As 10 principais vantagens do marketing do Facebook para o seu negócio
Você já ouviu falar que a publicidade nas redes sociais não gera resultados?
Ou que anunciar no Facebook não vale mais a pena com a evolução de outras plataformas sociais?
Se assim for, pense novamente.
A seguir estão apenas 10 razões pelas quais você deve incluir o Facebook em seu mix de marketing – destacando suas principais diferenças em relação a outras plataformas de mídia social e vantagens em relação a outros canais digitais.
1. Alcance um público amplo
Inegavelmente, o Facebook oferece aos anunciantes uma das maiores bases de usuários.
Em julho de 2020, de acordo com Statista, o Facebook tinha mais de 2,6 bilhões de usuários em todo o mundo.
Isso é mais do que qualquer outra plataforma de mídia social e talvez perdendo apenas para os usuários de pesquisa do Google.
A audiência no Facebook não é apenas grande, ela abrange muitos dados demográficos.
Não importa a quem sua empresa atende, você deve ser capaz de encontrar o perfil de público desejado no Facebook.
Enquanto se inclina para usuários mais jovens, com 62% dos usuários entre 18 e 34 anos, o Facebook atrai usuários de todas as gerações, com 38% caindo de 35 para 65+.
São os grupos demográficos mais antigos os segmentos de usuários do Facebook que mais crescem.
Desde 2015, o número de Baby Boomers (nascidos em 1946-1964) no Facebook cresceu constantemente em dois dígitos e as partes da Geração Silenciosa (nascidas em ou antes de 1945) no Facebook quase dobraram, de acordo com o Pew Research Center.
2. Alinhamento com negócios B2C e B2B
Você já ouviu falar que a publicidade no Facebook é apenas para empresas B2C?
Prepare-se para se surpreender com a forma como as empresas B2B também podem executar campanhas de sucesso no Facebook.
Os tomadores de decisão de negócios gastam 74% mais tempo no Facebook do que outras pessoas.
O espaço B2B é competitivo, o que significa que os profissionais de marketing B2B devem ser agressivos ao aproveitar o Facebook.
Mas com a segmentação correta, o formato do anúncio, as mensagens e a experiência do usuário fora do Facebook em seu site, há definitivamente uma oportunidade de sucesso.
O remarketing do Facebook é o mínimo que os profissionais de marketing B2B devem considerar.
Muitas vezes esquecemos que quem é um target B2B não deixa de sê-lo depois de sair do escritório ou estar online em momentos de lanche entre compromissos de trabalho.
Eles são a mesma pessoa. O remarketing para eles no Facebook é uma maneira confiável de permanecer em sua consideração.
Para segmentar novos usuários, o Facebook oferece esses segmentos de segmentação que se alinham bem às necessidades B2B:
- Nome do Empregador.
- Cargo.
- Indústria de emprego.
- Indústria de interesse.
- Tamanho da empresa empregadora.
- Viajantes de negócios.
Outra tática B2B que vale a pena seguir é criar públicos semelhantes com base em uma lista de e-mail existente, visitantes do site ou base de clientes.
Embora não seja exclusivo do Facebook e de outras plataformas agora também ofereçam isso, os anunciantes observaram um bom desempenho no Facebook.
A estratégia de publicidade do Facebook da Hawke Media começou com essa etapa e trouxe um retorno de 4x sobre o gasto com anúncios.
3. Segmentação de funil completo com múltiplas formas de engajamento
De todas as plataformas digitais, o Facebook é talvez a única que atende com sucesso aos usuários em qualquer estágio de sua jornada de engajamento.
Os formatos de anúncio, as opções de segmentação e os recursos de medição do Facebook se alinham bem a qualquer estratégia de marketing .
É útil se um usuário está nos proverbiais estágios superiores do funil, navegando casualmente e apenas iniciando sua pesquisa, ou em uma mentalidade de transação.
Para o estágio de conscientização, as histórias patrocinadas do Facebook , anúncios em vídeo e anúncios em carrossel são ótimas maneiras de despertar o interesse de alguém sem ser muito direto.
Se os usuários realmente não estiverem no estado de espírito para sequer considerar sua mensagem, eles não se envolverão e passarão por ela.
Mas se forem, esta é sua chance de surpreendê-los e encantá-los com algo altamente visual, memorável e que mostre seu serviço ou produto usado de forma a agregar valor.
