O melhor guia de SEO passo a passo para o Pinterest
Embora o Pinterest opere de maneira muito diferente de muitas outras redes de mídia social , o objetivo principal de seus usuários é o mesmo – compartilhar conteúdo interessante e informativo com seus seguidores e qualquer outra pessoa que encontre seu material. Portanto, você deseja que o máximo de pessoas relevantes veja e se envolva com seus Pins. Consequentemente, você precisa conduzir boas práticas de SEO para dar aos seus Pins o público mais amplo. Este é o nosso guia de SEO para Pinterest , que ajudará suas imagens e o texto ao redor a se destacarem na plataforma e subirem ao topo das pesquisas.
Pinterest em poucas palavras
O Pinterest é “um mecanismo de descoberta visual para encontrar ideias como receitas, inspiração para casa e estilo e muito mais”. Embora aparentemente seja semelhante ao Instagram, o Pinterest tem algumas diferenças.
Uma delas é o foco na descoberta. As pessoas usam o Pinterest para agrupar e coletar imagens em vez de compartilhar suas próprias fotos. Várias pessoas podem fixar a mesma imagem em seus painéis e, se você quiser se destacar, precisará agregar valor às imagens que pintou, talvez adicionando legendas originais. Por exemplo, uma imagem de comida de dar água na boca provavelmente teria um bom desempenho no Instagram. Mas para que ela brilhe no Pinterest, você deve considerar adicionar a receita usada para fazer a comida em sua descrição.
O público do Pinterest é predominantemente feminino. De acordo com a análise da Kepios, 76,7% do público do Pinterest é feminino, com apenas 15,3% masculino (o restante não especifica o gênero). De longe, a maioria dos apoiadores do Pinterest vem dos EUA (86,4 milhões de usuários ativos), seguidos pelo Brasil (27,0 milhões) e México (17,9 milhões).
Os dados de publicidade interna do Pinterest sugerem que a plataforma é mais popular entre os jovens de 25 a 34 anos, que representam 36,5% do público total de anúncios do Pinterest.
Em comparação, as estatísticas do Instagram sugerem que o equilíbrio de gênero nessa plataforma é mais igualitário (50,7% masculino: 49,3% feminino) e tem um público um pouco mais jovem (30,1% do público total de anúncios do Instagram tem entre 18 e 24 anos, 31,5% entre 25 e 34 anos). ).
SEO básico do Pinterest
Apesar de ser principalmente visual, muitas formas tradicionais de aumentar a otimização do mecanismo de pesquisa se aplicam ao Pinterest. Se você seguir as mesmas regras que usa ao escrever um post de blog ou operar uma conta no Facebook, Twitter ou Instagram, você deve começar a ver uma melhor visibilidade para seus Pins.
Você vai querer otimizar seu perfil do Pinterest e qualquer página de destino para onde enviar tráfego do Pinterest. Além disso, você deve manter o SEO em mente sempre que fixar uma imagem.
1. Use uma conta comercial do Pinterest
Uma área em que o Pinterest é semelhante ao Instagram é que você precisa ter uma conta comercial do Pinterest se for sério sobre o Pinning. Isso lhe dá acesso a análises em seus Pins e a capacidade de exibir anúncios. Se você já criou uma conta pessoal para fins comerciais , pode converter sua conta pessoal em uma conta comercial. Seus Pins e seguidores permanecem os mesmos e a conta parece a mesma para seus seguidores.
2. Pense cuidadosamente sobre seu nome de usuário
Seu nome de usuário aparece no URL do seu perfil. Portanto, você deve selecionar um nome de usuário fácil de lembrar que as pessoas possam pesquisar facilmente.
3. Crie uma seção de qualidade sobre você
O Pinterest leva você à sua página de perfil voltada para o público quando alguém clica na sua foto de perfil. No topo da página, você pode ter uma imagem de capa, sua foto de perfil, nome de usuário e um parágrafo de texto. Certifique-se de que essas imagens se destacam e chamam a atenção. Curiosamente, alguns dos principais Pinners optam por abrir mão de sua foto de capa, concentrando-se em sua foto de perfil. Se você tiver um site, conecte-o ao Pinterest e inclua seu URL no seu perfil do Pinterest.
Aqui estão os perfis de duas contas populares do Pinterest, cada uma com milhões de seguidores. Você notará que Joy Cho (também conhecida como Oh Joy) coloca uma imagem de capa na frente e no centro de seu perfil para atrair a atenção dos visitantes e usa pouco texto. Enquanto o blogueiro de estilo de vida, Michael Wurm Jr (também conhecido como Inspired by Charm), opta por confiar em sua foto de perfil e em uma descrição mais detalhada dos tipos de imagens que ele fixa.
4. Crie e otimize painéis relevantes do Pinterest
O objetivo do Pinterest é fixar imagens interessantes e valiosas. Você deseja fixá-los de maneira organizada. Dessa forma, as pessoas que pesquisam um tópico relevante para sua conta do Pinterest podem encontrar uma coleção de Pins sobre o tópico de seu interesse.
