Como usar o Semrush para pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é parte integrante de qualquer estratégia de marketing digital e sua importância nunca desaparecerá. Aqui está um guia para ajudar.
Este guia responde às seguintes perguntas:
- O que é pesquisa de palavra-chave?
- Quais termos e métricas de pesquisa de palavras-chave eu preciso saber?
- Como faço para encontrar tópicos quentes para conteúdo?
- Como encontro as melhores palavras-chave para tráfego orgânico?
- Como encontro as palavras-chave com melhor custo-benefício para uma campanha de PPC?
- Como acompanho o desempenho do meu site para palavras-chave específicas?
- Quais são algumas táticas avançadas de pesquisa de palavras-chave?
O que é pesquisa de palavras-chave?
Palavras-chave são os termos que as pessoas inserem nos mecanismos de pesquisa para encontrar informações. A pesquisa de palavras-chave é o estudo desses termos de pesquisa para descobrir de onde vem o tráfego de pesquisa em seu mercado e determinar quais palavras-chave seu site pode segmentar com marketing.
A pesquisa de palavras-chave ajuda você a:
- Entenda e alcance seu público
- Encontre novos tópicos relevantes para cobrir em seu site
- Obtenha leads qualificados
- Aumentar as vendas
- Melhore as campanhas publicitárias, obtenha cliques e impressões
- Crie consciência da sua marca
Por que você deve fazer pesquisas de palavras-chave regularmente
- As palavras-chave mudam – sempre haverá várias maneiras de dizer a mesma coisa e as tendências geralmente mudam as consultas que as pessoas pesquisam online.
- Seu público cresce e evolui, e a forma como as pessoas usam os mecanismos de busca muda.
- Os mecanismos de busca também evoluem; os algoritmos ficam mais avançados para entender melhor o conteúdo e também corresponder à intenção dos usuários.
- Você precisa continuar atualizando seu conteúdo para que ele seja relevante.
Noções básicas de pesquisa de palavras-chave
O kit de ferramentas Semrush oferece várias maneiras de reunir as melhores palavras-chave; bons princípios nunca falham, e a pesquisa tradicional de palavras-chave é onde você deve começar.
Passos a seguir:
- Obtenha uma análise rápida
- Crie uma lista mestra de palavras-chave
- Encontre sua vantagem competitiva
Visão geral da palavra-chave: obtenha uma análise rápida
Visão geral de palavras -chave é a maneira mais fácil de obter uma análise rápida de suas palavras-chave. Um resumo abrangente de todas as principais métricas de palavras-chave – volume, CPC, concorrência na pesquisa paga, páginas de classificação superior, cópia do anúncio e muito mais.
Inicie o relatório, insira sua palavra-chave no campo de pesquisa e comece a analisar.
Relatório de histórico de anúncios: observe os anunciantes de PPC anteriores
O relatório Histórico do anúncio permite identificar tendências de publicidade e entender se a palavra-chave foi usada ativamente anteriormente na pesquisa paga.
Veja todos os domínios que deram lances na palavra-chave fornecida e tiveram um anúncio PPC nos últimos 12 meses.
O número na seção transversal mostra a posição paga que o anúncio ocupou em determinado mês. Observe que essa posição não é necessariamente o local do anúncio na página de resultados de pesquisa. Mesmo se você for o licitante mais alto, seu anúncio pode aparecer nos resultados da pesquisa orgânica.
Você também pode ver a quantidade de tráfego de anúncios, o preço do tráfego de anúncios e o número total de anúncios para essa palavra-chave.
Ferramenta mágica de palavras-chave: crie uma lista mestre de palavras-chave
O Keyword Magic é uma ferramenta poderosa para análise aprofundada de palavras -chave e para criar listas mestras fantásticas. Explore seu nicho e encontre palavras -chave de cauda longa semanticamente relacionadas, divididas em subgrupos específicos de tópicos.
Comece com uma única palavra-chave semente:
Clique em Pesquisar e mãos à obra:
Explore os grupos e subgrupos sugeridos de tópicos relacionados para encontrar caudas longas de nicho e ideias para seus grupos de anúncios PPC. Classifique os grupos por volume ou pelo número de palavras-chave; exclua grupos que você não precisa com um ícone de olho. Lembre-se de que todos os filtros avançados aplicados também serão aplicados à lista de tópicos.
