O que é o Modo Especialista do Google Ads? (+ Por que você deve usá-lo)
Descubra como o Modo Especialista do Google Ads pode ajudá-lo a criar a melhor publicidade PPC para seu orçamento.
Aqui, você encontrará:
- O que é o modo inteligente do Google Ads
- O que é o Modo Especialista do Google Ads
- Os benefícios desses modos para suas campanhas
- Quando é hora de mudar para o Modo Especialista do Google Ads
Gerenciar anúncios do Google é muito parecido com andar de bicicleta. Você não começa apenas no Tour de France. Você começa com rodinhas e trabalha em direção à independência. Pense no Google Ads Smart Mode como rodinhas e no Google Ads Expert Mode como o Tour de France.
Ao abrir sua conta do Google Ads e criar uma nova campanha, você terá duas opções: Modo Inteligente e Especialista. Essas duas versões do Google Ads oferecem diferentes experiências para gerenciar e otimizar suas campanhas.
O que é o modo inteligente de anúncios do Google?
Primeiro, vamos falar sobre o modo inteligente do Google Ads (antigo Google AdWords). Inteligente significa que você tem um controle limitado sobre lances, segmentação, metas e até mesmo onde seus anúncios são exibidos. Em vez disso, quando você começa a configurar sua campanha, coloca os objetivos e as informações básicas, e a IA faz o trabalho para você.
De acordo com o Google , “o Smart Mode é a versão simplificada do Google Ads. Ele foi projetado para simplificar a experiência de publicidade, para que as empresas possam gerar resultados reais e economizar tempo na configuração e gerenciamento de campanhas.”
Usando este modo, você desfrutará de uma fácil configuração e gerenciamento passo a passo. Você manterá o controle da cópia do anúncio, da página de destino, dos temas de palavras-chave e das metas, mas não precisará fazer o gerenciamento e a otimização diários exigidos por uma campanha especializada.
Qual é a finalidade do Modo Inteligente?
Você pode estar se perguntando por que o Google Ads tem dois modos diferentes. A equipe do Google Ads sabe que nem todo mundo é um profissional de marketing digital. Eles entendem que todas as empresas precisam criar reconhecimento de marca, gerar chamadas telefônicas, aumentar o tráfego de pedestres ou concluir outra meta de negócios. Pensando nisso, criaram as Campanhas Inteligentes.
Que metas posso definir?
Neste modo, você pode definir vários objetivos. Essas metas são :
- Receba mais chamadas
- Atraia mais visitas para sua localização física
- Obtenha mais vendas ou inscrições em sites
- Obtenha mais reconhecimento da marca com exibições de vídeo
Receba mais chamadas
Quando você usa essa meta, o Google usa aprendizado de máquina e suas configurações para gerar mais chamadas para sua empresa. Seus anúncios terão um botão de chamada no qual os usuários podem clicar e se conectar à sua empresa.
Atraia mais visitas para sua localização física
Essa meta ajuda as empresas físicas a atrair mais clientes para seus locais físicos. A plataforma otimizará sua campanha para direcionar mais tráfego para sua loja ou empresa. Você verá quantas pessoas interagiram com seu perfil comercial no Google Maps.
Obtenha mais vendas ou inscrições em sites
Se você possui uma empresa baseada em serviços, usará essa meta para gerar mais leads, inscrições em boletins informativos ou ações semelhantes por meio de seu website. Ou, se você vende produtos, pode criar uma campanha de Google Ads com o objetivo de vender seus produtos. O Google Ads ajudará você a fazer isso otimizando para ações rastreáveis. Também ajudará você a configurar o Google Analytics para rastrear essas ações em seu site.
Obtenha mais reconhecimento da marca com exibições de vídeo
Se sua empresa não é bem conhecida, talvez você queira aumentar o reconhecimento de sua marca. Uma campanha de visualizações de vídeo também pode ser útil para criadores e influenciadores que precisam de mais visualizações.
Que dados vou obter?
Quando você gasta dinheiro em anúncios, quer saber o que está recebendo. No Modo Inteligente, você receberá dados limitados. Aos olhos do Google, menos dados significa menos alavancas para puxar e, portanto, melhor desempenho. Os dados aos quais você tem acesso incluem:
- Ações de mapa (ações locais) – são interações com sua listagem do Google Meu Negócio, como obter rotas, visualizar um menu, clicar para ligar e compartilhar locais.
