15 estatísticas do Pinterest que todo profissional de marketing deve conhecer

O Pinterest é uma plataforma social altamente visual que enfatiza diretamente a coleta e a fixação de imagens. Sem surpresa, é mais usado pelos amantes da beleza – em nichos como moda, beleza e, em particular, decoração de casa. Embora não tenha desfrutado do sucesso espetacular do Instagram, o Pinterest tem seguidores substanciais e há muitos usuários ativos. 

Curso de Pinterest Ads

Quantos usuários do Pinterest existem e que tipos de pessoas frequentam a plataforma? Vasculhamos a rede e criamos 15 estatísticas do Pinterest que devem fazer os profissionais de marketing se sentarem e garantirem que não percam o que pode ser uma grande oportunidade para eles.


  1. Pinterest tem 300 milhões de usuários ativos mensais

Embora o Pinterest não tenha aumentado em popularidade tanto quanto alguns de seus concorrentes, ele ainda está crescendo. Statista relata que o Pinterest alcançou 300 milhões de usuários mensais em todo o mundo no primeiro trimestre de 2019. Isso é o dobro de sua base de usuários no terceiro trimestre de 2016. 


Encontre mais estatísticas em Statista

O Pinterest cresceu constantemente em popularidade nos últimos três anos, exceto por um pontinho no segundo trimestre de 2018, quando perdeu 8 milhões de usuários em comparação com o período anterior.

Oitenta e cinco milhões de usuários do Pinterest são dos Estados Unidos, com os 215 milhões restantes vindos do resto do mundo. O Pinterest informou em 2018 que cerca de 80% das novas inscrições vieram de fora dos EUA

O Pinterest ganhou vida em março de 2010 e foi o site mais rápido da história a atingir 10 milhões de visitantes mensais únicos. Isso foi particularmente incrível, considerando que, durante grande parte desse período inicial, era um site apenas para convidados. 


  1. 42% de todas as mulheres dos EUA usam o Pinterest, em comparação com apenas 15% dos homens dos EUA

O Pinterest sempre teve um forte viés feminino. As estatísticas da Pew Research mostram esse fato claramente para o público americano do Pinterest. 28% dos adultos dos EUA usam o Pinterest, mas quando você divide as coisas por gênero, pode ver que 42% das mulheres dos EUA têm uma conta no Pinterest, em comparação com apenas 15% dos homens.

Isso provavelmente não é surpreendente. Os tópicos mais populares no Pinterest são aqueles tradicionalmente considerados mais atraentes para as mulheres do que para os homens – moda, beleza e, em particular, utensílios domésticos.

O Instagram, que também é focado na imagem, tem um apelo semelhante (42% de mulheres, 31% de homens). Por outro lado, os homens têm mais interesse em vídeos (78% dos homens têm contas no YouTube, em comparação com 68% das mulheres). Os homens também dominam as redes sociais mais voltadas para negócios – LinkedIn e Twitter.


  1. Jovens de 18 a 24 anos são os maiores usuários do Pinterest (mas não estão sozinhos)

A mesma Pew Research mencionada acima também nos diz que o Pinterest é mais popular entre o público jovem. 38% dos americanos de 18 a 24 anos usam o Pinterest. 

Esta é uma estatística um pouco enganosa, no entanto, porque o Pinterest também é popular entre o grupo mais velho de 30 a 49 anos (35% desse grupo demográfico opera uma conta no Pinterest). De forma um tanto bizarra, aqueles com quase 20 anos têm muito menos probabilidade de usar o Pinterest (apenas 28%). Isso ocorre porque é mais provável que essa faixa etária esteja viajando e usando o Instagram para compartilhar suas fotos de férias?

O Pinterest também é notável por ter uma porcentagem maior de adultos mais velhos nos EUA usando a plataforma do que o Instagram. 15% dos americanos com mais de 65 anos usam o Pinterest, tornando esta a terceira rede social mais popular para aposentados, atrás apenas do Facebook e do YouTube. Esse grupo provavelmente adora fixar imagens da decoração e do mobiliário de sua casa.


  1. O Pinterest é mais popular entre adultos americanos de alta renda do que aqueles com renda baixa ou média

A Pew Research também analisou os níveis de renda relativos dos usuários nas principais plataformas sociais. O Pinterest mostra uma tendência semelhante ao LinkedIn – atrai mais pessoas ricas do que pobres. 

Isso faz sentido. Muitos pins são aspiracionais – eles mostram os itens que as pessoas gostam da aparência e gostariam de comprar eventualmente. É muito menos provável que você faça isso se for pobre e tiver que usar a maior parte de sua renda para pagar as necessidades diárias.