Preste atenção aos modificadores de correspondência, que permitem ampliar ou restringir a seleção de palavras-chave ao seu gosto.
Faça uso do Filtro de Perguntas; esse recurso interessante classificará as palavras-chave baseadas em perguntas. Essas palavras-chave geram toneladas de tráfego de qualidade e geralmente acionam snippets em destaque, que podem servir como um atalho para o topo da SERP.
Use filtros avançados flexíveis para especificar ainda mais o escopo de suas frases-chave com o intervalo de contagens de palavras, volume de pesquisa , dificuldade de palavras-chave, CPC, densidade competitiva e o número de resultados em SERP. Inclua ou exclua palavras-chave com correspondências amplas ou exatas e escolha recursos SERP para mostrar as palavras que os acionam (algumas palavras podem acionar vários recursos).
Aqui está um rápido passo a passo em vídeo de como você pode usar esta ferramenta em combinação com a pesquisa de tópicos para mapear sua estratégia de conteúdo para alinhar com a pesquisa.
Veja todos os domínios que deram lances na palavra-chave fornecida e tiveram um anúncio PPC nos últimos 12 meses.
O número na seção transversal mostra a posição paga que o anúncio ocupou em determinado mês. Observe que essa posição não é necessariamente o local do anúncio na página de resultados de pesquisa. Mesmo se você for o licitante mais alto, seu anúncio pode aparecer nos resultados da pesquisa orgânica.
Você também pode ver a quantidade de tráfego de anúncios, o preço do tráfego de anúncios e o número total de anúncios para essa palavra-chave.
Dificuldade da palavra-chave: encontre uma vantagem competitiva
Como você provavelmente sabe, não será capaz de ter uma classificação alta para todas as palavras-chave em sua lista principal imediatamente. Você precisa escolher sabiamente onde colocar seus esforços primeiro.
Portanto, a métrica de Dificuldade de palavras -chave.
Esse índice métrico é uma porcentagem (1 a 100%). Quanto maior for, mais difícil será superar seus concorrentes nos resultados de pesquisa orgânica.
A Dificuldade da palavra-chave estimará o quão difícil será superar organicamente seus concorrentes para uma determinada palavra-chave. Você encontrará essa métrica como uma coluna em quase todos os relatórios da Semrush listando palavras-chave como KD %.
Para analisar a dificuldade das palavras-chave em massa, você pode inserir até 100 palavras-chave por vez no relatório Visão geral das palavras -chave .
Além da dificuldade, esse relatório mostra o volume mensal de uma palavra-chave, o número de URLs nos resultados orgânicos e os recursos da SERP. Você também pode ver o instantâneo da SERP e as tendências de popularidade de uma palavra-chave nos últimos 12 meses.
Com esse conhecimento, você pode localizar as melhores palavras-chave de baixa concorrência que pode segmentar de forma realista na pesquisa orgânica e nas quais não deve desperdiçar seus recursos de SEO e, talvez, recorrer ao PPC.
Encontrar palavras-chave com baixos níveis de concorrência exige paciência, mas compensa, pois você não perderá tempo e energia lutando por metas de classificação irrealistas.
Execute uma análise completa de palavras-chave
com a Ferramenta de visão geral de palavras-chave
Pesquisa de palavras-chave com base na concorrência
A pesquisa de palavras-chave com base na concorrência é outra abordagem; esse método usa sites que já estão no SERP como ponto de partida.
Em vez de palavras-chave iniciais, você coleta sites iniciais para iniciar a pesquisa.
Pesquisa Orgânica: Descubra Seus Concorrentes Orgânicos
Com a pesquisa orgânica , você pode encontrar seus concorrentes de pesquisa orgânica, ver as palavras-chave para as quais eles classificam e examinar os altos e baixos recentes de suas páginas nos resultados da pesquisa.
Para começar, vá para Pesquisa Orgânica, digite seu domínio na barra de pesquisa, selecione a guia Concorrentes e role para baixo até a tabela:
Agora você tem uma lista de seus concorrentes; estes servirão como seus domínios iniciais. A lista é ordenada pelo Nível de Competição — esta métrica mostra o quão perto de um concorrente o site está daquele que você inseriu; é baseado no número total de palavras-chave para as quais o concorrente é classificado e na porcentagem de palavras-chave que eles compartilham com o site em questão.
