9 dicas rápidas para otimizar campanhas sociais pagas

A mídia social se tornou um canal central para os profissionais de marketing digital. À medida que o uso móvel cresce, os profissionais de marketing têm uma grande oportunidade de fornecer anúncios relevantes e oportunos para seu mercado-alvo.

Curso de Gestor de Tráfego [COMPLETO]

Antes de entrarmos em algumas otimizações importantes para campanhas de mídia social, vamos falar sobre o crescimento da publicidade em mídia social. De acordo com um estudo da Matter Communications , estima-se que 89% dos líderes de marketing planejam aumentar seus orçamentos no próximo ano. As três áreas em que obtiveram o maior ROI no ano passado foram:

  • Relações Públicas e Mídias Sociais (69%)
  • Marketing de conteúdo (49%)
  • Marketing de vídeo (39%) 

Agora que identificamos os principais canais de mídia social para os anunciantes alocarem seu orçamento de marketing, vamos examinar os benefícios da publicidade social paga e as nove práticas recomendadas para lançar e otimizar campanhas de mídia social.

Os benefícios da publicidade social paga

Aqui estão alguns dos principais motivos para investir em anúncios pagos para suas plataformas de mídia social: 

  1. Capture informações valiosas do cliente: os dados coletados de seus anúncios pagos permitirão que você forneça informações sobre seus clientes atuais e potenciais. Você pode usar esses dados para redirecioná-los melhor e gerar mais conversões.
  2. Aumente o conhecimento da marca: dependendo das metas que você está tentando alcançar com seu produto ou serviço, os anúncios sociais pagos podem permitir que você exponha sua marca além do nível local e dos mercados-alvo que você nem sabia que existiam! Se você tem um público específico em mente, pode usar recursos avançados de segmentação para exibir seu anúncio a esse novo grupo demográfico e gerar mais reconhecimento.
  3. Teste o novo anúncio criativo: os anúncios sociais pagos oferecem à sua equipe de marketing e design outra saída para testar novas mensagens e criativos. Pode ser um desafio encontrar APENAS as palavras, frases, imagens, fontes, vídeos, cores etc. certas que chamem a atenção do consumidor. Mas ei, é para isso que servem todos esses dados, certo? 
  4. Segmente com precisão os dados demográficos certos: os anúncios sociais pagos oferecem recursos avançados de segmentação, portanto, você pode aumentar suas chances de envolver os clientes em potencial com maior probabilidade de conversão.
  5. Reforce sua presença online: não basta ter um perfil em diferentes plataformas de mídia social. Os anúncios sociais pagos solidificarão ainda mais sua presença e atuarão como outro caminho para direcionar o tráfego para seu site. 

9 dicas rápidas para otimizar campanhas sociais pagas

1. Defina seu público-alvo

As mídias sociais são ótimas em termos de definição de um mercado-alvo. Coloque seu chapéu de consumidor por alguns minutos e pense em todas as informações pessoais que você insere em suas contas do Twitter, LinkedIn e Facebook. Agora, pense na frequência com que você interage com outras marcas nesses canais. Seus perfis e engajamentos estão todos acessíveis aos anunciantes para criar um público personalizado.

Como profissionais de marketing digital, podemos desenvolver criativos com base na criação de um público personalizado, que pode ser definido por cargos, localização, idade, interesses, gênero, status de relacionamento e muito mais. Os profissionais de marketing devem aproveitar a ferramenta de público personalizado – as opções de segmentação são infinitas.

2. Lance pelo menos 4 variações criativas

Na realidade, pode ser difícil obter várias imagens e mensagens no mercado quando você está tentando lançar uma campanha rapidamente. As melhores práticas nas redes sociais são lançar muitas variações de anúncios e deixar o algoritmo fazer sua mágica. Mesmo que seja uma alteração no texto ou na frase de chamariz, faça o possível para lançar diferentes variações de anúncios para cada um de seus públicos personalizados.

3. Mude seu criativo e frequentemente

Esta dica é a minha favorita porque eu experimento isso em primeira mão toda semana. Nunca vi um criativo ficar obsoleto mais rápido do que em um canal social. No momento em que lanço um novo criativo, minhas taxas de conversão disparam de volta aos níveis iniciais de lançamento. Monte um calendário de rotação de criativos e tenha um estoque de imagens, títulos e descrições que você pode usar para criar novos criativos.

