Qual opção de segmentação é melhor para anúncios de reconhecimento de marca?
Sempre que estiver exibindo publicidade paga, você precisa ter um objetivo em mente. Você pode estar exibindo anúncios com a intenção de atrair pessoas para suas páginas de destino e convertê-las em clientes. Você pode estar tentando promover uma nova oferta de e-book que cria sua lista de mala direta. Ou você pode estar apenas usando anúncios gráficos para divulgar seu nome.
Essa terceira meta é chamada de “conhecimento da marca” e geralmente usa anúncios pay-per-view em vez de pay-per-click. A razão é, bem, você não se importa tanto que os anúncios não sejam clicados. Você não está visando cliques para uma página de destino, assinaturas ou conversões. Tudo o que você deseja é saturar seu público-alvo com anúncios que incluam informações básicas sobre sua empresa.
A questão é que as pessoas veem esses anúncios, mesmo que não cliquem neles. É como um outdoor na estrada. Ninguém vai dirigir na rodovia, ver um outdoor e encostar para ligar e agendar seu serviço.
Não, eles vão analisar e esquecer imediatamente os anúncios em outdoors que viram. Mais tarde, porém, quando procuram um produto on-line, podem encontrar a escolha entre três marcas que oferecem a mesma coisa. Eles estarão inerentemente mais interessados naquele que já ouviram falar do que naqueles que não ouviram. Esse outdoor gerou reconhecimento de sua marca e eles clicarão nesse link antes de clicar em outro.
É claro que isso só é verdade se a consciência que você constrói for neutra ou positiva. Conscientização negativa da marca – “Eu só conheço essa marca por causa da bagunça da mídia social em que eles foram pegos por serem preconceituosos” ou algo assim – não ajuda você. Eles só usarão esse tipo de consciência para evitá-lo.
Você não vai veicular anúncios pagos de conscientização com a imprensa negativa, portanto, há muito o que você pode fazer para controlar a situação.
Executar uma campanha de conscientização tende a ter um grande benefício, e esse é o custo . Os anúncios PPM (aqueles que são cobrados por visualizações, não quando são clicados) tendem a ser muito mais baratos do que os anúncios PPC. Você pode estar pagando US$ 1 por clique e, com uma alta taxa de cliques, terá talvez 100 visualizações por clique, ou seja, 100 visualizações no total por US$ 1. Enquanto isso, pode ser $ 0,50 por mil, ou por mil visualizações. São 2.000 visualizações pelo mesmo $ 1. E quem sabe, talvez uma ou duas pessoas nessas 2.000 possam clicar de qualquer maneira!
Se você estiver interessado em exibir anúncios de reconhecimento de marca, provavelmente deseja saber quais são as melhores opções de segmentação para eles. Esse pode ser um tópico bastante complexo, então vou começar dividindo-o em duas seções, com base na rede de anúncios. As duas principais redes de anúncios que examinarei hoje são o Google e o Facebook .
Reconhecimento da marca no Google Ads
Os anúncios do Google têm dois canais principais: a rede de pesquisa e a rede de exibição . Os anúncios de pesquisa são os anúncios que aparecem diretamente na pesquisa do Google. Eles são “limitados” porque as páginas de resultados de pesquisa são os únicos lugares onde os anúncios podem ser exibidos, mas são milhões de pessoas, então não é exatamente pequeno.
Existem duas armadilhas potenciais com este método. Primeiro, você precisa encontrar as palavras-chave certas para segmentar. Segmentar o nome da sua própria marca, o que geralmente é uma boa ideia, não funciona para o conhecimento da marca, porque as pessoas precisam conhecê-lo para procurá-lo. A alternativa é usar palavras-chave genéricas para o seu setor, mas elas tendem a ter concorrência suficiente para que seus anúncios custem um pouco mais. Além disso, os anúncios de pesquisa do Google não têm uma opção de PPM.
Para usar o Google Ads com opção por visualização, você precisa usar a rede de exibição. A rede de exibição do Google são todos os sites que usam o Google Ads para ganhar dinheiro como editor. Isso inclui tudo, desde o YouTube e todos os aplicativos móveis que executam a plataforma de anúncios do Google, até todos os pequenos blogs do WordPress e sites do Shopify que procuram ganhar um dinheiro extra com anúncios gráficos. Especificamente, você deseja usar o estilo de lance vCPM ao exibir esses anúncios.
Quando você exibe anúncios de reconhecimento de marca, sua principal preocupação é exibir seu anúncio para o maior número possível de pessoas diferentes. Você não se preocupa em otimizar para cliques e não se preocupa necessariamente com espectadores altamente engajados. Tudo o que você quer fazer é ficar na frente do maior número possível de pessoas relevantes.
