Linkedin Ads simplificado: o guia absoluto para iniciantes
Se você está procurando mais leads, talvez seja hora de considerar os anúncios do LinkedIn .
Têm estilo, têm ousadia e vêm em uma variedade tão grande de formatos que é impossível não encontrar aquele que combina com você.
Parece que estou falando sobre alguma tendência recente que você deveria seguir?
Essa era exatamente a minha intenção! Por causa de todos os leads B2B provenientes das mídias sociais, o LinkedIn é responsável por 97% . Isso é mais de 4 em cada 5 leads vindos do LinkedIn.
Nada mal, hein?
Então, o que você acha de aprender tudo sobre os anúncios do LinkedIn para atingir seu público-alvo?
Por que você precisa de anúncios do LinkedIn
Ok, ok, eu fiz você ler esta postagem no blog sobre como criar uma campanha no LinkedIn. Mas por que? Por que você deveria se importar?
Bem, por um lado, o LinkedIn está em constante evolução para uma plataforma altamente dinâmica, oferecendo uma experiência de usuário de alto nível e incríveis atualizações de opções de marketing.
Mas, na verdade, existem pelo menos quatro boas razões sólidas pelas quais a publicidade do LinkedIn pertence ao seu mix de marketing:
1. Você atinge um público mais profissional
Ao usar outras plataformas de mídia social, as pessoas se sentem à vontade para interagir com qualquer tipo de conteúdo. No LinkedIn, no entanto, eles geralmente escolhem conteúdos alinhados com seus interesses de carreira e perfil profissional.
Na verdade, o LinkedIn agora tem mais de 660 milhões de membros , dos quais 61 milhões deles são influenciadores de nível sênior e 40 milhões estão em cargos de tomada de decisão.
Embora o LinkedIn tenha menos usuários do que o Facebook, ele oferece leads de maior qualidade, mais antigos e mais instruídos. E como você está interagindo com eles em um ambiente mais profissional, eles também são mais receptivos à sua mensagem de marketing.
Portanto, se você visa principalmente um público específico, como profissionais qualificados com pelo menos alguma experiência de trabalho, o LinkedIn é a escolha perfeita.
2. Você pode restringir sua segmentação por meio de variáveis específicas do setor
O LinkedIn permite que você direcione seus anúncios com base em variáveis importantes, como:
- Cargo
- Função de trabalho
- Antiguidade
- Nome da empresa
- Tamanho da empresa
- Indústria
- Habilidade
- Tipo e nome do grau
Dessa forma, você pode excluir determinados públicos e evitar o tráfego de cliques irrelevantes.
3. Você pode escolher entre uma variedade de tipos de publicidade exclusivos
Com o LinkedIn, você pode usar textos, imagens e vídeos , bem como vários formatos de anúncio diferentes, como carrossel, dinâmico ou gráfico.
E tenho certeza que você já está familiarizado com esses tipos de anúncios. Mas suas opções não param por aqui!
Por exemplo, existe o Sponsored InMail, com uma taxa média de abertura de 52%, que permite gerar mais leads e engajar seu público-alvo ao enviar mensagens privadas personalizadas diretamente para suas caixas de entrada no LinkedIn.
Com várias novas oportunidades, é impossível não encontrar o tipo de anúncio que atende às suas necessidades.
4. Aumente seus leads e taxas de conversão
De acordo com estudos recentes, 89% dos profissionais de marketing B2B usam o LinkedIn para geração de leads , enquanto 62% dos profissionais de marketing B2B dizem que o LinkedIn gera leads com sucesso.
Além disso, os anúncios do LinkedIn convertem os usuários do LinkedIn em leads com uma taxa de conversão de 6,1%.
Ao usar os anúncios do LinkedIn da maneira certa, seus esforços de publicidade têm potencial para um sucesso significativo.
Quem vê os anúncios do LinkedIn?
Quer saber se o LinkedIn é a plataforma certa para promover o seu negócio?
O LinkedIn permite que você obtenha visibilidade massiva entre as pessoas que procuram:
- Conecte-se com colegas
- Fique por dentro de todas as novidades do setor
- Construir ou avançar em suas carreiras
- Promova suas habilidades e conhecimentos
Tipos de anúncios do LinkedIn
Embora o LinkedIn seja uma plataforma de mídia social tão popular quanto o Facebook e o Instagram, ele se diferencia do pacote, oferecendo uma série de vantagens exclusivas sobre outras redes.
