Google Ads x Facebook Ads: uma comparação completa
Um anúncio do Google versus um anúncio do Facebook – para onde deve ir o seu dinheiro? Essa é uma pergunta que muitos profissionais de marketing se fazem ao mergulhar na terra da publicidade paga para aumentar o conhecimento da marca , o tráfego do site e o alcance do público.
O primeiro passo para decidir onde você deve investir seu dinheiro em publicidade paga – e quanto investir – é entender a diferença entre as duas principais plataformas de publicidade: Google Ads x Facebook Ads.
Anúncios do Google vs. Anúncios do Facebook — Qual é a diferença?
O Google e o Facebook oferecem plataformas de publicidade muito populares, mas os usuários de cada plataforma são orientados para diferentes tarefas com diferentes níveis de intenção de se envolver com seus anúncios. Isso significa que você também pode precisar ajustar sua publicidade.
Google Ads
O Google Ads, anteriormente Google AdWords, oferece quatro métodos diferentes de publicidade. Isso inclui publicidade de pesquisa, anúncios gráficos, vídeo do YouTube e a rede proprietária do Google chamada Discover. A pesquisa é a primeira e mais popular oferta de anúncios do Google. Quando alguém digita algo na barra de pesquisa do Google, o Google carrega uma “Página de resultados do mecanismo de pesquisa” com links de resultados selecionados para oferecer a melhor resposta à sua consulta. Os primeiros resultados listados mostram um rótulo “Anúncio” que indica que são resultados patrocinados. Você pode acessar a capacidade de veicular seus próprios anúncios na página de resultados do mecanismo de pesquisa criando campanhas de pesquisa no Google Ads que contenham grupos de anúncios que vinculam palavras-chave específicas que você escolher a anúncios de texto que criar.
Quando um usuário de pesquisa digita uma consulta na Pesquisa do Google relacionada a uma de suas palavras-chave escolhidas, o Google faz um lance em um leilão efetivamente instantâneo que determina se seu anúncio aparece e em que lugar da página ele aparece. A exibição de um anúncio próximo ao topo da página de resultados para consultas de pesquisa relacionadas ao seu negócio beneficia você, atraindo visitantes com intenção vinculada ao seu produto. Os links superiores em uma página de resultados tendem a receber muito mais cliques do que os resultados inferiores. Você só paga por cada clique em seu anúncio.
O Google Ads também oferece a Rede de Display do Google, onde as marcas podem veicular campanhas publicitárias tradicionais. O Google faz parceria com centenas de milhares de sites para integração com sua rede de exibição. As empresas podem criar campanhas de exibição direcionadas que se conectam com usuários em praticamente qualquer vertical. O Google normalmente cobra campanhas de exibição usando pagamento por clique ou CPM , custo por mil impressões.
Atrás do Google, o segundo maior mecanismo de busca do mundo é o YouTube. Também funciona como uma enorme rede de publicidade em vídeo. Como o Google é dono do Youtube, você também pode acessar a publicidade em vídeo do YouTube por meio do Google Ads. Obviamente, o principal requisito para o sucesso no YouTube é a publicidade em vídeo de alta qualidade, portanto, a barreira à entrada é um pouco maior do que a pesquisa ou a exibição. Você pode optar por exibir anúncios no YouTube usando uma ampla variedade de segmentação, incluindo segmentação contextual, como palavras-chave de conteúdo ou tópicos de vídeo, bem como com base no público do visualizador. Você pode escolher configurações de campanha que cobram apenas uma vez que um espectador assiste a 30 segundos de seu anúncio ou até o final, se for mais curto.
Por fim, o Google Ads oferece acesso ao Google Discovery, uma rede de propriedades móveis do Google na qual você pode exibir anúncios usando combinações de vários títulos, descrições, imagens e logotipos que o Google otimizará usando aprendizado de máquina. Esses anúncios são veiculados nos feeds Página inicial e Assistir a seguir do YouTube, Google Discover, Promoções do Gmail e guias sociais.
Anúncios do Facebook
O Facebook Ads fornece acesso para criar e executar campanhas publicitárias em duas plataformas proprietárias de mídia social: Facebook e Instagram, bem como uma “rede de audiência” de aplicativos móveis. O Facebook Ads usa comportamento de navegação na web, comportamento de compra, informações de trabalho e muitas outras características do usuário para segmentar pessoas com probabilidade de se envolver com sua marca, produto ou serviço.
O Facebook coleta dados de cada usuário e, como anunciante no Facebook, você pode usar esses dados para definir seu público e colocar seu anúncio diante de pessoas que já demonstraram interesse em conteúdo semelhante. Você pode optar por veicular anúncios em toda a rede ou em tipos de dispositivos e plataformas específicos. Por exemplo, você pode optar por veicular anúncios apenas no Instagram Stories ou no feed de notícias do Facebook no computador e no celular, ou optar por veicular apenas no celular nos feeds de notícias do Facebook e do Instagram.
