Marketing no Facebook: um guia detalhado para iniciantes

Todos os meses, 2,98 bilhões de pessoas em todo o mundo abrem seus laptops ou dispositivos inteligentes e navegam até o Facebook.

Isso é aproximadamente um quarto de todos no mundo, visitando a mesma plataforma de mídia social, todos os dias.

Mark Zuckerberg provavelmente não imaginou um alcance tão surpreendente em seus sonhos mais loucos quando lançou a primeira iteração do que se tornaria o site de rede social mais popular do mundo em 2003 .

Curso de Facebook Ads

Hoje em dia, quase todo mundo usa o Facebook, e isso se tornou parte da vida diária tanto quanto assistir televisão.

Para os profissionais de marketing, isso significa uma enorme oportunidade de alcançar e se envolver com novos públicos.

Mas você não pode simplesmente criar uma página de empresa e esperar atrair milhões de seguidores. Você precisa de um plano para capitalizar essas oportunidades e causar o máximo impacto.

Se você é um iniciante no marketing do Facebook, isso pode parecer uma tarefa assustadora, mas não se preocupe – é mais fácil do que você pensa.

Continue lendo para obter um guia detalhado sobre o marketing do Facebook que você pode usar para começar imediatamente.

O que é Marketing no Facebook?

O marketing do Facebook é o processo de usar a plataforma de mídia social para promover sua empresa para compradores em potencial.

Existem várias maneiras de fazer isso, tanto pagas quanto orgânicas.

Marketing pago no Facebook significa usar campanhas publicitárias dentro da plataforma para atingir as pessoas no site e, idealmente, convertê-las em clientes.

O marketing orgânico no Facebook ocorre quando você publica conteúdo que seus alvos acharão valioso, com o objetivo de aumentar seus seguidores e se envolver com seu público.

Por que você deve fazer marketing no Facebook

Se quase 2 bilhões de clientes em potencial usando o Facebook não o motivaram a criar seu próprio perfil de negócios, talvez isso o faça: atualmente, mais de 200 milhões de empresas já usam as ferramentas e aplicativos gratuitos do Facebook.

E, desses, mais de 3 milhões estão anunciando ativamente na plataforma.

Isso significa que há uma boa chance de sua concorrência já estar usando esse site de mídia social para expandir seus negócios.

E se não estiverem, pular a bordo agora lhe dará uma grande vantagem sobre eles.

Então, sem mais delongas, vamos começar.

Como configurar o Facebook para empresas

A primeira coisa que você precisa fazer para lançar seus esforços de marketing no Facebook é criar uma página para o seu negócio.

É gratuito para configurar e oferece um lugar para as pessoas curtirem ou seguirem você. Também oferece a chance de interagir com seus clientes (e clientes em potencial) e compartilhar conteúdo com eles por meio de postagens.

Em seu navegador, acesse facebook.com/pages/create e selecione a categoria que melhor descreve sua organização. Para a maioria das pessoas, isso será “Negócio ou Marca”.

Você será direcionado para uma página onde poderá inserir o nome da sua marca, selecionar a categoria em que sua empresa se enquadra e adicionar informações biográficas.

Se você está um pouco confuso sobre o que incluir em sua biografia, não se preocupe – você sempre pode alterá-lo mais tarde.

Você também terá a oportunidade de adicionar um logotipo e uma imagem de capa – novamente, não se preocupe, eles podem ser alterados.

Em seguida, você poderá reivindicar seu URL exclusivo, que provavelmente será algo parecido com facebook.com/TheNameOfYourBusiness.

O próximo passo é importante: editar as informações da sua página.

Certifique-se de fornecer todos os detalhes relevantes, incluindo seu endereço, horário de atendimento e outros detalhes que clientes e possíveis clientes possam estar procurando.

Parabéns – você acabou de criar sua página de negócios no Facebook. Agora, é hora de descobrir como usá-lo para marketing.

Como construir uma estratégia de marketing no Facebook

Como você provavelmente já sabe, o Facebook ganha dinheiro com a receita de publicidade. Como tal, tornou simples até mesmo para a pessoa mais inepta tecnologicamente usá-lo para marketing.

E isso inclui oferecer informações gratuitas sobre como criar sua própria estratégia de mídia social .

