Como Anunciar no Facebook em 2023 [Guia Completo]
A publicidade no Facebook não está morta. Apesar dos novos jogadores no cenário da mídia social – TikTok, estamos olhando para você – saber como anunciar no Facebook ainda é uma habilidade essencial para a maioria dos profissionais de marketing.
Neste momento, se você anunciar no Facebook, seus anúncios podem atingir 2,17 bilhões de pessoas – ou seja, cerca de 30% da população mundial. Além disso, a base de usuários ativos da plataforma continua crescendo.
Claro, esses são números impressionantes. Mas o Facebook tem tudo a ver com levar sua mensagem para o segmento certo dessas pessoas. Os usuários com maior probabilidade de estarem interessados em comprar seus produtos ou serviços.
Continue lendo para descobrir tudo, desde quanto custam os anúncios do Facebook até como planejar sua primeira campanha.
O que são anúncios do Facebook?
Os anúncios do Facebook são postagens pagas que as empresas usam para promover seus produtos ou serviços aos usuários do Facebook.
Fonte: Fairfax & Favor no Facebook
Os anúncios do Facebook geralmente são direcionados aos usuários com base em:
- Demografia
- Localização
- Interesses
- Outras informações de perfil
As empresas definem um orçamento de anúncio e um lance para cada clique ou mil impressões que o anúncio recebe.
Como o Instagram, os anúncios do Facebook aparecem em todo o aplicativo, inclusive nos feeds dos usuários, Stories , Messenger , Marketplace e muito mais. Eles se parecem com postagens normais, mas sempre incluem um rótulo “patrocinado” para mostrar que são um anúncio. Os anúncios do Facebook incluem mais recursos do que postagens regulares, como botões CTA, links e catálogos de produtos.
Para colocar sua marca na frente de mais usuários, os anúncios devem ser um componente de qualquer estratégia de marketing do Facebook .
Quanto custa anunciar no Facebook?
Não existe uma regra rígida e rápida quando se trata de orçamentos de anúncios no Facebook. O custo dos anúncios do Facebook depende de vários fatores variáveis, incluindo:
- Segmentação de público. Geralmente, custa mais colocar seus anúncios na frente de um público mais restrito do que em um público mais amplo.
- Posicionamento do anúncio. Os custos podem mudar entre os anúncios exibidos no Facebook e no Instagram.
- Duração da campanha. O número de dias e horas de duração de uma campanha afeta o custo final.
- Competitividade do seu setor. Algumas indústrias são mais competitivas do que outras para o espaço publicitário. Os custos com anúncios geralmente aumentam quanto maior for o preço do produto ou quão valioso é o lead que você está tentando capturar.
- Época do ano. Os custos de anúncios podem flutuar durante diferentes estações, feriados ou outros eventos específicos do setor.
- Hora do dia. Em média, o CPC é mais baixo entre meia-noite e 6h em qualquer fuso horário.
- Localização. Os custos médios de anúncios por país variam muito.
Definir os custos da campanha de acordo com os objetivos
Definir o objetivo correto da campanha é a coisa mais importante que você pode fazer para controlar os custos de anúncios do Facebook . Fazer isso direito também aumenta sua chance de sucesso.
Os benchmarks de custo por clique variam de acordo com o objetivo de cada campanha. Existem cinco objetivos principais de campanha para escolher:
- Conversões
- impressões
- Alcançar
- Cliques no link
- geração de leads
O custo médio por clique varia entre diferentes objetivos de campanha de anúncios do Facebook. Por exemplo, em média, um objetivo de campanha de impressões custa US$ 1,85 por clique , enquanto uma campanha com objetivo de conversões custa US$ 0,87 por clique .
Escolher o objetivo certo para sua campanha é a chave para atingir metas e reduzir custos.
