Os prós e os contras de usar a publicidade no Facebook

No passado (não muito tempo atrás), as empresas sobreviviam facilmente sem publicidade online. As empresas não tinham departamentos configurados para gerenciamento de relacionamento com o cliente online. E eles não precisavam de uma pegada online. No entanto, as coisas não funcionam mais assim. Atualmente, os consumidores pesquisam ativamente na Internet tudo o que precisam. Mesmo que eles precisem ir a uma loja para retirá-lo depois de concluírem a pesquisa. Para a maioria das pessoas, (especialmente a geração mais jovem; millennials e a geração Z), a regra é: “Se você não está online, então você não existe”.

Curso de Meta Ads (Facebook e Instagram Ads)

Uma das redes online que permaneceram dominantes durante anos é o Facebook. Para empresas, grandes e pequenas, tem sido uma plataforma recomendada para publicidade por causa de sua associação mundial. O Facebook também costuma ser uma opção viável para publicidade. Se você quiser escolhê-lo em vez de seus rivais e outras formas de publicidade, aqui estão os prós e os contras que você deve considerar primeiro.

Os prós e os contras de usar a publicidade no Facebook

Prós

1. Públicos Semelhantes do Facebook

Os públicos semelhantes do Facebook ajudam você a espelhar várias listas de sua lista de e-mail. Use o padrão de seus assinantes para anunciar para eles com anúncios extremamente direcionados. Você pode enviar anúncios para pessoas que já compraram de seus concorrentes, usando listas próprias disponíveis na plataforma.

2. Microsegmentação

A capacidade de Microtargeting dos anúncios do Facebook torna-o uma ferramenta muito eficiente e precisa de usar. Você pode segmentar a menor geolocalização, como um país, estado, cidade, vila, shopping etc. Isso ajuda você a segmentar e atingir o público-alvo, reduzindo o desperdício de recursos e aumentando o ROI.

3. Redirecionamento do Facebook

Ao colocar o código fornecido pelo Facebook em seu site, você pode redirecionar visitantes anteriores em seu site. Esse recurso pode ser usado para segmentar pessoas que visitam determinadas seções do seu site, que abandonaram o carrinho de compras ou até mesmo visitantes de primeira viagem.

4. Unidades de publicidade do Facebook

Das principais redes de publicidade, o Facebook tem a maior variedade de unidades de anúncios. Ele tem os anúncios de trilho do lado direito, postagens promovidas pelo feed de notícias, anúncios de carrossel, anúncios de tela, anúncios de vídeo, anúncios específicos do Instagram, anúncios de eventos, anúncios de formulário de geração de leads e anúncios segmentados por local. Existem opções suficientes para escolher, para se adequar à sua estratégia de publicidade.

5. É a maior plataforma social

O Facebook tem mais de um bilhão de usuários; mais de 70% dos internautas estão no Facebook. O Twitter é apenas metade da base de usuários do Facebook, e o Facebook ainda está crescendo, isso significa que o Facebook vai entregar seu conteúdo para mais e mais pessoas. Seu alcance será muito amplo se você pretende anunciar globalmente.

6. Aumenta as curtidas da sua página

As pessoas confiam em marcas com autoridade social e é por isso que algumas marcas veem a necessidade de comprar curtidas e seguidores falsos (no Twitter e outras plataformas). Ao anunciar no Facebook, você obtém mais curtidas de página de pessoas reais interessadas em sua marca e em suas ofertas.

7. É uma plataforma de publicidade confiável

O Facebook está constantemente melhorando seus recursos de publicidade. Isso significa que ele usa algoritmos e métodos confiáveis ​​para aprovar e executar os anúncios enviados.

8. Tecnicamente, você não precisa de outro site

Você sabia que pode usar sua página do Facebook para configurar uma loja no Facebook? Isso permite que você venda diretamente aos clientes do site afiliado de sua escolha. Você tecnicamente não precisa de um site próprio. Mas você também deveria ter seu próprio site – o Facebook pode desaparecer a qualquer momento!

