10 dicas para ajudá-lo com o Google Merchant
Comércio eletrônico aqui, comércio eletrônico ali, empresas de comércio eletrônico parecem estar surgindo em todos os lugares. Que tal algumas dicas excelentes que ajudarão você a aumentar suas vendas com o Google Merchant e se destacar da concorrência?
O Google Merchant Center permite carregar e armazenar informações de produtos, que você pode usar em conjunto com o Google Shopping para vender seus produtos.
Ao fazer isso e configurar as Campanhas do Google Shopping , você poderá “ vender produtos para os compradores mais importantes — aqueles que procuram o que você oferece, estejam eles em casa, em trânsito ou na loja. Você só paga quando eles clicam em seu site ou visualizam seu inventário local. ”
Parece bom, certo? Claro que sim; seus produtos aparecerão em vários dispositivos e na rede do Google, em locais como Pesquisa do Google, Imagens, YouTube e muito mais.
É especialmente útil se você está apenas começando e quer sair do papel . Seu objetivo final é obter mais vendas, e aqui estão 10 dicas que ajudarão você a fazer exatamente isso.
1: vincule o Google AdWords ao Merchant Center
O Google Shopping permite que os usuários encontrem produtos e os fornecedores atraem compradores. Quer atrair mais compradores? Vincule suas contas do Google AdWords e do Merchant Center para aumentar a visibilidade do seu produto.
Mais do que isso e como o Google aponta, “ quando você aprova um link para uma conta do Google Merchant Center, você permite que os dados do seu produto fluam para o AdWords para uso em campanhas publicitárias. Dependendo do tipo de dados do produto que você enviar, você pode criar campanhas do Shopping para anunciar seus produtos, usar o remarketing dinâmico para impulsionar suas campanhas da Rede de Display e muito mais. ”
Falaremos mais sobre o remarketing dinâmico em breve, mas depois de vincular você poderá usar as ferramentas de campanha do Google AdWords e os dados do produto para exibir anúncios melhores e mais relevantes para clientes em potencial — uma situação em que todos saem ganhando.
2: Definitivamente, faça uso do remarketing dinâmico
Se o remarketing permite que você mostre anúncios para pessoas que já visitaram seu site no passado, então “ O remarketing dinâmico leva isso um passo adiante, permitindo que você mostre anúncios a visitantes anteriores com base em produtos ou serviços que eles visualizaram em seu site. ”
Você sabe com certeza que essas pessoas estão interessadas em seus produtos, elas visitaram seu site e navegaram, afinal, exibir anúncios personalizados é como um pequeno lembrete de que o que elas procuram ainda está lá.
O remarketing dinâmico é melhor do que o remarketing pelo simples fato de ir além de apenas visitar seu site. Portanto, em vez de exibir seus anúncios para pessoas que podem ter acessado acidentalmente seu site, você os exibe para pessoas que não apenas visitaram seu site, mas também pesquisaram seus produtos.
3: Otimize seu feed
É muito importante otimizar seu feed de dados. Você não escolhe explicitamente suas palavras-chave para anúncios da lista de produtos (PLA). Em vez disso, o Google examina seu feed para determinar se seus produtos correspondem a uma consulta. Isso inclui:
- Título
- Descrição
- Categoria
- Tipo de Produto
- Imagens
- Preço
- Marca
- etc.
O uso de informações erradas leva à perda de vendas e atrasos na devolução. Não deixe isso acontecer — otimize seu feed.
4: Concentre-se em seus títulos e descrições
Semelhante à otimização de seu feed, você deseja colocar um foco especial em seus títulos e descrições. É assim que seus clientes em potencial o encontrarão, portanto, inclua também palavras-chave e frases relevantes em sua cópia.
Para isso, use uma ordem de importância ‘da esquerda para a direita’ no posicionamento da palavra-chave; coloque o que vai te encontrar mais perto do começo.
Quanto a encontrar as melhores palavras-chave, existem muitas ferramentas online por aí. Alguns exemplos são Moz Keyword Explorer , SERPs , Google AdWords Keyword Planner e SpyFu (para ajudá-lo a ficar de olho em seus concorrentes).
5: palavras-chave negativas para eliminar o mal
Aqui está o que o Google tem a dizer sobre palavras-chave negativas: “ As palavras- chave negativas permitem que você exclua termos de pesquisa de suas campanhas e o ajude a se concentrar apenas nas palavras-chave que são importantes para seus clientes. Uma segmentação melhor pode colocar seu anúncio na frente de usuários interessados e aumentar seu retorno sobre o investimento (ROI). ”
Pense nas palavras-chave negativas como filtros que o impedem de pagar por cliques não relacionados. Então, se você vende muitos tipos de tênis, mas não tênis de corrida, definir “tênis de corrida” como uma palavra-chave negativa impede que seus anúncios sejam exibidos em consultas com essa palavra-chave. A alternativa pode levar ao desperdício de dinheiro, pois as pessoas que procuram tênis de corrida clicam em seus anúncios, veem que você não tem tênis de corrida e, consequentemente, clicam em sair.