Tipos de anúncios do Facebook
Os profissionais de marketing podem escolher entre diferentes tipos e formatos de anúncios do Facebook para atender aos objetivos de sua campanha, incluindo:
- Imagem
- Vídeo
- Carrossel
- Experiência Instantânea
- Coleção
- Liderar
- apresentação de slides
- Histórias
- Mensageiro
A ampla variedade de formatos de anúncio do Facebook significa que você pode escolher o melhor tipo de anúncio que corresponda à sua meta de negócios. Cada anúncio tem um conjunto diferente de CTAs para orientar os usuários nas próximas etapas.
Aqui estão cada um dos formatos de anúncio do Facebook explicados com mais detalhes:
Anúncios gráficos
Os anúncios gráficos são o formato de anúncio mais básico do Facebook. Eles permitem que as empresas usem imagens únicas para promover seus produtos, serviços ou marca. Os anúncios gráficos podem ser usados em diferentes tipos de anúncios, veiculações e proporções.
Os anúncios gráficos são adequados para campanhas com forte conteúdo visual que podem ser exibidos em apenas uma imagem. Essas imagens podem ser feitas a partir de ilustrações, design ou fotografia.
Você pode criar um com apenas alguns cliques, impulsionando uma postagem existente com uma imagem da sua página do Facebook.
Os anúncios gráficos são simples de criar e podem exibir sua oferta com sucesso se você usar imagens de alta qualidade. Eles são adequados para qualquer estágio do funil de vendas, seja para aumentar o reconhecimento da marca ou promover o lançamento de um novo produto para aumentar as vendas.
Os anúncios gráficos podem ser limitantes – você só tem uma única imagem para transmitir sua mensagem. Se você precisar exibir vários produtos ou mostrar como seu produto funciona, o formato de anúncio gráfico único não é a melhor escolha.
Fonte: BarkBox no Facebook
Dica profissional: preste atenção às especificações e proporções do anúncio gráfico para que seu produto não seja cortado ou esticado.
Anúncios em vídeo
Assim como os anúncios gráficos, os anúncios em vídeo no Facebook permitem que as empresas usem um único vídeo para mostrar seus produtos, serviços ou marca.
Eles são especialmente úteis para demonstrações de produtos, tutoriais e apresentação de elementos móveis.
O vídeo pode ter até 240 minutos de duração, mas isso não significa que você deva usar esse tempo! Vídeos mais curtos geralmente são mais envolventes. O Facebook recomenda manter vídeos com menos de 15 segundos.
Os anúncios em vídeo podem adicionar algum movimento ao feed de qualquer usuário, como este anúncio em vídeo curto e interessante da Taco Bell:
Fonte: Taco Bell no Facebook
A desvantagem dos anúncios em vídeo é que eles consomem muito tempo para serem feitos e podem se tornar caros. Um carrossel ou anúncio gráfico pode ser mais adequado para mensagens simples ou produtos que não exijam demonstrações.
Anúncios em carrossel
Os anúncios em carrossel exibem até dez imagens ou vídeos nos quais os usuários podem clicar. Cada um tem seu próprio título, descrição ou link.
Os carrosséis são uma ótima opção para expor uma série de produtos diferentes. Cada imagem no carrossel pode até ter sua própria página de destino criada especificamente para esse produto ou serviço.
Esse formato de anúncio do Facebook também é útil para orientar os usuários em um processo ou mostrar uma série de produtos relacionados, separando cada parte em diferentes seções do seu carrossel.
Fonte: The Fold London no Facebook
Anúncios de experiência instantânea
Os anúncios de experiência instantânea, anteriormente conhecidos como anúncios de tela, são anúncios interativos somente para celular que permitem que os usuários interajam com seu conteúdo promovido no Facebook.
Usando anúncios de experiência instantânea, os usuários podem tocar em uma exibição de carrossel de imagens, deslocar a tela em diferentes direções, bem como aumentar ou diminuir o zoom do conteúdo.
