5 razões pelas quais seus anúncios do Facebook não estão convertendo e como melhorá-los
Sua campanha publicitária no Facebook não está gerando conversões suficientes? Aqui estão algumas correções criativas para aumentar significativamente sua taxa de conversão.
A publicidade no Facebook é uma das melhores ferramentas disponíveis para pesquisa de público e promoção de sua marca.
Mas mesmo profissionais de marketing digital experientes podem ter problemas com suas campanhas publicitárias no Facebook; ou seja, transformar tráfego direcionado em conversões.
Na minha empresa de marketing digital, recentemente tivemos um problema ao executar uma campanha de marketing digital para um fisioterapeuta.
Apesar de criar anúncios altamente segmentados que geraram a parcela de impressões e cliques desejados, nossos anúncios não resultaram nas conversões que desejávamos.
Nesse caso específico, o cliente ajustou seu modelo de negócios para não mais fazer lobby por referências de médicos locais na área e, em vez disso, dependia inteiramente do marketing digital.
O maior problema que nossa campanha logo encontrou foi informar os clientes certos no momento certo para aquela pequena lasca de intenção que poderíamos atender.
Pense nisso, quando você sofre um acidente ou uma dor crônica, normalmente vai ao médico antes de ir ao fisioterapeuta. Claro, poderíamos informar os clientes e eles poderiam clicar, mas como deveríamos levá-los até a porta?
Felizmente, ao mudar nossos lances, proposta de valor e até mesmo o próprio evento que estávamos anunciando, finalmente conseguimos angariar tráfego de alto valor para a empresa de fisioterapia de nosso cliente.
A própria campanha logo foi usada como indicação para vários prêmios do setor.
A publicidade no Facebook, em conjunto com a publicidade PPC, é uma ferramenta poderosa com um tremendo ROI. Mas para gerar retorno, você precisa de vendas.
Aqui estão cinco razões pelas quais sua campanha publicitária no Facebook não está gerando conversões suficientes e algumas correções criativas para aumentar significativamente sua taxa de conversão.
1. Você não tem dados de público suficientes
Ao contrário do Google Ads, o Facebook Audiences exige que você faça julgamentos sobre seus clientes e conclua a pesquisa antecipadamente, antes de criar uma campanha.
Os clientes não vêm aos seus anúncios; você vem até eles.
Em primeiro lugar, muitas empresas iniciam suas campanhas de maneira muito restrita.
Se o seu cliente tem um novo negócio e poucas informações para compartilhar com você, comece com uma ampla campanha de conscientização otimizada para o menor CPC disponível.
Aqui, você pode começar com cerca de meio milhão de impressões com um gasto modesto e coletar alguns dados valiosos de engajamento, como quem está clicando em seus anúncios e quais pessoas, se houver, estão convertendo.
O Facebook é uma ferramenta incrível, pois permite que você carregue dados valiosos, como todas as informações de e-mail do cliente da sua empresa e dados sobre todas as suas compras nos últimos 30 dias.
Algumas áreas adicionais para adquirir dados de público incluem:
- Dados de campanha PPC do Google Ads e Microsoft Ads (por exemplo, informações de contato).
- Análise competitiva (todos os canais de publicidade).
- Censo para informações demográficas locais.
- Análise em tempo real em seu site e canais de marketing.
- Pesquisas e questionários no local.
- Informações psicográficas de pessoas que “curtem” seu negócio.
Você pode até usar pixels específicos para pessoas que visitam seu site, clicam em seus anúncios e não convertem.
Como acontece com toda a publicidade, a melhor maneira de encontrar seus clientes é lançar uma ampla rede e ver onde você falhou.
2. Seus parâmetros de segmentação precisam de mais otimização
A parte mais importante de qualquer campanha é a criação do público . Infelizmente, parâmetros de segmentação mal otimizados podem significar desperdício de gastos com anúncios.
Pense nisso; uma correspondência de evento mal cronometrada pode significar a diferença entre alguém comprando novas joias de sua empresa perto do aniversário ou simplesmente passando por ela em qualquer outro dia do ano.
Pior ainda, muitas empresas são muito amplas em sua segmentação e não contabilizam adequadamente o uso do dispositivo.
Para reduzir os erros de segmentação e focar demais seus parâmetros, crie uma persona do comprador e carregue todos os detalhes relevantes que puder em seus públicos personalizados.