Isso também força você a ser mais disciplinado em seu Pinning. Ao configurar painéis em um número limitado de tópicos, você pode restringir sua fixação a imagens que provavelmente interessam ao seu público-alvo.
Otimize seu site para o Pinterest
O Pinterest não é unidirecional. Você não está apenas tentando criar painéis de conteúdo que interessarão às pessoas. Você também deseja que as pessoas fixem suas imagens em seus painéis.
Você pode personalizar seu site com relativa facilidade para tornar mais fácil para as pessoas fixarem suas fotos. Além disso, você pode enviar as pessoas para outra direção – do Pinterest para o seu site (ou uma página de destino personalizada).
1. Adicionar botões Salvar do Pinterest
Você notará tags de compartilhamento social em muitos blogs e sites. Por exemplo, o site abaixo tem botões de compartilhamento social marcados na borda esquerda da página.
Nesse caso, você não verá o logotipo do Pinterest no bloco de ícones à esquerda. Com o Pinterest, seu foco é compartilhar uma imagem específica em vez de um link para um site ou página de blog. Se você clicar no botão do Twitter no lado esquerdo, por exemplo, o software iniciará um tweet com um link para o site relevante.
No entanto, muitas vezes você verá o logotipo do Pinterest (ou alguma outra forma de botão de compartilhamento social do Pinterest) próximo às imagens. Por exemplo, o logotipo do Pinterest fica visível quando você passa o mouse sobre a imagem da página da web acima. Se você clicar no botão de compartilhamento do Pinterest, ele o levará à sua conta do Pinterest (se você tiver uma) e solicitará que você selecione um quadro para fixar a imagem.
Você encontrará muitos exemplos de botões Salvar do Pinterest (geralmente em um conjunto de botões de compartilhamento social). Se você opera um site WordPress, existem vários plug-ins, gratuitos ou pagos, com o SumoMe sendo usado no exemplo.
2. Adicione a tag do Pinterest
Você pode usar a tag do Pinterest para rastrear as conversões do Pinterest em seu site. Você pode obter relatórios de conversão para nove tipos de atividade em seu site e analisá-los no Gerenciador de anúncios do Pinterest: PageVisit, ViewCategory, Search, AddToCart, Checkout, WatchVideo, Signup, Lead, Custom. A tag do Pinterest é o equivalente do Pinterest ao pixel do Facebook.
3. Reivindique e verifique seu site
Você deve “reivindicar seu site” para obter acesso às análises dos Pins que você publica em seu site e às análises dos Pins que outras pessoas criam em seu site. Depois de fazer isso, sua foto de perfil aparecerá ao lado de qualquer Pin do seu site. Além disso, um botão Seguir para sua conta do Pinterest e um ícone de globo marcado aparecerão ao lado do URL do seu site em seu perfil. Os comerciantes verificados recebem uma marca de seleção azul e as contas/criadores verificados recebem uma marca de seleção vermelha.
Configurando suas campanhas de marketing no Pinterest
Defina metas para o seu marketing no Pinterest
O Pinterest permite que você configure campanhas de conversão no Pinterest Ads Manager para ajudá-lo a gerar ações em seu site, rastreadas pela tag do Pinterest. Como parte disso, você precisará determinar a meta de marketing do Pinterest e selecionar o evento de conversão mais adequado para atender às suas metas.
No entanto, é melhor começar devagar com o marketing do Pinterest. É muito melhor estabelecer uma presença no Pinterest e desenvolver uma reputação de compartilhar Pins valiosos e relevantes antes de começar a comercializar.
Postando Pins com o Pinterest SEO em mente
1. Pesquise as melhores palavras-chave para usar
Pode parecer contra-intuitivo pensar em palavras-chave com um meio visual como o Pinterest, mas usar palavras-chave relevantes ainda é válido para o SEO do Pinterest. Talvez a coisa mais valiosa que você possa fazer seja examinar as tendências atuais no Pinterest e, se elas se aplicarem ao seu nicho, procure palavras-chave de cauda longa relacionadas que você possa usar nos Pins que publicar.
O Pinterest incorpora um mecanismo de pesquisa inteligente que tenta fornecer aos usuários os resultados mais relevantes para suas pesquisas com base em sua intenção.
Portanto, se você pesquisar por “joias antigas”, por exemplo, o Pinterest encontrará 1.739 Pins representando vários itens de joias antigas. Pode parecer assustador permitir que seus Pins apareçam perto do topo desta lista. Então, em vez disso, você pode direcionar seus Pins para um termo menos geral. Você notará que o Pinterest sugere alguns exemplos nessa busca de alto nível. Por exemplo, se um pesquisador clicar em “anéis vitorianos” (e isso descreve corretamente o conteúdo da sua imagem), você enfrentará uma competição menos assustadora pelo seu Pin.
Então, como você sabe quais palavras-chave de cauda longa serão valiosas para você? Você não pode simplesmente escolher qualquer combinação longa de palavras e seguir em frente, pois não há sentido em otimizar seus Pins para uma frase se ninguém a pesquisar.
