Dicas para anúncios gráficos do Google

Todo time esportivo tem seu craque. Marca os gols. Redes os pontos. Wows a multidão. E todo time também tem um craque. Raramente pontua. Não é o mais rápido. Mas traz o melhor de todos os outros jogadores em campo e é o catalisador para aquelas jogadas impressionantes.

Bem, se o PPC fosse um time de esportes (vamos chamá-los apenas de Clickers), a busca seria a estrela e a exibição seria o craque. E os anunciantes que sabem como aproveitar as habilidades de exibição? Bem, são eles que ganham.

Curso de Rede de Display do Google Ads | GDN

Estudos mostraram que 27% dos consumidores pesquisam uma empresa depois de ver seu anúncio gráfico, e há um aumento de 59% na conversão quando os usuários realizam uma pesquisa relacionada a um anúncio gráfico.

Mas você tem que saber como executá-los corretamente. E neste guia completo para exibição de publicidade, vou compartilhar com você como fazer exatamente isso.

O que são anúncios gráficos?

Os anúncios gráficos são anúncios com base visual que você vê ao ler um artigo em seu blog favorito, assistir a um vídeo no YouTube ou usar um aplicativo para celular.

exemplo de publicidade gráfica do google - anúncio gráfico mailchimp

O que é um anúncio gráfico do Google ?

Apropriadamente, os anúncios gráficos do Google são veiculados em sites e aplicativos que pertencem à Rede de Display do Google (GDN), mas existem outras redes de anúncios gráficos por aí.

A Rede de Display do Google consiste em mais de dois milhões de sites e aplicativos que alcançam cerca de 90% dos usuários da Internet. Esse imenso potencial de alcance é a definição de uma faca de dois gumes: verdade, você tem o poder de apresentar sua marca a toneladas de consumidores relevantes. Mas você também pode apresentar sua marca a toneladas de consumidores irrelevantes.

Em outras palavras, os anúncios gráficos podem custar dinheiro e até mesmo sua reputação se você não for cuidadoso. Falaremos sobre as etapas que você pode seguir para evitar o desperdício mais adiante neste post.

como usar anúncios do google - rede de pesquisa x rede de exibição

A importância da publicidade gráfica

À primeira vista, pode ser difícil entender por que uma empresa deseja exibir anúncios gráficos. Seu desempenho empalidece em comparação com os anúncios de pesquisa.

pesquisa vs anúncio gráfico ctr e cvr

As pessoas recebem anúncios gráficos enquanto consomem conteúdo — não enquanto procuram ativamente por soluções, como acontece com a publicidade de pesquisa . Então, por que se preocupar com anúncios gráficos?

Diferencie sua marca

Como você e seus concorrentes estão buscando os mesmos clientes em potencial, você precisa encontrar maneiras de separar seu negócio do grupo. Graças ao poder das imagens visuais, os anúncios gráficos oferecem a você a oportunidade de estabelecer (e distinguir) sua marca na mente de seus clientes em potencial.

exemplo de anúncio gráfico do google para uma bicicleta trek

Conscientize-se da marca

Concedendo a você uma exposição tão ampla, o maior benefício da publicidade gráfica é o reconhecimento da marca. Como disse Larry Kim, “o maior indicador de se as pessoas vão comprar é se já ouviram falar de você antes”. Não é de admirar que 84% dos profissionais de marketing B2B digam que o reconhecimento da marca é seu objetivo mais importante, seguido por vendas e geração de leads.

anúncios gráficos do google - estatísticas que mostram o reconhecimento da marca são uma prioridade para b2b

Melhore o desempenho de seus outros anúncios

E por que você deseja melhorar o reconhecimento da sua marca ? Bem, quanto ao ponto acima, quanto mais familiarizadas as pessoas estiverem com sua marca, maior a probabilidade de elas clicarem e se envolverem com todas as suas outras campanhas de marketing – pesquisa e anúncios sociais incluídos. Conforme mencionado na introdução, estudos mostraram que 27% dos consumidores pesquisam uma empresa depois de ver seu anúncio gráfico, e há um aumento de 59% na conversão quando os usuários realizam uma pesquisa relacionada a um anúncio gráfico.