Segmente sua persona de comprador com base em três limites:
- Dados demográficos (idade, sexo, raça, renda, localização, etc.).
- Psicográficos (interesses, gostos e estilo de vida).
- Comportamento (compartilhamentos, comentários, engajamento e hábitos de compra).
O Facebook também leva a granularidade para o próximo nível.
Por exemplo, o Facebook pode ajudá-lo a direcionar anúncios de equipamentos para bebês para pessoas que ficaram grávidas recentemente ou tiveram filhos. Ele se baseia nas informações pessoais que seus usuários escolhem compartilhar e em todas as informações acima, como páginas que gostaram e com quais postagens se envolveram mais.
Com isso, você pode colocar sua mensagem em pé de igualdade com as pessoas com maior probabilidade de atrair sua empresa.
3. Os usuários do Facebook não são compradores
E ainda, apesar de tudo o que foi dito acima, seus usuários do Facebook não convertem.
Mas, ao contrário do Google Ads, os usuários do Facebook não estão usando a plataforma para fazer compras. Eles estão usando o Facebook para interagir com amigos e familiares e compartilhar conteúdo.
Você provavelmente já se envolveu com uma postagem patrocinada, mas não fez uma compra muitas vezes. Talvez você tenha comprado da marca mais tarde, mas a maioria das pessoas não tem necessariamente a intenção de fazer uma compra quando clica em seu anúncio, especialmente em um dispositivo móvel.
No exemplo que forneci no início, minha equipe usou esse conhecimento para mudar radicalmente nossa abordagem.
Em vez disso, mudamos nossa proposta de valor e forma de liderança para simplesmente levar as pessoas a participar de um workshop oferecido por nosso cliente antes de realmente se envolver em uma consultoria.
Quando as conversões estiverem baixas, considere o uso de anúncios de leads do Facebook , anúncios em vídeo ou até mesmo anúncios dinâmicos para obter maneiras de atrair pessoas para o seu funil.
4. Você não está segmentando campanhas publicitárias
O criativo e a mensagem do seu anúncio serão aplicados apenas a determinados segmentos do seu público.
Se seus anúncios estão gerando muitas impressões, mas poucos cliques e ainda menos conversões, considere implementar o teste de divisão A/B.
Experimente com:
- Mensagens.
- Criativo do anúncio.
- Imagens.
- Cópia da página de destino.
- Segmentos de audiência.
A criação de públicos separados com base em diferentes metas de conversão e envolvimento anterior pode ajudá-lo a criar mensagens hiper-segmentadas que ressoam mais.
5. Os problemas são mais profundos em seu funil
Se as pessoas clicarem em seus anúncios e não converterem, pode haver problemas com seu site ou página de destino que são mais profundos do que a cópia do anúncio.
Problemas podem surgir de:
- Mensagens inconsistentes.
- UX ruim e tempos de carregamento.
- Conteúdo fino.
- Oferta de valor pouco apelativa.
Acompanhe suas conversões usando o pixel de conversão e sua taxa de rejeição usando o Google Analytics.
Algumas táticas de otimização de página de destino para resolver uma taxa de meta de conversão baixa incluem:
- Inserção de imagens de alta resolução e conteúdo interativo para manter os usuários envolvidos.
- Apresentar um CTA claro com uma oferta (por exemplo, 50% de desconto agora ou assinatura gratuita no primeiro mês).
- Removendo navegação adicional ou desnecessária.
Como melhorar as taxas de conversão de anúncios do Facebook
- Segmentar usuários com base em compras anteriores.
- Use Públicos Semelhantes para expandir o escopo de sua campanha após a conversão.
- Aproveite os eventos direcionados para ofertas e eventos especiais.
- Ajuste sua proposta de valor para atrair diferentes pontos problemáticos do público.
- Aproveite o remarketing para pessoas que saem da sua página de destino.
- Parâmetros de segmentação de camada para maior granularidade.
- Continue a aprender mais sobre seus clientes.
Às vezes, é útil analisar seu modelo de negócios e determinar se a publicidade no Facebook é ou não adequada para sua empresa ou para a empresa de seu cliente.
O uso de uma abordagem combinada de redes sociais pagas, publicidade PPC e remarketing pode ajudá-lo a adquirir leads e estimulá-los para conversões, alcançando-os em uma variedade de canais.