Ordene a lista de domínios pelo Nível de Competição ou pelo número de Palavras-chave Comuns. Clique no ícone de seta para abrir o site em uma nova guia ou clique no nome do domínio para remontar o relatório para ele.
Como obter as palavras-chave de seus concorrentes
A próxima parada é o relatório de Posições da Pesquisa Orgânica para seu domínio semente.
Aqui você pode ver todas as palavras-chave para as quais um determinado domínio é classificado nos 100 principais resultados de pesquisa. Cada palavra-chave para a qual um domínio classifica é acompanhada pelo URL da página de destino correspondente e algumas métricas para orientar seu processo de pesquisa.
A lista que você obterá provavelmente será muito longa, então você pode adicionar algumas opções de filtragem clicando no botão Filtros Avançados.
Por exemplo, podemos encontrar palavras-chave com KD inferior a 60 que incluam as palavras “comida de gato”.
Experimente outras opções de filtragem em diferentes combinações para obter os dados mais relevantes.
Encontrar oportunidades
Existe uma maneira fácil de encontrar possíveis ganhos rápidos – você precisa ficar de olho nas mudanças de classificação de seus concorrentes.
Vá para a guia Alterações de posição e dê uma olhada nas listas de palavras-chave perdidas e recusadas.
Recusado — As posições do domínio para essas palavras-chave caíram, mas ainda está entre as 100 primeiras.
Perdido — O domínio não está mais classificado entre os 100 primeiros para essas palavras-chave.
Tente adicionar diferentes opções de filtragem e, com alguma sorte, você poderá encontrar palavras-chave para capitalizar.
Pesquisa de publicidade: identifique seus rivais na pesquisa paga
Encontrar concorrentes pagos para qualquer domínio também é fácil com a Advertising Research . Seu fluxo de trabalho aqui será semelhante ao da Pesquisa Orgânica.
Inicie o relatório, digite seu domínio e vá para a guia Concorrentes .
No topo do relatório, você pode ver um Mapa de Posicionamento Competitivo. Essa visualização é baseada no tráfego de pesquisa paga do domínio e no número de palavras-chave pagas, portanto, fornece uma boa visão geral de um cenário de competição de pesquisa paga.
Abaixo você verá uma tabela listando os concorrentes pagos do domínio analisado.
A tabela é, por padrão, classificada pelo Nível de Competição da mesma maneira que na Pesquisa Orgânica, exceto pelo uso de palavras-chave pagas para o cálculo.
Aqui você pode facilmente pegar seus domínios iniciais de seus principais concorrentes.
Clique no ícone de seta para abrir o site em uma nova guia ou clique no nome do domínio para remontar o relatório para ele.
Analise as palavras-chave pagas de seus concorrentes
Para coletar e analisar as palavras-chave para as quais seus concorrentes estão fazendo lances, acesse o relatório de Posições da Advertising Research.
Para aproveitar ao máximo este relatório, use filtros avançados (por exemplo, Incluir volume maior que 1.000 e Excluir palavras-chave com o nome da marca do seu concorrente).
Experimente diferentes combinações de filtro para restringir a lista e encontre palavras-chave de baixo custo e baixa concorrência para sua campanha de PPC.
Lacuna de palavras-chave: comparar portfólios de palavras-chave
A ferramenta Keyword Gap permite que você compare os perfis de palavras-chave de vários domínios lado a lado. É uma ótima maneira de visualizar exatamente onde e quanto você está sendo superado nas classificações de pesquisa. Em seguida, você pode detalhar oportunidades específicas para otimizar seu site.
Aqui está um rápido passo a passo de como funciona:
Palavras-chave em Marketing de Conteúdo
Alguns podem dizer que o conteúdo é apenas uma ferramenta de SEO, o que é parcialmente verdade – marketing de conteúdo e SEO andam de mãos dadas e se sobrepõem muito. O sucesso de cada um é, em grande parte, determinado pela qualidade do outro.
