Como melhorar sua classificação no Google Meu Negócio em 2023
Se o que está no título deste post é mais ou menos o que você digitou em sua pesquisa no Google antes de chegar aqui, você está no lugar certo. Vamos dar uma olhada em como (e por que) otimizar e melhorar sua classificação no Google Meu Negócio para aproveitá-la ao máximo.
Gerencie todas as suas avaliações do Google em um só lugar e agende postagens do GMB
Monitore e responda a todas as suas avaliações do Google com uma ferramenta simples, mesmo que sua empresa tenha centenas de locais. Agende e publique automaticamente diferentes tipos de postagens do GMB. Experimente Grátis:E-mail da empresaIniciar teste gratuito
Experimente o NapoleonCat gratuitamente por 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.
Por que ter uma listagem (n otimizada) do Google Meu Negócio
Como empresa, você provavelmente já está gastando dinheiro com anúncios do Google e otimização de SEO do site, por isso é mais pesquisável e recebe tráfego suficiente.
Mas você pode – como muitas outras empresas – ignorar sua presença no Google Meu Negócio. O que também significa perder todos os benefícios de SEO local que ele pode trazer para você (e veremos isso em um segundo). E que, aliás, é totalmente GRÁTIS para usar.
E se for esse o caso, você não está sozinho. Na verdade, um estudo de pesquisa mostrou que os perfis de negócios no Google obtêm apenas uma pequena fração do total de bilhões de visualizações mensais da pesquisa do Google. Mas não porque o Google Meu Negócio seja apenas ineficaz.
Em vez disso, porque as empresas não conseguem aproveitar tudo o que ela tem a oferecer e melhorar sua classificação no GMB.
E os benefícios são muitos:
Rankings de SEO locais melhorados
Uma listagem otimizada do Google Meu Negócio é sua melhor amiga quando se trata de adquirir tráfego para sua empresa. Quando alguém procura empresas locais como a sua na área, o Google classifica você com base na proximidade geográfica e relevância.
Mas também analisará a atividade em seu perfil do Google Meu Negócio e a qualidade das informações que você fornecer, que são fatores de classificação do Google para resultados de pesquisa local.
Um perfil mal otimizado do Google Meu Negócio teria uma classificação mais baixa do que se você o mantivesse ativo e cheio de informações relevantes e de alta qualidade para seus clientes em potencial.
Engajamento aprimorado
Atualmente, os resultados de pesquisa do Google estão mais otimizados para a intenção de pesquisa do que nunca. Isso significa que os clientes em potencial geralmente não precisam entrar em sites reais para obter as informações de que precisam – está tudo na página de resultados da pesquisa.
Para concorrer nas chamadas “ pesquisas com clique zero ”, você – adivinhe – tem que ter um perfil otimizado do Google Meu Negócio, possibilitando mais interações com o seu perfil (às vezes até mais do que com o seu site) e, por fim, mais conversões .
mais clientes
Se você não tiver um perfil otimizado do Google Meu Negócio , seus clientes em potencial verão essencialmente sua localização no Google Maps e talvez leiam as avaliações de seus clientes (falaremos sobre avaliações em um segundo, porque esse é um grande problema).
Mas quando você gerencia sua listagem de forma ativa e consistente, ela pode se tornar uma ferramenta muito mais eficaz para a aquisição de clientes.
Um perfil otimizado do Google Meu Negócio permitirá que eles aceitem suas ofertas especiais, marquem compromissos, pesquisem suas ofertas e muito mais – tudo isso sem precisar visitar seu site. Assim, o caminho para a conversão fica muito mais curto em muitos casos. Quem não gostaria disso?
Então, “como melhorar a classificação do Google Meu Negócio”, você perguntará (talvez essa tenha sido sua pesquisa no Google? ;))
Aqui estão algumas dicas úteis.
Como melhorar a classificação do Google Meu Negócio
Vamos examinar mais de perto os fatores de classificação do GMB mais essenciais e como melhorá-los para que sua empresa possa ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Em primeiro lugar, reivindique-o para o seu negócio (se ainda não o fez)
Se sua empresa já está no mercado há algum tempo, é provável que a listagem já exista (se não tiver certeza, tente pesquisar no Google). E isso mesmo que você não o tenha criado. Mas você não pode otimizá-lo até que você o reivindique oficialmente. Veja como fazer isso.
Se você não tem uma conta do Google Meu Negócio , pode criá-la aqui depois de fazer login com sua conta do Google.
