Social Media Analytics: 7 coisas que você deve medir (e por quê)

“Por que essa foto não teve mais curtidas?” dizem gerentes de mídia social e empresários em todos os lugares. Sim, é divertido ser popular online, mas esta é apenas uma das muitas coisas a considerar quando se trata do desempenho da sua página. Além disso, pode ser a  coisa menos  importante a considerar, em muitas circunstâncias. Então, quais análises de mídia social você deve acompanhar e medir? Por que? O que eles querem dizer?

Curso de Tráfego Pago nas Redes Sociais

Uma palavra de cautela

Primeiro, precisamos tirar algo do peito. curtidas e seguidores? Êles são ótimos. Mas 99% das vezes, no final das contas, eles não significam nada.

Que chatice, certo?

Todos  nós  queremos ser famosos no Insta e no Facebook, mas você pode ter um milhão de seguidores e ainda assim sair do mercado porque não está ganhando dinheiro. Anote isso: o número de curtidas e seguidores que você tem (ou qualquer outra pessoa) não diz nada sobre o sucesso do seu negócio.

Lembre-se também de que muitas pessoas ainda estão fazendo a escolha não tão brilhante de comprar curtidas e seguidores ou adquiri-los por meio de táticas de chapéu preto. Isso vai sair pela culatra!

As plataformas de mídia social estão ficando cada vez mais experientes quando se trata de eliminar perfis que estão crescendo de uma forma menos honesta. Existem duas maneiras legítimas de obter seguidores e curtidas:

  1. Poste um bom conteúdo e obtenha-o organicamente.
  2. Publique um bom conteúdo e depois pague para anunciá-lo.

Qualquer coisa além dessas duas opções provavelmente não é legítima.

O Facebook e o Instagram (e provavelmente todos os outros) estão reprimindo cada vez mais as pessoas que tentam fazer coisas obscuras. Por exemplo, o Instagram suprimirá sua página por práticas de spam e desonestas, como seguir e deixar de seguir excessivamente, encher a seção de comentários de outras páginas com comentários de baixa qualidade e usar aplicativos de terceiros para obter curtidas nas postagens. Eu também recomendaria verificar a melhor ferramenta de pesquisa de mídia social para monitorar sua concorrência!

homem-em-seu-smartphone

Apenas não faça isso.

Não se assuste com o crescimento que parece estável, mas super lento. Isto é normal. Na verdade, no caso das mídias sociais, o lento e o constante costumam vencer a corrida. Além disso, use ferramentas de análise de mídia social para medir seu progresso.

De qualquer forma, existem análises muito mais importantes a serem observadas e, nessa nota…

Ufa! OK. Agora que tiramos isso do caminho, vamos entrar nas coisas boas.

Análise de mídia social: 7 coisas que você precisa saber

https://youtube.com/watch?v=Cw22bCgrdLU%3Ffeature%3Doembed

Se você deseja ter sucesso com sua estratégia de marketing digital, aqui estão sete análises que você precisa acompanhar e medir.

1. Engajamento, especialmente comentários

Você deve estar apaixonado por comentários. Comentários você é seu melhor amigo e alma gêmea.

As plataformas se preocupam com os comentários! No Facebook, eles são atualmente o sinal social mais poderoso. Costumava ser compartilhamentos, mas o Facebook deve ter ficado entediado com isso ou algo assim. Agora, se você deseja sucesso com suas postagens no Facebook, deve otimizá-las para obter mais comentários.

O mesmo pode ser dito em grande parte para Instagram e YouTube.

Os comentários são tão poderosos porque provam para as plataformas que as pessoas não apenas gostam de você, mas também querem se  envolver  com você. O engajamento é onde está. É mais difícil conseguir do que um simples like, mas quando você consegue, as plataformas percebem.

Uma observação final sobre os comentários: quanto mais você conseguir na primeira hora após a postagem, mais poderosos eles serão. Isso não quer dizer que eles não significam nada se você os pegar mais tarde. Mas o desempenho do conteúdo logo após a publicação é um grande problema. E! Certifique-se de responder a cada comentário. Sim, cada comentário. Sim, mesmo os comentários de uma palavra e os comentários apenas com emojis. Até mesmo um simples “Ei! Obrigado por deixar um comentário”, será suficiente.

Mas você precisa responder. O Instagram está sempre de olho.