SEO pode ser pensado como técnico, enquanto o marketing de conteúdo é mais amplo e mais sobre a mensagem. A pesquisa de palavras-chave para marketing de conteúdo se resume a descobrir o que interessa ao seu público e quais são as tendências.
Portanto, antes de aprender os detalhes da pesquisa de palavras-chave para SEO e PPC, vamos começar com uma abordagem mais casual.
Pesquisa de tópicos
Com a ferramenta Topic Research , você pode encontrar tópicos importantes e gerar ideias de conteúdo e manchetes cativantes sem se aprofundar em big data.
A pesquisa de tópicos é uma ferramenta simples, mas eficaz, para gerar tópicos, subtópicos e ideias ressonantes para incluir em seu conteúdo.
Basta pensar em qualquer coisa que você queira cobrir em seu site e inseri-la na barra de pesquisa.
Você pode especificar o local até o nível da cidade para direcionar sua pesquisa de ideias.
Para sua conveniência, você pode alternar a exibição de Cartões para:
- Explorer — se você preferir trabalhar com tabelas.
- Visão geral — se você quiser uma versão condensada do relatório.
- Mindmap — se você gosta de uma representação mais visual de seus cartões de tópicos.
Qualquer que seja a visualização escolhida, você será presenteado com o topo:
- Manchetes — Os títulos mais ressonantes priorizados pelo número de backlinks que as páginas possuem.
- Perguntas — As perguntas mais comuns que as pessoas fazem sobre o assunto. Responder a elas em seu conteúdo agregará mais valor a ele e dará a você a chance de aparecer no Featured Snippet na SERP.
- Pesquisas relacionadas — Os termos que são frequentemente consultados junto com o tópico analisado na pesquisa do Google. Use-os para entender melhor a intenção do usuário e enriquecer seu conteúdo de acordo. Clique em um para regenerar a pesquisa de tópico para ele.
Adicione títulos e perguntas à lista de ideias favoritas e use-as para moldar seu plano de conteúdo e criar as peças mais envolventes.
Acompanhamento do desempenho da palavra-chave
Rastreamento de posição
Depois de encontrar as melhores palavras-chave, fazer lances nas mais econômicas e criar novo conteúdo para as de baixa concorrência, é hora de acompanhar o seu desempenho.
Basta inserir o URL do site para o qual deseja ver as classificações de palavras-chave, selecionar o dispositivo e o local e adicionar suas palavras-chave.
Você pode segmentar simultaneamente vários tipos de dispositivos e localizações geográficas, até o nível do código postal, encontrar oportunidades de recursos de SERP e seus concorrentes locais.
Soluções avançadas de pesquisa de palavras-chave
A Semrush tem soluções para fluxos de trabalho de pesquisa de palavras-chave iniciantes e avançados . Vejamos algumas soluções avançadas que você pode usar no Semrush.
Encontrar palavras-chave (não fornecidas) — Informações de tráfego orgânico
O Organic Traffic Insights ajudará você a analisar o desempenho de pesquisa orgânica do seu site, combinando seus dados do Google Analytics, Google Search Console e Semrush em um único painel.
Essa integração de três fontes de dados garante que você obtenha os dados de palavras-chave mais precisos e completos (incluindo as palavras-chave ‘não fornecidas’ do Google Analytics).
Analise a métrica de intenção de pesquisa de suas palavras-chave
Depois de identificar suas palavras-chave, convém dar uma olhada em sua intenção de pesquisa . Em outras palavras: o que os usuários procuram quando digitam esses termos? O filtro de intenção de pesquisa ajuda você a identificar e agrupar suas palavras-chave em várias categorias:
- Informativo — Pesquisas que buscam uma resposta para uma pergunta específica ou informações gerais sobre um tópico.
- Navegacional — Pesquisas que procuram um site ou página específica.
- Comercial — Pesquisas que investigam um serviço, produto ou marca específica. Essas palavras-chave geralmente são usadas quando um pesquisador tem a intenção de fazer uma compra em um momento futuro.
- Transacional — Pesquisas que procuram fazer uma compra ou executar ou executar algum outro tipo de ação.
Ao conhecer a intenção de pesquisa por trás de todas as suas palavras-chave, você pode criar uma estratégia de conteúdo que segmente os pesquisadores exatamente na etapa certa de sua pesquisa ou jornada de compra.