O Facebook sugere o uso de cinco a sete imagens e vídeos em cada anúncio de experiência instantânea para obter as melhores chances de engajamento . Os modelos predefinidos também ajudam a economizar tempo e a repetir o tema principal em todo o anúncio.
Fonte: Spruce no Facebook
Anúncios de coleção
Anúncios de coleção são como carrosséis imersivos – levando a experiência do usuário um passo à frente. Anúncios de coleção são experiências de visualização de vitrines para dispositivos móveis nas quais os usuários podem folhear sua linha de produtos. Mais personalizáveis do que Carrosséis, eles também são em tela cheia. Os usuários podem comprar produtos diretamente do anúncio da coleção.
Fonte: Feroldi’s no Facebook
As empresas também podem optar por permitir que os algoritmos do Facebook selecionem quais produtos do seu catálogo serão incluídos para cada usuário.
Os anúncios de coleção são uma ótima opção para grandes empresas que vendem uma variedade de produtos e serviços. Empresas menores com uma linha de produtos mais limitada podem ser mais adequadas para outros tipos de anúncios, como carrosséis.
Anúncios de leads
Os anúncios de cadastro estão disponíveis apenas para dispositivos móveis. Isso ocorre porque eles são projetados especificamente para tornar mais fácil para as pessoas fornecerem suas informações de contato sem muita digitação.
Eles são ótimos para coletar assinaturas de boletins informativos, inscrever alguém para uma avaliação do seu produto ou permitir que as pessoas solicitem mais informações de você. Vários fabricantes de automóveis os usaram com sucesso para incentivar test drives.
Fonte: Facebook
Anúncios de apresentação de slides
Os anúncios de apresentação de slides são compostos de 3 a 10 imagens ou um único vídeo reproduzido em uma apresentação de slides. Esses anúncios são uma ótima alternativa aos anúncios em vídeo porque usam até cinco vezes menos dados do que os vídeos. Isso torna os anúncios de apresentação de slides a melhor escolha para mercados onde as pessoas têm conexões de internet mais lentas.
Os anúncios de apresentação de slides também são uma ótima maneira de começar para pessoas sem experiência em criação de vídeos.
Fonte: Charter College no Facebook
Anúncios de histórias
Os telefones celulares devem ser mantidos na vertical. Os anúncios de histórias são um formato de vídeo vertical em tela cheia somente para dispositivos móveis que permite maximizar o espaço da tela sem esperar que os espectadores vire suas telas.
No momento, 62% das pessoas nos EUA dizem que planejam usar o Stories ainda mais no futuro do que hoje.
As histórias podem ser compostas por imagens, vídeos e até carrosséis.
Aqui está um exemplo de um vídeo transformado em um anúncio de história:
Fonte: Waterford no Facebook
As histórias fornecem mais liberdade criativa do que anúncios de imagem ou vídeo comuns. As empresas podem brincar com emojis, adesivos, filtros, efeitos de vídeo e até realidade aumentada.
A desvantagem do Facebook Stories é que eles não são colocados nos feeds do Facebook, portanto, os usuários podem não vê-los tanto quanto em outros formatos de anúncio do Facebook.
O Facebook Stories também requer uma formatação diferente dos anúncios em vídeo ou imagem, portanto, pode ser necessário criar conteúdo original apenas para o Stories.
Anúncios do Messenger
Os anúncios do Messenger aparecem na guia Messenger do Facebook. Como é onde as pessoas passam o tempo conversando com amigos e familiares, os anúncios do Messenger parecem mais pessoais do que rolar anúncios de imagem ou vídeo.
As pessoas veem seus anúncios do Messenger entre as conversas e podem tocar para iniciar uma conversa com sua marca. Esses anúncios são uma ótima maneira de levar as pessoas a interagir com sua marca. Para empresas menores que promovem produtos ou serviços locais, os anúncios do Messenger podem ajudar a iniciar a conversa.
