Campanha inteligente do Shopping vs. Campanha padrão: Google Ads na era da IA
Se você ainda não percebeu, a automação e a inteligência artificial estão agitando o mundo da publicidade. No ano passado, houve muitas mudanças significativas no Google Ads, com a campanha inteligente do Shopping tornando-se rapidamente o método preferido de muitas pessoas em publicidade paga por clique .
Neste artigo, compararemos campanha de compras inteligente versus campanha padrão, fornecendo o conhecimento vital necessário para entender qual é a certa para você – e por quê.
O que é uma campanha padrão do Shopping?
O Google Shopping é um serviço do Google que permite aos consumidores pesquisar, comparar e comprar produtos físicos de uma vasta gama de varejistas diferentes que pagaram ao Google para anunciar seus produtos online.
Imagine que você está querendo comprar alguns sapatos vermelhos. A maneira mais fácil de fazer isso em 2022 é abrir o Google e digitar a palavra-chave “sapatos vermelhos” na caixa de pesquisa.
Em uma fração de segundo, o Google gerará as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), preenchidas com listagens de sapatos vermelhos, fornecendo informações pertinentes, como imagens, descrições, preços e nomes de marcas.
O que é uma campanha inteligente do Shopping?
Uma campanha inteligente do Shopping também trará os mesmos resultados para esse termo de pesquisa mencionados acima, mas combina seu feed de produtos e recursos existentes com o aprendizado de máquina do Google para exibir uma variedade de anúncios nas redes do Google. Com insights de dados e IA em jogo, esses anúncios inteligentes ajudam você a maximizar o valor de cada anúncio.
O recurso de campanha inteligente do Shopping pode veicular anúncios gráficos e anúncios de compras de produtos para a Rede de Pesquisa do Google, Rede de Display , YouTube e Gmail (dependendo da relevância do anúncio para o público-alvo).
Embora isso seja um benefício para as taxas de conversão , você deve observar que as campanhas inteligentes do Shopping não substituirão totalmente as campanhas padrão. Você ainda pode usar os dois.
Então, com isso em mente, vamos ver como as campanhas de compras inteligentes diferem das campanhas de compras padrão no Google Ads .
Campanha inteligente do Shopping vs. Padrão: as grandes diferenças
Desde o início, a diferença mais aparente entre as campanhas Smart Shopping e Standard Shopping é a automação. As campanhas inteligentes do Google Shopping usam campanhas de compras existentes e usam IA e aprendizado de máquina para melhorá-las.
Dê uma olhada na tabela abaixo para comparar os recursos da campanha de compras inteligente versus padrão:
Uma campanha inteligente do Google Shopping usa automação para lances, posicionamento de anúncios e segmentação. Como resultado, a campanha inteligente do Shopping requer quase nenhuma manutenção.
Ao optar por usar uma campanha inteligente do Shopping, você pode usar lances automáticos , que transferem o controle para o Google. A plataforma otimizará seus lances para garantir que seu orçamento vá além.
Além disso, a campanha inteligente do Shopping testa automaticamente diferentes combinações de imagem e texto e determina as combinações de melhor desempenho para seu público. Esse recurso garante que seus anúncios melhorem continuamente, para que cada usuário veja a versão mais relevante e personalizada de seu anúncio.
Uma desvantagem da campanha inteligente é que você só pode usar uma página de destino por campanha. Em campanhas padrão, você pode ter várias páginas de destino para correlacionar com vários anúncios. No entanto, em campanhas inteligentes, você só tem as opções da página Catálogo como página de destino.
Duas razões pelas quais as campanhas inteligentes do Shopping podem ser inteligentes
Nem sempre é verdade, mas desde o início das campanhas inteligentes, as primeiras evidências sugerem que elas geram um melhor retorno sobre o investimento (ROI) do que as campanhas publicitárias padrão. Aqui estão duas razões:
Saturação por impressão
A pesquisa mostra que os anunciantes precisam obter em média cerca de 29 impressões antes de uma compra. Isso significa que seus anúncios devem ser exibidos para o mesmo usuário 29 vezes antes que ele decida realizar uma ação e comprar seu produto ou serviço.
Quando você considera a competição online, isso parece um tiro no escuro. Você pode estar esperando muito tempo para fazer uma venda!
