número de cliques que seu anúncio recebe e você pode definir um CPE máximo para estabelecer o valor mais alto que deseja pagar por um desses cliques.

12 maneiras de otimizar seus anúncios do Google Shopping para uma CTR mais alta

Com os fundamentos dos anúncios do Google Shopping em seu currículo, agora você pode tentar aplicar os conselhos que recebemos de profissionais de marketing de vários setores. Conversamos com 20 especialistas e obtivemos estas 12 conclusões.

DICA PRO: Este é o seu painel de controle para monitorar suas campanhas de anúncios do Google em um só lugar

Para monitorar e melhorar o desempenho de suas campanhas do Google Ads, você pode passar horas executando uma variedade de relatórios e compilando métricas selecionadas manualmente em um painel. Ou você pode extrair todos os seus dados automaticamente para um painel com o Databox.

Você pode revisar instantaneamente todas as suas campanhas e detalhar métricas importantes, como:

  1. Visão geral da campanha. Quais anúncios geram mais engajamento? Obtenha informações completas sobre suas campanhas ativas do Google Ads e acompanhe facilmente seu desempenho.
  2. Impressões. Visualize o número total de vezes que seu anúncio foi exibido/visualizado no Google ou na Rede do Google diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente ou dentro do intervalo de datas especificado.
  3. Cliques. Monitore visualmente o número de cliques que seu anúncio recebe diariamente. Isso ajuda a rastrear esses dados, pois é um bom indicador de que seu anúncio é atraente e valioso para as pessoas que o encontram.
  4. Custo . Quanto pago por cada clique nos meus anúncios? Veja o valor que você paga em média por cada clique que seu anúncio recebe.
  5. Conversões. Quantos usuários concluíram a ação desejada após clicar em meus anúncios? Saiba se os cliques em seus anúncios estão fazendo com que os usuários realizem alguma ação desejada.
  6. Custo por conversão (CPC) . Quanto custa, em média, a conversão em meus anúncios? Veja quanto você é cobrado por cada ação desejada realizada por um usuário após encontrar seu anúncio.

Agora você pode se beneficiar da experiência de nossos especialistas em Google Ads, que criaram um modelo Databox plug-and-play que mostra todos os principais insights de que você precisa para otimizar suas campanhas do Google Ads para conversão e ROI. É simples de implementar e começar a usar como um painel autônomo ou em relatórios de PPC e, o melhor de tudo, é grátis!

visualização do modelo do painel de anúncios do google na caixa de dados

Você pode configurá-lo facilmente com apenas alguns cliques – sem necessidade de codificação.

Para configurar o painel, siga estas 3 etapas simples:

Etapa 1: obter o modelo 

Etapa 2: conecte sua conta do Google Ads ao Databox. 

Etapa 3: observe o preenchimento do painel em segundos.

Obtenha o modelo gratuitamente

1. Realize pesquisas de palavras-chave

Os anúncios do Google Shopping podem não usar palavras-chave como os anúncios tradicionais do Google, mas isso não significa que você deva descartar sua pesquisa de palavras-chave.

Jhonattan Gomez, da Publicize , aponta: “Às vezes, as pessoas tendem a esquecer que, além de colocar uma lista de produtos, os títulos dos produtos, as descrições dos produtos e os nomes das imagens devem corresponder às principais consultas de pesquisa dos usuários para classificar melhor e ter um Índice de qualidade melhor”.

De acordo com Gomez, a pesquisa de palavras-chave “ajudaria a definir a estrutura da campanha, as palavras-chave dos concorrentes a serem segmentadas, os produtos mais lucrativos a serem promovidos e até mesmo correspondências de palavras-chave negativas a serem colocadas na campanha”.

2. Aplique palavras-chave negativas

Você também não deve dormir com os recursos de palavras-chave negativas dos anúncios do Google Shopping. Como diz Sanne Kruis, do The Next Ad , “com essa função, o profissional de marketing tem a oportunidade de dizer ao Google exatamente o que ele não deseja exibir, o que levará a resultados consistentes e melhorias ao longo do tempo”.

“Palavras-chave negativas irão ajudá-lo quando você estiver considerando produtos não lucrativos”, explica Rob Sanders, da Local PPC Advertising . “Você deve revisar os termos para os quais seu produto está sendo acionado e determinar sua relevância. Entender quais palavras-chave não são lucrativas ajudará muito a maximizar seu retorno”, explicam.

Sanders continua: “Trabalhar com o relatório de termos de pesquisa fornecerá a você os termos de pesquisa que estão acionando seus produtos nos resultados da pesquisa. Compreender o seu nicho ajudará você a determinar se um termo é adequado e o que deve terminar na lista de palavras-chave negativas. Termos genéricos também podem ser considerados adicionados à lista negativa, especialmente se estiver gastando muito com pouco ou nenhum retorno.”

3. Execute campanhas separadas para produtos de marca e sem marca

Alguns dos especialistas com quem conversamos recomendam a criação de diferentes campanhas para produtos de marca e sem marca.

