Como se tornar um especialista em SEO

A indústria de marketing on -line continua a crescer à medida que mais empresas usam a Internet para vender para um mar de clientes on-line em potencial. Mas, para qualquer negócio prosperar, eles devem ser fáceis de encontrar em uma rápida pesquisa no Google (ou Bing, Yahoo, etc.). Atualmente, existem mais de 1 bilhão de sites, e cada um deles deve disputar a atenção nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). 

Curso de SEO

68% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa e, naturalmente, você deseja que sua marca faça parte dessa experiência. Quer você tenha acabado de lançar seu novo site ou seja um profissional de negócios experiente que deseja experimentar o marketing de pesquisa, o SEO é uma habilidade essencial. Não é nenhuma surpresa que existam inúmeras agências que oferecem SEO como um serviço.

O que é SEO?

SEO , ou otimização de mecanismos de pesquisa, é a prática de otimizar seu site com a intenção de melhorar as classificações de palavras-chave e aumentar o tráfego orgânico das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). 

Esqueça o ranking # 1 por um segundo. Para classificar na primeira página do Google um termo de seu interesse (digamos que seja “plataforma de computação em nuvem”), você precisa dominar os fundamentos do SEO e fazer alterações em seu site e páginas de destino desejadas para serem otimizadas para computação em nuvem e palavras-chave da plataforma de nuvem.

O SEO é uma parte fundamental do marketing que melhora a visibilidade online do seu site para pesquisas relevantes para você. Se o seu site não está aparecendo nas SERPs para palavras-chave e frases que você acha que deveria, você não está fazendo algo certo ou tem mais trabalho a fazer.

Algumas razões pelas quais você não está classificando incluem:

  • Seus concorrentes têm conteúdo melhor
  • Você não está usando palavras-chave de forma eficaz
  • Você usa práticas de criação de links ruins
  • O tempo de carregamento da sua página da web está lento
  • Seu site tem uma experiência de usuário insatisfatória

Entendendo como funcionam os mecanismos de pesquisa

Parte de garantir que suas páginas da web sejam otimizadas é entender como os mecanismos de pesquisa funcionam. Os mecanismos de pesquisa atendem aos usuários listando as páginas da Web mais relevantes para os termos que as pessoas estão procurando. 

Existem vários fatores que os mecanismos de pesquisa usam para analisar e determinar a relevância de um determinado site. O Google não costuma revelar isso, mas há muitos que são amplamente conhecidos e usados ​​pelos profissionais de marketing. Um especialista em SEO deve estar ciente dos principais fatores de classificação e, de acordo com  o OptinMonster , os principais fatores de classificação de SEO em 2019 são:

  • Idade, URL e autoridade do domínio
  • links
  • Compatível com dispositivos móveis
  • Conteúdo otimizado
  • Velocidade da página (incluindo velocidade da página móvel)
  • Informações comerciais reais 
  • Um site seguro e acessível
  • Sinais sociais
  • SEO técnico
  • Experiência do usuário (Google RankBrain)

Os sites são classificados principalmente com base em quão bem eles atendem aos fatores de classificação e às práticas recomendadas do mecanismo de pesquisa. As páginas da Web que fazem isso melhor superam outras que não o fazem. Os mecanismos de pesquisa geralmente seguem três etapas ao classificar um site:

1. Rastejando

O Google é totalmente automatizado e usa rastreadores da Web para percorrer seu site e adicionar suas páginas ao índice. O mecanismo armazena esses endereços de página (ou seja, URLs). As páginas podem ser encontradas por diferentes métodos, mas o principal é seguir links de páginas que já foram encontradas em outros lugares (como outros sites).

2. Indexação

Depois que o Google encontra suas páginas, ele tenta analisar sobre o que é cada página. Ele olha o conteúdo, imagens e vídeos, e tudo isso é armazenado no índice do motor, que é um banco de dados enorme.

3. Resultados da pesquisa de exibição

Quando alguém realiza uma pesquisa no Google, o mecanismo determinará os resultados da mais alta qualidade. Esses resultados têm muitos fatores, incluindo localização, idioma, dispositivo e consultas anteriores do usuário. Os resultados geralmente são personalizados para o pesquisador. Por exemplo, pesquisar por “empresa de computação em nuvem” retornaria resultados diferentes para um usuário na Austrália do que para alguém nos Estados Unidos.

Quais são os benefícios do SEO?

SEO tornou-se bastante popular no mundo do marketing digital de hoje. Inúmeras empresas dependem dele para manter uma forte presença online, trazer novos visitantes para seus sites e gerar leads. 

No  relatório State of Marketing da HubSpot , é revelado que cerca de 64% dos profissionais de marketing investem tempo ativamente na otimização de mecanismos de pesquisa. Se você pensar em seus concorrentes, mais da metade deles está capacitando seus negócios gastando tempo em SEO e possivelmente superando você.

Existem várias maneiras pelas quais  o SEO beneficia as empresas :

SEO tem ótimo ROI

No vácuo, os leads provenientes da pesquisa orgânica geralmente têm uma taxa de conversão mais alta em comparação com os leads gerados pela pesquisa paga, social e publicidade impressa. E enquanto você gasta dinheiro real em anúncios, SEO é mais sobre investir seu tempo.

SEO melhora a visibilidade online

As pessoas realizam pesquisas orgânicas de maneiras diferentes e com diferentes combinações de palavras-chave. Se o seu site aparecer nos resultados de pesquisa para várias permutações de palavras-chave (computação em nuvem, plataforma em nuvem, plataforma para nuvem), há uma boa chance de você ter uma forte visibilidade.