Preencha cuidadosamente todas as seções do seu perfil comercial do Google
(A propósito, Google Business agora será o novo nome oficial do Google Meu Negócio daqui para frente. Complicado, eu sei. Aqui estão mais algumas informações para esclarecer )
Forneça aos seus potenciais clientes todas as informações relevantes, incluindo:
- Nome da sua empresa
- Categoria da indústria (por exemplo, “consultor de marketing” da mina). Isso é muito importante se você deseja ser encontrado em pesquisas de descoberta relevantes – que é quando as pessoas pesquisam um produto ou serviço específico na área, em vez do nome da sua empresa. E é também de onde vem a maioria das visualizações do perfil de negócios do Google.
- Dica: você pode ter mais de uma categoria.
- Endereço físico
- Horário comercial (se relevante, especialmente se você tiver um local físico que as pessoas possam visitar, e não apenas um endereço para sua empresa on-line – como eu. O Google também perguntará sobre isso).
- Dica: certifique-se de adicionar os horários dos dias da semana e feriados para que sejam sempre relevantes.
- Sua área de serviço (se você fornecer seus serviços fora de sua localização física).
- Seu cartão de visita eletrônico com informações de contato, incluindo número de telefone e endereço do site (e não se esqueça, sua conta do Google Meu Negócio, embora útil, não substitui seu site real).
- links de agendamento
- Produtos
- Serviços
- Atributos – para tornar seu perfil ainda mais relevante. Por exemplo, eu poderia ir para “Identifica como propriedade de uma mulher” e adicionar “Agendamentos online” às opções de serviço.
- Descrição da sua empresa (até 750 caracteres)
- Fotos. Certifique-se de que eles sejam de alta qualidade e mostrem a você em uma luz favorável (literalmente). É comprovado que as fotos atraem mais clientes: o Google diz que as pessoas têm 42% mais chances de solicitar instruções de direção para uma empresa se o Perfil da empresa tiver fotos e 35% mais chances de acessar o site.
Se for um café ou restaurante, por exemplo, fotos de comidas (e bebidas) junto com o interior com certeza serão uma boa ideia.
- Data de abertura (se relevante).
Lembre-se que o Google verifica todas as informações e atualizações, alegando levar até 3 dias úteis para a verificação.
Mantenha seu perfil do Google Meu Negócio ativo
Isso significa postar regularmente novas informações – atualizações, ofertas especiais, códigos de desconto, lançamentos de novos serviços etc. o que na verdade torna tudo ainda mais importante).
Coisas que você pode postar:
- Ofertas especiais
- Vitrine de produto ou serviço
- atualizações COVID-19
- notícias da empresa
- etc.
Você pode adicionar botões de call-to-action às suas postagens, permitindo que os clientes realizem ações instantâneas como:
- Compre um produto
- Reserve um serviço
- Peça online
- Inscrever-se
- Ou ligue para você e muito mais.
Aqui estão alguns ótimos exemplos dos diferentes tipos de postagens do Google Meu Negócio de empresas reais que aproveitam essa oportunidade.
Manter seu perfil ativo com postagens envolventes, relevantes e regulares ajudará você a envolver mais seus clientes antes que eles decidam comprar ou reservar de você.
E como eles já são leads qualificados quando chegam ao seu perfil (porque provavelmente estão procurando por você ou por uma empresa como a sua na região, ou seja, já estão interessados no que você tem para vender), é a sua oportunidade única para capitalizar isso com envolvimento adicional, levando a uma venda mais fácil.
Automatize suas postagens do Google Meu Negócio
Eu entendo: adicionar outro perfil de mídia social à sua programação diária não parece uma boa notícia. Mais conteúdo para criar, mais trabalho para fazer, posso me relacionar.
Mas é por isso que obter uma ferramenta de automação de mídia social que lida com os perfis do Google Meu Negócio – como o NapoleonCat faz – é uma boa ideia. (Porque deixá-lo não é – a menos que você esteja pronto para abandonar um SEO local eficaz e uma ferramenta de aquisição de clientes, o que o Google Meu Negócio definitivamente é).
Aqui estão mais informações sobre as ferramentas de gerenciamento do Google Meu Negócio da plataforma .
Com NapoleonCat, você pode planejar suas postagens junto com outras plataformas de mídia social como Twitter, Facebook, Instagram ou LinkedIn – no mesmo calendário compartilhado:
- Crie todos os diferentes tipos de postagens do Google Meu Negócio, com fotos e botões de chamada para ação
- Programe-os para mais tarde postar automaticamente
- Compartilhe-os com sua equipe, faça discussões internas e organize o processo de aprovação
Genuinamente útil se você está planejando realmente se dar bem no Google e postar regularmente. (E você pode se inscrever para uma avaliação gratuita de 14 dias para testar você mesmo.)