Fonte: Facebook
Como postar anúncios no Facebook
Se você já tem uma página comercial no Facebook (e deveria), pode ir direto ao Gerenciador de Anúncios ou Gerenciador de Negócios para criar sua campanha publicitária no Facebook. Se você ainda não tem uma página comercial, precisará criar uma primeiro.
Seguiremos as etapas do Gerenciador de Anúncios neste post. Se preferir usar o Gerenciador de Negócios, você pode obter os detalhes em nosso post sobre como usar o Gerenciador de Negócios do Facebook.
O Gerenciador de Anúncios é o ponto de partida para veicular anúncios no Facebook e no Messenger. É um conjunto de ferramentas completo para criar anúncios, gerenciar onde e quando eles serão executados e acompanhar o desempenho da campanha.
Passo 1: Escolha seu objetivo
Faça login no Gerenciador de Anúncios do Facebook e selecione a guia Campanhas e clique em Criar para começar uma nova campanha publicitária no Facebook.
O Facebook oferece 11 objetivos de marketing com base no que você deseja que seu anúncio realize.
Veja como eles se alinham com os objetivos de negócios:
- Reconhecimento da marca: apresente sua marca a um novo público.
- Alcance: Exponha seu anúncio para o maior número possível de pessoas em seu público.
- Tráfego: direcione o tráfego para uma página da web específica, aplicativo ou conversa do Facebook Messenger.
- Envolvimento: alcance um público amplo para aumentar o número de engajamentos de postagens ou seguidores de páginas, aumentar a participação em seu evento ou incentivar as pessoas a reivindicar uma oferta especial.
- Instalações de aplicativos : faça com que as pessoas instalem seu aplicativo.
- Visualizações de vídeo: faça com que mais pessoas assistam aos seus vídeos.
- Geração de leads: obtenha novos clientes em potencial em seu funil de vendas.
- Mensagens: incentive as pessoas a entrar em contato com sua empresa usando o Facebook Messenger.
- Conversões: leve as pessoas a realizar uma ação específica em seu site (como se inscrever em sua lista ou comprar seu produto), com seu aplicativo ou no Facebook Messenger.
- Vendas de catálogo: conecte seus anúncios do Facebook ao seu catálogo de produtos para mostrar às pessoas anúncios dos produtos que elas provavelmente desejam comprar.
- Tráfego da loja: leve os clientes próximos a lojas físicas.
Escolha um objetivo de campanha com base em suas metas para este anúncio específico. Lembre-se de que, para objetivos orientados à conversão (como vendas), você pode pagar por ação, mas para objetivos de exposição (como tráfego e visualizações), você pagará por impressões.
Para este exemplo, escolheremos o objetivo Engajamento . A partir daí, precisamos especificar que tipo de engajamento queremos.
Por enquanto, escolheremos as curtidas da página.
Algumas das opções que você vê nas próximas etapas variam de acordo com o objetivo escolhido.
Clique em Avançar.
Etapa 2. Nomeie sua campanha
Dê um nome à sua campanha publicitária no Facebook e declare se o seu anúncio se enquadra em alguma categoria especial, como crédito ou política.
Se você deseja configurar um teste A/B A/B , clique em Começar na seção Teste A/B para definir este anúncio como seu controle. Você pode escolher versões diferentes para executar neste anúncio depois que ele for publicado.
Role um pouco mais para baixo para escolher se deseja ativar o Advantage Campaign Budget+.
Essa opção pode ser útil se você estiver usando vários conjuntos de anúncios, mas, por enquanto, pode deixá-la desativada.
Clique em Avançar.
Etapa 3. Defina seu orçamento e cronograma
Na parte superior dessa tela, você nomeará seu conjunto de anúncios e escolherá qual página promover.
Em seguida, você decide quanto dinheiro deseja gastar em sua campanha publicitária no Facebook. Você pode escolher um orçamento diário ou vitalício. Em seguida, defina as datas de início e término se quiser agendar seu anúncio no futuro ou optar por veiculá-lo imediatamente.