Você pode ler esse guia útil quando quiser, mas, por enquanto, vamos dividi-lo em oito etapas:

  • Defina suas metas – O que você espera realizar com o marketing do Facebook? O Facebook tem três objetivos de marketing: conscientização, consideração e conversão.
  • Identifique seu público – Quantos anos eles têm? Onde é que eles vivem? Qual é o nível de educação deles? Como sua oferta pode resolver o problema deles? O Facebook permite o seu mercado com uma precisão notável, então quanto mais informações você tiver sobre seus alvos, melhor.
  • Planeje seu conteúdo – Decida que tipo de coisas você postará. Podem ser notícias do setor, fotos dos bastidores ou promoções – seja tão criativo quanto quiser. Apenas certifique-se de planejar o conteúdo de que seu público gostará.
  • Crie um calendário de conteúdo – Decida quando você postará conteúdos específicos. Seja o mais preciso possível, até o momento da publicação, porque provavelmente haverá momentos em que seu público estará mais ativo.
  • Crie seu conteúdo – É hora de colocar o passo três em ação e criar peças envolventes. Leia este artigo para obter dicas sobre como manter seu conteúdo interessante e relevante.
  • Explore as ferramentas gratuitas do Facebook – o Facebook tem várias opções para compartilhar conteúdo, incluindo postagens de texto, imagem e vídeo, além de Stories e transmissões ao vivo.
  • Determine como você usará os anúncios – Você tem várias opções para anunciar no Facebook. Vamos abordá-los com mais detalhes na próxima seção para que você possa escolher o que é certo para suas necessidades.
  • Adicione o Pixel do Facebook ao seu site – Não se esqueça de adicionar o código de rastreamento ao seu site para coletar dados, habilitar o redirecionamento e rastrear as conversões.

Tipos de postagens no Facebook para marketing

O Facebook oferece uma flexibilidade incrível quando se trata de marketing, com inúmeras opções de postagem e anúncios pagos.

Vamos primeiro mergulhar nas postagens.

Tipos de postagem de marketing no Facebook

O tipo de postagem que você usa ao fazer marketing no Facebook dependerá do que você espera realizar. Alguns dos mais populares são:

  • Postagens de texto ou atualizações de status – são uma ótima maneira de iniciar conversas, compartilhar informações e educar seus seguidores.
  • Postagens de fotos – Uma ótima maneira de chamar a atenção, as imagens são úteis para atrair novos clientes.
  • Postagens de vídeo – Os vídeos são uma ótima maneira de se envolver com seu público e incentivar a interação.
  • Facebook Live – Use os recursos de transmissão ao vivo da plataforma para demonstrações de produtos, respondendo a perguntas ou interagindo com seus seguidores.
  • Postagens de link – Use postagens com links diretos para seu site ou blog externo. Eles incluem uma visualização automática.
  • Histórias – Assim como as histórias do Instagram, as histórias do Facebook são ótimas para criar engajamento sem interromper os feeds de seus seguidores.
  • Postagens fixadas – Presas no topo da sua página, elas são ótimas para maximizar o alcance das postagens de melhor desempenho ou retransmitir informações críticas, promoções ou eventos.

Depois de configurar sua página comercial e começar a compartilhar conteúdo, a próxima fase do marketing do Facebook é se aventurar em anúncios pagos.

Curso de Meta Ads (Facebook e Instagram Ads)

Tipos de anúncios do Facebook

No momento, existem quatro tipos principais de anúncios na plataforma:

Anúncios gráficos

Marketing no Facebook: um guia detalhado para iniciantesCaptura de tela do Facebook, janeiro de 2023

Estes são anúncios estáticos em formato JPG ou PNG. Devem incluir um título de até 40 caracteres e o texto principal de 125 caracteres.

Você também tem uma área de descrição do link que deve ser usada para um CTA claro e sucinto.

Os anúncios gráficos são fáceis de configurar e funcionam bem para direcionar tráfego para seu website.

Para obter uma lista de práticas recomendadas para esse formato de anúncio, clique aqui .

Anúncios em vídeo

Marketing no Facebook: um guia detalhado para iniciantesCaptura de tela do Facebook, janeiro de 2023

Os anúncios em vídeo do Facebook são uma ótima maneira de impulsionar sua marca e não exigem equipamentos ou softwares de gravação caros. Você pode gravar esses pontos usando seu telefone e há vários aplicativos de edição gratuitos que podem ajudá-lo.

Os anúncios em vídeo podem ser colocados in-stream (os comerciais curtos exibidos antes de um vídeo que seu público-alvo deseja assistir), in-feed ou em Stories.

