Como Anunciar no Google Gratuitamente (5 Formas)

Você sabia que existem 5 formas de anunciar sua empresa no Google gratuitamente? Quando falamos em ‘publicidade’ e ‘Google’ a maioria das pessoas pensa em Google Ads mas como você verá a seguir existem outras formas de divulgar sua empresa no Google, sem pagar.

São os mesmos métodos que usamos para aumentar o tráfego do Google deste site para mais de 400 mil usuários por mês e direcionar milhares de visitantes para as empresas de nossos clientes.

Neste guia, você aprenderá como aumentar a visibilidade do seu site no Google, sem gastar dinheiro com publicidade.

Curso de Google Ads – Rede de Pesquisa (Search)

Como promover meu negócio no Google gratuitamente

1. Consiga altas classificações na pesquisa orgânica

A primeira maneira de obter exposição gratuita no Google é ter uma classificação alta nos resultados de pesquisa orgânica para palavras-chave além do nome da sua marca.

Quando você cria um site e o publica on-line, o Google logo o indexa e o mostra no topo dos resultados quando os usuários pesquisam o nome da sua marca ou o URL do site.

Embora essa seja uma maneira de obter tráfego gratuito do Google, não é suficiente. O que você quer é aparecer nas cinco primeiras posições dos resultados de busca do Google por termos de busca relacionados aos seus produtos ou serviços.

A maneira de fazer isso é por meio de um processo chamado Search Engine Optimation ou SEO. O SEO ajudará você a otimizar seu site para o Google, para que ele apareça nos resultados de pesquisa das palavras-chave importantes para sua empresa.

Antes de nos aprofundarmos no que é SEO , vamos ver por que é importante aparecer no topo das SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) e não apenas em qualquer posição.

Anúncios gratuitos e pagos no Google

Ao fazer uma pesquisa no Google, você verá um conjunto de resultados que inclui listagens pagas e gratuitas.

O layout da página difere dependendo do tipo de consulta, localização do usuário, dispositivo e tipo de resultado, mas o conceito básico é o mesmo para todos.

Vamos ver como fica com um exemplo.

Se você digitar uma pergunta direta no Google, obterá uma página semelhante à mostrada abaixo, que inclui:

  1. Anúncios pagos no topo
  2. Uma resposta direta à sua pergunta
  3. Outras perguntas relacionadas
  4. O restante dos resultados orgânicos
Página de resultados de pesquisa do Google
Página de resultados de pesquisa do Google

Portanto, além da parte superior que consiste em anúncios pagos, o restante das listas é gratuito.

O problema é que, com exceção do snippet em destaque (no exemplo, é nosso artigo especializado em SEO ), o resto dos resultados orgânicos são mais baixos na página e recebem muito menos cliques e tráfego do que os resultados que aparecem nas primeiras posições.

De fato, vários estudos ao longo dos anos mostraram que a maior parte do tráfego orgânico vai para os cinco primeiros resultados.

Rankings de SEO e CTR (taxa de cliques)
A maior parte do tráfego do mecanismo de pesquisa vai para os 5 principais resultados.

Isso significa que, se você deseja aproveitar a oportunidade gratuita de anunciar seu site no Googe, seu site precisa estar totalmente otimizado para os mecanismos de pesquisa.

Isso é especialmente importante se você estiver iniciando um negócio online ou tiver um pequeno negócio local. O tráfego gratuito do Google pode ajudar sua empresa a crescer mais rapidamente do que qualquer outra forma de tráfego.

Vamos ver como SEO e outras disciplinas de marketing digital , como marketing de conteúdo, podem ajudá-lo a ser encontrado no Google .

Todo o processo pode ser dividido em 3 etapas:

Fase 1: Otimize a infraestrutura técnica do seu site para que o Google possa acessar e indexar o conteúdo do seu site sem problemas. Este processo é geralmente conhecido como SEO Técnico .

Quando você passar por todos os itens técnicos de SEO e corrigir quaisquer problemas, você acabará tendo um site amigável para SEO.

