Noções básicas de SEO On-page
O QUE é SEO na página?
O SEO na página refere-se à otimização da estrutura e do conteúdo do site – qualquer coisa que esteja na página (em oposição ao SEO fora da página).
Se você imaginar Search Engine Optimization como uma tigela de sopa (nossa metáfora favorita), o SEO off-page abrange principalmente a criação de links e o SEO on-page cobre esses dois aspectos:
- contente
- material técnico
COMO fazer SEO on-page?
Dominar o SEO on-page requer um conhecimento amplo, pois envolve muitos aspectos. Neste guia, vamos orientá-lo passo a passo através dos fatores e técnicas de sucesso on-page mais importantes.
POR QUE você deve trabalhar no SEO on-page?
Porque é parte integrante do SEO que pode ajudá-lo a obter classificações mais altas, alcançar um público maior e obter mais tráfego orgânico.
Ao contrário do SEO off-page, o SEO on-page está totalmente sob seu controle.
QUANDO você deve fazer SEO na página?
Algumas coisas exigem uma configuração única ao iniciar o site (por exemplo, estrutura da página, HTTPS, otimização de velocidade do site), outras atividades são necessárias de vez em quando – você precisa levar em consideração a otimização na página sempre que publicar um nova postagem no blog.
O SEO na página deve ser feito mesmo se você estiver em primeiro lugar nos resultados da pesquisa, porque o SEO é um processo contínuo.
QUEM deve fazer SEO na página?
Qualquer proprietário de site, blogueiro, profissional de marketing on-line ou especialista em SEO. Na verdade, qualquer pessoa que tente classificar um site nos mecanismos de pesquisa.
O QUE são fatores de SEO na página?
A otimização na página consiste em várias etapas.
Aqui está uma lista dos 12 fatores importantes de SEO on-page que têm influência direta ou indireta no sucesso do seu site.
- Site rastreável – o site é rastreável e indexado por robôs de pesquisa
- Arquitetura do site – existe uma estrutura e lógica claras na arquitetura das páginas
- Links de saída de qualidade – o site está vinculado a recursos externos de alta qualidade
- Velocidade do site – as páginas carregam rapidamente em todos os dispositivos
- Compatibilidade com dispositivos móveis – a página é renderizada em todos os dispositivos e navegadores corretamente
- Uso de HTTPS – o site é seguro e possui certificado SSL
- URLs fáceis de usar – os endereços de URL são simples e fáceis de usar
- Conteúdo bem direcionado – a página visa uma intenção de pesquisa específica
- Otimização de palavras -chave – a página usa palavras-chave relevantes em locais relevantes
- Otimização de imagem – as imagens são otimizadas para os motores de busca
- Legibilidade e UX – o texto é bem otimizado, legível e UX-friendly
- Taxa de cliques – a página otimizou a tag de título e a meta descrição
Coisas como HTTPS ou velocidade da página são fatores de classificação confirmados . Isso significa que o Google os usa diretamente em seu algoritmo de classificação.
Mas muitos deles não são usados pelo Google, ou pelo menos não diretamente.
Há um debate vívido entre os SEOs se coisas como CTR ou links externos afetam as classificações. Não entraremos neste debate aqui.
O problema é que, independentemente de o Google usar esses fatores como fator de classificação ou não, eles são importantes porque melhoram a experiência geral do usuário e agregam valor ao visitante do site.
Nota: Existem centenas de sinais de classificação, mas ninguém sabe com 100% de certeza o que são e como funcionam. As pessoas no Google são muito sigilosas sobre sua fórmula para evitar possíveis usos indevidos. Eles dão declarações/confirmações oficiais apenas sobre alguns aspectos parciais de seu algoritmo.
Embora nem todos os fatores mencionados neste guia sejam fatores de classificação, todos eles se correlacionam com classificações mais altas. Isso significa que os sites com classificação alta geralmente têm resultados muito bons nessas áreas de otimização na página.
Verificamos novamente a importância de todos os fatores com esta grande lista de fatores de sucesso de SEO de Cyrus Shepard, apoiada por estudos de caso, opiniões de especialistas e declarações do Google.
Nos capítulos seguintes, examinaremos passo a passo todos esses fatores.
Vamos começar com SEO técnico.