11 dicas para promover seu negócio local no Instagram

O Instagram é perfeito para o seu negócio local.

Não mesmo.

Eu sei o que você está pensando: “Como uma plataforma de mídia social cheia de vídeos engraçados de gatos, postagens de influenciadores e fotos de comida pode ajudar você a conquistar mais clientes e fazer mais vendas ?”

Acredite ou não, na verdade, há muito mais no Instagram do que apenas fotos e vídeos divertidos.

Curso de Instagram 2.0

Também está se tornando cada vez mais um mercado, com 70% dos compradores procurando no Instagram sua próxima compra. E 50% relatam estar mais interessados ​​em uma marca quando veem anúncios dela lá.

Agora considere que há 1,13 bilhão de pessoas usando a plataforma, com mais pessoas ingressando a cada dia. São muitos clientes em potencial, o que explica por que existem mais de 200 milhões de empresas no Instagram.

Mas tornar-se famoso no Insta é mais do que apenas criar uma conta e postar fotos de produtos. É uma arte cultivar seguidores para o seu negócio local . E você está no lugar certo para aprender como.

Neste guia, você aprenderá 11 dicas que pode usar no Instagram para alcançar um público mais amplo, gerar engajamento, promover seu negócio local e gerar vendas.

1. Participe, participe, participe

Antes de mais nada, o Instagram, como qualquer plataforma de mídia social, é uma comunidade.

E assim como sua empresa é uma parte valiosa de sua comunidade local, você também deseja mostrar que é um membro respeitável e valioso da comunidade do Instagram.

Isso ajudará você a ganhar seguidores ansiosos para se envolver com seu conteúdo.

Mas postar ótimas imagens ou vídeos não é suficiente!

Para estabelecer sua reputação na comunidade do Instagram, você deseja criar relacionamentos com influenciadores e outras marcas (até mesmo concorrentes diretos) e participar das conversas que eles estão iniciando. Interaja com o conteúdo que eles estão produzindo e interaja com outros usuários do Instagram.

Você deve gastar engajamento para fazer engajamento.

E quando seus seguidores criarem uma conversa na seção de comentários de suas postagens, participe ativamente dessas conversas e responda a perguntas, preocupações, elogios e outros sentimentos.

Essa também é uma ótima chance de lidar com possíveis experiências negativas , sair na frente da publicidade negativa e mostrar a seus seguidores que as opiniões deles são importantes para você.

2. Fortaleça sua comunidade do Instagram republicando conteúdo local

Você pode melhorar a reputação de sua empresa no Instagram e em sua comunidade local, repassando regularmente o conteúdo publicado por seus seguidores locais, outras empresas em sua área e celebridades locais.

O criador de conteúdo não apenas se sentirá bem com o fato de seu conteúdo estar sendo apresentado por sua empresa, mas outros seguidores perceberão.

Eles podem mencionar seu “grito” em sua página do Instagram, o que ajudará você a alcançar seus seguidores e ainda mais pessoas em sua comunidade local. Vença, vença!

Quando você compartilha conteúdo criado por pessoas reais, sua marca parece mais acessível e humana.

Em outras palavras, sua empresa começa a parecer um vizinho amigo, em vez de um pós-venda.

Essa estratégia não é apenas eficaz para criar uma reputação mais forte na comunidade, mas também economiza muito tempo criando conteúdo original e exclusivo.

Apenas certifique-se de perguntar primeiro e marcar a conta do Instagram do usuário.

3. Mantenha uma identidade de marca consistente

Sua conta comercial do Instagram é apenas mais uma extensão da sua marca.

Embora o Instagram seja uma plataforma única que pode (e deve ser) usada para alcançar objetivos diferentes de outros pontos de contato, até mesmo de suas outras contas de mídia social, você precisa manter um senso de consistência em todas as plataformas, especialmente em termos de tom e personalidade definidos. pela sua marca.

Muitos clientes seguem sua marca em vários, se não todos, desses diferentes canais.

Se a sua persona do Instagram for diferente do tom definido pelo seu site, página do Facebook ou funcionários da loja, você corre um grande risco de confundir seus clientes.

Isso significa que as interações com o cliente no Instagram e o tom que você define nas legendas de suas postagens precisam estar alinhados com a sensação de visitar sua empresa pessoalmente.

Caso contrário, você pode ter clientes esperando o negócio jovial e otimista que conheceram no Instagram, apenas para ficarem desapontados.

Isso cria uma interrupção na jornada do cliente e pode desencantá-los todos juntos.

4. Evite Publicações Cobertas

Embora o tom e a personalidade por trás de suas postagens precisem permanecer consistentes em diferentes canais, muita semelhança pode ser prejudicial.

