Facebook Ads vs. Google Ads: qual é melhor?

É uma das perguntas mais comuns que as empresas fazem ao expandir sua presença na mídia paga.

Onde devo gastar meu dinheiro com anúncios:

Pesquisa do Google ou anúncios do Facebook?

Outra versão dessa pergunta é: Qual é o melhor, Facebook Ads ou Google Ads ?

A verdade é que não existe um “melhor” quando se trata de comparar os dois porque eles fazem as coisas de maneira muito diferente.

Combo Curso de Google Ads e Meta Ads (Facebook e Instagram Ads)

As melhores perguntas são:

  • Qual se encaixa melhor no meu orçamento?
  • Qual deles é mais adequado para o cenário de produtos em que estou?
  • Em quais estágios da jornada do comprador estou mirando?

Então, por que há tanta discussão especificamente sobre esses dois, repetidamente?

Simplificando, a maioria dos usuários da Internet está nas plataformas e ambas têm desempenho comprovado.

Quando você deve selecionar um canal de publicidade em detrimento do outro, Facebook Ads vs Google Ads (especificamente, o produto de anúncios de busca para esta comparação), qual você deve escolher?

Vamos avaliar com base na sua situação.

Orçamento de publicidade digital e custos de aquisição

Antes de gastar algum dinheiro, seja muito claro em seus números.

Entenda o que você pode pagar para conquistar um cliente. Se você não souber disso, gastará muito dinheiro em qualquer plataforma sem direção.

Se você pode gastar $ 20 para adquirir um cliente, mas está gastando $ 10 para levar alguém ao seu site, isso significa que você precisa converter metade de suas visitas apenas para empatar!

Essa matemática não funciona bem.

Dê uma olhada em seu orçamento completo e trabalhe da intenção mais alta para trás: maximize seu redirecionamento primeiro e, em seguida, mova os fundos restantes para o topo do funil.

Isso garantirá que você obtenha o melhor retorno possível e reinvesta ainda mais na jornada do cliente.

Sua indústria e sua concorrência

Primeiro, considere seu setor e pesquise seus custos prováveis ​​com o Planejador de palavras-chave do Google.

Facebook Ads vs. Google Ads: qual é melhor?

Existem certas indústrias ou sub-indústrias que são muito caras do ponto de vista do custo por clique e do orçamento de anúncios.

Por exemplo, palavras-chave relacionadas à lei são muito caras.

Se você estiver buscando pesquisas nessa área e não tiver um orçamento insanamente grande, convém reconsiderar.

Digamos que você tenha $ 500/dia no orçamento, mas seu CPC médio é de $ 200 (sim, isso existe). Você só poderá pagar 2-3 cliques por dia!

Você vai querer ter centenas (ou talvez milhares) de impressões para saber quais palavras-chave, anúncios e páginas de destino estão funcionando para você.

Levará muito tempo para chegar lá quando você tiver um orçamento pequeno em vez de um clique caro.

Embora isso não signifique que você não possa usar o Google Ads, você precisa definir a expectativa de que os anúncios do Facebook possam ser uma alternativa mais acessível com recursos de segmentação extremamente poderosos para muitos setores.

Uma alternativa a considerar também é exibir anúncios apenas para usuários que acessaram seu site usando o recurso RLSA no Google Ads.

Isso pode ser restrito pelo setor, mas, se você puder, ainda permite que você mostre aos seus clientes em potencial mais interessantes quando eles pesquisarem.

Definindo seu objetivo

Depois de determinar o que sua organização pode pagar e de considerar o setor e a concorrência, você deve considerar o que espera alcançar com essa estratégia de marketing.

Se seu objetivo é aumentar o reconhecimento da marca ou a geração de demanda, os anúncios do Facebook podem ser mais econômicos para você.

No entanto, se você deseja gerar vendas ou leads (ou seja, captura de demanda), o Google Ads pode ser uma escolha melhor para sua empresa.

Nesse cenário, um usuário está procurando o que sua organização está vendendo. Portanto, você segmentará pessoas com uma intenção de compra geralmente muito maior.

Mas você precisará considerar mais uma vez seus gastos gerais com anúncios no Google e no Facebook. Em muitos casos, observei um custo por conversão menor (ou seja, custo por lead) dos anúncios do Facebook.

A chave é medir a qualidade e ver qual é o seu custo por lead sólido e qualificado.

Pode ser o dobro no Google Ads, mas eles convertem a uma taxa mais alta?

Certifique-se de fazer as contas até o seu objetivo final para encontrar o caminho mais favorável.

Estágio na Jornada do Comprador

Entender onde o usuário está na jornada do comprador também ajudará você a decidir qual canal de publicidade usar. Isso pode significar que ambas as plataformas são uma ótima opção, mas apenas em momentos diferentes.

