A auditoria e lista de verificação de SEO em 10 etapas
Vamos enfrentá-lo: há muita metodologia de auditoria de SEO por aí. Quer você seja uma pequena empresa tentando otimizar seu site para pesquisa orgânica ou uma agência fazendo o mesmo para um cliente, pode ser difícil saber por onde começar, quão aprofundada sua análise deve ser e quais ferramentas de SEO irão ajudá-lo a coletar as informações mais úteis.
Veja o que quero dizer?
Para reduzir um pouco do ruído, reunimos 10 elementos principais para uma auditoria de SEO bem-sucedida. E abordaremos não apenas as etapas para realizá-los, mas também como corrigir os problemas encontrados.
Não importa se você é um SEO experiente ou um pequeno empresário trabalhando em seu próprio site Squarespace, executar com êxito as 10 etapas deste guia colocará seu site no caminho da supremacia da pesquisa orgânica.
Vamos mergulhar.
O que é uma auditoria de SEO?
Uma auditoria de SEO é o processo de revisar seus ativos online para garantir que seu site esteja tendo o melhor desempenho possível nos resultados de pesquisa. Isso inclui descobrir:
- Forças e sucessos para aproveitar ou escalar.
- Erros para consertar e frutas fáceis de pegar.
- O que não está funcionando e você deveria fazer menos.
- O que não está funcionando precisa ser melhorado.
O problema é que existem tantas facetas do SEO que esse processo pode se tornar rápido e opressor. Simplificamos a auditoria de SEO em 10 etapas principais nesta postagem, mas se você tiver um site grande, considere também separar suas auditorias de SEO em categorias. Leia sobre alguns tipos de auditoria de SEO.
RELACIONADO: A lista de verificação completa da auditoria do site (em uma planilha épica do Google)
Tipos de auditorias de SEO
Se você tem um site grande, você pode querer considerar os diferentes tipos de auditorias de SEO para que você possa priorizar de acordo ou sua auditoria de SEO em diferentes
Auditoria de conteúdo SEO
Isso se refere à identificação de oportunidades para melhorar a precisão, atualidade e qualidade do conteúdo nas páginas que você deseja aumentar o tráfego ou melhorar a classificação. O Google EAT é o seu guia aqui. Falaremos mais sobre atualização e atualização de conteúdo mais adiante neste post. Esse tipo de auditoria também pode incluir a identificação de oportunidades para otimizar o snippet em destaque , a seção de perguntas das pessoas e a classificação de passagens.
Auditoria de SEO na página
Esse tipo de SEO refere-se a garantir que os elementos de back-end de uma página sejam otimizados para rastreadores de pesquisa. Uma auditoria de SEO na página incluiria a verificação de meta descrições, meta títulos, texto alternativo de imagem e compactação e muito mais.
Veja nossa lista de verificação de SEO na página aqui.
SEO fora da página
Uma auditoria de SEO fora da página envolveria a observação de outras páginas e até mesmo de outros domínios vinculados às páginas que você deseja melhorar, o que pode envolver a quantidade, qualidade, distribuição e atualidade desses links
Auditoria técnica de SEO
Esse tipo de auditoria de SEO envolverá esforços na página, como otimização de imagem, mas se refere principalmente a métricas de desempenho, como velocidade e segurança do site. Uma auditoria técnica de SEO identificará oportunidades para corrigir, eliminar ou reorganizar o código, evitar spam, mudar de HTTP para HTTPS e muito mais.
Auditoria de SEO local
O SEO local envolve o conjunto de práticas para ajudar sua empresa a se classificar nas pesquisas locais. Uma auditoria de SEO local será um pouco menor, mas ainda envolverá elementos de cada uma das auditorias acima em relação a listagens (fora da página), conteúdo (páginas e postagens com foco local), na página (inserção e segmentação de palavras-chave) e técnico (velocidade e segurança do site).
Ferramentas de auditoria de SEO
Para fazer a auditoria de SEO que abordaremos neste guia, você precisará de algumas ferramentas. Esses incluem:
- Software de SEO: qualquer software de SEO que valha a pena. Ahrefs, Moz Pro, SEMrush terão uma ferramenta de auditoria ou rastreamento de site que permite que você rastreie seu site e determine não apenas a saúde geral da pesquisa, mas também as ineficiências comuns que estão prejudicando o desempenho orgânico do seu site. Eles também estão repletos de outras ferramentas – ferramentas de pesquisa de palavras-chave, ferramentas de perfil de backlink, etc. Eu recomendaria adquirir pelo menos a versão de avaliação gratuita de uma dessas ferramentas antes de tentar uma auditoria de SEO completa em seu site.