Você deve navegar cuidadosamente no espaço entre permanecer consistente e postar conteúdo exclusivo, sem postagem geral, ou seja, usando exatamente a mesma mensagem e conteúdo em diferentes plataformas de mídia social.

O perigo da postagem geral é que os clientes que seguem você em vários canais de mídia social verão exatamente a mesma mensagem várias vezes.

Depois da primeira vez, deixa de ser envolvente e começa a ser perturbador. Lembre-se, cada canal é diferente e deve ser tratado como tal.

Dito isso, há momentos em que a postagem geral é aceitável, como quando sua empresa está hospedando um evento local ou lançando novos produtos e você deseja que o maior número possível de pessoas saiba sobre essas notícias/eventos/produtos.

No entanto, você ainda quer ter certeza de que está fazendo promoção cruzada de forma responsável.

A promoção cruzada responsável não é apenas copiar e colar seus esforços de uma plataforma para outra, mas usar cada canal adequadamente para promover a mesma causa.

5. Demonstre seu estilo de vida local

O estilo de vida local da sua empresa pode ser melhor descrito como a vida que um cliente leva depois de comprar seus produtos.

Como o Instagram é uma plataforma de mídia social tão visual, é o canal perfeito para demonstrar como é o estilo de vida local da sua marca.

Incorpore fotos de seus produtos em ação para permitir que os clientes visualizem esse estilo de vida.

Isso fortalece o valor geral da sua marca e incentiva esses clientes a fazer uma compra.

Ao criar imagens ou vídeos que demonstrem o estilo de vida local oferecido por seus produtos, você deve sempre tentar incorporar pontos de referência populares em sua cidade.

Esses lugares não são apenas reconhecíveis e familiares, mas também ajudarão a completar a visão do cliente sobre seus produtos em sua vida, especialmente se você usar pontos de referência que eles visitam com frequência.

6. Vá com as tendências

Os feriados sempre podem se tornar um tópico de tendências e as empresas há muito aproveitam esses dias para envolver os clientes com mensagens temáticas de feriados .

Mas há muitos outros tópicos populares que você pode aproveitar para criar um conteúdo atraente no Instagram.

Essa é uma ótima maneira de atrair a atenção local enquanto publica conteúdo relevante e interessante para seus seguidores locais.

Para encontrar hashtags populares em sua área, preste atenção às notícias, eventos locais e feriados específicos da comunidade.

É por isso que é inteligente seguir outras empresas, celebridades locais e outros líderes da comunidade, porque você pode olhar para o Instagram deles para se inspirar em tendências e palavras-chave locais para usar.

No entanto, há um lado obscuro em aproveitar os trending topics. Algumas marcas vão além e tentam sequestrar tópicos que é melhor deixar de lado.

Por exemplo, se ocorrer um evento trágico, você deseja evitá-lo. Caso contrário, pode parecer que você está tentando lucrar com o infortúnio dos outros.

Tópicos controversos são outro ponto sensível para muitas pessoas, e você fará menos mal se simplesmente ignorá-los. Coisas como política, religião ou outros tópicos controversos são proibidos!

7. Concentre-se em hashtags localizadas

Falando em hashtags, existem muitos paralelos entre hashtags e palavras-chave de SEO .

Para otimizar o alcance local da sua página do Instagram, você precisa focar em hashtags localizadas.

Isso permite que as pessoas em sua área encontrem suas postagens e sua empresa por meio de hashtags específicas da área.

Em vez de colocar um #nature genérico na legenda da sua foto ao ar livre, use uma hashtag que inclua sua localização, como #NewportNature.

Também é uma boa prática incluir hashtags que incluam sua área e o tipo de negócio que você administra. Novamente, hashtags são muito parecidas com palavras-chave.

Se as pessoas estiverem pesquisando no Instagram por um cabeleireiro em Chicago (e você for um cabeleireiro em Chicago), você deseja que o conteúdo do Instagram da sua empresa apareça nessa pesquisa.

Assim, você gostaria de hashtag seu conteúdo com tags como #ChicagoHairStylist, #ChicagoHair ou #ChicagoBeauty.

O desafio, em termos de hashtags localizadas, é saber o quão local chegar.

Você se concentra em sua cidade específica ou em todo o estado? É melhor usar uma hashtag apenas com o nome da sua cidade ou há mais volume na cidade e no estado? Talvez você deva segmentar dentro de sua vizinhança específica?

Não há uma resposta correta e universal para essa pergunta. Depende muito de como as pessoas pesquisam em sua área local. Você precisará fazer alguma pesquisa para determinar as melhores hashtags locais para usar em sua área.