Uma delas é a variedade de tipos de anúncios que oferece.
Existem 4 tipos diferentes de anúncios no LinkedIn:
1. Conteúdo patrocinado
2. Mensagens patrocinadas
3. Anúncios de texto
4. Anúncios dinâmicos
Vamos ver o que é cada formato e como você pode usá-lo para promover o seu negócio.
Conteúdo patrocinado
O conteúdo patrocinado do LinkedIn é provavelmente sua melhor escolha como novato em anúncios do LinkedIn .
É o tipo de anúncio mais popular e o motivo provavelmente é que ele é de baixo risco e alto alcance ao mesmo tempo. É perfeito para alcançar as pessoas porque elas estão bem no seu feed de notícias.
Embora seja o anúncio mais barato da plataforma, é ótimo porque permite exibir anúncios em vídeo, carrossel ou geração de leads.
O conteúdo patrocinado é melhor para aumentar o engajamento, por isso aconselho que você o escolha se deseja aumentar o tráfego para seu blog, ganhar mais seguidores ou aumentar a conscientização.
Mensagens patrocinadas
Esse tipo de LinkedIn Ads permite que você exiba anúncios nativos diretamente na caixa de entrada do seu público-alvo . Inclui anúncios de mensagem e anúncios de conversa.
Pessoal e envolvente, esse tipo de anúncio é ideal para criar campanhas com vários caminhos de conversão que levam a uma variedade de frases de chamariz.
Anúncios de texto
Os anúncios de texto são aqueles pequenos anúncios que aparecem na parte superior do seu feed ou no painel do lado direito. Um anúncio de texto inclui um título, uma cópia do anúncio muito breve e uma imagem e, em comparação com outros formatos, é significativamente mais limitado em espaço.
E caso você não consiga decidir em qual formato seu anúncio seria exibido melhor, não se preocupe.
Isso é decidido automaticamente com base nos algoritmos do LinkedIn e em como seu lance se compara ao da concorrência.
Os anúncios de texto geralmente são a opção de publicidade mais barata, pois são mais difíceis de perceber do que os outros tipos de anúncio.
Anúncios dinâmicos
Anúncios dinâmicos são pequenos anúncios na lateral direita disponíveis apenas em computadores. Eles são personalizados automaticamente para cada indivíduo com base em seu perfil e são perfeitos para gerar leads direcionando tráfego para seu site ou página de destino pós-clique.
Existem 3 tipos de anúncios dinâmicos disponíveis:
1. Seguir anúncios da empresa
2. Anúncios em destaque
3. Anúncios de conteúdo
Com tanta concorrência no feed do público do LinkedIn, o marketing personalizado às vezes parece ser a melhor maneira de ser notado, e criar um anúncio que pareça uma sugestão direta do LinkedIn lhe renderá pontos extras.
Objetivos de anúncios do LinkedIn
Há alguns anos, o LinkedIn introduziu a publicidade baseada em objetivos , que se parece muito com a maneira como o Facebook aborda a publicidade.
É uma ótima estratégia que permite atingir seus objetivos de marketing mais rapidamente e sem muito esforço.
Não importa o seu anúncio ou orçamento, os objetivos do LinkedIn estão aqui para ajudá-lo, pois eles impactam toda a sua campanha e oferecem os resultados mais econômicos para o seu negócio.
Ao selecionar seu objetivo, os algoritmos da plataforma o utilizam como orientação sobre como e para quem exibir seu anúncio. Além disso, cada objetivo de campanha permite formatos de anúncio e estratégias de lances específicos.
Tipos de lance de anúncios do LinkedIn
Para maximizar seus resultados, ao criar um anúncio no LinkedIn, você também precisa estabelecer uma boa estratégia de lances .
Uma estratégia de lances é como você define o valor máximo que deseja pagar por clique, visualização, impressão ou envio.
Atualmente, o LinkedIn oferece 6 tipos diferentes de lances. Vamos ver o que cada um deles significa e como eles se alinham com seus objetivos de marketing.
lance automático
Os lances automáticos permitem que você otimize todo o seu orçamento para obter mais cliques, impressões e conversões .
Se você escolher esse tipo de lance, saiba que o LinkedIn cobra por impressão e que você não pode selecionar um limite de lance, pois ele é ajustado automaticamente.
O LinkedIn recomenda selecionar lances automáticos para entender o potencial de desempenho de todo o seu orçamento (quantos resultados a campanha pode gerar para o seu orçamento).