Como regra geral, eles devem ter menos de dois minutos de duração e chamar a atenção nos primeiros três segundos.

Para mais práticas recomendadas de vídeo, clique aqui .

Anúncios em carrossel

Marketing no Facebook: um guia detalhado para iniciantesCaptura de tela do Facebook, janeiro de 2923

Os anúncios em carrossel combinam vários vídeos e imagens em um único anúncio, o que é uma ótima maneira de aumentar suas chances de conversão.

Eles tendem a funcionar melhor para marcas de comércio eletrônico, pois permitem exibir vários produtos ou ângulos de um único produto em um anúncio.

Idealmente, eles devem apontar para uma página de destino criada especificamente.

Aqui estão algumas outras práticas recomendadas oferecidas pela Meta.

Anúncios de coleção

Marketing no Facebook: um guia detalhado para iniciantesCaptura de tela do Facebook, janeiro de 2023

Os anúncios de coleção são outra maneira de as marcas de comércio eletrônico exibirem produtos, mas são mais semelhantes aos anúncios gráficos do que aos carrosséis.

Você está restrito a um título de 40 caracteres e um texto principal de 125 caracteres.

Em qual objetivo devo me concentrar no marketing do Facebook?

O tipo de marketing que funcionará melhor para sua marca depende de seus objetivos.

Como mencionado anteriormente, o Facebook tem três objetivos que correspondem ao topo, meio e fundo do funil de vendas, respectivamente:

Conhecimento

O Facebook tem dois objetivos de conscientização para ajudar você a expandir seu alcance e gerar interesse:

  • Reconhecimento da marca – Usado para atrair um novo público ou manter sua marca em destaque. Isso geralmente resulta em pouca ação do público.
  • Alcance – Projetado para alcançar o maior número possível de pessoas dentro do seu orçamento de anúncio.

Consideração

A consideração permite escolher entre seis objetivos:

  • Tráfego – Escolha este objetivo quando quiser aumentar o número de visitantes do seu site externo.
  • Envolvimento – Isso é usado para incentivar as pessoas a curtir e comentar suas postagens ou responder a convites de eventos.
  • Promoção de aplicativos – Usada para gerar downloads de seu aplicativo no Google Play ou na App Store.
  • Visualizações de vídeo – Se você estiver exibindo sua marca ou destacando uma proposta de valor exclusiva (UVP). Também é uma boa maneira de preparar o terreno para o redirecionamento futuro.
  • Geração de leads – Colete informações sobre seus clientes e adicione-os ao seu funil de vendas.
  • Mensagens – Use isso quando estiver tentando iniciar conversas sobre sua marca.

Conversões

As conversões permitem que você escolha entre três objetivos:

  • Conversões – pode ser fazer uma compra, inscrever-se em um boletim informativo ou realizar qualquer outra ação.
  • Vendas do catálogo – Ao conectar sua loja de comércio eletrônico com o Facebook Ads, você pode promover produtos do seu catálogo.
  • Tráfego da loja – Use isso para direcionar o tráfego para sua localização física, visando clientes em potencial nas proximidades.

Depois de determinar seus objetivos, você pode determinar qual formato funcionará melhor para ajudá-lo a atingir suas metas.

A partir daqui, você precisará determinar seu orçamento e cronograma. Você pode optar por um orçamento diário ou mensal, com a opção de uma data de término para promoções sensíveis ao tempo.

Em seguida, você escolherá seu público – um processo que abordaremos na próxima seção – e selecionará seus posicionamentos.

Se você nunca colocou anúncios no Facebook antes, provavelmente será mais bem atendido selecionando Posicionamentos Automáticos , o que permitirá que a plataforma de mídia social determine onde você provavelmente obterá os melhores resultados.

Se você sabe o que está fazendo, pode personalizar seu posicionamento e selecionar itens como tipo de dispositivo e sistema operacional.

Quando não usar anúncios do Facebook

Não há dúvida de que executar campanhas de anúncios no Facebook pode ser extremamente benéfico. Mas não é um multiplicador de vendas mágico.

Na verdade, em algumas situações, pode ser um completo desperdício de dinheiro – e os anúncios do Facebook podem ser bastante caros.