9. Seu conteúdo pode se tornar viral

Ninguém compartilha seus anúncios no Ad Words. Se o seu conteúdo for interessante, as pessoas vão querer compartilhá-lo com os amigos assim que ele aparecer no feed. Isso significa que é possível viralizar com um ótimo anúncio, sem nenhum custo extra.

10. Ações ajudam o Google a tomar uma decisão melhor

A presença social é um fator importante na classificação do mecanismo de pesquisa; portanto, com a publicidade no Facebook, a classificação do mecanismo de pesquisa do seu site e da página do Facebook (usando o nome da sua marca) será aprimorada.

Por mais que gostemos dos benefícios de usar o Facebook para publicidade, aqui estão alguns contras que você deve considerar (veja o que fizemos lá 😉) antes de tomar uma decisão final.

Contras da publicidade no Facebook

1. Diminuição do alcance orgânico

A menos que você esteja pagando o Facebook por anúncios, ninguém vê seu conteúdo e isso é um grande golpe para a publicidade no Facebook. Muitos profissionais de marketing que não estão interessados ​​em pagar para compartilhar seu conteúdo no Facebook não poderão se beneficiar da plataforma.

2. Algumas métricas são relatadas incorretamente

O Facebook tem sido criticado ao longo dos anos por relatar métricas que nem sempre estão corretas. Houve problemas de superestimação ou inflação de métricas simples que apenas favorecem o Facebook. Algumas das métricas comumente relatadas incorretamente incluem:

  • Relatórios excessivos da métrica de reprodução de vídeo
  • As métricas de artigos instantâneos às vezes são relatadas incorretamente
  • Métricas calculadas incorretamente para referências de aplicativos
  • Como as visitas repetidas não são removidas, o alcance orgânico não é relatado corretamente

A essas acusações, o Facebook publicou que tomou as seguintes medidas para corrigir os problemas:

  • Ele fez parceria com organizações de verificação de terceiros
  • Envolvido na definição e descrição mais clara das métricas
  • Lançar um conselho de medição
  • Também lançou um blog FYI de métricas

Estes funcionarão? Só o tempo irá dizer.

3. É tudo uma questão de dinheiro (quem paga mais)

Você quer colocar seu conteúdo diante dos olhos do seu público, mas quem vai pagar por isso? O Facebook agora é uma corrida apenas para os mais ricos. Se você deseja que seu conteúdo seja visto, precisa de um orçamento considerável para obter os resultados desejados.

4. Os usuários precisam visualizar seu feed

Somente quem está logado pode se dar ao luxo de ver seus anúncios. Isso é um golpe. Quando você anuncia no AdWords, por exemplo, seus anúncios são veiculados para todos que usam a internet, onde os anúncios do AdSense são veiculados. Mas no Facebook, tudo acontece atrás de um login. Se há menos de 2 bilhões de usuários do Facebook, o que acontece com os demais usuários da internet?

5. Não é mais a plataforma social preferida

Recursos de outras redes sociais, como Snapchat e Instagram, mudaram o foco do Facebook. Eles ainda podem ter o maior número de usuários, mas não são mais a primeira escolha da maioria.

Existem outros contras que incluem, mas não estão limitados ao seguinte:

  • É uma rede social, não uma rede de negócios.
  • Você pode estar anunciando para perfis falsos ou inativos.
  • Os retornos podem ser lentos, com pouca ou nenhuma interação com os usuários que visualizam seus anúncios.
  • A taxa de conversão pode ser baixa.
  • Muitos anúncios falsos questionaram a credibilidade de pequenas empresas que usam anúncios do Facebook.

Concluindo, o Facebook é uma ótima opção para divulgar as ofertas da sua marca. No entanto, tanto os riscos quanto os retornos devem ser considerados igualmente. 

Facebook Comments Box