Noções básicas de SEO: Guia do iniciante para o sucesso de SEO

Se você deseja que as pessoas encontrem seu site por meio do Google, precisa conhecer os fundamentos do SEO. Estes são mais simples do que você imagina.

Curso de SEO

Continue lendo para saber o que é SEO, como configurar as coisas para o sucesso e como ser indexado.

Parte 1

fundamentos de SEO 

O que é SEO?

Search engine optimization (SEO) é o processo de crescimento do tráfego de busca orgânica de um site. É onde você faz coisas que o ajudam a aparecer e ter uma classificação mais alta nos resultados orgânicos de um mecanismo de pesquisa.

Por que o SEO é importante?

As pessoas provavelmente estão procurando o que você faz e você pode atrair clientes classificando esses termos. Mas é improvável que você se classifique sem esforço, pois outros estão tentando fazer o mesmo. É por isso que o SEO é importante. Isso ajuda a mostrar ao Google que você merece ser classificado.

Quais são os benefícios do SEO?

A maioria das pessoas clica em um dos primeiros resultados de pesquisa, portanto classificações mais altas geralmente levam a mais tráfego. Ao contrário de outros canais, o tráfego de pesquisa tende a ser consistente e passivo. Isso porque o número de buscas costuma ser bastante consistente mês a mês.

Como o tráfego da pesquisa se compara ao tráfego de outras origens de tráfego

O tráfego de pesquisa também é “gratuito”. Isso é importante porque os anúncios podem ser caros. 

Por exemplo, obtemos cerca de 1,4 milhão de visitas mensais da pesquisa orgânica. Isso nos custaria cerca de US$ 1,7 milhão por mês para obter o mesmo tráfego de anúncios da Rede de Pesquisa.

Valor estimado do tráfego orgânico para ahrefs.com

NOTA.Nenhuma fonte de tráfego é verdadeiramente gratuita. SEO custa tempo e esforço.

Como você faz SEO?

O SEO envolve cinco etapas principais: 

  1. Pesquisa de palavras-chave . Encontre o que as pessoas procuram.
  2. Criação de conteúdo. Crie conteúdo para os pesquisadores.
  3. SEO na página. Torne seu conteúdo o mais claro possível.
  4. Construção de links . Crie confiança e autoridade de outros sites.
  5. SEO técnico . Ajude os mecanismos de pesquisa a encontrar, rastrear e indexar seu conteúdo com eficiência. 

Parte 2

Configurando para o sucesso de SEO 

Fazer SEO é muito mais fácil quando seu site está configurado corretamente para o sucesso de SEO. Vejamos algumas maneiras de fazer isso.

Obtenha um bom domínio

A maioria dos domínios é boa para SEO, então não entre em pânico se você já tiver um. Mas se você ainda estiver procurando, lembre-se desses dois elementos de um bom domínio.

Nome do domínio

Algo curto e memorável é melhor aqui. Não tente calçar palavras-chave. O nome da sua empresa sem hifens ou caracteres especiais geralmente é uma boa aposta.

Exemplos de domínios bons e ruins

Domínio de nível superior (TLD)

Esta é a parte após o nome, como .com. Sua escolha de TLD não faz diferença para SEO. [1]  Mas achamos que .com é o melhor para a maioria das pessoas, pois é o mais reconhecível e confiável. Para instituições de caridade, .org ou seu equivalente local também funciona. Se você faz negócios apenas em um país fora dos EUA, seu domínio de nível superior com código de país (ccTLD), como .co.uk, também serve. 

É melhor ficar longe de TLDs como .info e .biz que as pessoas tendem a associar com spam. Mas não é o fim do mundo se você tiver um. Você ainda pode construir um site legítimo que ranqueia.

Use uma plataforma de site

As plataformas de sites permitem que você crie e gerencie um site com facilidade. Existem dois tipos:

  1. Plataformas hospedadas. Tudo é feito para você. Eles hospedam o site, fornecem designs prontos e permitem que você adicione e edite conteúdo sem mexer no código.
  2. Plataformas auto-hospedadas. Eles também permitem adicionar e editar conteúdo sem código. A diferença é que você mesmo precisa hospedá-los e instalá-los.
Exemplos de plataformas de sites hospedados x auto-hospedados

A maioria dos SEOs recomenda uma plataforma auto-hospedada de código aberto como o WordPress porque:

  • É personalizável. Você pode editar o código-fonte aberto como quiser. Há também uma vasta comunidade de desenvolvedores que conhecem a plataforma de ponta a ponta.
  • É extensível. Existem milhões de plugins para estender sua funcionalidade, incluindo muitos plugins de SEO.