Isso significa que seus anúncios precisam ter um apelo amplo , mas você precisa segmentá-los de forma restrita o suficiente para que não sejam exibidos em sites completamente não relacionados. Se você vende material de jardinagem, não adianta aparecer em um blog dedicado ao poker, certo? Mas você tem a flexibilidade de aparecer em sites comerciais de paisagismo, sites de jardinagem faça você mesmo, sites sobre identificação de plantas, sites sobre como fazer receitas com hortaliças e assim por diante.
Para começar a divulgar a marca no Google Ads, você tem duas opções principais.
Tópicos predefinidos
A primeira é usar um dos tópicos predefinidos do Google para usar como segmentação. Por exemplo, para nossa hipotética loja de jardinagem, você pode escolher o tópico Casa e Jardim.
Os tópicos são geralmente muito amplos, no entanto. Casa e jardim podem se aplicar a qualquer um dos tópicos relacionados à jardinagem acima, mas também podem se aplicar a decoração de interiores, reformas, reformas domésticas, vendas de eletrodomésticos e uma série de outros tópicos não relacionados.
Público-alvo de afinidade personalizada
Sua segunda opção é usar um público-alvo de afinidade personalizado. Os públicos-alvo de afinidade são públicos-alvo que o Google define com base em determinadas características. Eles são bons, mas geralmente são muito amplos, muito parecidos com os tópicos. Os públicos-alvo de afinidade personalizados, por sua vez, são uma maneira de definir um público-alvo de afinidade para atender às suas próprias especificações.
Um público-alvo de afinidade personalizado é definido por quatro atributos. Estes são URLs , Locais , Aplicativos e Interesses . Você pode criar um entrando em seu grupo de anúncios e, na seção “quais são seus interesses e hábitos”, pode começar a definir esses atributos.
Eu recomendo ignorar lugares e aplicativos por enquanto. Ambos podem restringir muito seu público, mas se você souber que aplicativos ou locais específicos são altamente valiosos para segmentar, você pode experimentá-los por conta própria.
Em interesses, adicione palavras-chave relevantes. Você pode adicionar jardinagem, legumes, rototillers ou quaisquer outras palavras-chave que deseja alcançar para esse anúncio específico. Isso é praticamente o mesmo que a segmentação por palavra-chave, embora algumas palavras-chave não sejam “interesses” e não funcionem como opções de segmentação.
Em URLs , você deseja adicionar URLs a páginas específicas nas quais gostaria que seus anúncios fossem exibidos. Se você conhece algum desses grandes blogs de jardinagem e outros sites de nicho que executam o Google Ads, pode adicionar os URLs da página lá.A PARTIR DEA PARTIR DEA PARTIR DESeu blog está gerando negócios para você? Se não,
vamos consertar isso.
Criamos conteúdo de blog que converte – não apenas para nós, mas também para nossos clientes.
Nós escolhemos tópicos de blog como fundos de hedge escolhem ações. Em seguida, criamos artigos 10 vezes melhores para ganhar o primeiro lugar.
Aplicativos, é claro, você pode usar de maneira semelhante. Se houver aplicativos de renome que você conhece em seu nicho, você pode segmentar esses aplicativos especificamente.
A partir daí, exibir anúncios gráficos de sucesso tende a ser uma questão de saturação, não necessariamente de cliques ou foco. Os anúncios tenderão a saturar seu público-alvo depois de algum tempo, embora a quantidade de tempo dependa do tamanho do público, do seu orçamento e da concorrência que os atinge. Você deseja alternar seus anúncios regularmente, alterando os sites que está segmentando, a cópia que está usando e até mesmo os interesses que especificou.
Reconhecimento da marca nos anúncios do Facebook
O Facebook é um pouco diferente do Google como uma rede de anúncios. Por um lado, você geralmente está segmentando apenas o próprio Facebook.com, em vez de fazer parte de uma rede de exibição. O Facebook tem uma rede de exibição, mas não é com isso que estou preocupado hoje.
Com o Facebook, você normalmente pode escolher entre dois canais principais : anúncios de feed de notícias e anúncios de barra lateral . Existem outros tipos de anúncios, como anúncios em Stories, anúncios no Instagram, anúncios no Messenger e assim por diante, mas os dois principais são o feed de notícias e a barra lateral.
Se você leu algum dos meus posts sobre Facebook Ads no passado, provavelmente já me viu dizer que os anúncios da barra lateral são realmente bons apenas para o reconhecimento da marca. Isso é verdade; os anúncios da barra lateral são a posição de anúncio menos moderada, com mais spam e de qualidade mais baixa em todo o Facebook. Eles são apenas colocados de lado com todos os outros detritos que a maioria das pessoas ignora no Facebook, então eles não funcionam muito bem para nada.
Isso praticamente deixa o feed de notícias. Os anúncios do feed de notícias do Facebook são basicamente postagens promovidas. A maioria das postagens promovidas tem um link anexado a elas, mas como você está apenas buscando reconhecimento da marca, você tem a escolha. Você pode incluir um link ou apenas postar uma sinopse atraente de texto e uma imagem para promover sem nada para o usuário clicar.