Executar seus anúncios pagos do Facebook em uma programação pode ser a maneira mais eficiente de gastar seu orçamento, pois você pode optar por veicular seu anúncio apenas quando seu público-alvo estiver mais propenso a estar no Facebook. Você só pode definir uma programação se criar um orçamento vitalício para seu anúncio.
Passo 4. Segmente seu público
Role para baixo para começar a criar o público-alvo para seus anúncios.
Comece selecionando seu local de destino, idade, gênero e idioma. Em localização, você pode até optar por incluir ou excluir cidades de um determinado tamanho.
Você também pode priorizar pessoas que recentemente demonstraram interesse no produto ou serviço que você vende.
Ao fazer suas seleções, fique de olho no indicador de tamanho do público à direita da tela, que dá uma ideia do alcance potencial do seu anúncio.
Você também verá um número estimado de alcance diário e curtidas na Página . Essas estimativas serão mais precisas se você já tiver executado campanhas antes, pois o Facebook terá mais dados para trabalhar. Tenha sempre em mente que estas são estimativas, não garantias.
Agora é hora da segmentação detalhada.
Lembre-se: a segmentação eficaz é a chave para maximizar o ROI – e não faltam maneiras de segmentar seu público usando o Facebook Ads Manager.
Use o campo Segmentação detalhada para incluir ou excluir especificamente pessoas com base em dados demográficos, interesses e comportamentos. Você pode ser realmente específico aqui. Por exemplo, você pode optar por segmentar pessoas interessadas em viagens e caminhadas, mas excluir pessoas interessadas em mochilas.
Etapa 5. Escolha seus posicionamentos de anúncio no Facebook
Role para baixo para escolher onde seus anúncios serão exibidos. Se você é novo na publicidade do Facebook, a escolha mais simples é usar o Advantage+ Placements.
Quando você seleciona essa opção, o Facebook coloca automaticamente seus anúncios no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network quando eles provavelmente obterão os melhores resultados.
Uma vez que você tenha mais experiência, você pode selecionar Colocações Manuais. Ao escolher esta opção, você obtém controle total sobre onde seus anúncios do Facebook aparecem. Quanto mais canais você selecionar, mais oportunidades terá para atingir seu público-alvo.
Suas opções variam de acordo com o objetivo de campanha escolhido, mas podem incluir o seguinte:
- Tipo de dispositivo: móvel, desktop ou ambos.
- Plataforma: Facebook, Instagram, Audience Network e/ou Messenger
- Posicionamentos: Feeds, Stories, Reels, in-stream (para vídeos), pesquisa, mensagens, anúncios de sobreposição e pós-loop em Reels, pesquisa, in-article e aplicativos e sites (externos ao Facebook).
- Dispositivos móveis e sistemas operacionais específicos: iOS, Android, feature phones ou todos os dispositivos.
- Somente quando conectado ao Wi-Fi: o anúncio só é exibido quando o dispositivo do usuário está conectado ao Wi-Fi.
Etapa 6. Defina a segurança da marca e os controles de custos
Role para baixo até a seção Brand Safety para excluir qualquer tipo de conteúdo que seria impróprio para exibição com seu anúncio.
Por exemplo, você pode optar por evitar conteúdo confidencial e adicionar listas de bloqueio específicas. As listas de bloqueio podem excluir sites, vídeos e editores específicos.
Quando estiver satisfeito com todas as suas opções, dê uma última olhada nas estimativas potenciais de Alcance e Curtidas na Página.
Se estiver satisfeito com o que vê, clique em Avançar .
Etapa 7. Crie seu anúncio
Primeiro, escolha o formato do anúncio e insira os componentes de texto e mídia para o anúncio. Os formatos disponíveis variam de acordo com o objetivo da campanha que você selecionou no início deste processo.