- Chamadas relatadas – O número de chamadas que suas campanhas geraram.
- Cliques e impressões – O número de vezes que seu anúncio foi visto e clicado.
- Conecte o Google Analytics – Você também pode conectar seu Google Analytics para ver mais dados, incluindo ações em seu site.
Devo usar o Modo Inteligente?
Os novos usuários do Google Ads geralmente se beneficiam mais desse modo, pois ele fornece uma interface guiada e fácil de gerenciar. Você não terá que fazer pesquisa de palavras-chave ou escrever muitas cópias de anúncios. Você pode configurar uma campanha e começar em apenas alguns minutos sem nenhum treinamento prévio.
Proprietários de pequenas empresas que ainda não estão prontos para contratar um profissional para gerenciar seus anúncios geralmente usam o Modo Inteligente para criar mais reconhecimento de seus negócios.
“…o modo inteligente foi projetado pelo Google como [uma] rampa autônoma para o Google Ads”, diz o vice-presidente de crescimento e estratégia da HawkSEM, Steven Dang, “…em um mundo ideal, ninguém deveria estar usando [isso].”
Mas para empresas com pressa de colocar as campanhas em funcionamento, sem suporte ou recursos de marketing, ou sem limites de métricas tradicionais de sucesso, como retorno do investimento (ROI) ou retorno do investimento em anúncios (ROAS), o modo inteligente pode ser uma opção.
Mas, idealmente? Todos devem usar o Modo Especialista.
Além disso, o Modo Especialista é um pouco impróprio porque acredita-se que apenas “especialistas” devem usar o Modo Especialista. Na realidade, o “Modo Especialista” provavelmente deve ser denominado “Modo Normal”, porque muitos dos recursos e capacidades encontrados no Modo Especialista devem vir como padrão ou ser implementados por sua conta comum e comum.
O que é o Modo Especialista do Google Ads?
Nesta interface, você encontrará muito mais opções e a capacidade de ajustar todas as partes de suas campanhas, como uma riqueza de afinidade e públicos-alvo no mercado para segmentação e um conjunto diversificado de tipos de campanha para alcançar clientes em potencial em todos os sites do Google. redes.
Você também pode criar um rastreamento de conversão personalizado, que permite rastrear conversões e microconversões para mover os usuários para baixo em seu funil de marketing. Os profissionais de marketing podem ajudar as empresas a atingir seus objetivos por meio de vários tipos de campanha, incluindo pesquisa, exibição e vídeo.
“O Modo Especialista oferece toda a gama de recursos e tipos de campanha do Google Ads”, afirma a Ajuda do Google . “Embora dê aos anunciantes um controle mais completo sobre suas estratégias de lances, também requer um gerenciamento mais complexo. É por isso que o recomendamos para profissionais de marketing e anunciantes avançados.”
Qual é o objetivo do Modo Especialista?
Ao contrário da opção Modo Inteligente, o Modo Especialista foi criado para o anunciante profissional. O objetivo é permitir que os profissionais adaptem todos os aspectos de suas campanhas aos seus objetivos de marketing. Ele permite a criação avançada de público e rastreamento personalizado.
Quando devo mudar para o Modo Especialista?
Para algumas pequenas empresas, o Smart Mode pode ser tudo o que você precisa. No entanto, se você quiser crescer e dimensionar, logo se verá limitado pelos recursos do Modo Inteligente. Há análises limitadas e os recursos são escassos. Com o Modo Especialista, você estará limitado apenas pela sua criatividade.
“Você deve alternar para o Modo Especialista se quiser qualquer aparência de controle sobre sua conta, seja definindo seus próprios lances, escrevendo seus anúncios, selecionando seus próprios alvos ou palavras-chave ou escolhendo suas próprias configurações”, acrescenta Dang.
Qual é a diferença entre o Modo Inteligente e o Modo Especialista?
À medida que você aprende a usar o Google Ads, descobrirá que o Modo Inteligente tende a ser limitante. Você vai querer testar novas estratégias à medida que avança, mas isso só é possível se você mudar para o Modo Especialista.