Se você deseja exibir anúncios do Facebook para reconhecimento da marca, tem uma opção que pode ajudar a simplificar todo o processo: os objetivos de anúncio do Facebook. Os objetivos do anúncio são uma forma de categorizar os anúncios para que o Facebook conheça seu objetivo e possa registrar as métricas adequadamente. Dados dois objetivos diferentes com anúncios idênticos voltados para públicos idênticos, o Facebook pode priorizar a exibição desses anúncios para diferentes segmentos de pessoas para atingir esses objetivos.
Benefícios dos anúncios do Facebook
Um dos benefícios de usar o objetivo de reconhecimento da marca para os anúncios do Facebook é que eles têm a capacidade de medir uma estimativa do aumento da lembrança do anúncio , que é a maneira de medir o reconhecimento da marca. Outras redes de anúncios nem tentam medir o reconhecimento da marca, então você fica adivinhando com base no volume de pesquisa, tráfego e outras métricas que são terciárias para as informações principais.
O outro grande benefício de usar os anúncios do Facebook é a riqueza de segmentação que você tem disponível. O Google é bom, não me interpretem mal, mas as pessoas fornecem voluntariamente grandes quantidades de informações pessoais ao Facebook apenas como parte do uso da plataforma. Entre isso e a presença do pixel de rastreamento do Facebook em quase tantos sites quanto o Google Analytics, você tem uma seleção incrivelmente robusta de opções de segmentação. Não há como cobrir todos eles, então aqui estão algumas ideias.
Públicos Personalizados
O Facebook permite que você crie públicos personalizados com base em itens como listas de e-mail, visitantes do site ou outras fontes de informação. Obviamente, segmentar pessoas que já visitam seu site não é uma boa ideia para o conhecimento da marca, mas você pode usar um público semelhante.
Um público semelhante pega um público existente, mede a média demográfica e os interesses entre eles e cria um novo público a partir de pessoas que atendem às mesmas métricas. Essas são as pessoas que, estatisticamente, provavelmente estarão interessadas em sua marca, mas que ainda não necessariamente a conhecem.
Pegar “pessoas que visitaram meu site” e extrapolá-lo para um público semelhante é uma ótima opção de segmentação em potencial para seus anúncios de reconhecimento de marca.
Dados Demográficos Básicos
Públicos parecidos basicamente fazem isso por conta própria, mas você pode usar o Facebook Insights para desenvolver uma consciência dos tipos comuns de pessoas que visitam seu site e sua página. Você pode saber, por exemplo, que muitas mulheres hispânicas de meia-idade gostam do seu site e pode segmentar mulheres hispânicas de meia-idade com um anúncio específico.
Os dados demográficos incluem coisas como gênero, idade, etnia e localização, mas também incluem nível de renda, nível de educação e outras informações. Depois de criar um perfil de cliente e conhecer os tipos de pessoas que mais gostam da sua marca, você pode criar esse perfil como um perfil de segmentação para que seus anúncios de conscientização alcancem mais deles.
Segmentação por interesse
Os interesses são um dos maiores curingas de segmentação na publicidade do Facebook. Existem interesses aproximadamente infinitos, porque qualquer coisa que tenha uma página, qualquer coisa que tenha uma palavra-chave e qualquer coisa que alguém possa ter postado pode se tornar um interesse. Você pode segmentar pessoas interessadas em peônias, mangueiras de jardim e solo superficial. Você pode segmentar pessoas interessadas em jardinagem ou paisagismo. Você pode segmentar pessoas interessadas na página do Facebook do seu concorrente. As opções são quase infinitas.
Há tanta flexibilidade com todas as diferentes opções de segmentação que é fácil passar horas ou dias apenas brincando com elas e nunca realmente exibir os anúncios. Então, uh, tente não fazer isso.
Frequência do anúncio
Há uma coisa que você deve prestar atenção nos anúncios do Facebook que você não obtém com outras plataformas de anúncios: a frequência do anúncio . A frequência do anúncio é uma medida de quantas vezes a pessoa média em seu público-alvo vê seu anúncio. Para a maioria dos anúncios, você deseja que a frequência do anúncio seja em torno de 1 ou 2. Qualquer coisa acima de 2 e você corre o risco de as pessoas ficarem aborrecidas por verem muito o anúncio e podem até denunciá-lo como spam ou tomar outras ações negativas. Qualquer coisa abaixo de 1 e há pessoas em seu público que ainda não viram seu anúncio.
Com os anúncios de reconhecimento da marca, você pode escolher uma frequência mais alta, porque seu objetivo é colocar o nome da sua marca na frente das pessoas o máximo possível. O Facebook é uma ótima maneira de fazer isso e não vai custar muito no final das contas.
Com o interesse gerado por uma campanha de conscientização, você tem uma oportunidade. Cabe a você aproveitar essa oportunidade.