SEMRush para iniciantes: dicas para construir sua estratégia de SEO
Primeiro, uma palavra de cautela. Sou novo no SEMRush e absolutamente não pretendo ser um especialista em todas as facetas dessa ferramenta poderosa (ou, nesse caso, um especialista em SEO). Se você também é novo no SEMRush (ou talvez ainda não tenha descoberto por onde começar), vou compartilhar minhas experiências usando-o para construir uma estratégia de SEO. E se você já é um especialista em SEMRush, então o que você está fazendo lendo este artigo?
O que o SEMRush faz de melhor para profissionais de marketing de conteúdo
Você notará que não coloquei o título “O que o SEMRush faz de melhor”, porque ele faz MUITAS coisas. Há tanto que diferentes tipos de usuários (leads de marketing digital, desenvolvedores da web, SEOs puros…) podem extrair dessa plataforma. Mas vou olhar para isso do meu ponto de vista pessoal, um profissional de marketing de conteúdo com uma experiência razoável em SEO eficaz.
Então, sim, você pode usá-lo para se aprofundar nos problemas técnicos do seu site, aprender muito sobre seus concorrentes, otimizar seus esforços pagos e provavelmente muito mais que ainda não descobri. Mas vou me concentrar nas ferramentas que podem melhorar sua estratégia de conteúdo com foco em SEO : pesquisa de palavras-chave e rastreamento de posição, pesquisa de tópicos e otimização de conteúdo.
Mas primeiro, uma palavra de cautela! Todas essas ferramentas e todos esses dados são muito interessantes e podem realmente ajudá-lo a ser um profissional de marketing de conteúdo mais eficaz, que oferece toneladas de tráfego orgânico qualificado. Mas nunca esqueça que a verdadeira chave é gerar conteúdo de alta qualidade. Sem isso, todas as ferramentas ou dados do mundo não o levarão até lá.
Comece com um conjunto de palavras-chave forte
Mesmo que você não queira escrever apenas para verificar as palavras-chave, as palavras-chave ainda são a base de uma estratégia de conteúdo sólida – você precisa ter certeza de que tem uma base forte para construir. A primeira coisa que faço ao iniciar um plano de conteúdo é criar uma lista de palavras-chave de destino, e o SEMRush torna isso super fácil e totalmente dinâmico.
Tem uma palavra-chave inicial (ou duas) em mente?
Eu costumo ir direto para a Keyword Magic Tool (em seu prático conjunto de ferramentas de pesquisa de palavras-chave ) e insiro minha palavra-chave semente para ter uma noção do volume de pesquisa, competitividade da palavra-chave, intenção de pesquisa e muito mais. Você também encontrará muitos termos de pesquisa relacionados. É uma ferramenta de palavras-chave muito direta, não muito diferente do planejador de palavras-chave do Google.
Se você tiver algumas palavras-chave com as quais deseja começar, poderá pular da Visão geral das palavras -chave , onde poderá adicionar uma lista de até cem palavras-chave de uma só vez para análise.
Não sabe nem por onde começar?
Se você não tem uma boa palavra-chave semente para começar, não se estresse! Contanto que você conheça os nomes de alguns concorrentes, você pode começar fazendo uma avaliação rápida de suas principais palavras-chave para encontrar quaisquer lacunas de palavras-chave que estejam faltando em seu próprio site. Basta acessar a Pesquisa de concorrentes >> Lacuna de palavras -chave .
Adicione seu URL mais os URLs de até quatro concorrentes. Uma rápida verificação das descobertas abaixo me diz que, se eu tivesse sorte o suficiente para possuir o wizardingworld.com , uma lacuna no meu site em comparação com outros sites de Harry Potter são os nomes dos atores que interpretam os personagens nos filmes.
Conforme você encontra palavras-chave de sua preferência em qualquer uma dessas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, você pode clicar nelas e selecionar “adicionar à lista”. Isso cria uma lista dinâmica que você pode exportar posteriormente ou enviar rapidamente para outras ferramentas dentro da plataforma, inclusive para usar em campanhas pagas ou para acompanhar mudanças de posição. Você pode gerenciar suas listas de palavras- chave na ferramenta Gerenciador de palavras-chave .
Expanda para tópicos com os quais seus leitores realmente se importam
Depois de ter uma lista sólida de palavras-chave para segmentar, é hora de fazer alguma pesquisa de tópico usando a ferramenta de pesquisa de tópico apropriadamente chamada no painel de marketing de conteúdo do SEMRush . Aqui, você pode inserir uma palavra-chave e obter resultados em várias ideias de tópicos. O truque é manter sua palavra-chave inicial o mais ampla possível. Este não é o lugar para palavras-chave de cauda longa. Pense, “Harry Potter”, não “o papel das personagens femininas em Harry Potter”.