- Google Search Console: há muitas maneiras de usar o Google Search Console (antigo Webmaster Tools) para auditoria de SEO com relação a palavras-chave, CTR orgânica, correções técnicas, Core Web Vitals e envio de páginas para reindexação que você reotimizou como resultado de sua auditoria.
- Google Analytics: O objetivo de uma auditoria de SEO é melhorar o tráfego para seu site e, como tal, você precisará do Google Analytics para medir o impacto de suas ações. Isso também ajudará você a priorizar seus itens de ação com base em quais páginas obtêm mais tráfego ou tiveram quedas significativas no tráfego.
- Ferramentas de velocidade de página: o PageSpeed Insights e o GTMetrix do Google são ferramentas confiáveis e gratuitas.
Obtenha uma auditoria instantânea de SEO com o LOCALiQ Website Grader – é grátis!
Lista de verificação de auditoria de SEO
Dada a seção acima sobre os tipos de auditorias de SEO, compilamos uma lista de verificação para uma auditoria de SEO bastante completa que incorpora SEO técnico, fora da página e na página.
Etapa 1: identificar oportunidades de link building
A construção de links é uma parte vital da obtenção de autoridade no site, e nenhuma auditoria de SEO está completa sem recomendações para a construção de links internos e externos específicos do site.
Como construir links internos
Os links internos transmitem equidade de links em suas próprias páginas e, como tal, são vitais para formar hierarquias de autoridade em seu site. Uma maneira direta e consagrada de criar links internos: ao criar um novo conteúdo, faça uma pesquisa no site por conteúdo relacionado mais antigo que, idealmente, tenha criado algum patrimônio; em seguida, encontre o texto âncora no conteúdo antigo para vincular ao novo conteúdo. Portanto, se você criou um novo recurso nos anúncios do Facebook:
Essas são as páginas das quais você deseja vincular (as principais páginas do seu site relacionadas a essa palavra-chave, de acordo com o Google).
Uma extensão do Chrome como MozBar lhe dará essa visão. Você deseja vincular a página com a maior autoridade de página (PA). Page Authority e Domain Authority (DA) não são métricas de SEO “oficiais” . O Google não os usa para indexar páginas. Eles foram criados por empresas de software de SEO para fornecer estimativas da autoridade de uma página ou domínio. Dito isso, eles ainda são bastante precisos; e são úteis para determinar de quais sites ou páginas vincular.
Você também deve ter em mente a experiência do usuário e a arquitetura da informação (IA) ao criar links internos. Fazer links de páginas confiáveis não é tudo. Onde seria um lugar genuinamente útil para enviar um visitante de uma determinada página? O que os aproximaria da compra do seu produto ou serviço? Discutiremos isso mais na Etapa 2, mas essas são boas perguntas para se fazer ao criar links internos.
Como construir links externos
Ganhar links de um conjunto diversificado de domínios autorizados é a essência do aumento da Autoridade de Domínio . Uma maneira direta de criar links externos é pesquisar listas de recursos que possam apresentar de forma realista seu conteúdo e vincular a você. Portanto, se você estiver realizando uma auditoria de SEO para uma escola particular em Massachusetts e quiser fazer recomendações para criação de links externos:
“Melhores escolas preparatórias em ma” renderá algumas boas listas de recursos que podem ou não apresentar seu cliente e que representam boas oportunidades para obter links externos.
Uma maneira mais fácil de criar links externos – e uma maneira que gera maior retorno – é procurar por menções sem links. Qualquer boa ferramenta de SEO terá uma ferramenta de explorador de conteúdo que permite pesquisar lugares na web onde sua marca foi mencionada:
Depois de classificar por autoridade de domínio e garantir que seu alvo ainda não tenha um link para você, você pode entrar em contato com os gerentes de conteúdo via Twitter, e-mail, condor, o que você quiser; peça links para sua página inicial; e se ofereça para compartilhar o artigo deles em suas contas sociais em troca .