O objetivo não é mostrar benefícios extensivos.
O objetivo é mostrar algo que vai empolgar o usuário e motivá-lo a pesquisar mais quando for o momento mais adequado para ele.
Se o seu objetivo é atrair usuários no meio do funil (ou seja, na fase de consideração), o Facebook tem seis soluções diferentes para isso.
Para observar, eles permitem não apenas envolver os usuários no Facebook, mas também direcionar ações fora do Facebook que envolvem a interação dos usuários com o conteúdo do seu site.
Se levar os usuários a considerar ativamente sua empresa é seu principal objetivo, o Facebook pode ser uma fonte absolutamente confiável de tráfego altamente qualificado (ou, se sua empresa depende do uso de aplicativos, para impulsionar as instalações de aplicativos).
Os profissionais de marketing orientados a transações se beneficiarão das opções de campanha de conversão.
Certifique-se de usar os botões personalizados que o Facebook oferece para aprimorar seus anúncios.
Dependendo do seu setor e objetivos, o Facebook tem uma variedade de botões personalizados para incorporar em anúncios com uma frase de chamariz específica para ajudar a adaptar seu anúncio ao seu objetivo específico (por exemplo, reservar um quarto de hotel, fazer uma compra).
4. Transparência do público
Embora algumas redes programáticas ofereçam recursos de segmentação de público semelhantes, o alcance do público do Facebook é altamente transparente.
Em virtude da segmentação de público-alvo autoselecionada, sua empresa tem um alto nível de controle e transparência sobre os públicos-alvo.
- Fãs : Seus seguidores no Facebook.
- Amigos de fãs : usuários que são amigos de seus seguidores.
- Comportamentos ou interesses : usuários que atendem aos critérios que você selecionou com base em critérios autorrelatados.
- Remarketing : usuários que visitaram seu site anteriormente.
Enquanto outras plataformas otimizam automaticamente seus posicionamentos, segmentar sua campanha no Facebook com base nesses clusters de público conhecidos posiciona você para obter insights.
Em ambos os casos, uma campanha pode ter um bom desempenho.
No entanto, no Facebook, você poderá ver qual(is) segmento(s) teve melhor desempenho, levando-o a fazer hipóteses com a oportunidade de continuar testando e refinando estratégias.
5. Segmentação psicográfica
Os recursos de segmentação do Facebook vão muito além da demografia.
Cada vez mais, a demografia por si só é um mau indicador do estilo de vida ou das necessidades de compra de alguém.
Por exemplo, nem todos os millennials têm dívidas altas com a faculdade ou levam um estilo de vida associado a uma baixa renda disponível.
Os recursos de segmentação do Facebook permitem a segmentação por uma ampla variedade de características de estilo de vida, como interesses, eventos da vida, comportamentos ou hobbies.
Isso permite não apenas segmentar com melhor precisão, mas também alinhar a estratégia digital com as táticas offline, garantindo que os mesmos critérios comportamentais sejam usados em todo o mix de canais de marketing.
6. Segmentação de concorrentes
Poucas soluções permitirão que você alcance o público de seus concorrentes.
No Facebook, você não pode segmentar fãs de outras marcas.
No entanto, você ainda pode segmentar usuários que indicaram as marcas desejadas como interesse.
Isso é baseado em dados auto-relatados e pode não ser atual, pois depende da última vez que um usuário atualizou suas configurações.
Ainda assim, especialmente se usado em escala, pode ser uma estratégia eficaz para buscar usuários bem qualificados.
Ao criar um público personalizado de usuários com interesse em mais de 20 marcas conhecidas, é possível acessar rapidamente milhares de usuários sem pagar taxas por esses perfis de público que podem ser necessários em outros canais.
7. Variedade de formatos de anúncio
Com 10 formatos de anúncios no Facebook , o Facebook lidera as plataformas de mídia social na variedade de opções de anúncios que disponibiliza.
Para cada estágio do funil de marketing de destino, há algumas opções disponíveis, com anúncios gráficos e em vídeo mais comumente usados.
Vale a pena notar que quase todos os formatos de anúncio acomodam alguns elementos visuais e de texto, oferecendo a você uma oportunidade substancial para descrever e mostrar sua empresa.
