Comparando a precisão: SEMrush vs SimilarWeb
Uma das práticas de análise de marketing mais comuns é o benchmarking de mercado. Vamos supor que sua equipe de marketing esteja 5 pontos percentuais aquém do cumprimento do plano. Se o mercado durante o período em questão encolheu 15%, então sua equipe de marketing ainda pode ter mostrado um resultado positivo. Mas se o mercado cresceu no mesmo volume, seu marketing não está indo tão bem.
Existem muitas ferramentas para benchmarking de concorrentes. No entanto, cada um deles coleta dados de tráfego e os processa de maneira diferente. E você não pode esperar 100% de precisão deles. Diante disso, quais ferramentas são suficientemente precisas para que você possa usar os resultados para realizar análises significativas?
Realizamos algumas pesquisas para descobrir a precisão de dois analisadores de tráfego populares — SEMrush Traffic Analytics e SimilarWeb. Como linha de base para comparação, usamos dados de contas do Google Analytics de 787 sites anônimos observados pelo OWOX BI.
Antes de compartilharmos nossos resultados, vamos considerar como funcionam os serviços de análise de tráfego.
Onde SEMrush e SimilarWeb obtêm dados
SimilarWeb usa as seguintes fontes de dados:
- Dados diretos dos proprietários do site
- Dados de parceiros e provedores de internet com milhões de usuários
- Fontes de dados públicos: tecnologias patenteadas e mecanismos de indexação que estão constantemente examinando os dados públicos
- Dados de painel anônimos de extensões de navegador em sites visitados
Os relatórios do SEMrush Traffic Analytics também são baseados em dados anônimos coletados de fontes de terceiros e processados com a ajuda de algoritmos de inteligência artificial. Esses dados são coletados e aproximados com base em dados comportamentais anônimos de milhões de usuários da Internet.
Nos últimos 10 anos, a SEMrush lançou algumas ferramentas que revelam não apenas dados sobre as posições de pesquisa dos concorrentes, mas também o que os concorrentes estão fazendo em sua pesquisa paga, relações públicas, marketing de conteúdo e mídia social, juntamente com dados detalhados sobre o tráfego do site. A SEMrush usa as fontes de dados mais relevantes para cada esfera de marketing (SEO, PPC, conteúdo, SMM).
Como comparamos os serviços e calculamos a precisão
Tanto o SEMrush quanto o SimilarWeb podem ser usados para avaliar concorrentes, leads e tráfego gerado por parceiros. Como temos acesso aos dados anônimos do Google Analytics dos usuários do OWOX BI, presumimos que tínhamos dados razoavelmente precisos sobre os visitantes de vários sites anônimos. Em seguida, comparamos os dados fornecidos pela SEMrush e pela SimilarWeb para esses mesmos sites anônimos com os dados do Google Analytics. Nossa tarefa era descrever as imprecisões em determinadas esferas de negócios e ver o tamanho delas para cada serviço.
A amostra de dados
Nossa amostra consistiu em dados coletados do Google Analytics, SEMrush e SimilarWeb para todas as sessões em janeiro de 2020 em cada um dos 787 sites. Esses sites são baseados na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha e foram agrupados por esfera de negócios:
- Computadores, eletrônicos e tecnologia
- Entretenimento
- Finança
- Saúde e beleza
- Empregos e educação
- Notícias e mídia
- Serviços profissionais
- Varejo
- telecomunicações
- Viagem
Abordagem de comparação
Para descobrir a precisão dos cálculos de tráfego da concorrência por SimilarWeb e SEMrush, mesclamos os seguintes dados em uma tabela:
- Dados anônimos do Google Analytics de 787 sites com mais de 100.000 visitantes por mês de acordo com OWOX BI
- Dados sobre o tráfego desses mesmos sites de acordo com SEMrush e SimilarWeb
Excluímos sites com baixo tráfego que podem ser causados por filtros de propriedades.
Em seguida, calculamos o valor absoluto dos desvios entre os dados fornecidos pelo SEMrush e SimilarWeb em comparação com o Google Analytics.
Como os desvios podem ser positivos ou negativos e nos interessamos apenas pela precisão, utilizamos o valor absoluto. Isso também nos salvou de um possível erro com cálculos nos quais valores positivos e negativos poderiam resultar em zero.
Em seguida, segmentamos nossos sites por número de sessões por mês:
- 100,000 – 500,000
- 500,001 – 1,000,000
- Mais de 1.000.000
Resultados da pesquisa
Quanto maior o desvio padrão , maior a imprecisão nos dados do serviço fornecido conforme medido em relação ao benchmark do Google Analytics. O desvio para SimilarWeb ficou entre 57% e 61% e não se correlacionou com os volumes de tráfego do site. Os dados da SEMrush mostraram uma tendência clara: sites com grandes quantidades de tráfego (1.000.000 sessões ou mais) mostraram maior precisão e um desvio menor (45%) dos dados do Google Analytics.