As campanhas inteligentes do Shopping resolvem esse problema aumentando a aposta, garantindo que os usuários vejam seus anúncios em várias redes em um período mais curto. Essa estratégia encurta a jornada do cliente, persuadindo-o a fazer uma compra muito mais cedo.
O Google mostra anúncios quando um usuário está pronto para vê-los
Graças aos insights de dados , o Google pode identificar as pessoas mais interessadas no que você tem a oferecer. Melhor ainda, pode identificar os consumidores que estão prontos para comprar agora. Você pode configurar campanhas inteligentes para aproveitar isso, pois o Google exibirá seus anúncios para usuários que estão prontos para comprar, o que garante que você obtenha mais retorno pelo seu investimento.
Campanha inteligente do Shopping vs. Estratégias de lance padrão
Uma das considerações críticas ao decidir entre campanhas inteligentes e padrão se resume às suas estratégias de lances.
Enquanto algumas outras estratégias de lances automáticos se concentram em aumentar as conversões, as campanhas inteligentes do Shopping se concentram em maximizar o valor da conversão , e não na receita. Dessa forma, essa estratégia de lances visa obter o maior retorno possível com o orçamento determinado.
Outra opção de lance é usar o ROAS desejado (Return on Advertising Spend), que também se concentra no valor da conversão, mas oferece mais controle sobre seus gastos e meta de ROI.
Preocupações comuns sobre Campanhas do Shopping
Embora a automação seja o futuro, ela ainda não é perfeita. Aproveitar ao máximo essas campanhas inteligentes leva tempo, esforço e paciência. Aqui estão algumas dúvidas comuns que os anunciantes têm sobre o uso das campanhas inteligentes do Google Shopping.
As campanhas inteligentes do Shopping têm prioridade sobre as campanhas de compras padrão?
Se você estiver exibindo dois anúncios separados para o mesmo produto (ou grupos de produtos), os anúncios da campanha inteligente do Shopping terão prioridade sobre qualquer anúncio padrão do Shopping ou campanhas de remarketing de display. Isso significa que os anúncios inteligentes serão exibidos aos usuários em vez dos outros anúncios.
Portanto, você deve pausar os anúncios nas outras campanhas, pois eles apenas drenarão seu orçamento e interferirão no aprendizado de máquina nas campanhas inteligentes.
Qual é uma boa porcentagem de aumento ou diminuição do orçamento que não arruinará a campanha?
Se você estiver usando uma campanha inteligente do Shopping, limite-se a aumentos de 10 a 15%, o que garantirá que seu orçamento não estoure.
Da mesma forma, você pode usar os mesmos valores em uma campanha padrão. Se não der certo, reduza seu orçamento na mesma porcentagem. Mais importante, você precisa analisar seus termos de pesquisa para ver quais consultas do usuário acionam seu anúncio. Você pode identificar palavras-chave que estão atraindo cliques irrelevantes. Depois de adicionar esses termos à lista de palavras-chave negativas, tente aumentar o orçamento novamente.
Campanha inteligente do Shopping vs. Campanhas padrão: qual usar?
O Google Ads é relativamente fácil de aprender a usar, mas é incrivelmente difícil de dominar. Os recém-chegados precisam começar com campanhas padrão, pois não terão dados para campanhas inteligentes.
Você pode criar uma lista de palavras-chave negativas para filtrar o tráfego irrelevante, certificando-se de que seus anúncios de campanha de compras padrão sejam exibidos apenas para clientes em potencial qualificados e com probabilidade de se interessar por seus produtos e serviços.
As campanhas inteligentes do Shopping aproveitam as estratégias de remarketing e, portanto, são melhores quando você anuncia há tempo suficiente para ter alguns clientes em potencial. Você pode usar dados de assinantes de e-mail ou dados de visitantes anteriores do site para alimentar a IA do Google. Com essas informações, é possível aproveitar o poder das campanhas inteligentes para exibir seus anúncios para as pessoas certas no momento certo.
Embrulhar
Em última análise, as campanhas inteligentes são melhores para pequenas empresas que têm pouco tempo para gerenciar uma conta do Google Ads e não têm experiência em publicidade PPC. Você pode passar as rédeas para o Google e permitir que o aprendizado de máquina otimize seus anúncios e orçamento para obter o melhor retorno possível.
No entanto, se você tiver mais tempo e experiência e se sentir confiante com lances manuais, fique com as campanhas de compras padrão para exercer controle total sobre seu orçamento.