Como abrir uma agência de marketing digital em 5 etapas

O relatório State of the Agency da WordStream em 2020 revelou algumas estatísticas surpreendentes sobre a expansão das agências de marketing digital em todo o mundo. A chave para levar? Que é um serviço essencial e em constante expansão para empresas que buscam crescer. 

Curso de Agência de Marketing Digital

Inspirados pelas oportunidades, muitos se tornaram agentes de marketing digital ou querem montar sua própria agência digital. De contratados independentes a agências completas, os números indicam que há muito dinheiro a ser ganho no espaço de marketing online.

Quer experimentar esse sucesso por si mesmo? Aqui estão nossas dicas para iniciar sua própria agência digital em 2020.

Como faço para iniciar uma agência de marketing digital sem experiência?

Uma das perguntas mais comuns que os aspirantes a profissional de marketing fazem é como lançar uma agência digital quando você tem pouca ou nenhuma experiência em que se basear. Embora as habilidades certamente possam ser aprendidas e aprimoradas com o tempo, você precisará de algum conhecimento para começar a vender serviços para clientes em uma agência digital.

O setor de marketing ganhou a reputação de abrigar muitos profissionais de marketing de “óleo de cobra” que prometem demais em seus serviços, mas não entregam quando se trata de resultados. Para realmente ter sucesso neste espaço, você precisará ser capaz de ajudar seus clientes a obter um retorno tangível de seus investimentos.

A chave para iniciar uma agência digital sem experiência é ganhar experiência. Existem algumas maneiras de fazer isso:

  • Comece seu próprio site e aumente com sucesso seu tráfego e seguidores nas mídias sociais
  • Ofereça trabalho gratuito para empresas, entregue resultados incríveis e comece a acumular depoimentos
  • Conseguir um emprego em uma empresa existente para ganhar experiência
  • Consiga um show interno fazendo marketing para uma empresa
  • Contrate um coach, consultor ou mentor para ajudá-lo a aprender estratégias
  • Faça um curso para aprender o básico e estratégias mais avançadas

Resumindo: você precisará ter certeza de que aprendeu a fazer o trabalho antes de começar a vender seus serviços. A boa notícia é que você pode adquirir essas habilidades rapidamente e começar a buscar clientes em potencial. 

O que é uma agência de marketing digital, realmente?

Esse tipo de empresa ajuda outras empresas e organizações a colocar seus produtos e serviços na frente de clientes em potencial. As agências digitais podem oferecer uma ampla gama de serviços com o objetivo de ajudar suas contas a gerar mais receita online.

Como as agências diferem dos profissionais de marketing independentes está no fato de que as agências geralmente empregam dois ou mais membros da equipe. As agências podem variar em tamanho de dois profissionais de marketing a centenas de especialistas, profissionais de marketing de conteúdo, representantes de vendas, redatores e muito mais.

Muitas pessoas decidem abrir uma agência full-on para ter mais recursos e pessoas disponíveis para fornecer os melhores serviços possíveis aos seus clientes. Isso pode ser um modelo lucrativo em comparação com um show de uma pessoa.

Quão lucrativo é o marketing digital?

De acordo com o ZipRecruiter , o salário médio anual de um gerente de marketing digital freelance/independente em 2020 nos EUA é de $ 68.970 por ano. A maioria dos salários varia de $ 47.000 a $ 84.000 por ano, mas pode chegar a $ 127.000 por ano.

A lucratividade de uma agência varia muito dependendo dos serviços oferecidos, dos setores atendidos e do nível de experiência da equipe de marketing. Os novos profissionais de marketing devem esperar estar na extremidade inferior do espectro, enquanto os profissionais de marketing mais estabelecidos e altamente qualificados podem esperar trazer muito dinheiro.

Tipos de serviços oferecidos por agências digitais

Enquanto muitas agências digitais são generalistas na medida em que oferecem uma ampla gama de serviços, outras optam por se especializar em um determinado tipo de serviço. Com isso em mente, você precisa decidir quais serviços gostaria de oferecer e, em seguida, reservar um tempo para dominar essas habilidades para desenvolver uma agência de sucesso.