Dê uma olhada no exemplo abaixo. Aqui, o filtro de intenção de pesquisa revela alguns insights muito úteis sobre o que as pessoas procuram quando pesquisam “comida de gato”.
A ferramenta identificou “comida de gato” como uma palavra-chave comercial . Isso significa que os usuários procuram explorar diferentes marcas de comida para gatos quando digitam “comida para gatos”.
A palavra-chave “comida de gato Blue Buffalo” é, por outro lado, transacional . Os pesquisadores provavelmente estão mais avançados no processo de compra e gostariam de comprar essa marca específica de ração para gatos.
Portanto, se você é um varejista que vende ração para gatos e está segmentando palavras-chave de “comida para gatos”, convém criar um conteúdo de “comida para gatos” na Web ou em um blog que explore diferentes tipos e marcas de ração para gatos, para que os usuários possam tomar uma decisão informada sobre sua compra.
Descubra instantaneamente a intenção de pesquisa do seu público
com análise de intenção de palavra-chave Semrush
Otimize seus grupos de anúncios — Ferramenta de palavra-chave PPC
Use a Ferramenta de palavras-chave PPC para organizar suas palavras-chave de destino em grupos de anúncios e campanhas otimizadas para anúncios do Google.
Você poderá planejar grupos de anúncios, gerar automaticamente palavras-chave negativas entre grupos para sua campanha e exportar o plano para um arquivo para integração perfeita com o Google Ads.
Outra característica importante é a capacidade de fornecer palavras-chave CPC e volume de pesquisa em nível local para uma cidade ou região específica.
Rastrear alterações de SERP – Sensor
Nosso Sensor pode medir a volatilidade nos resultados de pesquisa para suas palavras-chave para ajudá-lo a acompanhar e reagir a quaisquer flutuações repentinas. Se é resultado do algoritmo do Google ou algo acontecendo em seu setor, você saberá primeiro.
Avalie o desempenho do conteúdo fora do site — Rastreamento de postagens
As parcerias de conteúdo são uma ótima maneira de criar links e promover sua marca, mas medir o sucesso de seus esforços pode ser difícil sem a ferramenta certa.
A ferramenta Post Tracking permite monitorar o desempenho do seu conteúdo em fontes externas. Basta configurá-lo em seu Projeto Semrush e verificar as palavras-chave, backlinks, compartilhamentos sociais e tráfego de referência de qualquer URL que você esteja promovendo em outro site.
Glossário de pesquisa de palavras-chave
Termos de pesquisa de palavras-chave que você precisa conhecer
Palavra- chave do anúncio — A consulta que aciona os resultados pagos.
Potencial de cliques — Uma métrica usada para avaliar a chance prevista de obter um clique em seu site se o resultado da pesquisa ocupar a primeira posição da SERP. O potencial de cliques depende da presença de recursos de SERP que impediriam os pesquisadores de clicar nos resultados orgânicos de um site.
Palavras- chave comuns — Palavras-chave para as quais vários domínios são classificados entre os principais resultados de pesquisa do Google.
CTR (taxa de cliques) — A porcentagem de pessoas que clicaram em um anúncio ou link nos resultados de pesquisa de todas as que o viram.
Negativos entre grupos — Um método de otimização de uma campanha do Google Ads por meio da implementação das palavras-chave de um grupo de anúncios como palavras-chave negativas de outro grupo de anúncios. Isso evita que seus anúncios em grupos de anúncios separados concorram entre si e prejudiquem a taxa de cliques/índice de qualidade.
Trecho em destaque — O recurso SERP mais proeminente que aparece no topo dos resultados de pesquisa e fornece a resposta mais relevante para uma consulta.
Palavra-chave (termo de pesquisa, consulta) — Uma palavra ou frase usada em uma pesquisa online.
Dificuldade da palavra-chave (nível de concorrência) — Uma estimativa de quão difícil seria ter uma classificação alta para uma palavra-chave na pesquisa orgânica ou quão caro seria aparecer em anúncios. Você precisa analisar o nível de dificuldade para escolher suas batalhas com sabedoria.