Depois de fazer a mudança, você encontrará uma plataforma altamente dinâmica com uma variedade de alavancas para puxar, capacitando-o a criar campanhas altamente personalizadas capazes de atingir as metas de negócios. Embora seja necessário um especialista para tirar proveito desse modo adequadamente, você descobrirá que o Google Ads oferece muitos benefícios para as marcas .
Metas
No modo inteligente, você está limitado a apenas uma meta por campanha e deve ser uma das metas predefinidas do Google Ads. Ao mudar para o Modo Especialista, você pode personalizar seus objetivos. Se você conseguir rastrear seus anúncios com a tag do Google Ads ou o Google Analytics, poderá adicioná-lo como uma meta. Algumas possibilidades são:
- carrinhos abandonados
- Visualizações do produto
- Formulários preenchidos
- visualizações de página
- cliques de botão
Esse nível de personalização ajuda você a criar campanhas para cada estágio do seu funil.
Públicos-alvo e dados demográficos
Você não ficará limitado apenas a temas de palavras-chave. Existem vários tipos de público que você pode usar:
- No mercado
- Afinidade
- Dados demográficos detalhados
- Eventos da vida
- Seus segmentos de dados
- segmentos semelhantes
Os públicos-alvo no mercado contêm pessoas que estão pesquisando ativamente e pensando em comprar um produto ou serviço como o seu. O Google usa dados atualizados de intenção de compra para alcançar usuários no público-alvo selecionado. Públicos-alvo de afinidade são usuários com “afinidade” por hobbies e interesses específicos.
Você não apenas pode usar o público para criar campanhas altamente segmentadas com segmentação contextual, mas também pode utilizar dados demográficos. Ajustes e exclusões podem ser feitos para idade, sexo, status parental e faixa de renda. Há também informações demográficas detalhadas selecionadas, como status do proprietário, educação e estado civil.Vamos atingir seus objetivos de marketing mais rapidamente.Nossos especialistas podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos com um plano feito sob medida.
Os eventos da vida são exatamente o que parecem. Esses seriam marcos como pessoas que estão se mudando em breve.
Por outro lado, seus segmentos de dados são os dados que você coleta em seu site ou página de destino. Esses segmentos de dados podem ser qualquer coisa que você possa rastrear (por exemplo, pessoas que visualizaram um produto em seu site).
Por último, mas não menos importante, são os segmentos semelhantes. Esses segmentos semelhantes são criados no sistema do Google Ads quando ele identifica um segmento de dados qualificado. Existem alguns requisitos de elegibilidade padrão . Você precisa possuir a lista inicial e deve haver pelo menos 100 usuários na lista. A atualidade da associação e os tipos de sites que os usuários visitaram.
Tipos de correspondência de palavras – chave
Os tipos de correspondência de palavra-chave são uma maneira eficiente de controlar as consultas de pesquisa nas quais seus anúncios são exibidos. Existem três tipos de correspondência: correspondência ampla, correspondência exata e correspondência de frase. Eles diferem dos temas de palavras-chave do Modo Inteligente de duas maneiras. Primeiro, é uma palavra-chave com a qual você deseja que seus anúncios correspondam, e não uma ideia.
Em segundo lugar, você pode fazer mais do que adivinhar quais palavras-chave serão ideais para usar. Em vez disso, você pode usar o Planejador de palavras-chave para fazer uma pesquisa extensa. Ele revela volumes de palavras-chave, lances de palavras-chave projetados, nível de concorrência, bem como dados previstos. Você pode tomar decisões informadas e planejar campanhas temáticas para estruturar sua conta para o sucesso.
Palavras-chave negativas
Palavras- chave negativas impedem que seus anúncios sejam exibidos em palavras ou frases específicas. Se sua palavra-chave fosse “contêiner de armazenamento” e você adicionasse uma palavra-chave negativa, “carreiras”, seu anúncio não seria exibido para a consulta de carreiras sobre contêineres de armazenamento. Como você pode ver, as palavras-chave negativas são vitais para garantir que seus anúncios sejam exibidos para o público correto. O controle que isso lhe dá é outro motivo pelo qual você se beneficiará ao usar o Modo Especialista.