Etapa 2: identificar melhorias na estrutura do site
A arquitetura da informação, ou IA, é um termo bastante abrangente que basicamente significa apenas “a maneira como a informação é ordenada/estruturada”.
Como melhorar a arquitetura do site
Para fins de auditoria de SEO, isso significa redistribuir estruturas de links internos em seu site para passar patrimônio para as páginas que precisam. Se a estrutura do seu site está uma bagunça, aqui vão algumas dicas.
- Trabalhe em estreita colaboração com desenvolvedores e designers para desenvolver soluções fáceis de usar que melhorem a autoridade da página sem comprometer o UX (experiência do usuário).
- Aumente o número de postagens de blog por página . Se o índice do seu blog listar apenas dez páginas por vez, isso levará as postagens mais antigas a cerca de 20 a 30 cliques da sua página inicial (onde está o maior patrimônio). Aumente esse número de postagens por página para aproximar as postagens mais antigas da página inicial.
- Verifique se há links sobrepostos. Como as seções “postagens relacionadas” e “postagens populares” do seu blog ou no cabeçalho e rodapé. Substitua esses links duplicados por links para outras páginas para as quais você deseja passar patrimônio para poder maximizar totalmente o cobiçado espaço de link.
A menos que você esteja auditando seu próprio site, as recomendações baseadas em IA devem depender dos objetivos das partes interessadas do projeto. Para quais páginas/partes do site eles estão tentando direcionar os usuários? O objetivo é tornar o site intuitivo ou imersivo? Seu público-alvo e metas de negócios informarão a maneira como você define e organiza o conteúdo.
Etapa 3: encontre (e corrija) conteúdo superficial
Falando em conteúdo… suas páginas não terão nenhum respeito na SERP (Página de resultados do mecanismo de pesquisa) se forem finas. O Panda, uma atualização do algoritmo do Google de 2011 que reprimiu sites com conteúdo fino, garantiu isso.
Conteúdo “fino” é o conteúdo que não atende às necessidades do usuário. Um post de blog de 300 palavras explicando um conceito complexo seria considerado fino. Dito isso, não é realista colocar de 1.000 a 2.000 palavras em todas as páginas do seu site. As páginas mais próximas da sua página inicial serão dominadas pelo trabalho de design – imagens de heróis, ícones, botões de chamada para ação – e cópia centrada no produto.
Então, para qual conteúdo você deve olhar?
- Selecione as páginas . Talvez você tenha identificado páginas que tiveram queda de desempenho ou classificação. Ou, se você for um serviço de SEO , seu cliente forneceu a você um conjunto de todas as páginas que gostaria de auditar.
- Principais páginas . Exporte suas 25, 50, 100 páginas principais por tráfego – dependendo do tamanho do site – e certifique-se de que cada uma esteja suficientemente reforçada.
- Tudo isso. A maioria das ferramentas de auditoria de site dentro do software de SEO mencionado acima irá, depois de rastrear seu site, oferecer um relatório amplo sobre o tamanho e a qualidade do conteúdo.
Você pode então exportar páginas com pouco ou nenhum conteúdo e identificar itens de ação no nível da página sobre como corrigir cada um deles.
Os dois grandes benefícios do conteúdo longo :
- Mais oportunidades para vincular internamente.
- Mais oportunidades para espremer palavras-chave de destino, auxiliares e LSI que ajudarão a página a ser encontrada (consulte a Etapa 5).
Passo 4: Identifique (e elimine) conteúdo duplicado
Boas notícias: ao verificar conteúdo duplicado, você verá os mesmos subconjuntos de seu site que observou ao verificar conteúdo fino. Alguns SEOs ficam irritados com o conteúdo duplicado e as possíveis penalidades do site podem incorrer como resultado. Aqui está minha opinião sobre isso:
O Google é inteligente o suficiente para saber se você está ou não duplicando intencional e maliciosamente o conteúdo do seu site para entupir a SERP com os URLs do seu site. Com toda a probabilidade, você não é. Um cenário mais provável, se você tiver conteúdo duplicado, é que isso esteja acontecendo sem querer.
Talvez seu CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo) esteja gerando dinamicamente novas páginas com aparência semelhante e que não foram canonizadas manualmente no Search Console. O WordPress faz isso com páginas de arquivo.
Mesmo assim, qualquer coisa que faça com que os rastreadores do Google pensem mais ou trabalhem mais pode atrapalhar seu SEO.