Na verdade, existe uma métrica dedicada às conversões assistidas por anúncios gráficos: conversões de visualização .

conversão de visualização x conversão direta

Existem outras maneiras de medir o impacto de seus anúncios gráficos também.

Resultados disparados com retargeting

A maioria dos prospects não se torna cliente imediatamente. Mesmo que eles cliquem em seu anúncio, provavelmente sairão de seu website sem realizar nenhuma ação. Com os anúncios gráficos de retargeting, você segmenta as pessoas com base em como elas interagiram com seu site.

Por exemplo, você pode segmentar um usuário que visualizou um produto, mas não o comprou com um anúncio gráfico desse mesmo produto. Arrepiante? Um pouco. Eficaz? Muito. Dê uma olhada nessas estatísticas de remarketing :

  • Em um estudo, o redirecionamento de anúncios gráficos aumentou as consultas de pesquisa relacionadas à marca de uma empresa em 1.046%. e o tráfego do site em 726%.
  • A taxa média de cliques para redirecionamento de anúncios gráficos é de 0,7%, 10 vezes maior do que a dos anúncios gráficos regulares de 0,07%).
  • Um visitante do site que foi redirecionado com um anúncio gráfico tem 70% mais chances de converter.

Tamanhos e formatos de anúncios gráficos do Google

Existem dois tipos de anúncios gráficos do Google: carregados e responsivos.

Anúncios gráficos carregados

Se você tiver os recursos de design para criar seus próprios anúncios gráficos do zero, então, sem dúvida, siga o caminho carregado. Os anúncios gráficos do Google são compatíveis com JPG, PNG e GIF. Mas lembre-se de que, mesmo que você se qualifique para um canal específico, seu anúncio não será exibido se não atender às especificações de tamanho desse canal. Portanto, cabe a você otimizar sua exposição carregando versões de tamanhos diferentes de cada anúncio.

Anúncios gráficos responsivos

Como essa não é a atividade mais divertida, o Google introduziu os anúncios gráficos responsivos e, por fim, tornou-os o tipo de anúncio padrão para campanhas gráficas . Basta fornecer seus recursos visuais (imagens, logotipo, vídeos) e algumas cópias básicas do anúncio . A partir daí, o Google testará diferentes combinações para determinar quais versões funcionam bem. O melhor de tudo é que os anúncios gráficos responsivos se ajustam automaticamente em tamanho para atender aos requisitos de páginas da web específicas.

Tamanhos de anúncios gráficos do Google

Se você planeja exibir apenas anúncios gráficos responsivos, pode prosseguir e pular para a próxima seção. Mas se você deseja manter o controle sobre seus anúncios e planeja seguir a rota carregada, estes são os 12 tamanhos comuns de anúncios gráficos que você precisará acomodar:

  • Celular: 300×200, 300×50, 300×100
  • Área de trabalho: 300×250, 336×280, 728×90, 300×600, 160×600, 970×90, 468×60
  • Ambos: 250×250, 200×200
tamanhos de anúncios gráficos do google para celular
tamanhos de anúncios gráficos do google para computador

Custos de anúncios gráficos do Google

Assim como a rede de pesquisa do Google, a rede de exibição do Google é executada em um sistema de leilão ao vivo . Quando estiver qualificado para um determinado bloco de anúncios, de acordo com seus parâmetros de segmentação, você entrará em um leilão instantâneo com os outros anunciantes qualificados. O Google determina a posição do anúncio e o custo por clique com base na classificação do anúncio, que é calculada usando o lance máximo de CPC e o Índice de qualidade .

Frequentemente, seu custo real por clique é menor que seu lance máximo de CPC. Quando tudo estiver dito e feito, você paga a quantia mínima necessária para superar o anunciante na posição diretamente abaixo da sua.