Comentar é uma maneira de as pessoas interagirem com você. Compartilhar seu conteúdo é outra. Embora as ações possam não ser tão poderosas quanto costumavam ser, elas ainda são positivas. Crie conteúdo digno de compartilhamento que as pessoas vão querer mostrar a seus amigos, e suas páginas de mídia social provavelmente terão um bom aumento no desempenho.

análise de mídia social no laptop

2. Cliques

Os cliques são como o Santo Graal da análise de mídia social. Você deve sempre se perguntar: “Como podemos obter mais cliques?” Mais uma vez, curtidas são legais e tudo. Mas quando alguém clica em sua postagem no Facebook porque realmente deseja  ler  seu blog? Uau. Apenas Uau.

Uma das razões pelas quais essa métrica é tão importante é porque, para muitas – se não a maioria – das marcas, no final das contas, a mídia social serve a um propósito principal: enviar tráfego de volta ao seu site. Se não está enviando tráfego de volta para seu site, algo está errado.

Este é um bom momento para dizer, mais uma vez, que a vaidade não é nada. Não importa se sua postagem recebe 500 curtidas se ninguém estiver fazendo qualquer tipo de ação sobre ela. Suas postagens de mídia social devem servir a um propósito específico. Se eles não cumprem isso, eles não estão trabalhando. Além disso, leia a postagem nas mídias sociais por e-mail para saber como obter ainda mais cliques!

3. Alcance/Impressões

Este é um pouco complicado, mas definitivamente vale a pena mencionar.

Você não receberá cliques, nem comentários se não atingir seu público-alvo. Para ser claro, não se trata de alcançar o maior número possível de pessoas. Trata-se de alcançar seus clientes mais prováveis.

Uma loja familiar local terá um público muito menor do que uma marca internacional de roupas, e não há absolutamente nada de errado nisso.

Não é sobre o número em si .

É sobre  o seu  número e se você está ou não acertando.

Para medir com precisão essas análises de mídia social, primeiro você precisa de uma estimativa aproximada de seu público. Caso contrário, você não terá nada para comparar seus insights. Uma maneira bacana de fazer isso é no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Você pode elaborar um anúncio (mesmo que não esteja planejando usá-lo no momento) e, quando começar a brincar com a segmentação, ele informará o alcance estimado.

Tenha em mente que este é o alcance total. Então, se ele disser que seu público estimado é de um milhão de pessoas, você não deve chegar à conclusão de que é quantas pessoas você deve alcançar com cada postagem.

No entanto, se sua postagem atingir apenas, digamos, 10 pessoas, convém voltar à prancheta e fazer ajustes em sua estratégia de mídia social.

4. Desempenho da hashtag

Sim! A análise de mídia social que você está medindo deve incluir absolutamente o desempenho de suas hashtags.

Hashtags são uma virada de jogo total, especialmente no Instagram. Facebook? Não tanto. Na verdade, algumas pesquisas sugeriram que as postagens do Facebook sem hashtags têm um desempenho melhor do que aquelas que as usam .

Instagram é outra história inteiramente. Se você não está usando hashtags nesta plataforma, está dando um tiro no próprio pé. Uma e outra vez, a pesquisa descobriu que as hashtags melhoram significativamente o desempenho do Instagram .

O júri decidiu exatamente quantas hashtags você deve usar e, honestamente? Provavelmente não é possível identificar um número que funcione para todos. Você precisa testá-lo para seus próprios negócios.

Mas podemos dizer uma coisa com certeza: você deve, sem dúvida, usar uma ferramenta como o eClincher para avaliar o desempenho de suas hashtags e encontrar mais do que pode funcionar melhor. O eClincher informará o envolvimento que suas hashtags estão recebendo, para que você possa determinar se está ou não usando as hashtags certas. Bingo!

5. Os melhores horários do dia para postar

relógio

Sim, muitas vezes, a melhor hora do dia para postar é quando seu público está online e ativo.

No entanto, você sabia que este também pode ser o  pior  momento para postar, porque é quando a maioria das empresas está postando, tornando-o muito mais competitivo?

Então, como diabos você sabe quando é melhor postar? Ora, você rastreia e mede junto com suas outras análises de mídia social, é claro! O eClincher facilita isso, mostrando claramente quais postagens têm melhor desempenho em que horas do dia.