Se você está preocupado em incorrer em penalidades do Google por conteúdo duplicado não intencional, esta postagem do Google deve deixá-lo à vontade.
Etapa 5: verifique a otimização de palavras-chave
Tal como acontece com o reforço do conteúdo superficial, existem determinadas páginas no seu site onde não será viável otimizar totalmente para palavras-chave de destino e auxiliares . Digamos que você seja uma empresa de software de agendamento de funcionários. Você espremeu “software de agendamento de funcionários” em sua página inicial em vários lugares. A palavra-chave de maior volume e menor concorrência relacionada a “software de agendamento de funcionários” é “melhor software de agendamento de funcionários”. Embora você queira classificar essa palavra-chave, provavelmente não é uma atitude prudente dizer “nós somos os melhores” em sua página inicial. Essa é uma palavra-chave reservada para uma postagem de blog ( confira nossos modelos de postagem de blog de SEO aqui ).
Ainda assim, sempre que possível, certifique-se de que todas as suas páginas estejam o mais otimizadas possível para palavras-chave que as ajudem a aparecer na pesquisa orgânica . O primeiro passo para fazer isso é realizar uma pesquisa de palavras-chave .
Como fazer pesquisa de palavras-chave
Usando um dos produtos de SEO acima – ou uma ferramenta de palavra-chave gratuita – pesquise palavras-chave relacionadas ao seu tópico que tenham alta intenção, alto volume (número de consultas de pesquisa mensais) e baixa dificuldade (nível de concorrência na SERP para essa palavra-chave) :
“Como fazer uma auditoria de SEO”, por exemplo, seria considerada uma palavra-chave auxiliar que eu poderia querer encaixar neste post – em um H2 ou no corpo da cópia. Ou talvez eu saiba que minha postagem terá uma seção sobre como conduzir pesquisas de palavras-chave:
“Como fazer pesquisa de palavras-chave” é um H3 melhor otimizado do que “como conduzir pesquisas de palavras-chave”, porque tem muito mais volume. Como você pode imaginar, fazer pesquisas de palavras-chave específicas da vertical é uma ótima maneira de gerar tópicos de blog.
Se possível, as palavras-chave de destino devem estar em:
- UR
- Título
- H1 (se aplicável)
- H2 (subtítulos em sua postagem – pelo menos um)
- Meta título (consulte a Etapa 6)
- Meta descrição (idem)
- Cópia do corpo (desordenada (com moderação) por toda parte)
Palavras-chave auxiliares devem, se possível, ser usadas em H2s e no corpo do texto. Naturalmente, se você estiver criando um novo conteúdo, será mais fácil garantir a otimização total de todos esses elementos. Se você estiver atualizando páginas antigas , basta fazer o melhor que puder. Não faria necessariamente sentido, por exemplo, alterar um URL simplesmente para otimizá-lo para uma nova palavra-chave.
Etapa 6: verifique se as metatags estão otimizadas
As meta tags consistem em um meta título e uma meta descrição. Eles ajudam o Google a determinar o conteúdo da página que está rastreando e são dois dos maiores fatores que o Google leva em consideração ao determinar a ordem de classificação das páginas. Eles também ajudam os usuários que procuram nos resultados da pesquisa a determinar o conteúdo de sua página e, como tal, atuam como promoções para seu conteúdo.
Usando sua pesquisa de palavras-chave específicas da vertical, escreva ou reescreva suas meta tags, certificando-se de otimizá-las para as palavras-chave que as ajudarão a aparecer na pesquisa.
Especialmente com metatags – embora isso também seja importante para copywriting geral de SEO – você deseja evitar a compressão de palavras-chave para espremer as palavras-chave, também conhecido como preenchimento de palavras-chave. “10 ótimas legendas do Instagram, boas legendas do Instagram e legendas engraçadas do Instagram que farão você ROFL” não é um bom título.
Como otimizar meta títulos
O Google exibe os primeiros 50 a 60 caracteres do seu título. Depois disso, ele trunca o título com reticências. Isso não apenas pode fazer com que palavras-chave vitais sejam omitidas do rastreamento, mas também parece ruim no SERP.
- Mantenha seus títulos com menos de 60 caracteres e 90% deles evitarão o truncamento. Esta ferramenta útil e gratuita da Moz ajuda na criação de títulos.