Google Ads vs. Facebook Ads – Como eles funcionam?
Agora que você entendeu as principais diferenças entre as duas opções de publicidade, vamos detalhar como elas funcionam.
Google Ads
A primeira etapa na criação de uma campanha de anúncios do Google bem-sucedida é escolher palavras-chave e frases relevantes que seu público-alvo provavelmente usará ao realizar uma pesquisa no Google.
Depois que suas palavras-chave são escolhidas, a próxima etapa é criar campanhas publicitárias que você deseja que o Google mostre ao seu público-alvo quando usarem sua palavra-chave.
Depois que sua campanha é criada, você e outros anunciantes interessados em usar palavras-chave e frases semelhantes entram em uma guerra de lances, em que o lance mais alto “ganha” o primeiro lugar de publicidade no Google para essa palavra-chave específica.
É aqui que o preço do Google Ads pode começar a aumentar. Se você tiver uma palavra-chave popular que outros anunciantes desejam, ela pode ficar muito cara durante o lance. Para compensar esse preço, especialmente se você estiver trabalhando com um orçamento de marketing menor, tente refinar, definir e especificar suas palavras-chave para que sejam menos gerais e menos prováveis de serem compradas por grandes empresas.
Anúncios do Facebook
O primeiro passo para criar uma campanha de sucesso no Facebook Ads é escolher seu público-alvo. Embora o Facebook possa determinar seu público-alvo para você, se você conhece seu cliente ideal – digamos, homens com quase 50 anos interessados em golfe – você pode definir claramente quem deseja que seu anúncio alcance.
Depois de definir seu público, você criará um anúncio relevante usando fotos, vídeos, descrições e um call-to-action (CTA) específico . Seu CTA informa ao seu público qual ação você deseja que ele tome – seja para “inscrever-se” em um curso, “saber mais” sobre um programa ou “comprar” um produto ou serviço.
Depois que sua campanha de anúncios no Facebook for criada, você escolherá seu orçamento de publicidade. Não há guerras de lances aqui. Você decide quanto dinheiro deseja gastar em seu anúncio por dia e por quantos dias. Você não precisa gastar mais de US$ 5 por dia, se é isso que seu orçamento de marketing permite. No entanto, quanto mais você gasta, maior é o seu alcance.
Depois de publicado, seu anúncio no Facebook será exibido para seu público-alvo em vários lugares no Facebook e no Instagram.
Escolhendo a melhor opção de publicidade para você
Os anúncios do Facebook permitem que você escolha seu orçamento diário de publicidade sem que a concorrência aumente o preço. Portanto, para empresas com um orçamento de publicidade pequeno, essa opção pode ser a mais econômica para você. Mesmo gastando apenas US $ 35 em um anúncio de uma semana, seu alcance aumentará tremendamente. Ainda mais, se você deseja aumentar o conhecimento da marca, a publicidade em plataformas de mídia social como Facebook e Instagram será bem-sucedida.
O Google tem um alcance extremamente grande e os usuários costumam usar o mecanismo de pesquisa do Google para encontrar algo que já pretendem usar ou comprar. Portanto, se você tiver uma palavra-chave ou frase específica que sabe que seu público-alvo costuma pesquisar, como “a melhor pizza perto de mim”, estar no topo da página é mais benéfico.
Ao optar por investir em publicidade paga, a resposta para o debate Anúncios do Google x Anúncios do Facebook se resume a otimizar seu orçamento de marketing em cada rede para obter o melhor retorno sobre o investimento (ROI).
Anúncios do Google vs. Anúncios do Facebook: quem tem o melhor ROI?
Conhecer a taxa de conversão do seu anúncio é fundamental para decidir se ele foi ou não eficaz e valeu o dinheiro gasto. Tanto o Google Ads quanto o Facebook Ads possuem sistemas de rastreamento que permitem que você veja seu alcance, taxa de cliques e preço por clique. Você também encontrará outros dados úteis, como os dias e horários em que seu anúncio foi mais eficaz.
Então, quem tem o maior ROI: Google Ads vs. Facebook Ads?
A resposta a esta pergunta – por mais irritante que seja – é depende.
Depende do seu tipo de negócio, seu público-alvo, seus objetivos de marketing e sua experiência. Além disso, também depende de como você atribui as vendas a cada canal e a jornada do cliente nas redes de anúncios.
Entenda a jornada do cliente em várias redes de anúncios
Embora determinados clientes só possam ser alcançados por meio de um canal específico, é provável que a maioria de seus clientes interaja com seus anúncios em várias redes de anúncios antes de acessar seu website. As ferramentas de rastreamento integradas do Google e do Facebook informariam como seus anúncios em suas redes são atribuídos à sua receita de forma independente, como se as outras redes de anúncios não existissem e cada uma delas reivindicasse todos os créditos pelas vendas.