Custo máximo por clique (CPC máximo)
Com o CPC máximo (também conhecido como lance manual), o LinkedIn permite que você mesmo defina o lance . Se seu objetivo principal é ter o máximo controle sobre seu custo por resultado, essa é a melhor escolha para você.
Embora o lance definido dependa do seu orçamento, é sempre melhor dar um lance pelo menos acima das recomendações do LinkedIn , caso contrário, é provável que sua campanha publicitária tenha um desempenho inferior.
Custo por clique aprimorado (CPC aprimorado)
Com os lances de CPC otimizado, o LinkedIn oferece uma variedade de lances e você define o preço máximo que está disposto a pagar por cada clique em seu anúncio.
Com esse tipo de lance, você também tem a opção de habilitar a otimização de leads, que permite ao LinkedIn aumentar ou diminuir automaticamente o valor do lance de sua campanha para gerar mais leads.
Aqui também aconselho você a usar um lance alto para aproveitar ao máximo seu orçamento de marketing do LinkedIn.
Lance máximo de CPM
Com esta opção de lance, você especifica o valor máximo que deseja pagar a cada 1.000 vezes que seu anúncio do LinkedIn foi visualizado pelo seu público-alvo.
Assim, a plataforma tenta exibir essas 1.000 impressões com o preço determinado.
Lembre-se de que isso é diferente das visualizações únicas.
Portanto, se um usuário visualizar seu anúncio duas vezes, todos eles serão contabilizados na contagem de 1.000.
Lance máximo de CPV
O lance de custo máximo por visualização (CPV) permite que você lance o valor mais alto que deseja pagar por uma única exibição de vídeo. O termo “visualizar” inclui até mesmo usuários que clicaram em Reproduzir para começar a assistir ao seu vídeo, mas não necessariamente o visualizaram até o final.
Com essa estratégia, o LinkedIn pretende mostrar o anúncio para quem tem maior probabilidade de assisti-lo por pelo menos 2 segundos.
CPS máximo (custo por envio)
Se você deseja entregar anúncios diretamente na caixa de entrada do seu público-alvo, esse lance pode ser uma boa escolha para você.
Com o CPS máximo, você precisará especificar o valor máximo que deseja oferecer por envio, mas lembre-se de que só pode usá-lo com o formato de anúncio Anúncio de mensagem.
Como escolher os objetivos certos dos anúncios do LinkedIn
Criar uma campanha publicitária no LinkedIn sem escolher os objetivos certos é um grande erro!
Seu objetivo é o que você deseja que as pessoas façam quando virem seu anúncio e isso ajuda você a personalizar a criação de sua campanha para uma experiência tranquila.
Atualmente, existem 7 objetivos de anúncio para escolher:
Conhecimento da marca
Formatos de anúncio disponíveis : Anúncio de imagem única, Anúncio de imagem em carrossel, Anúncio em vídeo, Anúncio de texto, Anúncio de destaque, Anúncio de seguidor;
Tipos de lance : lance automático, lance máximo de CPM;
Sua meta é a construção de marca no topo do funil por meio de campanhas baseadas em impressões?
Então você encontrou seu objetivo!
Perfeito para aumentar a visibilidade da sua marca , o objetivo de reconhecimento da marca funciona porque mostra seus anúncios para as pessoas com maior probabilidade de visualizá-los.
Mas lembre-se! Visualizar não significa necessariamente interagir com seu anúncio também, portanto, não o use se seu objetivo for aumentar seus leads ou conversões.
visitas ao site
Formatos de anúncio disponíveis: Anúncio de imagem única, Anúncio de imagem em carrossel, Anúncio em vídeo, Anúncio de texto, Anúncio em destaque, Anúncio em mensagem;
Tipos de lance: lance automático, lance máximo de CPM, lance de CPC otimizado;
O objetivo de visitas ao site é adequado para obter cliques que levarão os usuários ao seu site. Porque, neste caso, o LinkedIn ajuda você a obter o máximo de cliques possível, otimizando a forma como seus anúncios são exibidos para tráfego em vez de impressões.
Visualizações de vídeo
Formatos de anúncio disponíveis: anúncio em vídeo
Tipos de lance: lance automático, lance máximo de CPM, lance máximo de CPV
Este é bastante simples. Visando as pessoas com maior probabilidade de assistir ao seu vídeo, o LinkedIn ajuda você a aumentar as visualizações de seus vídeos o máximo possível.