Comece considerando a linha de termos relacionados acima dos Pins sugeridos nos resultados da pesquisa, onde encontramos “anéis vitorianos” no exemplo acima. Essas são alternativas mais específicas para um tópico de pesquisa relativamente geral.
Então você pode tentar a pesquisa guiada do Pinterest. É aqui que o Pinterest sugere termos conforme alguém digita na barra de pesquisa. Por exemplo, você notará que, ao digitar “joias antigas” na barra de pesquisa do Pinterest, uma série de pesquisas mais detalhadas (junto com algumas joalherias) aparece. Essas são boas indicações de pesquisas populares (e termos mais longos provavelmente serão palavras-chave de cauda longa).
2. Otimize suas placas para corresponder às suas palavras-chave preferidas
A próxima coisa que você precisa pensar é como você pode encorajar o Pinterest a incluir seus Pins nas pesquisas que as pessoas fazem por palavras-chave de cauda longa relevantes. Comece configurando quadros adequados onde você pode fixar imagens relevantes.
Os painéis ajudam a informar aos mecanismos de pesquisa do Pinterest como você organiza seu conteúdo. Eles também são úteis para os humanos, pois seus painéis são a primeira coisa que alguém vê quando chega ao seu perfil. Por exemplo, você pode criar um quadro para cada termo de palavra-chave significativo no qual pretende se concentrar. Torne os títulos dos seus quadros claros e garanta que você pin imagens atraentes e relevantes. Crie imagens de capa de quadro personalizadas para esclarecer sobre o que é cada quadro.
3. Pense cuidadosamente sobre os alfinetes que você faz
Você pode ficar tentado a fixar todas as imagens relacionadas às suas palavras-chave preferidas que encontrar. No entanto, as pessoas só se interessarão pelos seus Pins se você agregar valor a eles. Isso é particularmente importante no Pinterest, onde muitas pessoas fixam a mesma imagem.
As preferências de pin mudam regularmente, por isso vale a pena verificar de vez em quando para garantir que você ainda está realizando boas práticas com seu pin.
De acordo com a Vectornator , “um alfinete não é apenas uma imagem antiga de mídia social; um alfinete existe para comunicar algo específico em uma rede de mídia social dedicada a compartilhar informações valiosas por meio de conteúdo visual”. Eles enfatizam que o Pinterest opera como uma rede vertical, portanto, idealmente, seus Pins devem ter uma imagem vertical em uma proporção de 2:3. O Pinterest recomenda que você use Pins com tamanho de 1.000 × 1.500 pixels, embora 600 × 900 pixels, 1.200 x 1.800 pixels ou 2.000 x 3.000 pixels também estejam dentro da proporção ideal de 2:3.
No entanto, as pessoas só veem seus Pins em toda a sua glória quando clicam neles. Os pinos em seu feed aparecem com 238 pixels de largura (com comprimento proporcional a isso, embora sejam cortados se excederem 2100 pixels de comprimento).
Você também pode ter “alfinetes longos”, que são ideais para infográficos, e devem ter uma proporção de 1:2,6. O tamanho perfeito para um alfinete longo é de 1000 × 2100 pixels.
4. Use Descrições Detalhadas
As descrições são mais críticas no Pinterest do que em muitas outras plataformas sociais. Certifique-se de incluir qualquer coisa que possa agregar valor à sua imagem e lembre-se de incluir suas palavras-chave segmentadas em sua cópia. Suas descrições devem deixar claro por que sua imagem os beneficiará. O Pinterest recomenda que suas descrições tenham de 100 a 500 caracteres.
5. Use hashtags
Como muitas plataformas sociais , você pode adicionar hashtags às suas descrições de imagem do Pinterest. No entanto, você deve limitar-se a usar de 2 a 8 hashtags por Pin, para evitar que pareça que você está fazendo spam.
As hashtags podem ser benéficas para divulgar a visibilidade de seus novos Pins. Isso ocorre porque os resultados da pesquisa aparecem em ordem cronológica e os Pins mais recentes aparecem no topo da página de pesquisa.
Lembre-se, no entanto, que o objetivo principal de sua descrição é incentivar seu público-alvo a encontrar valor em seu conteúdo. Portanto, você não quer que suas hashtags dominem sua descrição. Muitas vezes, é melhor colocá-los no final de sua descrição, para que não interrompam seu fluxo criativo.
Não se esqueça de interagir no Pinterest
Em última análise, o Pinterest é como qualquer outra plataforma social. Ele quer que seus usuários sejam sociais e se envolvam uns com os outros. Quanto mais você se envolver com outras pessoas no Pinterest, melhor será o desempenho de seus pins. Faça questão de ver e seguir os fóruns de outras pessoas. Fixe alguns de seus conteúdos relevantes.
Tente e seja consistente com sua fixação. Idealmente, você deve Pinar todos os dias, mesmo que seja repinar as imagens de outra pessoa, em vez de ter que criar novos conteúdos você mesmo.
Acima de tudo, certifique-se de que seu conteúdo se destaque. Se você não for criativo, tente encontrar a pessoa mais criativa em sua organização e incentive-a a administrar sua conta no Pinterest.