Como usar os anúncios do Facebook com o Google Ads: 3 estratégias principais
Para muitos varejistas digitais existentes – bem como para aqueles que estão adaptando seus negócios físicos a um ambiente de comércio eletrônico – o Facebook Ads e o Google Ads são plataformas incomparáveis para direcionar o tráfego pronto para compra para o seu site.
Quer saber se os anúncios do Facebook são melhores que os anúncios do Google ? Nosso artigo anterior explora as diferenças entre as plataformas, bem como as vantagens que cada canal oferece como parte de sua estratégia de compras.
Não se preocupe – você não precisa escolher um ou outro: na verdade, o Google Ads e o Facebook Ads podem ser usados juntos em sua abordagem mais ampla de comércio eletrônico. Vejamos três estratégias diferentes que você pode aplicar ao seu negócio.
Construir o reconhecimento da marca por meio de redes sociais pagas; fechar vendas por meio de pesquisa paga
Social pago – neste caso, usando o Facebook – é um termo que se refere ao uso de plataformas de mídia social para exibir seus anúncios. A pesquisa paga, por outro lado, refere-se a anúncios exibidos em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP), como o Google Ads.
As redes sociais pagas são uma maneira fantástica de aumentar o conhecimento da marca, principalmente usando o recurso demográfico do Facebook, “Públicos Semelhantes”. O uso desse recurso inestimável, juntamente com a riqueza existente de dados de usuários do Facebook, permite que você atinja clientes existentes e potenciais.
A pesquisa mostra que as campanhas sociais pagas usando o Facebook geraram um aumento de 34% nas consultas de pesquisa de marca no Google. Não é incomum que os usuários expostos ao seu anúncio no Facebook acessem o Google para pesquisar sua marca, gerando tráfego orgânico e economizando dinheiro com os cliques pagos. Além do mais, você pode remarketing para o usuário depois que ele visitou e interagiu com seu site.
Certifique-se de dar um lance para o nome da sua marca como palavra-chave em suas campanhas de PPC: isso pode parecer uma despesa cara e desnecessária, mas você pode ter certeza de que seus concorrentes estão anunciando no Google com o nome da sua marca como palavra-chave para atrair seu tráfego.
Essa estratégia é uma ótima maneira de aquecer seu público frio com a exposição da marca, com campanhas de acompanhamento do Google Ads para movê-los pelo funil de vendas.
Use os dados do Google Ads para segmentar seu público do Facebook
O Google Analytics fornece informações sobre os dados demográficos que visualizam e interagem com seus anúncios do Shopping e concluem essas vendas em seu site. Esses dados não são apenas significativos para o gerenciamento do Google Shopping, mas também podem ser reaproveitados para a segmentação de público no Facebook Ads.
Os seguintes suportes de dados podem ajudá-lo a ajustar sua estratégia de mídia paga:
- Gênero
- Renda familiar
- Tempo de noivado
- Públicos-alvo de remarketing
Segmentar consumidores que já interagiram com seu site, bem como “Públicos Semelhantes”, permite que você exiba seus anúncios para os usuários mais relevantes, mesmo quando eles não estiverem procurando por sua marca.
Encontre públicos semelhantes no Facebook para impulsionar ambas as plataformas
Claro, a mesma técnica funciona na direção inversa usando a função Lookalike Audiences do Facebook.
Para atingir clientes em potencial semelhantes, o melhor curso de ação pode ser usar os dados de seu cliente ideal como base para seu Público Semelhante. Você pode usar os mesmos dados do Público Semelhante gerado pelo Facebook no Google para criar um público-alvo mais amplo para o marketing de pesquisa paga.
Com essa riqueza expandida de informações, seus anúncios podem atingir um público maior e mais relevante no Facebook e no Google Shopping.
Ao combinar as duas plataformas, você pode fortalecer suas campanhas de remarketing e aumentar a exposição e o reconhecimento da marca, bem como o tráfego para seus produtos no Google.
Para resumir, os anúncios do Google e do Facebook podem ser usados em conjunto e de forma intercambiável para aumentar o reconhecimento da marca e as taxas de cliques. Ao estruturar sua estratégia, certifique-se de levar em consideração a variação da intenção de compra dos usuários de qualquer plataforma.