Aqui estão apenas alguns dos muitos serviços que uma agência pode oferecer:

  • Marketing de mídia social: usando plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter e outros para aumentar o engajamento do seguidor, direcionar o tráfego do site e gerar leads para empresas
  • Marketing de conteúdo: A criação e marketing de conteúdo como eBooks, postagens de blog e downloads para aumentar a lista de e-mails de uma empresa, atrair backlinks, gerar leads e muito mais
  • Marketing por e-mail: aumentar a lista de e-mails de uma marca, enviar campanhas de e-mail direcionadas e gerar leads ou vendas a partir da lista de assinantes da marca
  • Design e desenvolvimento de sites: projetar, otimizar e gerenciar o site de uma empresa para causar uma primeira impressão positiva, direcionar tráfego e gerar leads
  • Redação: Escrever anúncio direcionado, e-mail ou cópia do site para transformar o tráfego em clientes pagantes
  • Redação de conteúdo: escrever conteúdo atraente para mídias sociais, blogs e postagens de convidados para direcionar o tráfego e converter leitores em clientes
  • Search engine optimization (SEO): otimizar o site de uma empresa para classificar palavras-chave específicas que os usuários estão procurando no Google para direcionar o tráfego orgânico
  • Search engine marketing (SEM): otimizar a presença on-line de uma empresa para obter uma classificação mais alta nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa orgânicos ou pagos para gerar tráfego orgânico
  • Publicidade paga por clique (PPC): lançamento e otimização de anúncios pagos para direcionar o tráfego para o site ou páginas de destino de uma empresa
  • Publicidade no Facebook. Criação de Facebook Ads para gerar cliques e atrair clientes
  • Publicidade gráfica: gerenciamento dos anúncios gráficos de uma marca em todas as plataformas para gerar cliques e vendas
  • Coaching ou consultoria: Oferecer conselhos às marcas sobre como melhorar sua presença online, administrar seus negócios com mais facilidade, contratar a equipe certa etc. 
  • Geração de leads: Implementação de uma variedade de estratégias para gerar leads de alta qualidade para empresas
  • Marketing no LinkedIn: uso do LinkedIn para criar conexões, aumentar o engajamento e gerar leads para marcas
  • Marketing de entrada: Empregar uma variedade de estratégias de marketing não invasivas para atrair clientes em potencial que já estão procurando por serviços, marcas ou produtos específicos 
  • Geração de avaliações: gerar avaliações positivas para ajudar as empresas a melhorar sua reputação online
  • Relações públicas e gerenciamento de reputação: Landing features ou entrevistas em publicações do setor para aumentar a autoridade online de uma marca e gerar tráfego de referência

7 habilidades para se tornar um profissional de marketing digital de sucesso

Além de ter pelo menos uma compreensão geral dos tipos de serviços que pretende oferecer, existem algumas habilidades práticas e interpessoais que você pode querer ter para ajudá-lo em sua jornada. Nada disso é necessário, mas certamente facilitará muito a administração de uma agência de sucesso.

Aqui estão sete habilidades que você precisa saber para se tornar um grande profissional de marketing digital:

  1. Análise de dados: envolve a capacidade de entender, analisar e organizar dados para tomar decisões informadas sobre a estratégia. Você também deve ser capaz de usar ferramentas analíticas comuns, como o Google Analytics, para gerar relatórios para suas contas.
  2. Solução criativa de problemas: o marketing digital nem sempre é direto. Ter habilidades criativas para resolver problemas ajudará você a pensar em soluções inovadoras para ajudar seus clientes a obter os melhores resultados de suas campanhas de marketing.
  3. Habilidades de comunicação: os profissionais de marketing devem ser capazes de se comunicar efetivamente com seus clientes e até mesmo com seus clientes em potencial. Isso geralmente inclui habilidades de comunicação escrita e verbal. 
  4. Habilidades organizacionais: depois de começar a gerenciar vários projetos, você precisará manter os detalhes e documentos em ordem. As habilidades organizacionais serão úteis quando se trata de manter a tarefa e entregar um trabalho de alta qualidade.
  5. Gerenciamento de tempo: assim como as habilidades organizacionais, você deseja boas habilidades de gerenciamento de tempo para cumprir o prazo e entregar seus projetos em tempo hábil. Isso evitará críticas ruins e clientes insatisfeitos.
  6. Atendimento ao cliente: é provável que você tenha alguns problemas e possíveis conflitos com seus clientes que precisam ser resolvidos. Pratique a paciência ao responder perguntas, oferecer feedback e resolver problemas.
  7. Vendas: como profissional de marketing, você precisará ser capaz de vender a si mesmo (ou contratar alguém para vender seus serviços para você). As habilidades de vendas ajudarão você a comunicar seu valor e fechar negócios. 

Etapas essenciais para iniciar uma agência de marketing digital

Você tem o que é preciso para ter sucesso ao iniciar um negócio de marketing digital? Nós pensamos assim! Para ajudá-lo, detalhamos as cinco etapas essenciais para iniciar sua própria agência do zero.