É diferente de uma simples exibição de anúncio porque o que o LinkedIn faz aqui incita as pessoas a clicarem em “Reproduzir” em vez de apenas observar seu anúncio.
Noivado
Formatos de anúncio disponíveis: anúncio de imagem única, anúncio de imagem em carrossel, anúncio em vídeo, anúncio de seguidor
Tipos de lance: lance automático, lance máximo de CPM, lance de CPC otimizado
Se seu objetivo é fazer com que os clientes interajam com suas postagens clicando em um anúncio, realizando ações sociais ou conquistando mais seguidores, esse objetivo é o certo para você.
Ao usar o objetivo de engajamento, um botão Seguir também será incluído em seus anúncios.
No entanto, lembre-se de que você não é cobrado apenas quando alguém clica em seu anúncio, mas também quando clica em Seguir. Isso significa que seu orçamento pode ser consumido muito mais rapidamente do que com outros objetivos do LinkedIn.
Conversões do site
Formatos de anúncio disponíveis: Anúncio de imagem única, Anúncio de imagem em carrossel, Anúncio em vídeo, Anúncio em mensagem, Anúncio de texto e Anúncio em destaque
Tipos de lance: lance automático, lance máximo de CPM, lance de CPC otimizado
Perfeito para otimizar ações como download de conteúdo ou preenchimento de formulários de assinatura, o objetivo Conversões do Site permite que você leve os usuários ao seu site em vez de usar um formulário nativo.
Embora a conversão possa significar muitas coisas diferentes para cada profissional de marketing, o objetivo final desse objetivo ainda é a geração de leads.
Lembre-se de que, para que o LinkedIn realmente registre esses dados e forneça os insights, você precisará ativar o rastreamento de conversão primeiro, instalando a tag Insight .
geração de leads
Formatos de anúncio disponíveis: Anúncio gráfico único, Anúncio gráfico em carrossel, Anúncio em vídeo, Anúncio em mensagem
Tipos de lance: lance automático, lance máximo de CPM, lance de CPC otimizado
A maneira mais fácil e eficaz de geração de leads, esse objetivo permite que você crie formulários de geração de leads nativos para coletar leads diretamente no LinkedIn.
O que torna os formulários de geração de leads tão bons é que eles extraem informações automaticamente do perfil do usuário, oferecendo uma experiência muito mais agradável. Isso leva a mais formulários enviados e a um custo por lead reduzido para os profissionais de marketing.
Candidato a emprego
Formatos de anúncio disponíveis: anúncio de empregos, anúncio de imagem única, anúncio de destaque
Tipos de lance: lance máximo de CPM
Esse objetivo foi criado exclusivamente para ajudar os usuários do LinkedIn Talent Solutions a gerar mais candidaturas a empregos, e é uma meta de marketing que você não vê em muitos outros canais digitais.
O objetivo Candidato a emprego permite que você promova suas ofertas de emprego para aqueles com maior probabilidade de visualizá-las ou clicar nelas, resultando em inscrições mais completas, seja por meio do LinkedIn ou de seu site.
Medindo o sucesso de seus anúncios no LinkedIn
Executar anúncios do LinkedIn sem medir seu desempenho é inútil.
Talvez você esteja usando o conteúdo ou tipo de lance errado, ou talvez o LinkedIn simplesmente não seja para você.
Então você precisa saber se está fazendo bem!
Embora haja uma dúzia de métricas importantes para qualquer tipo de campanha de marketing , cada plataforma tem seus próprios pontos exclusivos para ficar de olho.
Aqui estão as métricas de publicidade mais importantes que você deve ficar de olho em qualquer campanha publicitária do LinkedIn.
Métricas de anúncios do LinkedIn
Taxa de conversão
Para entender qual conteúdo está gerando engajamento e otimizar suas campanhas de acordo, você precisará garantir que está capturando todas as conversões.
Por conversão, queremos dizer uma ação que você deseja que seu público realize. Pode ser preencher um formulário, assistir a um vídeo ou fazer uma compra.
Portanto, sua taxa de conversão é o número de vezes que alguém realizou a ação desejada dividido pelo número total de pessoas que clicaram no anúncio.
Taxa de cliques
A taxa de cliques (CTR) é o número de vezes que as pessoas clicaram no seu anúncio do LinkedIn dividido pelo número de vezes que o anúncio foi visto.