Pacote local — recurso SERP que aparece para consultas com intenção local ou inclui um nome geográfico (por exemplo, ‘pizza perto de mim’, ‘melhor pizza na Filadélfia’).
Palavra- chave de cauda longa — Uma palavra-chave de cauda longa é uma consulta de pesquisa que se enquadra na “cauda longa” da curva de demanda de pesquisa. São palavras-chave com baixo volume de pesquisa mensal, mas geralmente têm uma intenção de pesquisa mais específica e maior probabilidade de conversão por meio de SEO ou PPC. Você pode encontrar palavras-chave de cauda longa no Semrush usando a Keyword Magic Tool e adicionando filtros para número de palavras, dificuldade de palavra-chave, volume e muito mais.
Palavras- chave negativas — Palavras-chave que permitem escolher o que não segmentar com uma campanha do Google Ads. Assim como as palavras-chave comuns em uma campanha publicitária, as palavras-chave negativas podem ser definidas com tipos de correspondência como correspondência exata, correspondência de frase e correspondência ampla. Quando você adiciona uma palavra-chave negativa à sua campanha, seus anúncios não aparecem nos resultados dessa pesquisa. Essa prática ajuda os anunciantes a economizar orçamento e maximizar o ROI.
PPC (Pay per Click) — Um modelo de publicidade na Internet usado para trazer tráfego para o site por meio de anúncios pagos (Google Ads). Escolher as palavras-chave certas é essencial para o sucesso de uma campanha PPC. Existem três formas de pagamento:
- CPC (custo por clique) — Os anunciantes pagam apenas quando o anúncio é clicado.
- CPM (custo por impressões) — Os anunciantes pagam pelo número de vezes que um anúncio é exibido.
- CPA (Custo por aquisição) — Os anunciantes pagam quando os usuários atingem o objetivo determinado.
Intenção de pesquisa – Há uma intenção específica por trás de cada consulta de pesquisa, e uma pesquisa de palavras-chave competente não deve apenas responder o que as pessoas estão procurando, mas também por que o fazem. Obviamente, a intenção por trás de uma palavra-chave nem sempre é clara, mas geralmente se enquadra em uma das quatro categorias distintas:
- Informativo — Pesquisa informações específicas, seja uma resposta simples a uma pergunta ou uma cobertura detalhada de um tópico.
(por exemplo, ‘como cozinhar ovos para gatos’) - Navegacional — Essas pesquisas visam localizar uma página ou site específico; geralmente inclui o nome de uma marca, produto ou serviço.
(por exemplo, ‘facebook’) - Comercial — Esse tipo de consulta é feito por pessoas que consideram uma compra e querem pesquisar suas opções.
(por exemplo, ‘melhores brinquedos para gatos’) - Transacional — O pesquisador está procurando comprar algo.
(por exemplo, ‘comprar brinquedos para gatos’)
SEO (Search Engine Optimization) — O processo de aumentar a receita de tráfego de um site por meio dos resultados orgânicos do mecanismo de pesquisa.
SERP (Página de resultados do mecanismo de pesquisa) — A lista de páginas da Web fornecida por um mecanismo de pesquisa para uma consulta.
Recurso SERP — Uma camada adicional de informações ou contexto no topo de um resultado regular do mecanismo de pesquisa. Existe uma grande variedade de recursos de SERP, acionados por todos os tipos de palavras-chave.
Volume — Uma métrica fundamental de palavras-chave, mostra o número de pesquisas por uma determinada palavra-chave em um determinado período de tempo (geralmente por mês). Lembre-se de que a popularidade da palavra-chave pode ser afetada pela sazonalidade (por exemplo, ‘ofertas de sexta-feira negra’).
Tráfego da Web — Simplificando, este é o fluxo de visitantes que chegam ao seu site. A qualidade e a quantidade de tráfego definem o sucesso de um site ou página. Existem diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem acessar as páginas do seu site, mas vamos nos concentrar nas duas principais fontes de tráfego que exigem pesquisa de palavras-chave:
- Tráfego de pesquisa orgânica — Visitantes provenientes de um resultado de mecanismo de pesquisa não pago; esse tipo de tráfego é crucial para o sucesso de longo prazo de um site.
- Tráfego pago — Visitantes que vieram de fontes pagas (publicidade).