Lembre-se também de que essa informação é muito importante porque esse horário pode mudar de um dia para o outro, principalmente de dias de semana para fins de semana. Embora as postagens às terças tenham melhor desempenho às 9h, isso pode muito bem mudar para 13h30 aos sábados. Rastreie e meça, sempre.

6. Suas maiores fontes de tráfego

Como você pode saber onde concentrar seu tempo, dinheiro, energia e recursos se não sabe onde pode obter as maiores vitórias?

Por exemplo, por que gastar tempo excessivo no Twitter se ele praticamente  não  traz tráfego para o seu site e, enquanto isso, o Facebook e o Pinterest o estão derrubando?

Para ser bem claro, não estamos dizendo para você fazer suposições sobre quais plataformas funcionarão para você e quais não. Mais uma vez, teste, rastreie e meça. E assim que o fizer, depois de se concentrar nas melhores plataformas para você, concentre-se nelas e considere colocar as outras em segundo plano, pelo menos por enquanto.

Em uma nota semelhante, muitos empresários e gerentes de mídia social pensam erroneamente que precisam ter um perfil em todas as plataformas. A verdade, porém, é que algumas plataformas simplesmente não funcionarão para você – e tudo bem! É muito melhor se concentrar em um pequeno punhado que realmente entrega, em vez de se espalhar apenas para ter uma conta em todas as plataformas.

7. Taxa de conversão

notebook e computador

Este é um biggie. Tipo, um biggie de verdade. Pode dar um pouco mais de trabalho para determinar, mas vale a pena. As conversões são tudo.

Digamos que você esteja recebendo toneladas de cliques, enviando essas pessoas de volta ao seu site. Estupendo! O que eles estão fazendo quando chegam lá? Eles estão ficando e olhando ao redor? Envolver-se com o seu site? Inscrevendo-se em sua lista de e-mail ou optando por receber brindes?

Ou eles chegam ao seu site e fogem em segundos? Ai.

Se for o último dos dois, faça uma pausa e revise sua abordagem, porque parece que algo está errado. Sim, você está ganhando no sentido de que está recebendo tráfego de sua mídia social para seu site em primeiro lugar. No entanto, se essas pessoas não estiverem fazendo o que você deseja que façam quando chegarem lá, você precisa prestar atenção.

Algumas possibilidades? Você pode estar recebendo cliques, mas das pessoas erradas. Ou pode ser o seu site – talvez as pessoas cheguem a ele e sejam imediatamente desligadas, então vão embora. Nesse caso, sua abordagem de mídia social pode ser boa como está.

Se mais cliques não resultarem em mais conversões , você precisará analisar com mais atenção.

É por isso que, ao medir sua análise de mídia social, você deve acompanhar sua taxa de conversão.

Sabemos que muitas pessoas pensam que a mídia social é simples como lançar algumas postagens por semana e é isso. E não seria legal?! No entanto, há muito mais do que isso. A boa notícia é que, quando você dedicar tempo para realmente analisar seu desempenho online, descobrirá o que precisa fazer para vencer.

Quando você tem uma ferramenta como o eClincher, acompanhar todas as suas análises de mídia social é substancialmente mais rápido e fácil. Ainda não está pronto para mergulhar de cabeça? Não se esqueça que você pode nos experimentar gratuitamente! Inscreva-se hoje.

perguntas frequentes

Como a mídia social é medida?

Medir a mídia social pode ser uma tarefa complicada, mas está se tornando cada vez mais importante à medida que a importância do marketing digital cresce. De um modo geral, ao medir o sucesso de seus esforços de mídia social, você precisa considerar três métricas: métricas de conscientização, métricas de engajamento e métricas de geração de leads.

Quais são os dois tipos de medição de mídia social?

Existem muitas maneiras de medir seus sucessos nas mídias sociais, geralmente existem dois tipos principais de medição de mídia social: análises contínuas e métricas focadas em campanhas. A análise contínua refere-se aos números que você acompanha para obter informações sobre o desempenho geral da sua marca online. Métricas com foco em campanha permitem que as empresas se concentrem em campanhas específicas que estão executando a qualquer momento, a fim de fornecer informações detalhadas sobre o desempenho de suas campanhas durante um determinado período de tempo ou grupo de segmentação.

Por que medição de mídia social?

A medição de mídia social é importante porque permite que você obtenha ótimos dados sobre seu público. Esses dados podem ser usados ​​para criar campanhas de marketing mais direcionadas para melhorar o tráfego e as vendas.

Facebook Comments Box