6: Exiba seus produtos mais vendidos
Embora seja importante ter todos os seus produtos encontrados, se você perceber que um ou mais são particularmente populares, vá em frente e promova-os! Você já sabe que as pessoas gostam deles, e apresentá-los lhes dará um impulso extra (e também aos seus resultados).
7: Comentários podem fazer ou quebrar você
As avaliações permitem que os compradores saibam em quem podem ou não confiar. Pensando como um comprador, de quem você compraria um item, alguém com quatro estrelas ou alguém sem estrelas (ambos os itens são exatamente iguais em todos os aspectos, exceto pelas estrelas)? Se você for como a grande maioria da população, escolherá a primeira opção.
Por isso, sua melhor aposta é utilizar as avaliações do vendedor do Google , uma extensão automática que compartilha a classificação média por estrelas de sua loja com seus anúncios, para aumentar a credibilidade de sua loja. A melhor parte de fazer isso é que, em média, de acordo com o Google, os anúncios com classificações do vendedor obtêm uma CTR 17% maior do que os mesmos anúncios sem classificações.
Indo um pouco mais fundo, as classificações do vendedor no Google Shopping são parcialmente baseadas no Google Customer Reviews, um programa gratuito que coleta avaliações pós-compra em nome dos anunciantes. Portanto, certifique-se de pedir revisão nos e-mails de confirmação pós-compra!
8: Pense como um comprador e preste atenção à estética
Como comprador, você quer comprar coisas bonitas. Quando você compra frutas, você compra a maçã vermelha brilhante, não a machucada no canto. Quando você compra roupas, você compra aquelas que ficam bem em você, e quando você não sabe como elas ficam em você, você compra aquelas que ficam bem nas fotos.
Essa mesma linha de pensamento se aplica a todas ou à maioria das compras on-line nas quais você não pode ver o produto físico real à sua frente – você compra o que parece bom na tela. Leve isso em consideração e preste atenção à estética.
9: Não se esqueça das ofertas especiais
As Promoções do comerciante são um recurso gratuito do Google Shopping que permite que você, o fornecedor, faça uso de ofertas e promoções especiais para incentivar os compradores a fazer negócios com você. Melhor ainda, eles são uma excelente maneira de se destacar da concorrência.
Imagine o seguinte cenário: alguém está procurando alto-falantes sem fio (você é um fornecedor de alto-falantes sem fio neste cenário), quando se depara com os alto-falantes de seu concorrente. A princípio, eles não sabem onde clicar, mas logo descobrem sua oferta especial ou preço com desconto. “Ahh”, eles dizem, “uma oferta especial. Parece bom para mim; um acordo é sempre melhor do que nenhum acordo. Yippee!”
Ok, talvez eles não fiquem tão entusiasmados, mas ficarão muito felizes. A essência é que promoções e ofertas fazem você se destacar. Eles adicionam uma espécie de aspecto de ‘edição limitada’ ao seu produto que aumenta sua demanda. Você também pode adicionar um fator de tempo, tornando a promoção temporária, para aumentar a urgência. Em outras palavras, ofertas especiais tornam os produtos exclusivos e gostamos de exclusividade.
10: Recorra aos Especialistas
Quando você já tentou de tudo e está pensando em desistir, não desista. Você ainda tem um ás na manga que certamente funcionará: recorrer aos especialistas. Entre em contato com uma agência digital confiável com soluções de desenvolvimento de comércio eletrônico que estará mais do que disposta a ajudá-lo. As chances são boas de que eles tenham experiência com o que você deseja fazer, então estabeleça algumas metas, entre em contato com eles e venda!
Considerações Finais e TL;DR
A indústria de comércio eletrônico é difícil; não há maneira de contornar isso. Você tem que fazer o que puder para obter vantagem sobre seus concorrentes e se destacar para os compradores. Você tem uma boa ideia de como fazer isso se estiver lendo até agora. Se não, aqui está a versão tl;dr:
- Vincule o Google AdWords ao Merchant Center
- Definitivamente, faça uso do remarketing dinâmico
- Otimize seu feed
- Concentre-se em seus títulos e descrições
- Palavras-chave negativas para eliminar o mal
- Apresente seus produtos mais vendidos
- Comentários podem fazer ou quebrar você
- Pense como um comprador e preste atenção à estética
- Não se esqueça das ofertas especiais
- Consulte os especialistas