Para sites com 500.000 sessões ou mais, os números foram de 9 a 12 pontos percentuais mais precisos no SEMrush. Para projetos com pouco tráfego, o SimilarWeb funcionou um pouco melhor, mas ambos os serviços demonstraram grandes imprecisões nesse grupo de sites.
Essas diferenças de precisão são causadas pelos algoritmos de coleta e processamento de SimilarWeb e SEMrush, bem como por aspectos especiais dos dados do fluxo de cliques. Os serviços de análise de tráfego usam inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina para aproximar os dados de todos os visitantes do site com base nos dados do fluxo de cliques, que são dados de amostras do tráfego do site. Assim, quanto menor o site, menos precisas são as aproximações com base nos dados do fluxo de cliques.
O que você deve fazer se seu site e os sites de seus concorrentes tiverem pouco tráfego e a precisão de seus dados for extremamente baixa? Nesse caso, você deve comparar com concorrentes maiores em seu mercado. Se você comparar alguns grandes players do mercado, verá não apenas o desempenho deles, mas também as tendências gerais do mercado. E comparando o desempenho e as tendências reveladas pelo SimilarWeb ou SEMrush com suas próprias realizações, você poderá ver a eficiência do seu marketing.
O gráfico abaixo descreve a parcela de observações — a porcentagem de sites em cada segmento para os quais SimilarWeb e SEMrush, respectivamente, estavam mais próximos do benchmark do Google Analytics. Por exemplo, no segmento de mais de 1.000.000 de sessões, o SEMrush forneceu dados mais precisos do que o SimilarWeb para 57% dos sites analisados:
Ao comparar o segmento de 100.000 a 500.000 sessões nos gráficos Desvio padrão e Compartilhamento de observações, descobrimos um insight interessante: os dados da SEMrush têm um desvio padrão mais alto, o que nos diz que as aproximações de sessão geralmente são menos precisas. Ao mesmo tempo, o SEMrush ainda é mais preciso em 53% dos casos. Para encurtar a história, o SEMrush comete menos erros, mas os erros que comete tendem a ser enormes.
A precisão dos dados depende de vários fatores:
- Como o Google Analytics é configurado, quais páginas têm tags GA e o que exatamente essas tags medem.
- Quão ativo o site está no Google. Para um site de redirecionamento, como de uma rede de publicidade ou um site promocional com grande tráfego de anúncios pagos, o SEMrush mostrará números mais baixos.
- Quão grande é a parcela de tráfego orgânico para o site. O SEMrush provavelmente é mais preciso para sites com uma parcela maior de tráfego orgânico.
- A região e a esfera empresarial. Vamos supor que a SEMrush tenha mais projetos dos EUA. Nesse caso, ele terá mais dados dos EUA e os cálculos para sites dos EUA serão mais precisos.
Os próximos dois gráficos demonstram o desvio padrão e a parcela de dados mais precisos de ambos os serviços segmentados por esfera de negócios.
Como você pode ver, o desvio do SEMrush e do SimilarWeb depende da esfera de negócios:
A porcentagem de sites para os quais SimilarWeb e SEMrush estavam mais próximos do benchmark do Google Analytics também depende da esfera de negócios:
Por exemplo, na esfera de computadores , SimilarWeb foi mais preciso para 58% dos sites e SEMrush foi mais preciso para 42% dos sites (a primeira coluna do gráfico acima).
Este gráfico de pontos mostra os valores de desvio positivo e negativo para SEMrush (pontos azuis) e SimilarWeb (pontos verdes):
Mesmo visualmente, você pode concluir que a parte inferior do gráfico tem mais pontos verdes, o que significa que SimilarWeb tem mais chances de mostrar valores menores do que os dados de tráfego reais do Google Analytics.
Resumindo
Nós achamos isso:
- A precisão do SimilarWeb e do SEMrush é semelhante.
- O SEMrush mostrou melhores resultados para sites de médio porte. Os erros eram raros e, se fossem evitados, os dados eram mais precisos.
- No segmento de mais de 1.000.000 sessões, o SEMrush foi mais preciso que o SimilarWeb.
- É mais provável que o SimilarWeb subestime os volumes de tráfego.
O que é importante lembrar é que nem SimilarWeb nem SEMrush garantem 100% de precisão. Para analisar os dados do seu próprio site, você tem o Google Analytics. Mas SimilarWeb e SEMrush são suficientes para comparar sites de forma independente e reconhecer tendências. Ao usar qualquer ferramenta de análise, no entanto, você deve entender a origem dos dados coletados e os desvios das medições.