Dito isso, se você valoriza a facilidade de uso e o suporte, uma solução hospedada pode ser mais adequada. Todos os grandes fornecem recursos de SEO suficientes para a maioria das pessoas.

Use um bom host

Se você estiver usando uma solução hospedada, precisará de um host da web. Eles armazenam seu site em um disco rígido que qualquer pessoa com conexão à Internet pode acessar. Considere os três S’s ao escolher um:

  1. Segurança . Certifique-se de obter um certificado SSL/TLS gratuito. Ou, pelo menos, suporte para Let’s Encrypt – uma organização sem fins lucrativos que fornece certificados gratuitos.
  2. Localização do servidor. Leva tempo para que os dados trafeguem entre o servidor e o visitante. Portanto, é melhor escolher um host com servidores no mesmo país da maior parte do seu tráfego.
  3. Apoio, suporte. Suporte 24/7 é ideal. Teste a qualidade do suporte deles perguntando o que foi dito acima antes de se inscrever.

VOCÊ SABIA?

Você pode otimizar a localização do servidor com uma rede de distribuição de conteúdo (CDN). Isso cria cópias do seu site em servidores em todo o mundo, para que seja sempre servido próximo ao usuário. Portanto, não se preocupe muito com isso. Se você achar que a velocidade é um problema, poderá investir em um CDN posteriormente. 

Crie uma experiência de usuário positiva

O Google quer classificar as páginas que oferecem aos visitantes uma experiência positiva. [2] Vejamos algumas maneiras de fazer isso. 

Usar HTTPS

Nada é pior para os visitantes do que seus dados pessoais serem suscetíveis a hackers. Sempre criptografe seu site com SSL/TLS.

Escolha um design atraente

Ninguém quer visitar um site que parece ser dos anos 90. Portanto, embora não haja necessidade de redesenhar seu site a cada poucos meses, ele deve ter uma boa aparência e refletir sua marca.

Verifique se é compatível com dispositivos móveis

Agora, mais pesquisas são feitas em dispositivos móveis do que em computadores. [3] Portanto, é fundamental que seu site seja tão agradável de usar no celular quanto no computador.

Use um tamanho de fonte legível

As pessoas navegam na web usando todos os tipos de dispositivos. Certifique-se de que seu conteúdo seja legível em toda a linha.

Evite pop-ups e anúncios intrusivos

Todo mundo odeia anúncios, mas às vezes você precisa deles. Se for esse o caso, evite intersticiais intrusivos. Páginas com isso podem não ter uma classificação tão alta. [4]

Certifique-se de carregar rápido

A velocidade da página é um fator de classificação em computadores e dispositivos móveis. Mas isso não significa que seu site precisa carregar muito rápido. Afeta apenas as páginas que oferecem a experiência mais lenta aos usuários. [5][6]

Crie uma estrutura de site lógica

Deve ser fácil para os visitantes e mecanismos de pesquisa encontrar conteúdo em seu site. Por isso é importante criar uma hierarquia lógica para o seu conteúdo. Você pode fazer isso esboçando um mapa mental.

Como estruturar seu site

Cada ramificação do mapa torna-se um link interno, que é um link de uma página de um site para outra. 

Links internos são cruciais para UX e SEO por alguns motivos:

  • Eles ajudam os mecanismos de pesquisa a encontrar novas páginas. O Google não consegue indexar páginas que não consegue encontrar. 
  • Eles ajudam a passar o PageRank pelo seu site. PageRank é a base da pesquisa do Google. Ele julga a qualidade de uma página analisando a quantidade e a qualidade dos links que apontam para ela. Ainda hoje é usado pelo Google. [7]
  • Eles ajudam os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que é sua página. O Google analisa as palavras clicáveis ​​no link para isso, também conhecido como texto âncora. [8]

Use uma estrutura de URL lógica

Os URLs são importantes, pois ajudam os usuários a entender o conteúdo e o contexto de uma página. Muitas plataformas de sites permitem que você escolha como estruturar seus URLs. Estas são as cinco principais opções de URLs no WordPress:

  • Simples: website.com/?p=123
  • Dia e nome: website.com/2021/03/04/seo-basics/
  • Mês e nome: website.com/03/04/seo-basics/
  • Numérico: website.com/865/
  • Nome da postagem: website.com/seo-basics/

Se você estiver configurando um novo site, use a estrutura mais clara e descritiva. Esse é o nome do post . Se você estiver trabalhando com um site existente, raramente é uma boa ideia alterar a estrutura do URL; pode quebrar coisas.