Fase 2: Otimize seu site para fornecer os sinais certos ao Google quanto às palavras-chave que você deseja que seu site mostre nos resultados.

Conforme explicado acima, não basta classificar palavras-chave relacionadas à marca, mas você deseja aparecer nos resultados de pesquisas que podem ajudá-lo a obter clientes e fazer vendas.

Para conseguir isso, primeiro você precisa fazer sua pesquisa de palavras-chave e descobrir os termos de pesquisa reais que as pessoas digitam na caixa de pesquisa do Google.

Depois de ter uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu negócio, a próxima etapa é criar conteúdo para segmentar essas palavras-chave.

Para que esse processo seja bem-sucedido, seu conteúdo precisa ser útil para os usuários e satisfazer sua intenção de pesquisa, mas ao mesmo tempo fornecer os sinais certos ao Google para ajudar seus algoritmos a entender sobre o que é seu conteúdo.

Esse processo é conhecido como SEO na página . Os elementos de SEO on-page mais importantes são:

  • Otimizando os títulos das suas páginas
  • Adicionando meta descrições a todas as suas páginas
  • Adicionando texto ALT às suas imagens
  • Adicionando cabeçalhos relevantes (tag H1, H2, etc) ao seu conteúdo

Fase 3: Como você já deve saber, é muito provável que centenas de sites estejam competindo para garantir uma classificação no topo do Google para palavras-chave específicas. Muito provavelmente eles já passaram pelos estágios 1 e 2 acima.

O que acontece nesse caso? Qual site se beneficiará do tráfego gratuito do Google?

O site fez um trabalho melhor ao convencer o Google de que merece uma classificação mais alta do que outros sites no mesmo tópico.

No mundo do marketing online, a maneira como isso é feito é garantindo que:

  • Seu conteúdo é melhor do que os concorrentes.
  • Seu site é seguro e carrega rapidamente em todos os dispositivos.
  • Seu site é compatível com dispositivos móveis.
  • Seu site possui backlinks (referências) de outros sites.
  • O nome da sua marca tem uma boa reputação online (avaliações, menções, etc.)

As empresas que trabalham de forma consistente nos estágios 2 e 3 acabarão ganhando a confiança do Google e sua parcela de tráfego do Google sem gastar dinheiro em anúncios pagos.

A desvantagem desse método é que não pode ser feito da noite para o dia. Levará meses ou até anos para chegar a um ponto em que você possa administrar um negócio apenas com o tráfego orgânico do Google. No entanto, quanto mais cedo você começar com SEO, melhor.

Recursos para aprender mais sobre SEO

  • Curso completo de marketing digital – Nosso curso de marketing digital inclui tudo o que você precisa saber sobre SEO e outras técnicas de marketing digital. Você aprenderá como obter mais tráfego do Google e de outras fontes (como redes sociais) sem pagar por publicidade.
  • Dicas de SEO para iniciantes – Se você nunca ouviu falar de SEO, apenas lendo este guia.

2. Crie uma conta gratuita do Google Meu Negócio

Outra maneira de obter exposição gratuita no Google é criando uma conta do Google Meu Negócio. O Google Meu Negócio é um serviço gratuito oferecido pelo Google para empresas locais.

Ao abrir uma conta, verificar sua empresa e atualizar suas informações, você pode obter o seguinte:

1 – Uma listagem amigável quando as pessoas pesquisam o nome da sua empresa no Google.

2 – Você aumenta suas chances de aparecer nos resultados locais, para buscas relacionadas ao seu negócio e à área que você atua.

Por exemplo, quando você pesquisa por ‘restaurantes italianos em NYC’, abaixo dos anúncios e acima das listagens ‘normais’, você obtém os resultados da pesquisa local.

Listagens locais do Google
Listagens locais do Google

As empresas que aparecem na lista obtêm mais tráfego do que o restante das páginas.

O processo de otimização de sua empresa local para aparecer em pesquisas com reconhecimento de localização é conhecido como SEO local.

Além de abrir uma conta no Google Meu Negócio , você também precisa fazer uma série de outras mudanças para ‘conquistar’ uma posição de destaque nos resultados locais.