De acordo com os dados da Pew Research, 41% dos americanos que ganham mais de $ 75.000 por ano usam o Pinterest, um número muito semelhante ao uso do Instagram nesse nível de renda. Em comparação, apenas 27% dos assalariados de renda média (US$ 30.000 a US$ 74.999) usam o Pinterest (em comparação com 39% do Instagram) e apenas 18% dos assalariados de baixa renda (<$ 30.000) operam uma conta no Pinterest, em comparação com 35% usando Instagram.

Também há uma correspondência muito semelhante entre essas estatísticas e os níveis educacionais. 38% das pessoas com ensino superior usam o Pinterest, em comparação com apenas 19% das pessoas com ensino médio (ou menos). A única outra plataforma com essa variação extrema é o LinkedIn.


  1. 84% dos usuários do Pinterest acessam a plataforma quando estão tentando decidir o que comprar

O Pinterest destacou algumas das estatísticas mais notáveis ​​sobre seu público. Uma delas é o fato de as pessoas usarem o Pinterest por vários motivos. 84% dos usuários do Pinterest admitem usar o Pinterest quando estão tentando decidir o que comprar. 

Muitos dos usuários do Pinterest têm grande interesse em utensílios domésticos e outros itens de beleza. Como vimos acima, eles também têm rendimentos acima da média. Muitos usam o Pinterest como uma ferramenta de pesquisa para encontrar itens de qualidade e visualmente atraentes para comprar.


  1. 98% dos usuários do Pinterest tentaram algo novo que encontraram no Pinterest

O Pinterest também destaca como seus usuários estão dispostos a experimentar coisas. Um enorme 98% tentou algo novo que encontrou no Pinterest. Os usuários do Pinterest claramente não olham passivamente para as belas fotos na plataforma. Eles fixam itens que amam e fazem questão de experimentá-los em suas vidas cotidianas.


  1. 77% dos usuários do Pinterest encontraram uma nova marca ou produto na plataforma

Os usuários do Pinterest também estão claramente dispostos a mudar seus hábitos como resultado das imagens que veem no Pinterest. 77% admitem no Pinterest que encontraram uma nova marca ou produto. Isso mostra o valor da fotografia de alta qualidade mostrando os melhores aspectos de um produto. Também indica que qualquer marca pode se beneficiar se seu produto parecer bom o suficiente. O Pinterest é ideal para pequenas marcas que são novas no mercado sem a capacidade de implementar uma extensa campanha publicitária.


  1. Marcas de varejo podem obter retornos 2 vezes maiores no Pinterest do que em outros canais digitais

Uma pesquisa recente da Neustar descobriu que as marcas de varejo participantes em seu estudo obtiveram um retorno 2 vezes maior em gastos com anúncios no Pinterest do que nas mídias sociais e um retorno 1,3 vezes maior do que na pesquisa tradicional. Eles descobriram que, como as pessoas acessam o Pinterest em busca de inspiração no início de sua jornada de compra, o Pinterest tem um impacto duradouro na decisão final de compra.

O processo pode levar algum tempo, no entanto. As pessoas costumavam levar uma semana ou mais para comprar depois de ver os anúncios de uma marca no Pinterest. Como as pessoas usam o Pinterest tão cedo em sua jornada de compras, os profissionais de marketing precisam ajustar suas janelas de atribuição para dar às pessoas tempo para fazer uma compra antes de declarar um retorno sobre o gasto com anúncios.


  1. As pessoas no Pinterest têm duas vezes mais chances de dizer que os anúncios do Pinterest são mais personalizados para elas do que em outras plataformas

O Pinterest acredita que os anúncios são mais propensos a melhorar a experiência na plataforma do que prejudicá-la. As pessoas no Pinterest têm duas vezes mais chances de dizer que os anúncios do Pinterest parecem mais personalizados para elas do que anúncios em outras plataformas. Seu anúncio no Pinterest passa a ser a resposta para os sonhos das pessoas.


  1. As pessoas no Pinterest têm 28% mais chances de comprar um veículo novo nos primeiros 90 dias após o lançamento

A pesquisa da Oracle Data Cloud que analisou os dados agregados de registro de veículos novos usando as soluções de medição de audiência da Polk da IHS Markit mostra que os Pinners tendem a ser os primeiros a adotar novos modelos de carros. Os usuários do Pinterest têm 28% mais chances de comprar um veículo novo nos primeiros 90 dias após o lançamento do que os usuários que não são do Pinterest. Eles também são 31% mais propensos a comprar um novo modelo de SUV após um novo lançamento e 13% mais propensos a comprar um novo modelo de caminhão após um novo lançamento. 

