Segmentação de anúncios: o guia para acertar sua publicidade no Facebook e no Google
Não importa qual plataforma você use para sua publicidade digital, você aumentará seus resultados apenas ajustando a segmentação de anúncios de suas campanhas de Facebook e/ou Google Ads.
Os anúncios pagos podem ajudar sua empresa a aumentar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca e direcionar o tráfego para seu site. A segmentação de anúncios é o processo de selecionar cuidadosamente quem verá cada anúncio que você criar.
No entanto, o processo de criar anúncios — e descobrir para quem exibir esses anúncios — pode ser complexo e opressor.
Não se preocupe, porém, nós o cobrimos com este guia para direcionar anúncios no Facebook e no Google .
Por que a segmentação de anúncios é tão importante?
Para começar, existem mais de 4 bilhões de usuários ativos da Internet em todo o mundo.
Portanto, não segmentar seu anúncio pode significar que ele é visualizado por milhares — ou milhões — de pessoas.
Mas um melhor alcance do anúncio nem sempre significa melhores conversões.
Alcance ou Conversões?
Digamos que você possua uma oficina mecânica local e esteja procurando aumentar sua receita.
Você cria uma campanha publicitária que custa 0,01 por visualização de anúncio (este é um número inventado para facilitar a matemática).
Isso significa que, por US$ 10, você alcançará 1.000 pessoas.
Você prefere alcançar 1.000 pessoas em todo o mundo (que provavelmente não virão à sua oficina) ou gastar os mesmos US$ 10 para alcançar 1.000 pessoas que moram a 16 quilômetros de sua oficina e possuem carros?
Deve ser bastante óbvio que você vai ganhar mais vendas com um anúncio direcionado a um público próximo a você.
A segmentação de anúncios permite que os profissionais de marketing e proprietários de empresas limitem o alcance de seus anúncios, o que aumenta seu retorno sobre gastos com anúncios e aumenta as taxas de conversão, exibindo anúncios apenas para pessoas com probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços.
Dependendo da plataforma que você usa para criar seus anúncios, você pode ajustar a segmentação com base em :
- Era
- Localização
- Gênero
- Estado civil
- Eventos da vida
- casa própria
- Nível de educação
- Renda
- Interesses
Você também pode segmentar anúncios com base em uma ação específica.
Por exemplo, você pode redirecionar as pessoas que adicionaram um item ao carrinho em seu site, mas não concluíram a compra.
Ou, se você estiver vendendo vestidos de noiva, pode optar por segmentar mulheres entre 23 e 35 anos que estejam noivas ou tenham manifestado interesse em conteúdo relacionado a casamentos.
Como acertar sua segmentação de anúncios
Quase todas as plataformas que permitem criar anúncios pagos oferecem algum nível de segmentação de anúncios com base em elementos demográficos ou comportamentais. Esses incluem:
- Youtube
- Bing
- Snapchat
- Yahoo
No entanto, nem todas as plataformas de anúncios são criadas iguais.
Se o seu negócio for incrivelmente de nicho, você pode decidir confiar em uma plataforma de anúncios menor, como Bing ou Yahoo (que têm um alcance decente, mas não o maior).
Mas se você deseja alcançar o público mais amplo possível – e ser capaz de segmentar esse público em segmentos-alvo incrivelmente granulares e de alta qualidade – sua melhor aposta são os dois grandes: Facebook e Google.
Isso ocorre porque o Facebook e o Google representam a maior porcentagem geral de gastos com anúncios digitais, com 22% e 37%, respectivamente.
Mas, para aproveitar ao máximo o incrível alcance do Facebook e do Google, você precisa saber como atingir seu público-alvo.
Então vamos entrar nisso. Aqui está um passo a passo de como segmentar seus anúncios no Facebook e no Google:
Segmentação de anúncios no Facebook
O Facebook é a maior plataforma de mídia social do mundo, com quase 2,5 bilhões de usuários ativos.
Se você deseja alcançar o maior número de pessoas, a plataforma de anúncios do Facebook oferece uma escolha sólida.
Mas como você garante que está alcançando os usuários certos do Facebook? Com a segmentação de anúncios do Facebook, é claro.
Veja como criar anúncios hiper-segmentados no Facebook.
Existem três tipos principais de público que você pode criar para anúncios no Facebook:
- Públicos salvos:
públicos que você cria definindo quem deseja alcançar com base em informações demográficas, localização, dispositivo etc. - Públicos personalizados:
pessoas que você escolhe como alvo com base em dados de fora do Facebook, incluindo aqueles que visitaram seu site, lançaram seu aplicativo, enviaram uma mensagem para sua página do Facebook ou de sua lista de e-mail. - Públicos semelhantes:
depois de criar um público personalizado, você pode optar por segmentar públicos que se pareçam com essas pessoas. Isso significa que o Facebook gerará um público com base nas informações que você forneceu.
