O que são listas de remarketing para anúncios de pesquisa (RLSA)?
Você já visitou um site, olhou para um produto, saiu do site, mas depois viu um anúncio desse mesmo produto que estava procurando no Google? Eu me deparo com anúncios como este várias vezes por semana.
A razão pela qual vemos esses anúncios é porque fomos colocados em listas de remarketing — mostramos interesse em um produto e uma empresa quer nos lembrar que ele ainda está disponível para compra se estivermos interessados.
Como empresa, o uso de listas de remarketing ajuda você a entrar em contato com clientes em potencial pré-qualificados na tentativa de gerar uma conversão. Nesta postagem, explicaremos como, como empresa, você pode aproveitar as listas de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa para atrair visitantes do site interessados para conversão e as práticas recomendadas para usar essas listas.
O que é RLSA?
As listas de remarketing para anúncios de pesquisa (RLSA) são um recurso de anúncios do Google que ajuda você a alcançar membros de seu público que já visitaram seu site e veicular a eles anúncios segmentados em consultas de palavras-chave relacionadas no Google ou em outros sites da Rede de Display do Google.
Públicos-alvo de RLSA
Os públicos-alvo de RLSA são criados adicionando um snippet de código (chamado de tag) ao seu site que adiciona automaticamente seus públicos-alvo a listas específicas com base na ação realizada em seu site. Depois que as tags forem colocadas, você poderá fazer lances nesses segmentos e adicioná-los às suas campanhas de marketing. Aqui está um guia do Google sobre como configurá-los.
A criação de públicos-alvo de RLSA específicos ajuda os profissionais de marketing a aproveitar os membros altamente valiosos do público já interessados, pois pode não ser tão difícil para eles converter. Como resultado, você aumentará as conversões, a receita e os lucros. Você também aproveitará ao máximo seus orçamentos porque esses usuários são mais qualificados, portanto, você gastará menos com o reconhecimento da marca.
Se você está se sentindo um pouco confuso, considere este exemplo: você vende piscinas de fibra de vidro e um usuário em seu site iniciou uma ordem de serviço para a manutenção da piscina, mas depois desiste. Como eles chegaram tão perto da conversão, você pode adicioná-los a uma lista de remarketing e veicular anúncios para sua empresa sempre que eles consultarem “piscinas de fibra de vidro” ou palavras-chave relacionadas.
Vejamos algumas práticas recomendadas para usar campanhas de RLSA em seu marketing.
Práticas recomendadas para campanhas de RLSA
1. Conheça seu público antes de começar.
Como em qualquer processo de marketing, é fundamental entender seu público antes de criar suas listas de RLSA e exibir seus anúncios. Considere a criação de personas do comprador e mapas de jornada do cliente para saber o que os clientes estão pensando em diferentes estágios de sua jornada para obter anúncios mais bem direcionados.
Uma etapa adicional pode ser modificar seus lances com base nos dados demográficos do público. Se seus usuários estiverem conectados ao Google ao fazer suas pesquisas, você poderá segmentar ainda mais e ajustar seus lances e listas com base nas informações disponíveis, como idade e sexo.
2. Alterar lances por estágio do usuário.
Se você criou mapas de jornada precisos, provavelmente sabe quais ações do cliente são mais críticas para gerar conversões para seu público – é aqui que você deve usar RLSA. Use os códigos do seu site para rastrear onde seus usuários estão em sua jornada e dê lances mais altos para aqueles mais próximos da conversão, ou seja, quanto mais perto eles estiverem de concluir uma compra.
3. Combine a mensagem com a ação do usuário.
Certifique-se de que a mensagem em seus anúncios RLSA corresponda à ação que você deseja que o usuário execute ou à ação que ele já realizou e que o colocou em sua lista.
Por exemplo, se um visitante chegou a uma página de preços, você pode compartilhar com ele um anúncio que chame a atenção para um desconto futuro.
Para fazer isso, você pode criar tags específicas em sua conta do Google Ads que anotem qual ação um usuário realizou e modifique seus lances para mostrar uma cópia relevante com base na ação realizada.
4. Faça upsell para usuários convertidos com produtos e serviços relacionados.
Você pode não pensar em usar RLSA em usuários convertidos, mas é uma estratégia que vale a pena se você vende produtos ou serviços que melhoram as experiências se usados juntos.
Por exemplo, se você vender câmeras, não anunciará equipamentos de câmera para usuários que não fizeram check-out em seu site. No entanto, depois que um usuário faz uma compra e você tem uma lista exclusiva para aqueles que realizaram essa ação, você pode veicular a eles anúncios de equipamentos de câmera em uma tentativa de aumentar a venda.
Com esta dica, é importante observar que nem todos os usuários convertidos valem a pena redirecionar com RLSA. Por exemplo, suponha que você tenha um usuário que esteja negociando com um representante de vendas. Nesse caso, pode ser um desperdício de dinheiro redirecioná-los porque eles podem estar prontos para converter após conversas com sua equipe.
5. Licite para condições amplas.
Embora seja importante fazer lances para termos diretamente relacionados à sua empresa, também vale a pena fazer lances para termos de pesquisa amplos relacionados à sua empresa que seu público-alvo também possa pesquisar. Por exemplo, se você vende SaaS, seu público pode estar procurando por seus concorrentes antes de decidir, para que você possa fazer lances em nomes de marcas concorrentes.
Se você optar por seguir esse caminho, verifique se não está gastando todo o seu dinheiro em termos mais amplos, pois as palavras-chave relacionadas ao seu negócio são as mais relevantes.
Exemplo de campanha de RLSA
Algumas semanas atrás eu estava trabalhando com a mãe do meu amigo para surpreendê-lo com um presente de aniversário. Ele gosta de viajar, então decidimos que uma mala aprovada pela TSA era o caminho a seguir. Passei muito tempo pesquisando em diferentes sites e visitando várias páginas de preços.
Coloquei no carrinho um produto de uma marca chamada Away , mas acabamos comprando de outra empresa. Away provavelmente rastreou o quão perto cheguei da conversão e me adicionou a uma lista de RLSA. Agora vejo um anúncio segmentado pago da Away nos resultados de pesquisa para as palavras “bagagem” e “mala TSA”, conforme mostrado na imagem abaixo.
Para você
Os usuários que você decidir colocar em suas listas de remarketing devem ajudá-lo a gerar conversões.
Reserve um tempo para criar mapas detalhados da jornada do cliente para conhecer os pontos críticos de conversões e criar listas correspondentes. Como resultado, você provavelmente descobrirá que suas campanhas de RLSA atraem leads e aumentam a receita comercial.