Gestão do Google Meu Negócio
Monitore e responda a todas as suas avaliações do Google em um só lugar. Agende e publique automaticamente diferentes tipos de postagens do GMB. Experimente Grátis:E-mail da empresaIniciar teste gratuito
Experimente o NapoleonCat gratuitamente por 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.
Gerencie e responda aos comentários do Google a partir de uma visualização
Esse é um recurso importante do Google Meu Negócio – e uma ferramenta poderosa no seu arsenal de construção de marca, se você usá-lo corretamente.
As pessoas verificam as avaliações do Google – isso é um fato (você provavelmente também faz isso). Quer você administre um hotel, uma rede de restaurantes, um pequeno café especializado ou uma marca internacional de roupas com lojas em vários países, as pessoas deixarão críticas positivas e negativas : sobre seu atendimento ao cliente, seus produtos, suas comodidades e, em geral, sobre a experiência deles com sua marca.
E embora você provavelmente tenha medo (quero dizer, as críticas podem ser boas E ruins), ser capaz de gerenciá-las coloca você no controle (bem, pelo menos parcialmente. ;))
E, de acordo com um estudo da BrightLocal , até 82% dos consumidores lêem avaliações online quando procuram empresas na área. Além do mais, até 97% deles lêem suas respostas a essas avaliações. E nesse ponto, eles já têm uma imagem bastante clara se querem comprar de você ou não.
O problema com as avaliações é que gerenciá-las e respondê-las leva tempo (duh!). E leva mais tempo quanto mais locais e clientes você tiver.
Mas – novamente – existem ferramentas que você pode usar para facilitar esse processo. Muito facil.
Uma delas é o NapoleonCat (a mesma ferramenta que você pode usar para publicação de conteúdo no seu perfil do Google Meu Negócio) e sua Caixa de entrada social . Você pode realmente monitorar e coletar todas as suas avaliações de todos os seus locais do Google Meu Negócio em um painel, juntamente com todas as outras interações com clientes do Facebook, Instagram, Messenger, etc.
Isso significa que você (como proprietário de uma empresa ou gerente de mídia social) ou sua equipe de atendimento ao cliente tem uma maneira fácil de rastrear todas as suas avaliações e respondê-las prontamente.
Sem se perder, ter que trocar de conta constantemente ou passar dias fazendo tudo isso (o que eles provavelmente não têm de qualquer maneira, então as avaliações ficam sem resposta).
Você também pode responder a comentários escritos em idiomas estrangeiros, pois a Caixa de entrada social possui um tradutor integrado.
Na verdade, um estudo de caso de uma empresa usando o NapoleonCat para gerenciar avaliações do Google para quase 500 locais mostrou que eles passaram de dias para apenas 1 a 1,5 horas, 3 a 4 vezes por semana, gerenciando e respondendo a cerca de 1.000 a 1.500 avaliações por mês. Se isso não é impressionante, então não sei o que é.
Quer economizar tempo também?
Comece sua avaliação gratuita de 14 dias
Não é necessário cartão de crédito
Você pode ler todo o estudo de caso aqui.
Conecte as avaliações do Google Meu Negócio aos seus fluxos de trabalho de atendimento ao cliente
Isso também é algo que o NapoleonCat tornará muito mais fácil para você. A Caixa de entrada social pode ajudá-lo a transformar as avaliações em tíquetes de atendimento ao cliente que podem ser atribuídos a diferentes membros da equipe que os tratarão.
Você também pode consultar outros membros da equipe (ou seu cliente, se você for uma agência que gerencia perfis do Google Meu Negócio para outras empresas) sobre coisas sobre as quais você não tem conhecimento suficiente. E fazer tudo isso em um único painel realmente faz a diferença.
Sua vez de melhorar a classificação do GMB
Se você está pensando em finalmente começar a usar seu perfil do Google Meu Negócio em 2023, espero que este artigo tenha inspirado você a seguir em frente e fazer isso.
E se você está um pouco ansioso para ir all-in, temendo não ter tempo para isso, espero que agora consiga o que não tem tempo (e dinheiro) para o qual está perdendo a oportunidade de melhorar sua classificação de pesquisa local e obter mais clientes para o seu negócio. E que existem ferramentas para te ajudar a gastar muito menos tempo com isso .
Boa sorte!