Ativos (anteriormente extensões de anúncio)
Esses são vários complementos informativos que podem ser exibidos com seus anúncios quando você estiver qualificado. Os recursos que você pode usar para aprimorar seus anúncios são:
- Textos explicativos
- Fragmentos Estruturados
- Preço
- Ligar
- Sitelink
- formulário de lead
- Aplicativo
- Promoção
- Imagem
- Localização
Textos explicativos
São ativos não clicáveis que permitem destacar sua empresa e o que ela tem a oferecer.
Fragmentos estruturados
Você pode dar mais detalhes sobre seus produtos ou serviços usando Snippets Estruturados. Primeiro, você escolhe uma categoria como “catálogo de serviços” ou “comodidades”. Em seguida, você adiciona uma lista relevante ao ativo para mostrar informações relevantes.
Extensões de preço
As extensões de preço permitem que você mostre os preços de seus produtos e serviços diretamente em seus anúncios. Até oito preços serão exibidos ao mesmo tempo.
Ligar
Se quiser que as pessoas liguem para sua empresa, você pode adicionar uma extensão de chamada ao seu anúncio. As pessoas podem discar o número ou clicar para ligar diretamente de seus dispositivos.
Sitelinks
Sitelinks são uma ótima maneira de incluir mais links para seu site. Você pode criar sitelinks para sua página sobre, serviços, contato ou qualquer página que gostaria de mostrar.
formulário de lead
Se você estiver executando campanhas de geração de leads, os formulários de lead podem ajudar. Você pode direcionar os usuários para um formulário de lead, para que eles não precisem sair da plataforma para enviar suas informações.
Aplicativo
Somente contas selecionadas são qualificadas para essas extensões. As extensões de aplicativo permitem que você vincule seu tablet ou aplicativo para celular aos seus anúncios. Isso é útil se seu objetivo for instalações de aplicativos.
Promoção
Você está fazendo uma promoção especial? Os ativos de promoção permitem que você exiba promoções especiais junto com seus anúncios. Você pode listar datas e fornecer códigos promocionais. Você especifica o URL para poder enviar clientes em potencial para páginas de destino especiais também.
Imagem
Os recursos de imagem estão disponíveis apenas para contas com pelo menos 90 dias. De acordo com o Google , essa extensão aumenta a taxa de cliques em 10% (em média) quando são exibidos em anúncios de pesquisa para celular.
Localização
Os ativos de localização usam seu perfil do Google Meu Negócio para mostrar sua localização em seu anúncio.
Variedade de tipos de campanha
Poderá escolher entre vários tipos de campanhas neste modo. Você pode alcançar clientes em potencial por meio da Pesquisa do Google e de anúncios gráficos na Rede de Display do Google, sites de parceiros, Gmail e YouTube.
- Pesquisa – alcance os usuários quando eles digitam consultas na barra de pesquisa do Google
- Exibição – os usuários verão seus anúncios no YouTube, Google Play, Google Finance e Gmail, bem como em sites parceiros (que podem variar)
- YouTube – aparecem em streaming de vídeos, sobre vídeos e antes ou depois dos vídeos
- Performance Max – O tipo de campanha mais dinâmico permite seus anúncios em todos os canais do Google.
- Compras – Criados para e-commerce, esses anúncios são exibidos no Google Display, YouTube, guia Compras, sites parceiros de pesquisa e serviços e aplicativos de compras.
- Descoberta – Os anúncios são exibidos nas guias Promoções e Sociais do Gmail, Página inicial do YouTube, feeds Assistir a seguir e Descobrir.
Capacidade de redirecionar usuários
Outro recurso que falta no Smart Mode é o remarketing (também conhecido como retargeting). É quando você usa uma plataforma de publicidade, neste caso o Google Ads, para mostrar anúncios para pessoas que visitaram seu site ou cumpriram uma meta específica.
O objetivo é transformar o tráfego do site em conversões. Se eles demonstraram interesse em seu produto ou serviço, vale a pena tentar trazê-los de volta ao site. Os anúncios de remarketing permitem que você ofereça ofertas especiais, novos detalhes e descontos para as pessoas que visitaram seu site. Alguns públicos de remarketing populares são:
- Abandonadores de carrinho
- visualizadores de produtos
- Visitantes de páginas específicas (como uma página de serviço)
- Todos os visitantes do site
Ao usar o remarketing, você tem uma segunda chance de envolver os usuários. Pesquisas comprovam que mais pontos de contato produzem mais conversões.