4. Experimente diferentes chamadas para ação (CTAs)

Quaisquer chamadas para ação (CTAs) que você usar devem ser curtas, claras e inequívocas. Recomendamos o uso de “Ligue agora” ou outro CTA incentivando uma chamada para compras consideradas, onde os clientes preferem se envolver com um ser humano antes de tomar uma decisão de compra. Além disso, não tenha medo de fazer um teste A/B para ver a que verbo, forma, fonte ou mesmo cores seu público está respondendo mais. Alguns destes podem ajudar com isso também: 

  • Clique para ligar aqui
  • Entre em contato com um agente ao vivo aqui 
  • Clique para comprar pelo telefone aqui

5. Experimente vídeos

É difícil NÃO desviar o olhar quando você tem uma combinação de áudio e imagens animadas chamando sua atenção. E é EXATAMENTE por isso que os anúncios em vídeo funcionam melhor do que uma imagem estática ou um anúncio de conteúdo. Também é impressionante saber que seu público se lembrará de 95% de suas mensagens se forem recebidas por vídeo, em comparação com os 10% de que se lembram quando apenas as lêem! 

Aqui estão algumas regras básicas quando se trata de criar anúncios em vídeo sobre seu produto ou serviço: 

  1. Valor! Valor! Valor! Comunique o valor que seu produto traz logo de cara! A maioria dos anúncios varia de 15 a 30 segundos, com 80% dos espectadores pulando um anúncio após 5 segundos, portanto, a primeira frase pronunciada na sua deve atender às necessidades de seus consumidores!
  2. Relevância : depois de descobrir o público-alvo, verifique se o conteúdo visual e auditivo é relacionado a esse público. Se você faz camisetas com carros antigos impressos e cria um público separado para os fanáticos da Ford, a última coisa que deseja fazer é enviar a eles um anúncio em vídeo com todas as suas camisetas Chevy. Faz sentido? 
  3. Personalização : coloque suas calças de empatia e realmente reflita sobre quem é seu público, por que eles precisam de seu produto ou serviço e como eles já interagiram com sua marca. A personalização também permitirá que você crie anúncios em vídeo mais longos e significativos no intervalo de 75 a 85 segundos, porque seu público faz mais conexões, está mais disposto a assistir ao clipe inteiro e, com sorte, se aproxima da conversão. 

6. Promova conteúdo

Na minha experiência com campanhas sociais, o conteúdo é rei. Minhas chamadas para ação estão focadas em obter conteúdo versus realizar uma ação de conversão. Uma das melhores ferramentas à nossa disposição para promover conteúdo é o tipo de anúncio de geração de leads do Facebook. Minhas taxas de conversão para downloads de conteúdo são incríveis e muito eficientes. Mais uma vez, certifique-se de promover conteúdo relevante para o público personalizado que você criou. Não desperdice orçamento tentando atingir um público que não se relaciona com o seu conteúdo.

7. Analise seus dados — incluindo conversões de chamadas

Estou trazendo de volta meu gráfico favorito para este último post de otimização. E o processo de avaliar os dados, relatar e implementar planos de ação é tão verdadeiro em campanhas de mídia social quanto em PPC, SEO e campanhas de exibição.

Lembre-se de acompanhar todas as conversões com sua marca que a mídia social alcança, incluindo conversões de chamadas. Você pode usar uma solução de rastreamento de chamadas para capturar esses dados. Seus relatórios serão tão bons quanto os dados que você acompanha, assim como suas otimizações. Se você não levar em consideração as conversões de chamadas, fará alterações em suas campanhas sociais com base em números de ROI incompletos.

8. Use o conteúdo das conversas telefônicas para refinar seu criativo publicitário

A IA da Invoca coleta informações de conversas telefônicas que você tem com seus clientes e fornece dados e insights primários que você pode utilizar em seus anúncios sociais pagos. Nessas conversas, você pode descobrir dúvidas, preocupações ou necessidades que eles têm e que você não está abordando no momento. Você também pode descobrir que eles usam uma terminologia diferente para se referir a seus produtos ou serviços do que você usa atualmente – você pode, por sua vez, atualizar seu criativo para “falar o idioma deles”. Ao usar insights de conversa para aprimorar suas mensagens de anúncio, você cria um senso mais profundo de conexão e confiança com seus clientes. Isso mostra a eles que você tomou a iniciativa de realmente aprender o que eles querem, como querem e quais mudanças você pode fazer para atender às necessidades deles. 

9. Crie públicos semelhantes com base em seus melhores clientes

Depois de lançar uma campanha de alto desempenho, como você pode aproveitar seu sucesso? Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de públicos semelhantes. Ao encontrar pessoas com atributos semelhantes aos de seus melhores clientes, você pode manter o fluxo do molho.

O Facebook e o Instagram oferecem ferramentas robustas para encontrar públicos semelhantes que refletem seus melhores clientes. Você também pode usar seus dados de rastreamento de chamadas para ajudá-lo a encontrar clientes que provavelmente ligarão de seus anúncios sociais e converterão por telefone. Esses clientes são extremamente valiosos – de acordo com a Forrester, 84% dos profissionais de marketing relatam que as chamadas telefônicas têm taxas de conversão mais altas com maior valor médio do pedido (AOV) em comparação com outras formas de engajamento.

Facebook Comments Box