Como criar anúncios no Facebook Ads que as pessoas adoram (e também gerar vendas)
O santo graal da publicidade é criar um anúncio que as pessoas gostem e realmente queiram compartilhar com os amigos e, ao mesmo tempo, incluir uma oferta para gerar leads e vendas.
Assista a alguns comerciais da Geico para ver como é feito.
No entanto, a maioria dos anúncios fica muito aquém desse objetivo elevado de duas frentes. Eles normalmente se concentram em apenas 1 objetivo, em detrimento do outro…
Por exemplo, aqui estão os anúncios mais comuns que você verá ao navegar no Facebook.
Tipo de anúncio nº 1. Anúncios de engajamento
Todo mundo adora ler informações relevantes ou assistir a um vídeo informativo, divertido e/ou inspirador. É por isso que os anúncios do Facebook com foco no engajamento obtêm tantas curtidas e compartilhamentos.
No entanto, há uma grande pegadinha…
Anúncios de engajamento não geram leads ou vendas diretamente ! Na verdade, quanto mais você tenta vender, menos eficazes esses anúncios se tornam, porque ninguém quer compartilhar algo com seus amigos que acaba levando a uma venda difícil.
Isso nos leva ao segundo tipo de anúncio…
Tipo de anúncio nº 2. Anúncios de resposta direta
A publicidade de resposta direta tem tudo a ver com gerar leads e vendas (ou seja, obter uma resposta). Você sabe que está vendo um anúncio de resposta direta quando vê uma oferta e uma frase de chamariz como “inscreva-se” ou “ligue agora” ou “obtenha oferta”. A oferta e a chamada à ação são dois componentes críticos para uma publicidade de resposta direta bem-sucedida.
Claro, também há um problema com esse tipo de anúncio, principalmente no Facebook…
A maioria das pessoas não clica em “Curtir” ou compartilha anúncios do tipo resposta puramente direta! Além disso, há um risco maior de que seu público-alvo forneça feedback negativo sobre seus anúncios clicando em “Ocultar”, o que prejudica sua pontuação de relevância e leva a custos mais altos com anúncios.
Então, como você faz os dois? Como você cria um anúncio que incentiva o compartilhamento e também as conversões?
Não, a resposta não é contratar a agência de publicidade da Geico. 🙂
Uma maneira de fazer isso é parar de pensar em apenas um anúncio… Em vez disso, use mais de um anúncio para criar uma sequência de anúncios.
Apresentando a sequência de anúncios do Facebook em 4 etapas
Mais uma vez, o objetivo aqui é encontrar uma maneira de aproveitar o poder do compartilhamento no Facebook e, ao mesmo tempo, gerar leads e vendas.
Veja como podemos fazer isso usando uma sequência de anúncios do Facebook em 4 etapas.
Etapa 1. Anúncio de engajamento
Tudo começa com um anúncio de engajamento que promove informações relevantes ou um vídeo informativo, divertido e/ou inspirador.
O objetivo nesta primeira etapa é colocar seu anúncio na frente do maior número possível de clientes em potencial pelo menor valor possível. Para atingir esse objetivo, você precisa de um anúncio muito atraente que incentive curtidas, compartilhamentos e cliques do Facebook em seu site para ler ou assistir.
Isso nos leva ao passo 2…
Etapa 2. Página da Web compartilhável
Quando as pessoas clicam em seu site, sua página da Web deve incentivar mais compartilhamentos. Novamente, o objetivo aqui não é vender (ainda). Estamos tentando fazer com que o maior número possível de pessoas leia seu artigo ou assista ao seu vídeo.
Devo esclarecer neste ponto que estou assumindo que seus anúncios estão segmentando seu público ideal e não apenas todos os usuários do Facebook… Existem muitas opções de segmentação no Facebook que você pode usar para restringir seu público e garantir que está recebendo seus anúncios diante das melhores perspectivas possíveis.
Se você está de fato segmentando o público certo, então todos que clicarem no seu site agora atenderão aos seguintes critérios:
- Eles correspondem a todas as características que você selecionou que os tornam um cliente potencial ideal
- Eles clicam em anúncios do Facebook e provavelmente clicarão em mais anúncios no futuro
- Eles visitaram seu site e agora podem ser redirecionados com anúncios adicionais ( clique aqui se você ainda não estiver familiarizado com anúncios de redirecionamento )
- Eles sabem, gostam e possivelmente até confiam em você se você forneceu ótimas informações
Esse último critério é crítico por razões óbvias e nos leva ao passo 3…
Etapa 3. Anúncio de retargeting de resposta direta
O passo 3 é onde a borracha encontra a estrada. A razão pela qual essa sequência de anúncios do Facebook pode funcionar tão bem é porque você está focando sua cópia de anúncio de resposta direta exatamente em quem tem maior probabilidade de responder positivamente aos anúncios.
Os anúncios de redirecionamento de resposta direta segmentarão apenas as pessoas que já clicaram no anúncio de engajamento na etapa 1. Isso reduz significativamente o risco de seus anúncios receberem feedback negativo e permite que você escreva uma cópia de vendas melhor relacionada ao artigo ou vídeo que foi anteriormente anunciado.
Depois que seu cliente em potencial clica nesse anúncio de resposta direta, ele chega à etapa 4…
Etapa 4. Página da Web de conversão
A 4ª e última etapa é a página de conversão 100% focada em gerar o lead ou venda. A beleza de usar essa sequência de 4 etapas é que você não precisa se comprometer.
Quando você tenta fazer tudo com apenas um anúncio, está sempre equilibrando a “capacidade de curtir” e a “capacidade de compartilhar” do anúncio/página de destino versus a “capacidade de conversão” do anúncio/página de destino. Com esta sequência de 4 etapas, você pode focar cada etapa exatamente no que está tentando alcançar naquele determinado momento do ciclo de vendas.