De acordo com os dados do WordStream , o CPC médio na rede de exibição do Google é de US$ 0,63. Para efeito de comparação, o CPC médio na rede de pesquisa é de US$ 2,69, mais de quatro vezes maior. Isso ocorre porque os cliques da rede de pesquisa geralmente são mais valiosos, conforme discutimos anteriormente.

exibição de anúncios do google x custo de anúncio de pesquisa por clique

Segmentação de anúncios gráficos do Google

A chave para gastar com eficiência seu orçamento de anúncios gráficos é sobrepor seus parâmetros de segmentação para produzir as impressões e cliques mais relevantes possíveis. Existem cinco grupos principais de segmentação e eles se enquadram em duas categorias: segmentação de pessoas e segmentação contextual (tópico/conteúdo).

Segmentação contextual

Com a segmentação de anúncios gráficos contextuais, você tem três opções:

  • Tópico: veicule seus anúncios em sites que se enquadrem em tópicos específicos. Por exemplo, se você estiver anunciando um próximo festival de música, poderá segmentar tópicos como “música” e “entretenimento ao vivo”.
  • Palavra-chave: veicule seus anúncios em sites relacionados a palavras-chave específicas.
  • Posicionamento: segmente páginas da Web, vídeos ou aplicativos específicos. Você pode aprender mais sobre posicionamentos de anúncios gráficos aqui .

Segmentação de pessoas

Com a segmentação de pessoas, você tem duas opções, mas a segmentação de público abre uma outra lata de vermes, que abordaremos a seguir.

  • Demográfico: veicule seus anúncios de acordo com idade, sexo e status parental.
  • Público: veicule seus anúncios com base em interesses e comportamentos.
opções de segmentação de anúncios gráficos do google

Segmentação de público-alvo de anúncios gráficos do Google

Aqui estão as muitas opções disponíveis para segmentação de público com anúncios gráficos do Google.

  • Públicos-alvo de afinidade: pessoas que compartilham um interesse comum, como esportes, viagens ou alimentação.
  • Públicos -alvo do mercado: pessoas que procuram ativamente comprar um determinado produto ou serviço.
  • Públicos-alvo de remarketing: pessoas que interagiram com sua empresa de alguma forma, como visitando seu site, uma ótima maneira de reengajar clientes em potencial.
  • Públicos personalizados: misture e combine para criar seus próprios públicos personalizados .
públicos-alvo personalizados de anúncios gráficos do google
  • Públicos-alvo excluídos: o Google Ads também permite excluir tópicos específicos para que você possa afastar sua marca de conteúdo irrelevante ou inapropriado. Se você estivesse anunciando sorvetes superluxuosos ou produtos de sobremesa, por exemplo, poderia excluir sites envolvendo perda de peso ou alimentação saudável (na melhor das hipóteses, você seria visto como irrelevante; na pior, apenas cruel).

Como configurar uma campanha de anúncios gráficos do Google

Para criar uma campanha de exibição do Google, navegue até sua conta do Google Ads e clique em “Nova campanha”. Quando perguntado sobre o objetivo da campanha, escolha “Criar uma campanha sem orientação de meta” e, em seguida, escolha “Exibir”.

como criar anúncio gráfico do google - opção de anúncio gráfico

Você então precisará

  1. Forneça seu site
  2. Nomeie sua campanha
  3. Escolha seu local de destino e idioma
  4. Defina seu orçamento e estratégia de lances
  5. Crie seus parâmetros de segmentação
  6. Carregue seu criativo e forneça sua cópia
  7. Revise e publique

5 práticas recomendadas para anúncios gráficos do Google

Está bem então! Agora que abordamos todos os detalhes técnicos da publicidade gráfica, vamos falar sobre algumas das práticas recomendadas que você pode implementar para maximizar seus retornos.

1. Toque nas palavras-chave de pesquisa de melhor desempenho

Se você quiser experimentar a segmentação por palavras-chave, comece com as palavras-chave de pesquisa de melhor desempenho. A definição de “melhor desempenho” depende de você, é claro, mas se houver um punhado de palavras-chave que tendem a gerar cliques ou conversões de baixo custo na rede de pesquisa, por que não tentar na rede de exibição?