1. Defina seu público-alvo e oferta

Existem muitos tipos diferentes de agências de marketing digital e muitas maneiras diferentes de configurar uma agência de marketing digital. O que diferencia uma agência da outra é o quão bem elas são capazes de se concentrar em quem é seu público-alvo e reservar um tempo para apresentar a oferta certa para esse público.

Em um mar de agências generalistas, você quer que a sua seja uma das poucas a se destacar. Para fazer isso, você precisará identificar o tipo específico de empresa que deseja atender e quais serviços fornecerão o maior benefício para essa empresa. 

Definindo seu público-alvo

Para definir seu público-alvo – ou o que muitos chamam de “cliente ideal” – você precisa se perguntar algumas questões sobre com quem deseja trabalhar. Dizer que você deseja trabalhar com pequenas empresas, empreendedores ou treinadores é muito amplo e o deixará afogado em um mar de competição em pouco tempo.

Para ser mais específico sobre quem é seu cliente ideal, pergunte-se o seguinte:

  • Com quais tipos de pessoas eu mais gosto de trabalhar?
  • Que tipos de negócios eu poderia ajudar mais?
  • Tenho experiência em trabalhar com esses tipos de empresas?
  • Se não, é prático para mim reservar um tempo para ganhar experiência trabalhando com esses tipos de negócios?
  • Quero servir uma área geográfica específica?
  • Meu público preferencial tem o orçamento necessário para pagar o que desejo cobrar pelos meus serviços?
  • Esse nicho está saturado de concorrência ou vou conseguir me destacar da multidão?

Há muito mais perguntas que você pode fazer a si mesmo em relação a quem deseja trabalhar. Mais importante, você deve trabalhar com pessoas com quem gosta de trabalhar e que têm orçamento para pagar o que você vale. Depois, é só reservar um tempo para definir sua oferta.

Solidificando sua oferta

Sua “oferta” não precisa ser uma oferta única; é apenas uma palavra para qual será sua proposta de venda exclusiva (USP). Sua USP é a principal coisa que sua empresa traz para a mesa que faz você se destacar de outras agências.

Por exemplo, se você sabe que deseja trabalhar com varejistas de moda locais em Seattle, sua USP pode ser “ajudar os varejistas de moda com sede em Seattle a aumentar o tráfego de pedestres com SEO local”. Nesta declaração, você define a quem serve, o que faz e como faz.

Sua oferta deve ser algo que seus clientes em potencial precisam e desejam. Portanto, se você trabalha com escritórios de advocacia, a melhor oferta pode não ser o marketing no Instagram, já que a clientela deles não está procurando por escritórios de advocacia no Instagram. Em vez disso, sua oferta pode ser SEO para direcionar tráfego e gerar leads de clientes. 

Uma declaração simples da USP é essencialmente: “Eu ajudo [tipo de empresa] a atingir [objetivo] por [método”.

aqui estão alguns exemplos:

  • “X Agency ajuda os fotógrafos de casamento de Columbus a conseguir mais clientes com os anúncios do Facebook”
  • “Eu ajudo os coaches de relacionamento a obter mais inscrições em cursos com redação eficaz e funis de vendas”
  • “Usamos estratégias de marketing do LinkedIn baseadas em dados para ajudar os recrutadores a conseguir mais clientes corporativos”

Depois de identificar seu público-alvo e definir sua oferta, você terá uma ideia melhor de onde definir seus sites na hora de gerar leads para sua agência.

2. Estabeleça uma estratégia de geração de leads

O sucesso de sua agência digital depende de você ter um fluxo consistente de leads de novos clientes para que você sempre tenha receita. bastante tempo.

Agora, quem é seu público-alvo desempenhará um papel importante em quais métodos você usa para gerar leads. Diferentes públicos usam diferentes tipos de plataformas para encontrar agências com as quais trabalhar. Eles podem usar o Google, pesquisar no Facebook, navegar no LinkedIn ou usar vários outros métodos.

Abaixo estão algumas das principais estratégias de geração de leads que as agências usam para encontrar clientes. 

SEO

Muitos proprietários de empresas recorrem ao Google para encontrar agências confiáveis. Eles podem pesquisar por “melhores agências de marketing digital em Seattle” ou por varejistas, ou similares – esses são essencialmente os termos que você pode tentar para obter a classificação de sua agência por meio de SEO.