SEO dá credibilidade à sua marca

Suas classificações geralmente são sinônimo de sua credibilidade. Você acreditaria em uma empresa que não tem uma grande presença na pesquisa?

SEO fornece informações sobre as mentes dos clientes

As ferramentas de análise (como o Google Analytics) são um aspecto importante do SEO. O Analytics pode decifrar tendências de pesquisa de clientes, preferências de página, meios de pesquisa e até mesmo suas localizações. Mergulhe na mente de seus clientes para otimizar seu site para eles.

Benefícios de se tornar um especialista em SEO

SEO é talvez a disciplina de marketing mais desafiadora e recompensadora, combinando dados, análises, marketing de conteúdo e proficiência técnica. Dominar e alavancar o SEO desbloqueará o potencial de seus esforços de marketing.

A demanda por especialistas em SEO

Os profissionais de SEO estão em alta demanda, pois as empresas praticam a otimização de mecanismos de pesquisa para acompanhar os concorrentes. Os especialistas em SEO são contratados para ajudar as equipes de marketing a obter tráfego de qualidade na web, ajudar a criar campanhas digitais de sucesso e trazer novos negócios para a empresa. 

Hoje em dia, espera-se que um especialista em SEO seja responsável por cerca de metade do tráfego para o site médio. Considerando que os sites que conseguem garantir as cinco primeiras posições nas SERPs recebem cerca de 68% dos cliques, obter uma classificação alta pode ter um tremendo impacto no crescimento e na receita de seus negócios.

Se você é atualmente um profissional de SEO ou está trabalhando em campo, um trabalho de SEO promete entusiasmo e um tremendo potencial de crescimento. Existem outros caminhos que você pode seguir com a experiência de SEO, incluindo marketing de conteúdo, consultoria de negócios e análise de dados.

Responsabilidades de trabalho de um especialista em SEO

Muitos componentes diferentes compõem uma estratégia de SEO. Seus dias em um trabalho típico de SEO terão muita variedade e suas responsabilidades provavelmente incluirão o seguinte: 

Otimização

A otimização será a responsabilidade mais significativa de um especialista em SEO. Isso inclui otimização de mecanismo de pesquisa na página e fora da página; os principais tipos são: 

SEO na página

  • Criação e otimização de conteúdo
  • Otimização de conversão
  • Tags de cabeçalho, tags de título, tags de meta descrição
  • Imagens e texto ALT
  • Pesquisa de palavras-chave e posicionamento
  • estrutura de URL
  • Experiência de usuário

SEO fora da página

  • Criação de ativos (infográficos, vídeos, etc.)
  • Blogging convidado
  • Aumentar o tráfego das mídias sociais para o seu site
  • Construção de links
  • Comunicados de imprensa

Otimização móvel

Como uma parte crescente das pesquisas ocorre em dispositivos móveis, o Google deseja que seu índice funcione bem para usuários móveis. A experiência do usuário em um dispositivo móvel, por sua vez, influenciará seu SEO móvel . O Google agora está rastreando sites com uma abordagem centrada em dispositivos móveis, por isso é imperativo garantir que seu conteúdo seja otimizado para dispositivos móveis. Isso inclui o uso conciso da linguagem. 

Pesquisa de palavras-chave

Como especialista em SEO, você realizará pesquisas de palavras-chave para determinar a relevância e competitividade para direcionar as melhores palavras-chave possíveis para conversão.

Análise

Como você mede o que funcionou e o que não funcionou? É aí que entra a análise, e você acompanhará e analisará dados regularmente para ver o desempenho de suas páginas da web e palavras-chave de foco. 

Construção de links

Quando outro site tem um link para o seu, isso é chamado de backlink ou link de entrada, e é um dos fatores de classificação mais importantes. Pense nesse tipo de link como um voto de confiança de outro site. Uma de suas responsabilidades será “criar links”, buscando oportunidades de fazer com que outros sites tenham links para o seu sem pagamento. 

Acompanhando a Indústria

O primeiro passo para se tornar um especialista em SEO é ler artigos escritos por profissionais estabelecidos e seguir as últimas notícias de marketing de busca para ficar a par das mudanças no setor. Manter e evoluir suas estratégias é uma responsabilidade contínua.

Trabalhando com outras equipes de marketing

Ao fazer malabarismos com todas essas responsabilidades, o típico especialista em SEO em um ambiente corporativo gastará tempo trabalhando com outras equipes de marketing para alinhar estratégias, incluindo o seguinte:

  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de busca paga 
  • relações públicas
  • Marketing de mídia social
  • desenvolvimento web 

Etapas para se tornar um especialista em SEO

No mundo moderno de hoje, você pode aprender inúmeras habilidades sozinho; e muitos deles podem ser feitos on-line de maneira estruturada e completa com sites como o Simplilearn. Aqui estão sete passos a seguir se você é novo no setor e pretende se tornar um especialista em SEO:

  1. Aprenda o básico de como os mecanismos de pesquisa funcionam
  2. Entenda estratégias e conceitos de SEO
  3. Participe do treinamento de SEO
  4. Fique por dentro das tendências e novidades do setor
  5. Familiarize-se com as ferramentas de SEO
  6. Experimente táticas de SEO em seu site ou blog
  7. Mostre aos empregadores seus esforços e resultados
Facebook Comments Box