Verdadeiro — a intenção do consumidor nessas duas redes de anúncios do Google é completamente diferente. Mas, na medida em que os cliques e as conversões indicam que seus anúncios da Rede de Pesquisa estão repercutindo, você pode ter certeza de que as palavras-chave por trás deles são as vencedoras.

segmentação por palavra-chave dos anúncios gráficos do google

2. Use ajustes de lance

Depois de executar suas campanhas de exibição por um tempo, você terá dados suficientes para fazer julgamentos de desempenho informados – quais palavras-chave estão indo bem, quais públicos-alvo de afinidade estão indo mal e assim por diante. Os ajustes de lance — que você pode definir no nível do grupo de anúncios ou da campanha — permitem que você transforme essas avaliações de desempenho em estratégia.

Ao definir um ajuste de lance positivo em um determinado grupo de anúncios, você instrui o Google Ads a aumentar seu lance máximo de CPC sempre que um dos anúncios desse grupo de anúncios estiver qualificado para exibição. Ao definir um ajuste de lance negativo, você instrui o Google Ads a diminuir seus lances máximos de CPC para esse grupo de anúncios.

Pura e simplesmente, usar ajustes de lance é uma ótima maneira de aumentar seus ganhos com os melhores desempenhos e reduzir as perdas com os de baixo desempenho.

3. Observe seu tráfego de referência

O Google Analytics está cheio de informações úteis. Para anunciantes gráficos, o relatório de tráfego de referência (que fica em Aquisição > Todo o tráfego) é incrivelmente valioso. Basicamente, o relatório de tráfego de referência informa quais sites estão mais vinculados ao seu. Em outras palavras, ele informa quais sites atendem a pessoas que podem se beneficiar de seu produto ou serviço.

google-display-ads-analytics-left-navigation-menu

Esses sites são os locais perfeitos para veicular seus anúncios gráficos. Como você sabe que está anunciando para públicos relevantes, pode ter certeza de que está gerando retornos sobre essas impressões e cliques.

4. Enfatize sua proposta de valor

Os consumidores estão mais do que acostumados a exibir anúncios neste ponto, então seus clientes em potencial podem facilmente passar por seus anúncios sem nem mesmo notá-los. Para evitar o desperdício de oportunidades, bem como de dinheiro, se você estiver fazendo lances com base no custo por mil impressões (CPM), é crucial que seus anúncios gráficos chamem a atenção de seus clientes em potencial.

anúncios gráficos do google - exemplo de um anúncio com uma proposta de valor sólida

A Royal Canin oferece um bom exemplo de uma forte proposta de valor com “Apoie a saúde deles em todas as etapas”.

Obviamente, a estética visual de seus anúncios gráficos — esquema de cores, tipografia etc. — desempenha um papel importante nisso. O que é menos óbvio é o papel que sua proposta de valor desempenha. Sua proposta de valor é o benefício que alguém terá ao se tornar seu cliente. Se você está anunciando um par de botas masculinas, por exemplo, sua proposta de valor pode ser a maior confiança que alguém sente quando está bem.

Não importa qual seja sua proposta de valor, faça-a saltar da página.

5. Concentre-se nos títulos ao escrever anúncios gráficos responsivos

Ao criar um anúncio gráfico responsivo , você será solicitado a escrever quatro textos:

  • Um título curto (25 caracteres)
  • Um título longo (90 caracteres)
  • Uma descrição (90 caracteres)
  • O nome da sua empresa (25 caracteres)

Com relação aos títulos, há duas coisas importantes que você precisa saber: (1) o Google Ads nunca executará os dois ao mesmo tempo; (2) Às vezes, o Google Ads exclui sua descrição. Independentemente de qual título for selecionado para uma iteração específica do seu RDA, não há garantia de que ele será acompanhado por sua descrição.

O takeaway: certifique-se de que seus títulos sejam suficientes por conta própria. Ambos devem comunicar o valor exclusivo do seu negócio ou da oferta que você está fazendo.

exemplo de um título forte de anúncio gráfico do Google

Usar vídeo

De acordo com o Bannerflow , os anúncios gráficos com vídeo atingem uma taxa de cliques 89% maior. E criar um anúncio gráfico em vídeo é mais fácil do que você pensa. Não precisa nem ser um vídeo gravado. Alguma animação e movimento de texto básico, ou mesmo apenas um GIF será suficiente.