Jasmine Hippe, da Augurian, recomenda a criação de “uma campanha de marca independente para priorizar o tráfego que já está familiarizado com seus produtos e pode ter maior probabilidade de conversão”. Hippe sugere: “Certifique-se de adicionar o nome da sua marca como uma palavra-chave negativa a todas as outras campanhas de compras que você executará ao mesmo tempo para garantir que as consultas de marca acionem apenas a campanha da sua marca”.

Jeff Ferguson, da Amplitude Digital , tem muita experiência na conversão de uma única campanha em campanhas de marca e sem marca para clientes. Ferguson diz: “No primeiro dia com o cliente, geralmente somos recebidos com uma única campanha do Shopping que pode ter algumas palavras-chave negativas, se tivermos sorte. Na realidade, uma marca deve ter pelo menos duas campanhas de compras com foco em termos de pesquisa de marca e sem marca para permitir um melhor controle sobre orçamentos e lances.”

Ferguson recomenda seguir estas duas etapas para uma campanha direta ao consumidor como esta:

  1. “Crie uma campanha duplicada chamada “Shopping – Non-Brand” com Prioridade definida como “Alta” e adicione todos os seus termos de marca como palavras-chave negativas (ou seja, exata ou frase) conforme necessário.
  2. Em seguida, para a campanha original, defina sua Prioridade como “Média” e renomeie-a como “Compras – Marca”. Agora, todas as palavras-chave que correspondem à lista de palavras-chave negativas de alta prioridade da campanha terminarão aqui. Conforme você descobre novos termos de marca, certifique-se de adicioná-los à campanha do Shopping sem marca.”

4. Anuncie seus produtos de melhor desempenho

Os lances inteligentes de anúncios do Google Shopping envolvem conhecer suas prioridades. “Não anuncie todos os seus produtos”, diz Blake Bobit, da Solution Scout . “Se você é novo no Google Shopping, não há problema em testar a promoção de muitos de seus produtos. Mas depois de obter dados de conversão confiáveis ​​de seu software de painel de vendas (cerca de 20 vendas por mês), comece a concentrar seus esforços nos produtos de melhor desempenho para maximizar seu ROI.”

5. Segmente dados demográficos avançados

Se você deseja obter o maior número possível de visualizações e cliques em seus anúncios, é útil segmentar clientes conhecidos e novos. “Os dados demográficos são importantes e seus anúncios devem ser definidos para segmentar dados demográficos básicos (sexo, idade, localização, etc.). Mas isso é o básico”, diz Stewart Dunlop, do PPCGenius .

Dunlop continua: “Para melhorar seu jogo, você também deve se concentrar nos interesses do público, nas marcas de que gostam e em seu comportamento. Embora o público personalizado seja ótimo para recrutar pessoas que já interagiram com você, um público semelhante permite atingir novos usuários que ainda não o conhecem, mas que provavelmente se tornarão seus clientes.”

6. Inclua alguns atributos personalizados para cada produto

Bruce Hogan, da SoftwarePundit, concorda, acrescentando: “Ao criar o feed de produtos que você carrega no Google Merchant Center, é fundamental incluir alguns atributos personalizados para cada produto. Esses atributos permitem agrupar produtos e criar campanhas segmentadas de anúncios do Shopping para cada grupo.”

7. Importe as avaliações do seu site

Você notou que alguns anúncios do Google Shopping apresentam pontuações de avaliação?  A importação de avaliações do seu site para o Google Merchant Center adicionará avaliações aos seus anúncios do Shopping”, explica Max Engler , da Perfect Search Media . De acordo com Engler, as avaliações nos anúncios do Shopping podem ajudá-los a se destacar para mais pessoas e aumentar o tráfego.

Se você não usa o Google Avaliações do Consumidor ou um agregador terceirizado aprovado, pode adicionar um feed de avaliação ao seu Merchant Center. O processo envolve o upload de arquivos XML validados extraídos de suas análises de produtos. 

8. Escreva títulos que gerem resultados

O título do seu anúncio do Shopping é um dos campos mais importantes para obter tráfego. Porque? “A chave para saber em quais termos de pesquisa seus anúncios do Google Shopping aparecem é o título do produto. Em outras palavras, o título do produto é sua palavra-chave. Além da imagem do produto, o título do produto é mais visível nos anúncios do Google Shopping”, diz Martin Theil Nielsen, da Skjoldby & Co.

Jim Milan, da Auto Accessories Garage, tem muitos conselhos para compartilhar sobre a otimização de títulos. “Certifique-se de colocar os detalhes mais importantes do seu produto primeiro, porque o Google geralmente mostra apenas uma versão truncada do seu título. Os títulos têm no máximo 150 caracteres, mas, em muitos casos, apenas 70 caracteres serão exibidos no próprio anúncio”, diz Milan sobre ordem e tamanho dos títulos.

Milan também menciona duas práticas para evitar: “Evite letras maiúsculas desnecessárias, porque letras maiúsculas em excesso são um sinal de spam para o Google e podem fazer com que seus anúncios sejam reprovados. Você não precisará incluir informações como preço e frete, porque essas informações podem ser incluídas em outros atributos do anúncio.”

