7 canais de marketing digital para aumentar seu tráfego na web
Nem sempre é fácil para uma empresa saber qual alavanca de aquisição usar para gerar mais tráfego para seu site, converter prospects em clientes e otimizar seus investimentos. Existe hoje uma grande variedade de canais disponíveis, cada um com suas vantagens, desvantagens e peculiaridades. Aqui estão os 7 principais que queríamos mencionar aqui.
O que é um canal de aquisição?
A aquisição refere-se a atrair, adquirir novos visitantes e clientes em um site ou aplicativo. Para isso, você deve utilizar canais de aquisição que possibilitarão a geração de tráfego online.
Os 7 principais canais para adquirir tráfego na web
#1 E-mail de marketing
O Emailing consiste no envio de emails aos prospects/clientes que concordaram com isso, com o objetivo de divulgar um produto ou serviço e gerar vendas B2b . Pode ser um e-mail promocional, e-mail transacional ou e-mail automatizado relacionado ao ciclo de vida do cliente.
O e- mail marketing é um canal eficaz para desenvolver a atividade de um site, transformar prospects em clientes e fidelizar clientes já adquiridos. Uma campanha de e-mail bem conduzida oferece uma excelente taxa de conversão, resultados rápidos, não exige muito investimento e oferece um excelente retorno sobre o investimento . No entanto, o envio de e-mail é longo e rigoroso para configurar e requer o uso de software específico.
#2 Redes sociais
Relativamente às redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, YouTube, etc.), distinguimos o tráfego orgânico gratuito por um lado e os anúncios/anúncios pagos por outro. O tráfego orgânico é interessante para empresas que desejam compartilhar conteúdo, desenvolver e fortalecer sua imagem de marca. O tráfego pago requer um orçamento muito significativo, mas oferece uma visibilidade muito melhor, um aumento no tráfego e um aumento na taxa de conversão.
Se forem relevantes para a marca, as redes sociais são um canal de aquisição muito eficaz, rápido de implementar, para gerar muitas visitas. Por outro lado, exigem paciência em termos de lucratividade e exigem um mínimo de conteúdo, além de publicações regulares.
#3 Otimização Natural para Mecanismos de Busca (SEO)
Hoje essencial, o SEO (Search Engine Optimization) permite que o site de uma empresa saia rapidamente e de forma natural nos resultados exibidos quando o internauta digita palavras específicas na barra do motor de busca. Inclui criação de conteúdo, links e otimização de sites.
Um site bem otimizado oferece um aumento no número de visitantes, bem como uma constância de tráfego de longo prazo. No entanto, o SEO é um trabalho que leva tempo para ser implementado, exigindo habilidades muito específicas, cujos frutos serão colhidos pela empresa apenas alguns meses depois.
#4 Marketing de conteúdo
Frequentemente utilizado além do SEO, o marketing de conteúdo designa tanto a criação quanto a divulgação por uma marca de conteúdos atraentes e relevantes (artigos de blog, infográficos, vídeos, guias de compra, etc.) em seu site e em suas redes sociais. Este método orgânico tem a vantagem de fornecer aos usuários da Internet um valor agregado real. Para a empresa, permite gerar tráfego em seu site por meio de conteúdo veiculado em outros canais, atraindo e fidelizando seu público-alvo. É também uma oportunidade para ela se posicionar como especialista em sua área junto ao público. Por outro lado, os resultados não são imediatos, mas aparecem após vários meses.
#5 Publicidade on-line
Por exemplo, o CPC para “ Custo por clique ” é cobrar um espaço de publicidade na web de um anunciante apenas quando um usuário clica em sua publicidade. Esse canal pago oferece excelente segmentação, permite adquirir mais tráfego e ganhar visibilidade, mas pode ter um custo muito alto dependendo das palavras-chave segmentadas para as consultas.
#6 O blogue
Cada vez mais comum em sites de marcas de todos os tipos, o Blog é um canal de aquisição que funciona muito bem por vários motivos: traz um alto valor agregado ao produzir conteúdos interessantes e variados Para os leitores, ele cria um link, uma comunicação entre a marca e seu público, deixando a estrutura usual de vendas. Assim, aumenta o tráfego e a qualidade do site, traz novos visitantes e converte alguns leitores em clientes. O blog também participa da melhoria do referencial.
Para colher todos esses benefícios, ele deve ser bem construído, atraente e oferecer informações ricas e relevantes com base no público -alvo . Portanto, requer tempo e habilidades precisas, incluindo infográfico e redação.
#7 Referência
O Marketing de Referência é uma estratégia que, à semelhança dessa palavra, consiste em desenvolver a rede de uma empresa através dos seus clientes existentes, que a irão recomendar aos seus entes queridos, mas também a outros internautas. Para isso, falarão sobre a marca em questão e a encaminharão para diversos sites e fóruns (excluindo redes sociais e anúncios pagos). Os clientes tornam-se assim os embaixadores da marca.
Este tipo de canal é vantajoso em muitos pontos: é gratuito, aumenta a notoriedade da marca e a sua credibilidade, permite atrair novos clientes, gerar tráfego, ajuda a uma boa referenciação do site. Para funcionar, porém, a recomendação vem de um site/fonte relacionado à atividade da marca.
Conclusão
Existem ainda vários outros canais de aquisição interessantes. A ideia não é usar um ou dois, mas fazer malabarismos com vários deles, escolher aqueles que correspondem aos seus objetivos e à estratégia implementada, ver aqueles que funcionam melhor e que geram mais tráfego para o seu site.