O CTR é importante porque indica se seus links ou anúncios estão chamando a atenção, se seu conteúdo está sendo eficaz ou se você está usando a estratégia errada.
Custo por clique
Essa métrica, também conhecida como CPC, mostra quanto você paga por um clique.
É importante porque te ajuda a entender quanto você tem que pagar para atingir um determinado público-alvo na plataforma.
Custo por conversão
O custo por conversão é o custo total que você pagou para que alguém realizasse a ação desejada. Também conhecida como CPC, essa métrica também é chamada de custo por aquisição ou custo por ação.
É calculado pelo custo total de geração de tráfego dividido pelo número de conversões.
Rastreando seus anúncios do LinkedIn
Tenho certeza de que você já está acompanhando seus esforços de marketing. Rastreamento de e- mail, rastreamento de Facebook, está tudo no jogo.
Então, por que deixar o LinkedIn de fora?
Para acompanhar suas conversões no LinkedIn, você precisará configurar o recurso de acompanhamento de conversões da plataforma .
Para começar com o rastreamento do LinkedIn, você precisará configurar o recurso de rastreamento de conversão no Campaign Manager e colocar a LinkedIn Insight Tag em seu site.
Basta seguir os passos abaixo, retirados do LinkedIn:
1. Entre no Campaign Manager.
2. Selecione o nome de conta correto.
3. Na parte superior da página de visão geral da conta, mova o cursor sobre Ativos da conta e selecione Conversões no menu suspenso.
4. Clique em Criar uma conversão à direita para começar a criar sua primeira conversão.
5. Nomeie sua conversão. Esse nome só ficará visível no Campaign Manager.
6. Insira suas configurações.
7. Selecione campanhas para acompanhar as conversões.
8. Defina como você gostaria de acompanhar sua conversão.
9. Clique em Criar .
Pronto para ir!
Sugestões de conteúdo de anúncios do LinkedIn
Em 2018, o LinkedIn reconstruiu as páginas da empresa. Isso veio com uma série de novos recursos poderosos para ajudar as empresas a se comunicarem melhor com seu público.
Sugestões de conteúdo é uma delas.
Como você já deve saber, uma das formas mais eficazes de aumentar suas conversões é compartilhando o conteúdo certo.
Só que nem sempre você sabe qual é o conteúdo certo.
O LinkedIn facilita a vida dos profissionais de marketing com o recurso Sugestões de conteúdo, que ajuda a alinhar melhor o conteúdo que você compartilha com o que seu público-alvo deseja ver .
O que ele faz é recomendar artigos específicos para sua página compartilhar, de acordo com o conteúdo que está em alta na plataforma nas últimas duas semanas.
Sugestões de conteúdo também são muito úteis para orientar suas próprias sugestões e, no geral, é uma ótima ferramenta que ajuda você a entender o que seu público pensa como conteúdo envolvente para que você possa manter o bom trabalho!
Como começar a usar sugestões de conteúdo
Para acessar e utilizar o recurso de Sugestão de Conteúdo da sua Página para aperfeiçoar sua próxima campanha publicitária no LinkedIn, siga as instruções da plataforma:
1. Entre no centro de administração da sua Página.
2. Clique na guia Sugestões de conteúdo na barra de navegação superior.
3. No lado esquerdo, filtre o conteúdo por tamanho do público, setor, local, cargo ou antiguidade.
4. Na seção superior da Página, você pode selecionar um tópico pré-preenchido ou adicionar um para direcionar ainda mais suas sugestões.
5. Para compartilhar um conteúdo, clique no botão Compartilhar .
6. Adicione texto personalizado, @menções relevantes ou hashtags.
7. Clique no menu suspenso de privacidade para definir seu nível de privacidade preferido para a postagem. O padrão será Público .
8. Clique em Compartilhar .
Isso é tudo, pessoal
Aí está! Um guia completo para iniciantes para você começar a usar os anúncios do LinkedIn.
O LinkedIn hoje é uma plataforma publicitária indispensável tanto para prospectar novos leads quanto para converter aqueles que estão prontos para dar o próximo passo.
Então comece a trabalhar.
Defina seu orçamento e objetivos, ouça as necessidades e gostos do seu público e você terá uma estratégia de marketing incrível em pouco tempo!
Espero que tenham gostado deste post, sintam-se à vontade para deixar quaisquer comentários ou perguntas. Adeus!