5 exemplos incríveis de anúncios gráficos do Google

Nenhuma folha de dicas está completa sem um pouco de inspiração! Vamos encerrar este guia com cinco exemplos de anúncios gráficos impressionantes do Google. Faremos questão de detalhar o que os faz funcionar para que você possa sair com dicas imediatamente acionáveis.

1. CheapCaribbean.com usa imagens estelares

google-display-ads-good-imagery

Nosso primeiro exemplo é cortesia de CheapCaribbean.com. Ele não apenas acertou sua segmentação (encontrou este anúncio em um blog de viagens), mas as imagens são lindas. E não há necessidade de uma cópia de anúncio persuasiva aqui. Os preços acessíveis falam por si. Quando eles dizem barato, eles querem dizer isso.

2. ClickCease explora o poder do medo

google-display-ads-click-cease

A ClickCease – uma empresa de software que ajuda os anunciantes a mitigar a fraude de cliques – me mostrou este anúncio gráfico enquanto eu lia um artigo do Search Engine Journal. O que o torna tão eficaz é o uso de uma cópia emocional do anúncio para chamar minha atenção e comunicar o valor do produto que está vendendo. O medo é uma emoção cativante e persuasiva. Como nenhum profissional de marketing de PPC deseja ser vítima de fraude de cliques , este é um anúncio que certamente deixará uma boa impressão.

Uma pequena crítica: este anúncio precisa de um nome de marca. Embora seja eficaz, não é tão confiável quanto precisa para atingir todo o seu potencial.

3. Wikibuy faz uma proposta de valor inegável

google-display-ads-wiki-buy-value-proposition

Vamos ser competitivos ! A chave para este anúncio Wikibuy? Simplicidade. Aqui está um anúncio absolutamente simples com uma proposta de valor absolutamente simples: o material é mais barato quando você o compra de nós. A cópia é mínima, mas salta da tela. O nome da marca está lá, mas fica em segundo plano em relação à proposta de valor. Aqueles de vocês em mercados altamente competitivos devem fazer anotações!

4. A Alteryx define o título (e a oferta)

google-display-ads-alteryx-headline

Este anúncio gráfico vem da Alteryx, uma solução de software para análise e ciência de dados. Em primeiro lugar, é uma manchete e tanto. Injetar um pouco de sentimento aspiracional em sua cópia do anúncio nunca fez mal a ninguém. Em segundo lugar, o subtítulo apresenta uma proposta de grande valor: Facilitamos a análise de dados. E, finalmente, em vez de tentar pegar meu dinheiro imediatamente, eles estão fazendo um excelente uso do funil de marketing de conteúdo oferecendo um e-book.

5. O LinkedIn torna isso pessoal

Como profissional de marketing B2B, esse anúncio chamou minha atenção enquanto eu estava no EZgif.com (uma ferramenta essencial para o meu dia a dia). Há uma tática super sofisticada de copywriting psicológico acontecendo aqui. Chama-se FOMO. Nenhum profissional de marketing quer ser um adotante tardio, este é um anúncio super clicável.

Ferramentas fáceis e gratuitas para criar anúncios gráficos do Google

Por mais que gostemos de publicidade gráfica, notamos um problema flagrante: ela não é tão acessível quanto poderosa. Muitas pequenas e médias empresas simplesmente não têm os recursos – tempo, dinheiro, designers – para criar anúncios gráficos elegantes e eficazes.

Felizmente, existem várias ferramentas gratuitas no mercado que permitem que você crie facilmente seus próprios anúncios gráficos do Google. Aqui estão dois dos nossos favoritos pessoais:

  • Creatopy : arraste e solte todos os tipos de fontes gratuitas, fotos e animações para criar visuais de alta qualidade que funcionam em várias plataformas.
  • Canva : Pesquise milhares de modelos de banners flexíveis e gratuitos e personalize-os para combinar com a estética da sua marca.

Facebook Comments Box