As 6 principais dicas de otimização de anúncios do Facebook para o sucesso
Cerca de 1,62 milhão de pessoas usam o Facebook todos os dias. Isso lhe dá acesso a milhões de clientes em potencial para o seu negócio, tornando os anúncios do Facebook uma das melhores maneiras de expandir seus negócios.
No entanto, os anúncios do Facebook só são eficazes se você os configurar e otimizar adequadamente.
Se você não fizer isso, seu orçamento será desperdiçado porque você está competindo com empresas com orçamentos enormes e equipes inteiras ou agências dedicadas a executar, rastrear e ajustar campanhas.
Por que seus anúncios no Facebook não estão funcionando?
Entender por que seus anúncios existentes no Facebook não estão funcionando é o primeiro passo para a otimização.
Muitas pessoas acreditam que a publicidade no Facebook funcionará da mesma forma que qualquer outra publicidade; você tem um produto ou serviço, publica um anúncio e faz vendas. Mas não é assim que o Facebook funciona.
O Facebook é predominantemente uma plataforma social, então seus clientes em potencial estão lá para conversar com amigos, eles não estão procurando produtos e serviços ativamente da mesma forma que as pessoas que pesquisam no Google.
Portanto, os seguintes problemas podem ocorrer com seus anúncios, o que pode significar que eles não são tão bem-sucedidos quanto deveriam:
- Você não sabe quem é seu público-alvo ou como alcançá-lo
- O Facebook precisa aprender mais sobre seus clientes ideais
- Seus anúncios não são interessantes ou criativos o suficiente para se destacar
As 6 principais maneiras de otimizar seus anúncios no Facebook
Se você já está veiculando anúncios no Facebook e eles não estão funcionando ou está pensando em veicular anúncios, mas não sabe por onde começar, aqui estão as principais dicas da Logica Digital para otimizar seus anúncios no Facebook.
1. Descreva os objetivos da sua campanha
A primeira coisa que você precisa fazer ao configurar um anúncio no Facebook é escolher o objetivo da sua campanha.
Isso é fundamental para garantir que seu anúncio seja o mais bem-sucedido possível.
Se você não sabe o que está tentando alcançar por meio de seus anúncios, não obterá o máximo de seu orçamento e achará a exibição de anúncios frustrante.
O Facebook permite que você gere vendas, leads ou tráfego, mas não são a mesma coisa. O Facebook organiza seus objetivos de campanha em três tipos principais:
- Consciência – os clientes nesta fase estão apenas aprendendo sobre o seu negócio e você quer que eles comecem a construir um relacionamento e reconheçam sua marca.
- Consideração – nesta fase, você começará a adquirir leads para o seu negócio na forma de direcionar o tráfego da web ou coletar as informações de contato do seu cliente.
- Conversão – é quando você deseja que seus clientes em potencial realizem uma ação, como comprar um produto. Esse costuma ser o principal objetivo das pequenas empresas.
2. Transforme suas postagens mais envolventes em anúncios
Ao postar no Facebook, você descobrirá que algumas postagens recebem mais curtidas, compartilhamentos e comentários do que outras.
Então, se você tem uma postagem orgânica que teve bastante engajamento , você sabe que ela ressoou com seu público-alvo, então provavelmente também funcionará bem como um anúncio.
Tudo o que você precisa fazer é aumentar o conteúdo existente para colocá-lo na frente de ainda mais pessoas.
3. Pesquise sua concorrência
Observar o que seus concorrentes estão fazendo nas mídias sociais pode ajudar a dar uma boa ideia do tipo de conteúdo que irá ressoar com seu público-alvo. A Logica Digital não recomenda copiar completamente seus concorrentes, mas pode ajudar a ver o que eles estão fazendo e o que está funcionando ou não.
Nos últimos anos, o Facebook fez um esforço para se tornar mais transparente sobre como os dados são usados na plataforma.
Isso significa que você pode ver por que foi segmentado por um determinado anúncio e descobrir como seus concorrentes estão segmentando seus anúncios.
Você também pode acessar a Biblioteca de anúncios do Facebook e pesquisar anúncios com base em palavras-chave específicas ou pelo nome do anunciante. Assim, você pode colocar seus concorrentes aqui e ver quais anúncios eles estão exibindo – os anúncios mais antigos geralmente são um sinal de que são os mais eficazes.
4. Faça sua segmentação correta
Você pode ter o melhor anúncio criativo e copiar, mas se ele estiver sendo exibido para as pessoas erradas, não fornecerá o retorno correto do investimento para sua empresa.
O Facebook tem várias maneiras diferentes de alcançar seu público-alvo, por isso é importante entender as opções disponíveis, bem como seu próprio público, para garantir que você alcance as pessoas certas nos lugares certos.
Aqui estão apenas algumas das opções de segmentação que você pode escolher:
Segmentação demográfica
- Localização – você pode segmentar clientes por país, região ou cidade. Você também pode optar por incluir ou excluir locais para restringir o público, bem como pessoas que moram atualmente em um local, pessoas atualmente no local ou pessoas que estão viajando para esse local. Isso é ótimo se você tiver uma loja física porque deseja segmentar pessoas em uma área específica para direcionar o tráfego para sua loja.
- Idade – escolha a faixa etária para a qual exibir seus anúncios, sejam eles maiores de 18 anos ou maiores de 65 anos.
- Gênero – escolha se deseja segmentar homens ou mulheres, ou ambos!
- Idioma – segmente os clientes com base no idioma que eles falam.
Você também pode filtrar seu público com base em características como educação, finanças, eventos de vida, relacionamentos e trabalho, bem como segmentação com base em interesses que permite que você veja os interesses de seu público, atividades recentes, as páginas que eles gostaram e as pessoas de quem são amigos.
O Facebook oferece muitas oportunidades para restringir seu público-alvo para obter os melhores resultados de suas campanhas.
Depois de encontrar um público que funcione, você pode usá-lo em uma variedade de anúncios.
5. Teste A/B TUDO!
O teste A/B significa pegar seu anúncio, fazer uma cópia e alterar apenas um detalhe.
Isso permite que você experimente seus anúncios para saber mais sobre o que ressoa com seu público-alvo.
É importante alterar apenas um elemento do seu anúncio de cada vez, caso contrário você nunca entenderá o que funciona e o que não funciona.
Altere elementos em seu anúncio, como:
- Imagens
- Cabeçalho
- Posicionamento
- Vídeos
- botão CTA
- cópia de
Você pode executar vários testes A/B ao mesmo tempo para entender qual anúncio funcionará melhor para sua empresa.
6. Redirecione os visitantes
O Facebook permite que você redirecione as pessoas que já clicaram em seus anúncios antes ou que visitaram seu site no passado.
Essas pessoas já conhecem sua marca e estão começando a construir um relacionamento com você, portanto, é mais provável que convertam a partir de um anúncio.
Essa é uma ótima maneira de manter seu público-alvo envolvido até que ele esteja pronto para comprar de você.