Instale um plug-in de SEO

A maioria das plataformas de sites lida com a funcionalidade básica de SEO pronta para uso. Mas se você estiver usando o WordPress, instale um plug-in de SEO. É difícil implementar as melhores práticas básicas de SEO sem uma. Yoast e Rank Math são boas opções.


Parte 3

Entrando no Google 

Ter um site configurado para o sucesso de SEO ajudará o Google a rastrear e indexar suas páginas. Mas enviar seu site para o Google pode acelerar ainda mais esse processo. Isso porque ajuda o Google a encontrar seu site mesmo que ele não tenha backlinks. 

Como enviar seu site para o Google

Encontrar ou criar um mapa do site

Sitemaps listam as páginas importantes do seu site que você deseja que os mecanismos de pesquisa indexem. Se você já tiver um sitemap, provavelmente estará em um destes URLs:

  • site.com/sitemap.xml
  • site.com/sitemap_index.xml

Se você não conseguir encontrá-lo lá, verifique site.com/robots.txt onde geralmente está listado.

Exemplo de um sitemap listado em robots.txt

Se ainda não conseguir encontrá-lo, provavelmente você não tem um e precisa criar um.

Enviando seu mapa do site

Você faz isso por meio do Google Search Console (GSC). Demora cerca de dois segundos.

Como enviar seu mapa do site para o Google

Parte 4

Como rastrear o sucesso de SEO

Antes de mergulharmos em como fazer SEO, vale a pena reservar um minuto para entender como rastrear e medir o desempenho de SEO. Isso nunca é fácil, e o que abordaremos aqui é uma visão geral de alto nível. 

tráfego orgânico

Vamos começar com o óbvio. Se o tráfego orgânico está subindo, você está fazendo algo certo. Você pode acompanhar isso no GSC gratuitamente. Se você não tiver acesso ao GSC, inscreva-se para obter uma conta gratuita do Ahrefs Webmaster Tools (AWT). Em seguida, conecte seu domínio ao Site Explorer para obter uma estimativa. 

Tendência estimada do tráfego de pesquisa orgânica por meio do Site Explorer da Ahrefs

Classificações de palavras-chave

Se as classificações estão aumentando para suas palavras-chave alvo, isso é outro sinal de que você está fazendo algo certo. Você pode acompanhar as classificações médias de palavras-chave gratuitamente no GSC. Se você deseja um rastreamento mais preciso, precisará de uma ferramenta de rastreamento de classificação como o Rank Tracker da Ahrefs .

Rastreamento de classificação no Rastreador de classificação da Ahrefs

VOCÊ SABIA?

O tráfego orgânico e as classificações de palavras-chave são “métricas de vaidade”. Não há mal nenhum em ficar de olho neles, mas eles geralmente não têm relação com marketing ou objetivos de negócios. É muito melhor rastrear as métricas que têm impacto real nos negócios. Cobrimos dois deles abaixo.

Visibilidade

Essa métrica no Rastreador de classificação do Ahrefs mostra qual porcentagem de todos os cliques para as palavras-chave rastreadas chegam ao seu site.

Visibilidade no rastreador de classificação do Ahrefs

Por exemplo, digamos que você rastreie uma palavra-chave e todas as primeiras posições no Google sejam ocupadas por páginas do seu site. Como seu site obtém todo o tráfego possível dessa palavra-chave, sua visibilidade é de 100%.

Agora digamos que seu site ocupe apenas um lugar no Google, sendo o restante ocupado por concorrentes. Como alguns cliques vão para outros sites, sua Visibilidade é inferior a 100%. 

Se sua visibilidade está aumentando, este é mais um bom sinal de que seu SEO está no caminho certo.

Principais conclusões

  • SEO é o processo de aumentar o tráfego de pesquisa orgânica de um site.
  • Você faz isso classificando nos resultados de pesquisa orgânica.
  • O SEO é importante porque é improvável que você tenha uma boa classificação sem ele.
  • A classificação alta oferece tráfego gratuito, passivo e consistente mês após mês. 
  • O SEO envolve pesquisa de palavras-chave, criação de conteúdo, SEO na página, criação de links e SEO técnico.
  • Fazer SEO é muito mais fácil quando seu site está configurado corretamente para o sucesso de SEO.
  • O Google geralmente encontra e indexa seu site por conta própria, mas às vezes você pode acelerar o processo enviando seu mapa do site.
Facebook Comments Box