Se você deseja capturar usuários no momento de comprar um produto ou serviço, o Google Ads seria sua melhor aposta devido ao alto nível de intenção do seu público.

No entanto, se você está tentando trazer mais conhecimento inicial ou influenciar a consideração contínua de sua oferta, os anúncios do Facebook podem ajudá-lo a segmentar aqueles com uma necessidade atual ou desconhecida de seu produto ou serviço.

É assim que ambos os canais podem complementar e alimentar o crescimento de sua estratégia de marketing digital e de sua organização.

Maturidade do produto/serviço e volume geral de pesquisa

Geralmente, esse é um bom lugar para começar, mas acho que muitas empresas não o consideram o suficiente.

Se sua organização tiver um novo produto ou serviço e houver muito pouco ou nenhum volume de pesquisa, os anúncios da Rede de Pesquisa do Google não fornecerão muito volume.

Pense no Uber, por exemplo. Alguns anos atrás, o termo “rideshare” nem existia, então ninguém procurava por ele. Serviços como Uber e Lyft interromperam um setor que as pessoas ainda não estavam procurando.

Eles preenchiam uma grande necessidade, mas não era um problema para o qual os usuários procuravam soluções – havia apenas táxis, e pronto.

Antes de descartar completamente o Google Ads nesse cenário, considere os pontos problemáticos que seu produto aborda. Pode haver uma série de palavras-chave que descrevem o que e como seu produto resolve o problema.

Por exemplo, o Tile foi descrito como um “rastreador Bluetooth”, mas um dos primeiros desse tipo. Ninguém estava procurando por palavras-chave “rastreador bluetooth” ainda.

Mas os usuários estavam procurando soluções para o problema, como “encontre sua carteira”, “encontre suas chaves” ou “encontre seu telefone”.

Facebook Ads vs. Google Ads: qual é melhor?

Essas frases falam sobre o ponto problemático e posicionar o Tile com uma cópia do anúncio que aborda como ele resolve o problema provavelmente geraria mais volume do que aderir ao nome técnico do que é.

Isso ainda pode não ser suficiente para usar seu orçamento.

Se você tem um produto semelhante ao Uber que está resolvendo um problema que as pessoas simplesmente aceitam ou não procuram respostas, o Facebook Ads é um ótimo lugar para começar.

Em vez de segmentar pela intenção do usuário, você pode fazer isso por dados demográficos e interesses, apresentando sua oferta ao público desejado.

Produto ou serviço sensível demográfico

Isso leva ao próximo cenário: se a compra de seu produto ou serviço estiver fortemente correlacionada com eventos de vida específicos, com base em audiências, o Facebook provavelmente será sua melhor opção.

O Facebook tem recursos de segmentação poderosos, como a capacidade de segmentar com base em eventos que mudam a vida.

Embora o Google ofereça a capacidade de segmentar eventos da vida, você ainda está segmentando pessoas que pesquisam esses termos.

Se, como observamos acima, não for algo amplamente pesquisado, a segmentação demográfica não ajudará você no Google Ads.

No Facebook, no entanto, é o principal mecanismo de segmentação, permitindo que você alcance muito mais pessoas em determinadas situações da vida:

Facebook Ads vs. Google Ads: qual é melhor?

Reconhecimento de marca

Não tão importante quanto alguns outros fatores, mas digno de nota e vagamente relacionado ao ponto acima.

Se você é uma empresa nova, provavelmente terá menos sucesso na pesquisa em comparação com uma empresa madura e estabelecida em seu setor, mesmo que tenha se esforçado para aumentar o reconhecimento da marca.

Por quê?

Nesse cenário, seus concorrentes têm muito mais reconhecimento e fidelidade à marca.

Quando os usuários veem seu anúncio (uma empresa que eles não reconhecem) e o anúncio de seu concorrente (um que eles reconhecem), eles provavelmente verão muito mais sucesso (ou seja, maior taxa de cliques) na publicidade paga de seu concorrente.

Certifique-se de considerar a posição da sua empresa no mercado.

Você pode simplesmente precisar construir a reputação e o reconhecimento de sua marca por meio de anúncios no Facebook e outros canais de redes sociais para começar, antes de passar para o Google Ads para aumentar suas chances de sucesso.

Conclusão

Como você pode ver, não há uma resposta única ou um guia completo sobre se você deve usar anúncios do Google ou anúncios do Facebook.

Dê um passo para trás e siga os seguintes passos:

  • Determine quanto você pode pagar para adquirir um cliente.
  • Considere seu setor e se é um ambiente de pesquisa pesada.
  • Faça uma pesquisa de palavras-chave para ver os intervalos de CPC que você verá no Google Ads.
  • Avalie até onde seu orçamento iria em diferentes cenários.
  • Teste, teste e teste mais um pouco para encontrar a combinação certa!
Facebook Comments Box