- Sua palavra-chave alvo deve existir totalmente em seu título.
- Inclua o nome da sua marca no título para pegar carona em sua autoridade.
Por exemplo: Palavra-chave alvo | Marca. Então: “Como escolher o tênis de corrida certo | Nike.
Como otimizar as descrições de carne
O comprimento ideal da descrição oscilou nos últimos anos, mas hoje está em 155-160 . Em termos de conteúdo, aqui está uma fórmula para seguir: palavra-chave alvo + palavras-chave auxiliares (se natural) + descritores/chamada à ação = no dinheiro. Assim: “As auditorias de SEO são essenciais para a classificação no Google. Aprenda a fazer uma auditoria de SEO em 10 etapas fáceis e obtenha as dicas e ferramentas necessárias para ter sucesso.
Etapa 7: identificar oportunidades de atualização de página
Fazer até mesmo pequenas atualizações em uma página indica ao Google que ele deve rastrear essa página. Como tal, atualizações regulares ajudarão a manter suas páginas atualizadas e relevantes aos olhos do mecanismo de pesquisa.
Existem dois tipos de conteúdo que devem ser atualizados regularmente:
- Principais páginas , que discuti na Etapa 3. Essas são as páginas que direcionam mais tráfego para sua empresa. Atualizá-los garante que eles continuarão a gerar tráfego para sua empresa.
- Páginas de oportunidades. Uma página de oportunidade é uma página que, se subir um pouco na SERP, obteria um aumento significativo no tráfego . Os produtos populares de SEO são equipados com rastreadores de classificação que permitem ver a classificação das páginas para determinadas palavras-chave, se essas classificações foram alteradas e quanto tráfego está sendo gerado a partir de cada palavra-chave.
Páginas fora do top 10.
As páginas classificadas fora do top 10 devem ser atualizadas religiosamente para dar a elas a chance de subir para a primeira página. Uma abordagem semelhante deve ser adotada com páginas classificadas fora do top 3. O tráfego cai vertiginosamente após os primeiros 3 pontos e quase totalmente após a primeira página .
Como fazer atualizações de página
Você pode conferir nosso post sobre como atualizar o conteúdo evergreen, mas aqui estão algumas dicas importantes.
- Adicione novas informações e pesquisas. Por exemplo, se você tem uma postagem de blog sobre atualizações de algoritmo do Google e uma nova atualização de algoritmo acabou de sair, essa postagem está pronta para uma atualização. Manter seu conteúdo atualizado garantirá que as necessidades de seus visitantes orgânicos sejam atendidas, para que eles não retornem à SERP e cliquem em outro resultado (o que pode prejudicar sua classificação).
- Adicione palavras-chave. Identifique palavras-chave acessórias relacionadas que demonstraram ser geradoras de tráfego e adicione essas palavras-chave à sua página.
- Arrumação geral. Comprima imagens e corrija ou elimine links quebrados. Imagens complicadas resultam em tempos de carregamento lentos (mais informações na Etapa 8). Links quebrados resultam em uma experiência de usuário insatisfatória (mais informações na Etapa 9). Remediar esses elementos na página pode dar à sua página o impulso necessário para alcançar a classificação desejada.
- Conteúdo de poda. Um quarto tipo de atualização de conteúdo é, na verdade, remover o conteúdo do seu site. Pode parecer contra-intuitivo, mas se houver páginas em seu site que recebam pouco ou nenhum tráfego orgânico, elas podem estar prejudicando sua classificação orgânica geral, diminuindo o valor médio de seu site aos olhos do Google. Procure páginas com 0 ou quase 0 visitas orgânicas no ano passado e, se não puder revisar as páginas imediatamente para agregar mais valor, desindexe-as.
Etapa 8: execute análises de velocidade da página
A velocidade da página é vital, especialmente depois que o Google abandonou sua atualização de velocidade e atualização de experiência de página . Isso se deve em parte ao aumento da pesquisa em dispositivos móveis. Qualquer pessoa que use um telefone para procurar coisas na Internet não vai esperar por um site que demora a carregar. Isso significa que quanto mais rápido for o seu site, maior a probabilidade de o Google recompensá-lo com classificações orgânicas fortes.