Se você estiver trabalhando com uma imagem, escolha sua mídia na galeria do Facebook e selecione o corte certo para preencher sua veiculação.
Use a ferramenta de visualização à direita da página para garantir que seu anúncio tenha uma boa aparência para todos os canais em potencial. Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique no botão verde Publicar para lançar seu anúncio.
3 dicas para postar anúncios no Facebook
1. Preste atenção às especificações de anúncios do Facebook
Os tamanhos dos anúncios do Facebook mudam com mais frequência do que o clima (sério). Para que seus anúncios do Facebook não sejam esticados, cortados ou distorcidos de qualquer outra forma, você precisará garantir que suas imagens e vídeos selecionados se ajustem às dimensões corretas.
Aqui está uma análise rápida:
Anúncios em vídeo do Facebook
vídeos do feed do facebook
Largura mínima: 120 pixels
Altura mínima: 120 px
Resolução: pelo menos 1080 x 1080 px
Proporção de vídeo: 4:5
Tamanho do arquivo de vídeo: máximo de 4 GB
Duração mínima do vídeo: 1 segundo
Duração máxima do vídeo: 241 minutos
O Facebook também possui uma lista completa de todas as proporções e recursos para vídeos.
Vídeos de artigos instantâneos do Facebook
Resolução: pelo menos 1080 x 1080 px
Proporção de vídeo: 9:16 a 16:9
Tamanho do arquivo de vídeo: máximo de 4 GB
Duração mínima do vídeo: 1 segundo
Duração máxima do vídeo: 240 minutos
Anúncios do Facebook Stories
Recomendado: Resolução mais alta disponível (pelo menos 1080 x 1080 px)
Proporção de vídeo: 9:16 (compatível com 1,91 a 9:16)
Tamanho do arquivo de vídeo: máximo de 4 GB
Duração máxima do vídeo: 2 minutos
Tamanho dos anúncios gráficos do Facebook
Imagens do feed do Facebook
Resolução: pelo menos 1080 x 1080 pixels
Largura mínima: 600 pixels
Altura mínima: 600 pixels
Proporção: 1:91 a 1:1
Imagens de artigos instantâneos do Facebook
Tamanho máximo do arquivo: 30 MB
Proporção: 1,91:1 a 1:1
Resolução: pelo menos 1080 x 1080 px
Imagens do Facebook Marketplace
Tamanho máximo do arquivo: 30 MB
Proporção: 1:1
Resolução: pelo menos 1080 x 1080 px
2. Teste tudo
É importante não fazer suposições sobre o que funcionará e o que não funcionará em seus anúncios do Facebook.
Sempre que tentar algo novo, você deve testá-lo em relação aos anúncios anteriores para ver se está fazendo melhorias nas métricas mais importantes para você.
As melhores práticas para anúncios do Facebook estão mudando constantemente. Só você sabe o que funciona para o seu público específico. E a única maneira de manter esse conhecimento atualizado é testando.
3. Simplifique seu fluxo de trabalho
Os profissionais de marketing de mídia social são pessoas ocupadas com listas de tarefas aparentemente intermináveis. Mas há algumas maneiras de simplificar seu fluxo de trabalho.
O Hootsuite Boost permite que você promova postagens de mídia social diretamente do painel do Hootsuite. Gerencie a segmentação do público, o gasto da campanha e a duração. Ao configurar os gatilhos de automação, você pode permitir que o Hootsuite gerencie quais postagens impulsionar de acordo com seus critérios.
Hootsuite Social Advertising ajuda você a simplificar seus fluxos de trabalho de marketing social e maximizar seus gastos com anúncios. Você pode impulsionar suas postagens orgânicas mais populares para alcançar mais pessoas. Crie campanhas publicitárias, acompanhe o desempenho e faça ajustes para melhorar os resultados. Mais tarde, gere relatórios analíticos avançados para ver quais campanhas atingiram seus objetivos.