As postagens patrocinadas são um formato de anúncio digno de nota, especialmente se sua empresa permite que outras pessoas publiquem em seu feed.
Impulsionar uma postagem gerada pelo usuário em seu feed certamente aumentará o envolvimento com outros usuários.
O conteúdo forte gerado pelo usuário geralmente supera os anúncios desenvolvidos com propósito, pois os últimos são mais facilmente identificados como mensagens criadas com propósito.
Por outro lado, o conteúdo gerado pelo usuário é orgânico e é menos provável que as pessoas fiquem na defensiva ao vê-lo.
8. Direcione o tráfego diretamente para seu site
Conforme sugerido anteriormente, muitas das opções de anúncios do Facebook permitem direcionar o tráfego de referência para o site da sua empresa.
É verdade que a maioria dos usuários abre o Facebook com a intenção de ficar lá para navegar em seu conteúdo.
No entanto, se o seu anúncio for atraente e a segmentação altamente relevante, o anúncio será atraente o suficiente para que o usuário saia do Facebook e chegue ao seu site.
9. Desempenho mensurável
Embora possa ser óbvio, vale a pena enfatizar que o Facebook permite relatórios sobre um amplo conjunto de métricas. Dependendo do formato do anúncio, muitas métricas estão disponíveis.
Isso inclui ações que os usuários podem realizar antes de sair do Facebook (por exemplo, alcance, engajamento de anúncios) para eventos fora do Facebook (por exemplo, conversões, receita).
O único requisito é instalar o pixel do Facebook em seu site.
Embora seja possível usar o rastreamento analítico de terceiros relatando métricas básicas de conversão, o Facebook depende de seu pixel para otimizar automaticamente as campanhas.
Sem ele, o Facebook não consegue se concentrar nos perfis de usuário que estão convertendo melhor e continuará veiculando anúncios para o mesmo espectro de usuários durante toda a campanha.
10. Mantenha seu público existente engajado
Um benefício importante da publicidade no Facebook é que ela nutre e ajuda a aumentar seus seguidores e fãs no Facebook.
Embora seja fundamental direcionar o tráfego do site de referência, o envolvimento do site e as conversões, também é importante envolver-se regularmente e manter seu público do Facebook.
Pense no seu perfil do Facebook como o segundo site da sua empresa – outra extensão digital da sua empresa.
Como acontece com seu site e qualquer presença off-line, com o tempo, alguns usuários naturalmente ficarão menos interessados em interagir com você.
Eles precisam ser lembrados e receber novos motivos para mantê-lo em consideração.
E os usuários que saem para sempre precisam ser substituídos por novos.
A publicidade no Facebook, independentemente do objetivo principal, sempre tem o benefício secundário vital de aumentar sua base de seguidores e dar aos fãs existentes algo novo a considerar.
Se o orçamento permitir, pode-se executar periodicamente campanhas direcionadas exclusivamente para os seguidores existentes.
Apenas ser um seguidor não garante que alguém verá todas as atualizações.
Uma campanha patrocinada direcionada a seguidores também não garante o alcance de todos os seguidores.
No entanto, permitirá uma aproximação muito maior, incentivando os usuários a começarem a verificar voluntariamente seu perfil com mais frequência.
Estes são os 10 principais benefícios diferenciadores do Facebook em relação a outras plataformas de mídia social, bem como outros canais digitais.
Como eles, a plataforma de anúncios do Facebook oferece ferramentas de gerenciamento de orçamento fáceis de usar, monitoramento de resultados quase em tempo real, é acessível a qualquer empresa independentemente do tamanho e pode gerar resultados mensuráveis, incluindo receita.
Por fim, há também um benefício indireto de ajudar sua presença de pesquisa orgânica mantendo sua presença no Facebook.
A publicidade no Facebook pode ajudá-lo a aumentar seus sinais sociais (ou seja, compartilhamentos, curtidas e comentários) que podem influenciar indiretamente suas classificações de SEO.
Uma oportunidade perfeita para anunciar
Antes do impacto do COVID-19, os usuários já passavam uma média de 58,5 minutos por dia no Facebook.
Durante a pandemia, o uso do Facebook e das redes sociais disparou ainda mais .
Agora é o momento perfeito para aproveitar este canal e impulsionar sua recuperação.