Para lhe dar uma ideia melhor de como você pode segmentar anúncios no Facebook, vamos mostrar como criar um público salvo , que lhe dará acesso ao maior número de opções de segmentação – e você pode salvar suas seleções para usar para anúncios no futuro.
Veja como:
Passo 1: Entre no Gerenciador de Negócios do Facebook
Entre no Gerenciador de Negócios do Facebook , que é uma plataforma que permite criar e gerenciar todas as suas campanhas do Facebook e Instagram, depois acesse o gerenciador de anúncios do Facebook .
Se você não tiver o Gerenciador de Negócios do Facebook configurado, precisará concluir essa etapa primeiro.
Observação: em sua página do Facebook, você pode notar uma guia denominada “ Centro de anúncios. ” Você pode criar anúncios do Facebook lá, no entanto, as opções de segmentação são mais limitadas do que no Gerenciador de Negócios do Facebook.
Etapa 2: escolha um tipo de anúncio
Qual é o objetivo do seu anúncio?
O Facebook oferece várias opções, incluindo impulsionar uma postagem, promover sua página no Facebook, obter mais visitantes do site, obter mais leads ou promover sua empresa localmente:
Observe que, dependendo do tipo de anúncio selecionado, você poderá ver diferentes opções.
Por exemplo, se você optar por promover sua empresa localmente, o Ad Manager do Facebook se concentrará em segmentar pessoas locais e não por interesses, embora você ainda tenha essa opção.
Etapa 3: selecione seu tipo de público
Como mencionamos acima, existem três tipos principais de público.
Para este tutorial, criaremos um público salvo, que oferece o maior número de opções de destino de anúncio.
Então, toque em “Públicos-alvo salvos”.
Para obter uma explicação completa de como criar e otimizar cada tipo de público de anúncio, confira esta postagem para iniciantes sobre segmentação de anúncios do Facebook.
Etapa 4: segmentar seu público
Agora é hora de começar a segmentar seu anúncio! Comece nomeando seu público.
Certifique-se de que o nome seja fácil de distinguir e use um formato que o ajude a lembrar quem é o público-alvo. Por exemplo, “Spring20BusinesName” ou similar.
Então, é hora de começar a segmentar seu público ideal.
Atualmente, você pode segmentar pessoas com base na localização, informações demográficas, gênero, idiomas e interesses.
As opções de segmentação com base em localização do Facebook incluem país, estado, município, cidade, código postal e um raio ajustável de um endereço específico, conforme mostrado abaixo.
As opções de segmentação de anúncios demográficos do Facebook incluem idade, sexo e idioma, mas também informações mais detalhadas, como empregador, interesses e muito mais.
Por exemplo, na captura de tela abaixo, segmentamos homens e mulheres que listaram a Zara Home como seu empregador:
Outras opções para segmentar anúncios no Facebook sob dados demográficos incluem educação, casa, eventos da vida, se são pais, afiliação política e se estão em um relacionamento ou não.
O Facebook informará o tamanho do seu público a cada passo do caminho, para que você possa garantir que seu público não seja muito amplo – ou excessivamente específico.
Você também pode escolher quem não deseja segmentar tocando no botão “Excluir pessoas “.
Por exemplo, se você estiver promovendo uma linha vegana de produtos de beleza, pode optar por excluir pessoas que expressam interesse em caçar.
Depois de restringir adequadamente seu público, você será solicitado a definir seus gastos com anúncios e criar seu anúncio.
Posso criar anúncios segmentados no Instagram?
Sim! Se você adicionar sua conta do Instagram ao seu Gerenciador de Negócios , você terá a opção de promover os mesmos anúncios no Facebook e no Instagram na opção “Plataformas”.
Para saber mais sobre esse assunto, confira nosso “ Guia para iniciantes de anúncios no Instagram ”.
Segmentação de anúncios no Google
Todos os dias, as pessoas em todo o mundo realizam mais de 3,5 bilhões de pesquisas no Google . Isso significa que criar um anúncio do Google pode dar à sua empresa acesso a milhões de usuários em todo o mundo.
E, assim como o Facebook, você pode usar as opções de segmentação de anúncios do Google para selecionar exatamente quem vê seus anúncios.
O Google permite que os anunciantes criem uma variedade de tipos de anúncios, incluindo pesquisa, exibição e anúncios em vídeo.
Os anúncios de pesquisa são aqueles que aparecem no topo dos resultados de pesquisa quando os usuários realizam uma pesquisa no Google.