A pesquisa também descobriu que o Pinterest agora atinge 1 em cada 2 adultos dos EUA que planejam comprar um carro nos próximos seis meses, e mais de 7 milhões de pessoas no Pinterest se envolvem com conteúdo relacionado a carros.


  1. 85% dos usuários do Pinterest acessam com seus dispositivos móveis

Não deveria ser nenhuma surpresa, mas o Pinterest agora é fortemente dominante em dispositivos móveis. De acordo com o Pinterest , 85% dos visitantes que acessam seu site (ou por meio de um aplicativo) o fazem em dispositivos móveis. Os dias em que se esperava que a maioria das pessoas usasse computadores para seus pins sociais já se foram. Houve um aumento de 45% nas buscas móveis apenas em 2017.

Essa é outra razão pela qual imagens longas e finas funcionam tão bem no Pinterest. Eles são exibidos melhor em um telefone mantido em um aspecto de retrato.


  1. Pinterest gera US$ 2 em lucro para cada US$ 1 gasto pelos anunciantes

Como vimos nas estatísticas anteriores, muitas pessoas usam o Pinterest para encontrar os produtos que adoram comprar. 55% dos Pinners dizem que usam a plataforma para comprar e encontrar produtos, mais de 4x a taxa de outras plataformas digitais.

A Analytic Partners mediu as campanhas do Pinterest para cinco anunciantes em produtos embalados e varejo. Uma de suas conclusões foi que o Pinterest rendeu US$ 2 de lucro para cada US$ 1 gasto pelos anunciantes. Em termos de dólares brutos, em vez de lucro, isso se traduziu em um retorno de US$ 4,30 por dólar gasto.


  1. “Self Care” tem 140% mais pesquisas no Pinterest

Fonte: https://newsroom.pinterest.com/en/post/pinterest-100-the-top-trends-for-2019

A cada ano, o Pinterest mantém um registro dos tópicos mais pesquisados ​​nos últimos 12 meses. As tendências representam o que as “pessoas inspiradas em estilo, apaixonadas por pais, bem viajadas e inteligentes em comida” do mundo sonham para o próximo ano. 

Autocuidado foi um dos temas mais pesquisados ​​em 2018, com alta de 140% nas buscas. 

Alguns outros tópicos importantes na categoria de saúde e fitness incluíram receitas de sabugueiro +685%, bakuchiol +275%, superpós +144%, otimização do sono +116%, planos de nutrição +475%, sabonete de leite de cabra +231%, exercícios de banda + 1913%, vida sóbria +746%, envoltórios de cera de abelha +146% e óleo de gengibre +659%. Deve-se dizer que a popularidade de alguns desses termos é um tanto surpreendente para uma plataforma tão visual.


  1. Pinterest deve atingir US$ 1 bilhão em receita publicitária em 2020

Em setembro de 2018, o eMarketer fez previsões para as receitas de anúncios do Pinterest. Eles observaram que a receita de anúncios do Pinterest em 2016 foi de US$ 269,4 milhões. Eles esperam que isso aumente de 30 a 40% ao ano nos próximos anos, superando a marca de US$ 1 bilhão em 2020. “Os profissionais de marketing estão vendo o potencial do Pinterest para alcançar os consumidores enquanto consideram produtos. inserindo suas marcas nessa interação”, disse Monica Peart, diretora sênior de previsão da eMarketer.


  1. Mulheres no Pinterest são 2,4 vezes mais propensas a experimentar diferentes maquiagens do que mulheres em outras plataformas

A lista de tópicos mais pesquisados ​​do Pinterest em 2018 também destacou as tendências nas pesquisas por produtos de beleza. Descobriu-se que mulheres de todas as culturas diferentes, com todos os tons de pele diferentes, visitavam o Pinterest para encontrar ideias. As “mulheres do Pinterest” têm 2,4 vezes mais chances de experimentar diferentes maquiagens do que as mulheres de outras plataformas.

Alguns dos maiores aumentos nas pesquisas relacionadas à beleza em 2018 foram: franja cortada +51%, esfoliante líquido +58%, cabelos grisalhos +879%, batom destacado +467%, hamamélis +305%, cabelo lilás +1077%, maquiagem brilhante +89%, unhas em pó +442%, cílios naturais levantados +52% e unhas amendoadas +97%.

Facebook Comments Box