“Certifique-se de incluir os atributos distintivos do seu produto. Por exemplo, se você estiver vendendo roupas, é uma boa ideia incluir cor, tamanho e material. Uma boa fórmula para títulos de itens de vestuário é “Marca + Gênero + Tipo de Produto + Atributos (cor, tamanho, material)”, conclui Milan.

Distinguir os títulos dos seus produtos também permite evitar que o Google indexe produtos com o mesmo título, mostrando apenas um de seus produtos. “Se você tiver vários produtos, certifique-se de que cada um deles tenha títulos de produtos exclusivos”, recomenda Carlos Rosado, da Outlook Studios .”Se você deixar para o Google, eles mostrarão um dos produtos e ignorarão os outros, limitando quantas vezes seus produtos aparecer para uma variedade de resultados de pesquisa, e seu produto pode não aparecer como um dos principais itens.”

9. Lance com base no desempenho

Assim como você deve priorizar quais produtos anunciar com base em seu desempenho, você deve concentrar seus lances nos anúncios do Shopping de melhor desempenho.

“Se você realmente deseja otimizar sua campanha de anúncios do Google Shopping, use lances de consulta no nível de pesquisa”, sugere Nate Rodriguez, da LIFTOFF Digital . “Com essa estrutura de conta, você pode definir diferentes CPCs máximos com base no valor de uma consulta de pesquisa para sua marca. Em última análise, isso aumenta tremendamente o ROAS (retorno sobre o gasto com anúncios).

Jack Landess, da Acadian Windows & Siding, diz para ajustar seu orçamento conforme você aprende sobre o desempenho de um anúncio. Landess recomenda começar com as campanhas publicitárias do Google Shopping organizadas por categoria de produto, explicando que “diferentes categorias de produtos devem ser colocadas em diferentes campanhas com orçamentos baseados em prioridade”.

Então, é hora de ajustar seus gastos com anúncios depois de obter algumas semanas de métricas para referência. “Então, após cerca de 2 a 4 semanas de dados, os orçamentos devem ser ajustados novamente, mas desta vez, os ajustes devem ser feitos com base no volume e no desempenho, além da prioridade.”

10. Aumente o desempenho do seu anúncio com promoções

Quando você tiver uma promoção em andamento para seus produtos anunciados, certifique-se de que as pessoas que veem seus anúncios os vejam com uma promoção do comerciante. “As promoções do comerciante podem ter um grande impacto no desempenho da sua campanha do Shopping, especialmente quando você está contra a Amazon e o frete Prime”, diz Vedant Sharma, da Stockarea.io .

Sharma continua: “Essas ofertas especiais dão aos varejistas a oportunidade de destacar seus produtos e aumentar suas chances de taxa de cliques e conversão. Os anunciantes on-line podem apresentar cupons ou promoções diretamente na pesquisa ao lado de seus produtos ou informações da loja na grade PLA (anúncio da lista de produtos) do Google.”

A página de ajuda do Google Merchant Center para promoções informa que você pode anunciar três tipos de promoções nos anúncios do Google Shopping: descontos, brindes e fretes especiais.

11. Determine suas marcas de melhor desempenho

Jamie Hickey, da Coffee Semantics, tem esta dica a oferecer: “Identifique as principais marcas”.

Hickey explica: “Você pode visualizar seu desempenho aproveitando o relatório de marca na guia de dimensões. Assim como faria com produtos individuais, você pode verificar as marcas com melhor desempenho do que outras. O que você quer fazer é subdividir ou criar silos dentro de seus produtos para agrupá-los por sua marca específica.”

“Por exemplo, se você estivesse vendendo coletes com peso, faria um lance apenas na marca desonesta, pois conseguiu ver no relatório da marca que ela tem a maior margem de lucro. Em seguida, você excluiria todo o resto desse grupo de acessórios, para que qualquer pesquisa orgânica de colete ponderada criasse uma lista de produtos (anúncios ou PLA para abreviar) que contém um produto não autorizado”, concluem.

google_ads_dashboard_template_databox

12. Mire nas impressões certas

Embora você possa considerar 100% de parcela de impressões como sua meta principal, pode ser mais eficaz se concentrar nas impressões de melhor qualidade.

“Durante meus quatro anos gerenciando campanhas de compras do Google, descobri que uma das minhas principais dicas é buscar as impressões certas, não 100% de parcela de impressões para o que o Google considera boas impressões para seus produtos”, diz Matt Jantz da GoBeRewarded . “Percebi que o Google começará a veicular anúncios para termos mais vagos quando os anunciantes tentarem aumentar o orçamento simplesmente para aumentar a parcela de impressões e esses termos vagos não forem convertidos em um ROI lucrativo.”

Depois de tudo dito e feito, acompanhe o impacto de suas campanhas publicitárias na geração de vendas para sua empresa com esses painéis de vendas gratuitos .

Facebook Comments Box