Anúncios gráficos são anúncios exibidos em vários sites de parceiros, geralmente como um anúncio em banner ou na barra lateral.
Anúncios em vídeo são vídeos, em vez de texto estático ou anúncios gráficos. Os anúncios em vídeo do Google podem ser exibidos em sites parceiros ou no YouTube.
Agora que você entende os diferentes tipos de anúncio que pode criar com o Google Ads, vamos abordar como segmentar usuários específicos com base em dados demográficos,
Etapa 1: faça login no Google Ads
Anteriormente chamado de Google Adwords, o Google Ads é a plataforma onde os anunciantes podem criar anúncios para alcançar milhões de internautas em todo o mundo.
Para começar a segmentar anúncios do Google, primeiro você precisa fazer login aqui e, em seguida, escolher “ Nova campanha. ”
Etapa 2: escolha o tipo de anúncio que deseja criar
Qual é o objetivo da sua campanha? Selecione o resultado que faria você sentir que seu anúncio do Google foi um sucesso.
Para este exemplo, vamos criar um anúncio para uma pizzaria local, então vamos escolher “Reconhecimento da marca e alcance”.
Em seguida, escolha o tipo de anúncio que deseja criar. Observe que as opções aqui podem variar de acordo com seu objetivo. Para nossa pizzaria, vamos selecionar “Exibir”.
Etapa 3: segmentar públicos-alvo específicos
O primeiro conjunto de opções que o Google oferece é segmentar com base na localização geográfica.
Essa opção de segmentação é particularmente útil para empresas locais que desejam alcançar apenas pessoas a alguns quilômetros de sua localização.
Observe que você também pode excluir pessoas nesta opção .
Por exemplo, se você deseja evitar segmentar pessoas em uma cidade específica que não atende, pode adicionar essas informações aqui.
Depois de escolher a localização geográfica, continue rolando para baixo e selecione as opções de segmentação por idioma, defina o orçamento do anúncio, a rotação de anúncios e a programação de anúncios, o que permite definir quando seus anúncios serão exibidos.
Por exemplo, você pode optar por desativar seus anúncios quando seu restaurante fechar.
Passo 4: Escolha o seu público
À medida que você percorre as opções, você (eventualmente) chegará a “ Públicos ”, que é onde você pode criar uma segmentação realmente detalhada.
Se você ainda não configurou um público, precisará acessar o Gerenciador de públicos .
Uma vez no Gerenciador de público, selecione “ Públicos personalizados ” e toque no sinal de adição azul para criar um novo público.
Você tem duas opções: intenção personalizada, que são pessoas que estão pesquisando produtos e serviços, e afinidade personalizada, que são pessoas que têm interesses alinhados com sua marca.
Como estamos criando um anúncio para uma pizzaria para aumentar o conhecimento da marca, escolheremos a afinidade personalizada. Por outro lado, se seu objetivo é fazer vendas online, você pode escolher uma intenção personalizada.
Etapa 5: nomeie seu público
Você poderá usar esse público várias vezes, mas também deseja entender a quem, exatamente, esse público está direcionado.
Use um nome exclusivo que fará sentido para você mais tarde, como “PizzaSpring2020”. (Você também pode adicionar uma descrição para ajudá-lo a lembrar quem é o público-alvo)
Etapa 6: adicionar interesses
Adicione pelo menos cinco interesses relevantes – isso pode incluir tópicos amplos como “pizza” ou tópicos específicos, como um videogame específico.
Você também pode segmentar pessoas que demonstraram interesse em um aplicativo ou site.
Toque em Criar.
Etapa 7: volte para o Gerenciador de anúncios do Google
Agora você deve ser capaz de selecionar o público que acabou de criar, embora seja necessário recarregar o site.
Selecione o público que você acabou de criar e continue rolando para baixo até ver ” Informações demográficas “.
Etapa 8: escolha a segmentação demográfica
Em seguida, você pode escolher quem deseja que veja seu anúncio com base na idade, sexo, status parental e renda familiar.
Depois de selecionar suas opções demográficas, você acabou de segmentar seu público.
A próxima etapa é criar seu anúncio, definir um orçamento e enviá-lo ao vivo!
Segmentação de anúncios: considerações finais
A criação de anúncios direcionados é uma das formas mais eficazes de aumentar o ROI de seus anúncios pagos — no entanto, é apenas o primeiro passo.
Agora que você sabe como criar anúncios direcionados, precisará usar o teste de anúncios A/B para descobrir se determinados públicos têm maior probabilidade de conversão.
Você pode descobrir, por exemplo, que homens com mais de 25 anos têm maior probabilidade de conversão ou que pessoas com renda mais alta tendem a gastar mais por pedido.