Aqui estão algumas situações em que você não deve usar os anúncios do Facebook:

  • Você não está claro sobre sua segmentação – Nada vai explodir seus gastos com anúncios mais rápido e com menos para mostrar, do que ir atrás do grupo demográfico errado.
  • Você não está usando suas métricas – Como em todas as campanhas de marketing, seus anúncios do Facebook devem estar sujeitos a medições e testes A/B para encontrar o posicionamento e o formato ideais.
  • Você não tem nada que valha a pena compartilhar – Para obter engajamento, seus anúncios precisam ser atraentes. Pode ser um produto exclusivo, um evento especial ou uma liquidação, mas as pessoas precisam de um motivo para clicar em seus anúncios.
  • Sua página de destino e anúncio estão desconectados – Se você está prometendo uma coisa em seu anúncio no Facebook e entregando algo diferente em seu site, as pessoas não cumprirão seu CTA.

Usando o Facebook Analytics

O maior valor do Facebook para os profissionais de marketing reside em seus recursos de análise por meio do Facebook Insights.

Para acessá-lo, vá ao seu Gerenciador de Páginas e clique em Insights .

Você receberá muitos dados, criados usando um intervalo padrão de 28 dias. Você pode alterar isso conforme necessário.

A primeira coisa que você provavelmente desejará verificar é a guia Visão geral , que informará o desempenho da sua página. Isso fornece as principais métricas sobre sua página e suas postagens mais recentes e compara você com páginas semelhantes.

Use a guia Curtidas para ver as médias, o crescimento e a origem de suas curtidas para ajudá-lo a entender o desempenho de sua página.

A guia Alcance rastreia quantas pessoas viram suas postagens, suas reações, comentários e compartilhamentos, bem como quantas as ocultaram ou as denunciaram como spam.

As visualizações de página ajudam a identificar de onde vem seu tráfego e quantas visualizações suas postagens estão recebendo.

Na guia Ações da página , você obterá um relatório de quais ações os visitantes realizaram em sua página do Facebook, bem como informações demográficas sobre as pessoas que clicaram em seu número de telefone ou site ou realizaram outra ação.

Também existem guias separadas para informar o desempenho de suas postagens, eventos e vídeos na plataforma.

A guia Pessoas fornece informações sobre quem viu e interagiu com suas postagens ou página. Ele fornece dados sobre seus fãs, bem como números de alcance e engajamento.

A guia Mensagens rastreia a análise do Messenger, incluindo o tempo de resposta, enquanto Promoções oferece uma visão geral das vendas e promoções recentes.

O conteúdo de marca lista suas menções de páginas verificadas (aquelas com uma marca de seleção azul).

Por fim, há a guia Local , que embora não seja relevante para negócios estritamente online, é extremamente valiosa para qualquer empresa com localização física.

Ele fornece informações sobre o tráfego de pedestres em sua área, bem como informações demográficas sobre essas pessoas e o número de pessoas próximas que viram seus anúncios.

Como criar ótimas campanhas no Facebook

Não há dúvida de que o Facebook pode ser uma excelente ferramenta de marketing para praticamente qualquer organização.

Mas se você não prestar atenção ao que está fazendo, também pode ser uma maneira fácil de estourar seu orçamento de publicidade rapidamente.

Para garantir que suas campanhas de marketing no Facebook ofereçam o maior retorno possível, aqui estão algumas dicas importantes a serem lembradas:

  • Identifique seu público e escreva para ele – mantenha suas postagens apenas o tempo necessário para persuadir um alvo. Mantenha seus anúncios dentro dos limites especificados. Mantenha seus CTAs curtos e direto ao ponto.
  • Não adote uma abordagem de “tamanho único” – o Facebook oferece opções de segmentação incríveis. Usa-os. Anúncios altamente direcionados terão um desempenho muito melhor do que aqueles que adotam uma abordagem dispersa.
  • Tenha uma boa oferta – Mesmo a melhor cópia e imagem não pode superar uma oferta ruim. Certifique-se de fornecer algo que as pessoas desejam.
  • Conecte seus recursos visuais com sua cópia – a cópia deve reforçar suas imagens e vídeos e vice-versa. Certifique-se de que o seu tem.
  • Refine sua estratégia – Você não vai conseguir tudo perfeito para sua primeira, segunda ou mesmo centésima campanha no Facebook. Na verdade, não existem campanhas perfeitas. Isso significa que você deve estar sempre trabalhando em sua estratégia e conteúdo, se esforçando para encontrar algo melhor.
Facebook Comments Box