Você pode achar úteis ferramentas de terceiros, como Hashtagify ou Focalmark, pois permitem inserir uma palavra-chave/hashtag e ver outras palavras e frases relacionadas.

Essas ferramentas são ótimas para acompanhar o desempenho de várias hashtags e, ao mesmo tempo, obter inspiração para novas.

Você pode aproveitar essas ferramentas para encontrar ótimas hashtags locais e entender melhor como as pessoas pesquisam em sua área.

8. Inclua um link em sua biografia

Isso pode parecer óbvio, mas é uma necessidade absoluta criar um link para o seu site no Instagram.

E a biografia da sua página comercial é o único espaço no Instagram que pode incluir um link, então você deve capitalizá-la.

Sem esse link, os seguidores não poderão converter visitando seu site, comprando seus produtos ou interagindo com sua marca em outro lugar.

Onde quer que você queira que seus seguidores vão depois de consumir seu conteúdo do Instagram, esse link precisa estar em sua biografia.

Você também pode querer incluir informações sobre suas outras contas de mídia social, como o Twitter da sua empresa.

E, como empresa local, também é crucial incluir seu endereço, para que os seguidores saibam onde encontrá-lo.

9. Crie conteúdo profissional e criativo

Isso pode ser óbvio, mas há muitas páginas de negócios no Instagram que postam rotineiramente imagens e vídeos de qualidade inferior, borrados ou mal compostos.

Se você deseja obter uma vantagem séria no Instagram, considere investir em uma câmera de maior qualidade, em vez de apenas usar seu smartphone.

Você pode até decidir investir em um fotógrafo profissional para ajudá-lo a criar fotos atraentes.

Afinal, o Instagram é uma plataforma visual, se você quer realmente se destacar na divulgação do seu negócio nesse meio, então você precisa criar o melhor conteúdo visual possível.

Isso é especialmente importante se você estiver compartilhando fotos de produtos. Você realmente deseja que os seguidores vejam o item e possam se imaginar usando-o (lembre-se, estilo de vida local).

Se a imagem for de baixa qualidade, eles não apenas falharão em fazer isso, mas também podem se convencer de que seus produtos são de baixa qualidade.

10. Marque geograficamente suas postagens

Essa é outra estratégia que, embora pareça óbvia, é algo que muitas empresas locais esquecem de fazer.

Se você deseja que os seguidores do Instagram descubram e visitem sua empresa local, você precisa dizer a eles (e ao Instagram) onde encontrar sua empresa.

Você pode marcar geograficamente postagens individuais com um local.

Quando os usuários clicam nesse link de localização, eles são levados a uma página de mapa dentro do aplicativo que mostra exatamente onde sua empresa está. Ele também mostra outro conteúdo postado a partir deste local.

No entanto, você nem sempre deve marcar geograficamente a localização exata da sua empresa.

Se você postar conteúdo sobre um ponto de referência ou área específica em sua localidade, marcar geograficamente esse local pode criar alguma variedade de postagem e criar a oportunidade de seu conteúdo ser descoberto por pessoas que pesquisam esses locais no Instagram.

Isso também ajuda a demonstrar a sensação de que sua empresa é um participante ativo na comunidade.

11. Acompanhe e avalie seus esforços constantemente

As atitudes e comportamentos do consumidor mudam e isso significa que seus seguidores do Instagram também vão mudar suas preferências.

Você deve sempre prestar atenção ao conteúdo que gera mais engajamento e investigar por que ocorreram picos repentinos de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Quando possível, pergunte às pessoas que visitam sua empresa local como resultado de seus esforços no Instagram o que as atraiu. Os insights que elas compartilham com você serão inestimáveis.

Conclusão

E onde o Instagram realmente brilha é em sua capacidade de dar vida à cultura.

De histórias compartilhadas a interações na seção de comentários, ele oferece muitas oportunidades para você mostrar exatamente o que torna sua empresa excelente.

O Instagram oferece às empresas várias opções para se promoverem.

E, quer você esteja contando com postagens totalmente orgânicas ou complementando com anúncios pagos, ele oferece muitas rotas para as pessoas descobrirem e se envolverem com você.

À medida que a plataforma aumenta seus recursos de conteúdo de marca e recursos de compras, essa tendência parece certa para continuar. A eMarketer prevê que o comércio social de varejo será uma indústria de US$ 80 bilhões até 2025, portanto, quanto mais cedo você embarcar, melhor.

Mas, enquanto você navega neste excitante novo mundo de mídia social expandida, não se esqueça do seu mercado local.

Lembre-se do seu público-alvo, preste atenção às tendências e não tenha medo de tentar algo novo.

Feliz postagem!

Facebook Comments Box