O PageSpeed Insights será sua ferramenta preferida aqui. Ele fornece uma visão granular da velocidade da página e oferece sugestões para melhorias. Você pode analisar a velocidade da página no nível de todo o site:
E no nível da página:
Como você pode ver, você também pode analisar as versões mobile e desktop do seu site. Sugestões sobre como melhorar a velocidade da página dessas ferramentas podem ser pesadas para o desenvolvedor, como eliminar JavaScript e CSS em elementos de primeira pintura ou tão simples quanto a compactação de imagem.
Como acelerar seu site:
- Comprima suas imagens. Se você está procurando uma melhoria rápida e eficaz na velocidade da página, a compactação de imagem é sua melhor aposta. Execute cada imagem listada no relatório por meio de um compactador de imagem simples como este e, em seguida, recarregue-as em seu CMS. Dependendo dos tamanhos antes e depois de suas imagens, você pode obter um aumento substancial no desempenho.
- Implemente o carregamento lento. Isso garantirá que a “primeira pintura” do seu site ocorra o mais rápido possível.
- Verifique se há erros comuns. Aqui estão algumas coisas comuns que podem estar deixando seu site lento .
Etapa 9: verifique se há erros no site
Um 404 é um erro de “página não encontrada”, geralmente causado por links e imagens quebradas em seu site. Por exemplo, se uma página em seu site for vinculada a um conteúdo que já foi excluído, qualquer pessoa que clicar nesse link receberá um erro 404.
Ao contrário da opinião popular, links quebrados não resultam em penalidades para o site. À medida que o conteúdo entra e sai, e a estrutura do seu site muda com o tempo, erros 404 ocorrem naturalmente. Dito isso, links quebrados em locais inoportunos podem fraturar sua estrutura de links internos. Eles também podem ser um pé no saco para os usuários que tentam navegar de uma página para outra.
Como encontrar e corrigir links quebrados
As ferramentas de auditoria do site têm a capacidade de identificar todos os erros 404 em seu site. Depois de identificá-los, corrigi-los é uma questão de determinar a importância de cada link para sua estrutura de links e experiência do usuário. Tem uma página que não existe mais ou que agora existe em uma nova URL? É uma boa ideia certificar-se de que todas as páginas de alto tráfego que anteriormente eram vinculadas a essa página agora redirecionam 301 para a nova página; ou, pelo menos, redirecionar de volta sua página inicial.
Essa extensão do Chrome é útil para identificar links quebrados página por página.
Etapa 10: Mude de HTTP para HTTPS
No cenário de marketing digital de hoje, rodar em HTTP é definitivamente um não-não. O HTTPS é mais rápido, mais seguro e é um dos indicadores de classificação do Google.
Verificar se o seu site está rodando em HTTPS é tão simples quanto inserir manualmente as várias iterações não HTTPS do domínio do seu site—www.site.com; site.com; http://www.site.com — e certificando-se de que todos foram redirecionados 301 para a iteração HTTPS.
Em seguida, você desejará vasculhar o índice de pesquisa em busca de locais onde apareçam URLs não HTTPS. Você pode usar o relatório Status do índice no Search Console para ver qual versão dos URLs do seu site está canonizada. Se for necessário, canonize manualmente as versões HTTPS.
Para obter um guia super detalhado sobre como mudar de HTTP para HTTPS, leia isto .
Use esta lista de verificação de auditoria de SEO para obter mais tráfego e classificação mais alta
Há uma razão pela qual não existe uma receita prescrita para uma auditoria de SEO bem-sucedida. É a mesma razão pela qual as “melhores práticas” de SEO são frequentemente inconsistentes. O Google é uma fera mística. Ele muda seu algoritmo quase diariamente e raramente nos diz por que ou como o fez. Uma auditoria de SEO de tamanho único não é realista.
Dito isso: fique tranquilo, essas 10 etapas são elementos essenciais testados pelo tempo para uma auditoria de SEO bem-sucedida. Corrija as falhas que eles revelam e você estará no caminho certo para a supremacia da pesquisa orgânica.
- Identifique oportunidades de criação de links
- Encontre possíveis melhorias na arquitetura da informação
- Encontre (e corrija) conteúdo superficial
- Identificar (e nix) conteúdo duplicado
- Verificar a otimização de palavras-chave
- Otimizar metadados
- Identificar oportunidades de atualização de página
- Executar análise de velocidade da página
- Verificar erros do site
- Alternar de HTTP para HTTPS