Em seu site, você pode segmentar os principais termos que seu público está usando para encontrar agências como a sua. Use ferramentas comuns de pesquisa de palavras-chave, como Keywords Everywhere ou SEMrush, para encontrar as palavras-chave perfeitas, comparar o nível de concorrência e confirmar se elas são adequadas para o seu site.

Então, você pode atrair novos clientes para sua agência, organicamente, ao longo do tempo.

Facebook

Você pode postar conteúdo informativo e atraente no Facebook para aumentar o conhecimento da marca, interagir com seus seguidores e gerar novos leads para sua empresa. Embora o alcance orgânico no Facebook não seja o que costumava ser, ainda é uma das ferramentas mais poderosas para as agências.

Além da página da sua empresa no Facebook, você pode ingressar em grupos de nicho no Facebook e criar conexões lá. Sem lançar seus serviços, estabeleça relacionamentos com outras pessoas do grupo na esperança de atrair ou pelo menos aumentar sua rede de referência.

Instagram

O Instagram é uma das melhores plataformas de geração de leads para agências de design visual, como designers gráficos ou designers de sites. Aqui, você pode postar gráficos atraentes que mostram seu trabalho e atraem clientes em potencial.

O Instagram tem seu próprio algoritmo exclusivo que depende de hashtags e métricas de engajamento para determinar qual conteúdo será exibido aos usuários. Se você deseja dominar o Instagram como um canal de geração de leads, é melhor revisar as práticas recomendadas do Instagram para saber qual conteúdo provavelmente fará com que sua empresa seja notada por clientes em potencial.

Anúncios pagos

As agências também exibem anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram e outras plataformas PPC. Essa pode ser uma das melhores maneiras de aprimorar seu público-alvo e gerar leads rapidamente. Embora seja menos demorado, essa tende a ser a opção de geração de leads mais cara.

3. Conquiste seus primeiros clientes pagantes

Uma vez que você tenha uma estratégia de geração de leads, é hora de conseguir seus primeiros clientes pagos. A maioria das agências opta por obter leads em uma chamada de descoberta gratuita para conversar com o cliente em potencial sobre o que eles estão procurando, preços e próximas etapas.

É aqui que suas habilidades de vendas entram em jogo. Se você é novo em vendas, não se preocupe – é preciso prática! Apenas faça o possível para ouvir as necessidades de seu cliente em potencial e, em seguida, apresente-lhes uma solução (ou seja, sua oferta) que os ajudará a alcançar o que estão procurando.

Assim que estiver pronto para começar a faturar seus clientes, você pode usar um software de contabilidade automatizado para enviar faturas on-line, receber pagamentos com cartão de crédito e gerenciar as finanças de sua empresa. Ter este software ao seu alcance ajudará você a se manter organizado e a tomar decisões financeiras informadas em seus negócios. 

4. Entregue um ótimo trabalho e resultados surpreendentes

“Conquistar um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que reter um cliente existente.”— OutBoundEngine

Com isso em mente, a retenção de clientes deve ser uma prioridade. Para manter os clientes voltando para mais, você precisa entregar um ótimo trabalho e resultados surpreendentes.

Seus clientes estão investindo dinheiro com você com a expectativa de aumentar a receita de seus próprios negócios. Quanto maior o retorno sobre o investimento (ROI) você conseguir gerar com seus serviços de marketing, maior a probabilidade de eles permanecerem e enviarem novos negócios para você.

Conforme você cresce, priorize pedir avaliações positivas aos clientes e criar estudos de caso. Esta é uma das melhores maneiras de se destacar de seus concorrentes menos talentosos e justificar a cobrança de taxas mais altas.

5. Destaque-se de seus concorrentes

Como proprietário de uma agência, você deve estar constantemente procurando novas maneiras de se destacar de seus concorrentes. Isso pode significar ter as avaliações mais positivas, os melhores resultados, a marca mais atraente ou todas as opções acima.

Você quer que sua agência seja a escolha óbvia para seus clientes em potencial. Concentre-se em entregar um trabalho incrível e resultados reais e geradores de receita e você certamente se destacará da multidão.

Lance sua agência de sucesso hoje

Não existe um caminho único para o sucesso da agência, mas agora você tem muitas das ferramentas necessárias para começar na direção certa. Em sua essência, todas as agências têm o mesmo propósito: ajudar seus clientes a prosperar.

Comece definindo seu público-alvo e sua oferta principal e, em seguida, estabeleça sua própria estratégia vencedora de geração de leads. Em seguida, feche seus primeiros clientes, forneça resultados que eles adoram e dimensione seus negócios para novos patamares. 

Facebook Comments Box