Como remover produtos de baixo desempenho no Google Shopping
A maioria dos comerciantes só ganha dinheiro com 20% de seus produtos. Portanto, 80% dos produtos estão custando dinheiro !
Mesmo que pareça contra-intuitivo, a publicidade de menos produtos aumentará suas vendas. Isso pode ser alcançado identificando os produtos não lucrativos e alocando um orçamento maior para os produtos que já estão gerando receita estável.
A remoção de produtos não lucrativos é a etapa mais importante para aumentar seu ROI.
O truque para otimizar seus gastos é identificar seus “perdedores” e removê-los de sua campanha.
Os ”Losers” são todos os produtos com:
- muitos cliques e nenhuma conversão
- muitas conversões com um CPA muito alto
Mostraremos como identificá-los e removê-los diretamente no Google Shopping ou usando nossa ferramenta de gerenciamento de feed de dados .
Remova produtos não lucrativos com uma ferramenta de feed de dados
Em uma ferramenta sofisticada de feed de dados, identificar e remover produtos não lucrativos é questão de alguns cliques:
Etapa 1: você cria um filtro para identificar os não lucrativos:
Etapa 2: Na tabela de produtos, você verá todos os seus produtos não lucrativos.
Tudo o que você precisa fazer é selecionar todos eles e clicar em ‘Pausar produtos selecionados’. Com esta simples ação, você removeu os produtos de seus feeds, portanto, eles não serão mais anunciados no Google Shopping.
Há muitas vantagens em usar este sistema ao filtrar produtos não lucrativos:
- Se você anunciar em mais de um canal de compras, poderá identificar e remover os não lucrativos em todos os canais ao mesmo tempo
- Se você tiver ‘variantes’, também poderá revisar (e filtrar) os produtos no ‘nível pai’ : agregando todas as visitas e transações do produto pai, além de ver as estatísticas de desempenho de cada variante . Se as 5 cores de uma camiseta tiverem 200 cliques e nenhuma transação, não está dando certo. Por que esperar até que cada cor receba 100 cliques?
- A remoção de produtos de seu feed mantém sua campanha do Shopping ‘limpa’; sua visualização de campanha não será “poluída” por um zilhão de grupos de produtos.
Encontre e remova produtos não lucrativos no Google Shopping
A outra maneira de remover produtos não lucrativos do Google Shopping é diretamente de sua conta do Google Ads .
Etapa 1: primeiro, clique na guia Dimensões em sua campanha do Shopping e defina sua visualização como Shopping > ID do item
Passo 2: Em seguida, crie um filtro para encontrar seus ‘Não lucrativos’:
Etapa 3: o Google Ads agora mostrará a lista de todos os produtos que correspondem ao seu filtro:
Para remover Produtos não lucrativos, é importante personalizar as colunas de forma que reflitam a estrutura da sua campanha. Por exemplo, na imagem acima: todos os produtos são subdivididos em categorias que são subdivididas em subcategorias que são subdivididas em marcas.
Passo 4: Baixe a tabela com o Unprofitables para Excel, para que você possa iniciar o processo de remoção.
Etapa 5: A próxima etapa é excluir os ‘não lucrativos’ de sua campanha. Isso é complicado. Você precisa criar um grupo de produtos separado para cada produto que deseja excluir. E cada grupo de produtos deve se encaixar na estrutura de campanha existente.
Portanto, na guia Grupos de produtos, você detalha os grupos de produtos de nível mais baixo (em nosso exemplo: Artes e entretenimento > Passatempos e artes criativas > Colecionáveis)
Etapa 6: Clicar no sinal + (ou no sinal de edição) permite adicionar grupos de produtos separados, subdividindo-os por ID do item :
Passo 7: Agora você precisa encontrar e selecionar os IDs dos Unprofitables. Pode ser mais fácil clicar em ‘ou adicionar valores em massa manualmente’ e apenas colar os IDs do Excel que você baixou anteriormente.
Etapa 8: Depois de criar os grupos de produtos para produtos individuais (não lucrativos), você pode excluí-los de sua campanha clicando no máximo. CPC e selecione ‘Excluído’:
Você precisa repetir esse processo de vez em quando e adicionar os novos produtos não lucrativos ao grupo de produtos para que produtos individuais sejam excluídos.
Não importa qual opção você decida escolher para filtrar os produtos não lucrativos, é importante que você realize essa auditoria com a maior frequência possível.