Os mais importantes são:

  • Certifique-se de que todas as informações em sua conta GMB sejam precisas e atualizadas.
  • Certifique-se de ter adicionado imagens de sua empresa no GMB.
  • Certifique-se de que seu endereço comercial (nome, endereço, número de telefone) esteja visível em sua página inicial e no formato correto.
  • Adicione um mapa do Google na página de contato.
  • Use a marcação de dados estruturados e o esquema adequado para fornecer mais informações sobre sua empresa local ao Google.
  • Busque menções à marca e links da imprensa local.
  • Você tem várias avaliações de clientes em seu GMB.

Para obter uma lista completa, consulte os itens em nossa lista de verificação de SEO local .

3. Otimize sua listagem do Google Maps

O Google Maps é outro serviço do Google que você pode usar para obter promoção gratuita. Na indústria de marketing digital, isso é conhecido como marketing de mapas do Google .

As listagens do Google Maps são exibidas nos resultados da pesquisa (como parte da caixa de pesquisa local – explicada acima) e quando os usuários visitam a guia Google Maps.

Google Maps
Google Maps

Para que sua empresa apareça nos mapas do Google, você precisa ter uma conta do Google Meu Negócio (conforme explicado acima) e garantir que:

  • Você forneceu um endereço válido para sua conta GMB.
  • Sua empresa foi verificada pelo Google.
  • Você tem o mesmo endereço exibido em seu site.
  • Seu site é compatível com dispositivos móveis (isso é obrigatório, pois a maioria das pesquisas no Google Maps é realizada em dispositivos móveis).

4. Adicione seus produtos ao Google Shopping

Outra forma de anunciar seus produtos no Google sem pagar é por meio do Google Shopping .

Os produtos de compras do Google são exibidos na guia Compras do Google , nos resultados de pesquisa do Google e nas imagens do Google.

Até recentemente adicionar seus produtos ao Google Shopping só era possível por meio de publicidade paga, mas desde abril de 2020, o Google disponibilizou esse recurso gratuitamente. Anúncios pagos ainda serão exibidos no Google Shopping, mas os resultados também serão enriquecidos com listagens gratuitas.

Google Shopping
Obtenha tráfego gratuito do Google Shopping

Para colocar seus produtos no Google Shopping, você precisa:

Se você estiver usando uma plataforma de compras conhecida como WooCommerce ou Shopify, é muito fácil criar um feed de produtos que possa ser aceito pelo Google Merchant Center.

Depois que você enviar seu feed de produtos e seus produtos forem aprovados pelo Google, eles estarão qualificados para exibição em pesquisas relacionadas em todas as propriedades do Google.

Observe que, atualmente, esse recurso está disponível apenas para comerciantes dos EUA, mas será expandido globalmente nos próximos meses.

5. Resgate seu cupom do Google Ads

O Google Ads é a plataforma a ser usada para exibir anúncios pagos na pesquisa do Google e em outros produtos do Google (Gmail, YouTube etc.).

Se você estiver nos EUA, poderá reivindicar um código de cupom de $ 150 para anunciar no Google Ads gratuitamente. Para obter seu código de cupom gratuito, visite o site de cupons do Google .

Aprendizagens chaves

O Google oferece várias maneiras de anunciar sua empresa sem pagar por anúncios.

Se você tem uma empresa local, crie uma conta do Google Meu Negócio. Isso ajudará você a obter mais exposição para pesquisas relacionadas à nossa área (especialmente de dispositivos móveis) e ao Google Maps.

Certifique-se de que sua empresa seja verificada e siga a lista de verificação fornecida acima para otimizar seu site para SEO local.

Se você administra uma loja on-line, crie uma conta do Google Merchant e envie seu feed de produtos. Isso tornará seus produtos qualificados para exibição no Google Shopping e em outras propriedades do Google.

O SEO pode ajudar todos os tipos de negócios e é o processo a seguir para obter tráfego gratuito do Google para as palavras-chave importantes para o seu negócio. Leva tempo para trabalhar, mas quanto mais cedo você começar, melhor.

Facebook Comments Box