O SEMRush fornecerá vários resultados relacionados ao tema, incluindo as principais consultas de pesquisa do Google relacionadas ao seu tópico. Veja quantas coisas relacionadas a Harry temos para discutir aqui!
Você pode se aprofundar em qualquer subtópico que achar interessante, como “Escola de Hogwarts”. Vamos dar uma olhada:
Aqui, posso ver que um artigo popular é “Uma análise do currículo escolar de Hogwarts por ano”, que eu definitivamente quero ler. Também posso ver que uma pergunta comumente pesquisada é: “Existe uma escola de bruxaria nos Estados Unidos como Hogwarts?” .
Também posso ter uma noção do volume de pesquisa e dificuldade de classificação (70%, médio) para este subtópico, bem como algumas ideias de termos de pesquisa relacionados.
Mas digamos que eu realmente goste disso ““Existe uma escola de bruxaria nos Estados Unidos como Hogwarts?” ângulo, e eu quero focar nisso. Ao clicar no pequeno sinal de mais à direita desse termo, posso adicioná-lo ao meu tópico Favoritos para rastrear facilmente mais tarde, quando tiver tempo para começar a escrever.
Obtenha um resumo do conteúdo (sim, palavras-chave semanticamente relacionadas!)
Ok, estou pronto para escrever meu artigo incrível sobre Hogwarts. Agora, vou para a ferramenta SEO Content Template no Painel de Marketing de Conteúdo . Eu insiro minhas frases-chave de destino, que para este artigo, farei “Escola de Hogwarts” e “Estados Unidos” e gero meu modelo de conteúdo.
Recebo todos os tipos de informações úteis, que podem ser exportadas para um documento do Word:
- Palavras semanticamente relacionadas : esta é uma lista de palavras-chave relacionadas que devo tentar inserir em minha cópia do corpo.
- Backlinks : são sites relacionados dos quais devo tentar obter backlinks.
- Legibilidade : Esta é uma pontuação do teste de legibilidade Flesch-Kincaid, que me ajuda a saber se minha escrita deve ser mais simples ou mais complexa, com base nas expectativas do leitor médio desse tipo de conteúdo. A maioria das sugestões estará em torno de 50, com tópicos mais técnicos classificando-se ligeiramente acima.
- Comprimento do texto : esta é a contagem de palavras-alvo do seu artigo, com base nas palavras-chave selecionadas e nos comprimentos médios de outros artigos que se classificam bem para eles.
Você pode então ver os dez principais artigos atualmente classificados para seus termos, para ter uma noção de como seus concorrentes estão abordando o mesmo tópico.
Por fim, você receberá algumas orientações sobre como criar suas meta tags:
Apenas uma observação aqui, eu pessoalmente discordo da recomendação de 160 caracteres para o comprimento da meta descrição. Eu uso o plug-in RankMath WordPress para SEO nos sites em que trabalho, e isso tende a preferir descrições no ponto ideal de 145 caracteres. Esse é o tamanho que recomendo aos meus escritores freelance quando lhes dou resumos de conteúdo.
Agora, você pode escrever seu artigo com os dados em mente!
Otimize sua redação (porque todo mundo adora tirar nota A)
Depois de escrever um rascunho, você pode aplicá-lo em seu resumo de conteúdo para obter uma pontuação que pode ser otimizada dinamicamente. Você pode fazer isso carregando seu conteúdo diretamente na ferramenta SEO Writing Assistant no SEMRush, ou pode adicionar o plugin SEMRush ao seu site WordPress e otimizar lá, ou pode instalar uma extensão para o Google Docs e otimizar a partir daí.
Você vai acabar recebendo uma pontuação como esta. Você pode otimizar para SEO, legibilidade e tom de voz ao vivo, com a atualização da pontuação à medida que você faz edições com base nas recomendações fornecidas. A pontuação de originalidade é uma verificação para confirmar que seu conteúdo não é plagiado. Apenas uma observação: a menos que você compre até um nível superior, você recebe apenas cinco desses cheques permitidos por mês.
Acompanhe suas mudanças de SERP
Finalmente, seu artigo cuidadosamente elaborado e aprimorado com dados sobre Hogwarts agora está no ar! O que você pode fazer a seguir? Bem, você pode acompanhar suas alterações em termos de classificação para as palavras-chave relacionadas nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa), é claro!
Lembra daquela lista de palavras-chave que você configurou no início de sua estratégia de conteúdo? Você pode enviar isso para a ferramenta de rastreamento de posição . A partir daí, você terá uma visualização de painel de sua visibilidade nos resultados de pesquisa e poderá acompanhar as alterações nas palavras-chave identificadas em sua lista no Gerenciador de palavras -chave .